CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#ResidênciaSaúde 15/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Icapuí dá boas-vindas aos novos residentes da ESP/CE na programação da Semana do Sistema Saúde Escola

Mais uma turma do Programa de Residência Multiprofissional da Saúde (Resmulti) da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), chega a Icapuí, dessa vez a 11ª, com doze novos profissionais com ênfase em Saúde Coletiva, Saúde Mental Coletiva e Saúde da Família/Comunidade.

São residentes da enfermagem, serviço social, psicologia, fisioterapia, nutrição, odontologia e medicina veterinária que chegam para a "Territorialização", que permite aos profissionais uma aproximação com os serviços de saúde e com as comunidades na vivência através da prática.

Participaram da acolhida nessa segunda-feira (11), no auditório da Escola Profissionalizante Jaime da Cunha Rebouças, o Secretário de Governo, Eldevan Nascimento, o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, a diretora da Pós-graduação em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP-CE), Olivia Andrea, a gerente da Residência Multiprofissional em Saúde (RESMULTI) da ESP, Kellyane Munick, a superintendente da Regional de Saúde do Litoral Leste Jaguaribe, Mere Benedita, a coordenadora da Área Descentralizada de Saúde (ADS - Aracati), Magda Cardoso Nogueira, e a representante da turma 11 de residentes, Sandy Amaral.

Sandy Amaral, enfermeira residente pela 2ª vez pela ESP em Icapuí, afirmou que "espera poder construir com os profissionais locais, estar presente nas comunidades e ajudar no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). E que embora esteja na segunda residência, o território ainda é novo, pois é dinâmico, mutável e cheios de novos aprendizados".

Após receberem as boas-vindas das autoridades, os residentes assistiram à palestra com o tema "Residência Multiprofissional no contexto da Educação Permanente em Saúde e o que elas agregam ao território", facilitada pela médica pediatra e diretora da Pós-graduação em Saúde da ESP/CE, Olivia Andrea.

10 ANOS DE RESIDÊNCIA DA SAÚDE EM ICAPUÍ

O objetivo da Residência Multiprofissional é ativar e capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização. Icapuí é um dos 24 municípios cearenses em parceria com ESP/CE que recebe profissionais da Residência Multiprofissional (Resmulti). São 10 anos recebendo residentes na área "comunitária", que abrange a Saúde da Família/Comunidade, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva.

A residência em saúde constitui uma modalidade de ensino de pós-graduação lato sensu (especialização) que busca promover a educação em saúde e a formação de recursos humanos, sendo classificada como educação para o trabalho. Por meio dela, são executadas ações de ensino-aprendizagem em diversos serviços que compõem o Sistema Único de Saúde (SUS).

O SISTEMA SAÚDE ESCOLA DE ICAPUÍ

O Sistema Saúde Escola é uma estratégia que propõe organizar, gerenciar e instigar a realização de processos de Educação Permanente em Saúde (EPS) no município. Nesse contexto, a EPS constitui uma política do Sistema Único de Saúde (SUS) que tem sua importância na reflexão dos profissionais acerca de suas práticas, permitindo melhorar a assistência à saúde conforme as demandas da população e dos serviços.

A semana do Sistema Saúde Escola acontece do dia 11 a 15 de março, com atividades formativas, acolhida dos novos residentes e votação da Lei de efetivação dessa política.

Confira a programação completa, abaixo.

#ResidênciaSaúde 14/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Icapuí recebe 15 novos residentes na área da saúde

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Saúde, recebe esta semana 15 novos residentes nas áreas de Saúde da Família e Comunidade, Saúde Mental Coletiva e Saúde Coletiva.

São profissionais de várias áreas como enfermagem, odontologia, psicologia, farmácia, nutrição, fisioterapia, educação física e serviço social, que vão atuar por dois anos nas Unidades de Atenção Primária à Saúde, Centro de Atenção Psicossocial e Secretaria Municipal de Saúde.

A Residência Multiprofissional é um programa da Escola de Saúde Pública (ESP/CE), que visa capacitar lideranças técnicas, científicas e políticas por meio da interiorização da Educação Permanente Interprofissional, na perspectiva de contribuir para a consolidação da carreira na saúde pública e para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde Municipal.

A recepção dos novos residentes acontece dos dias 13 a 17 de março, no auditório da Secretaria de Administração e Finanças.

#ResidênciaSaúde 10/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Icapuí realiza evento de recepção à nova turma de profissionais residentes em saúde

A Prefeitura de Icapuí realizou na manhã desta segunda-feira, 9, na Câmara Municipal, a abertura da I Semana de imersão e recepção da Residência Integrada em Saúde.

Cerca de 10 profissionais das áreas de Serviço Social, Psicologia, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia e Enfermagem foram recebidos pelo Prefeito Lacerda Filho e pelo Secretário de Saúde Reginaldo Alves.

O Prefeito Lacerda Filho desejou boas-vindas aos profissionais residentes e ressaltou os avanços do município na área da saúde:

"Quero dizer da satisfação que tenho em recebê-los para que a gente possa desenvolver um trabalho de harmonia, colocando à disposição da população um serviço à altura de uma necessidade tão importante que é a saúde. Icapuí desponta dentro do Estado do Ceará como uma cidade de investimento na área. Das 8 unidades básicas, 7 foram premiadas com o selo bronze. Tivemos a duplicação do PSF de Redonda, totalizando agora 9 equipes de saúde da família, e alocamos quase 30% do nosso orçamento municipal na saúde, duplicando o teto constitucional de 15%. E quem ganha com isso é a nossa população".

O evento, que se estenderá até a próxima quinta-feira, tem o objetivo de promover uma série de ações que visam o fortalecimento dos vínculos entre a gestão municipal e os profissionais residentes, que atuarão no município no próximo biênio, nas áreas da Saúde da Família e Saúde Mental Coletiva, nas Unidades de Atenção Primária à Saúde: Monsenhor Diomedes (Morro Pintado), Maria Antonieta (Peixe Gordo) e Pedro Rebouças (Salgadinho), além do Centro de Atenção Psicossocial Pergentino Rebouças Maia - CAPS.

O Secretário Municipal de Saúde, Reginaldo Alves, destacou os benefícios da residência multiprofissional para o município:

"A residência tem se tornado uma potência para o sistema municipal de saúde, transformando o território e os serviços. Em Icapuí, temos esse ano a honra de, com muita ousadia, promover a I semana de imersão e acolhida desta nova turma, reforçando o nosso compromisso com a residência multiprofissional e com os princípios do SUS. São pessoas novas que chegam com toda uma bagagem e se integram aos profissionais locais. Essa possibilidade de troca de experiências fortalece, aprimora e amplia serviços à população", disse.

A Supervisora da residência e Coordenadora da Atenção Básica do Município, Brena Jéssica, fez um breve histórico das potencialidades locais que os residentes irão vivenciar:

"Icapuí tem muito a repassar em termos de conhecimento: um histórico de avanços dentro da atenção primária, pois foi uma das primeiras cidades a implantar o Programa Saúde da Família e tem um cenário de prática cultural muito grandioso pra oferecer, tanto que Icapuí é hoje uma das cidades mais concorridas pela residência. Obrigado pela escolha de vocês por Icapuí".

A programação contempla ainda apresentações das políticas de Atenção Primária à Saúde e de Saúde Mental de Icapuí, um tour pelo sistema municipal de saúde, debate sobre a saúde da população negra, atividades de cenopoesia, integração entre as turmas de residência, e o lançamento da Campanha "Ceará sem Racismo - Respeite minha História, Respeite minha Diversidade", que contará com a presença da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas pela Igualdade Racial do Estado do Ceará, a Prof.ª Dra. Zelma Madeira.

O PROGRAMA:

A Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará se constitui de ensino de pós-graduação Lato Sensu (especialização), destinado aos profissionais da saúde.

Ela se caracteriza por um processo de ensino-aprendizagem em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva ao programa, com o acompanhamento de docentes/preceptores.

www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 01:43:31