CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Prevenção 17/05/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Projeto Previne: realizado o primeiro encontro formativo das comissões de prevenção à violência infantojuvenil

O projeto "Previne: Violência nas Escolas, não" é uma iniciativa do Ministério Público cearense, por intermédio do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOEDUC) que autoriza a criação de comissões de proteção e prevenção à violência contra a criança e o adolescente no âmbito escolar.

Nessa perspectiva, aconteceu o primeiro encontro formativo das comissões, na manhã dessa terça-feira (16), no auditório da secretaria da educação, que reuniu profissionais da rede de proteção da Assistência Social, Saúde, Educação, Polícia Civil, Coordenadoria de Planejamento Operacional da Secretaria de Segurança Pública do Estado (COPOL/SSP) e Autarquia de Trânsito de Icapuí (ATMI).

A formação foi facilitada por profissionais da Assistência Social do município, a Coordenadora do CREAS, Genciana Silva, a Coordenadora do CRAS, Ana Lúcia, e pelo Delegado de Polícia Cívil, Thalles Lima, que abordou sobre o combate aos crimes sexuais contra crianças e adolescentes e os encaminhamentos que devem ser feitos nesses casos.

As instituições escolares de ensino fundamental e educação infantil integram o Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente. As comissões são formadas pelo diretor escolar, por (um) professor e por (um) funcionário das instituições, que deverão desenvolver com a comunidade escolar, planos de prevenção às diversas expressões de violência identificadas pela escola, além de notificar aos órgãos competentes os casos confirmados ou suspeitos de violência.

O momento integrou as ações do mês de combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, o maio laranja.

#Prevenção 24/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Icapuí e Governo do Estado intensificam fiscalização nos estabelecimentos comerciais

Desde o dia 15 de novembro que entrou em vigor o Decreto Estadual que exige a apresentação do passaporte sanitário para que as pessoas possam frequentar bares, restaurantes, eventos, buffets e academias em todo o Estado do Ceará, e aqui em Icapuí não será diferente.

No último final de semana a Prefeitura Municipal de Icapuí por meio da Secretaria de Saúde, juntamente com a Coordenadoria de Vigilância Sanitária e Secretaria de Saúde do Governo do Estado do Ceará, estiveram realizando fiscalizações nestes estabelecimentos em caráter educativo e incentivando os proprietários a cumprirem com as determinações exigidas.

As fiscalizações continuarão acontecendo em todo o município e desta vez com o intuito de penalizar por meio de multa quem ainda estiver descumprindo com o que foi estabelecido no Decreto.

O Decreto Nº. 34.399/2021, de 13 de novembro de 2021, assinado pelo Governador, Camilo Santana, determina que as pessoas para poderem estar presentes nestes estabelecimentos, apresentem o documento que comprove o esquema vacinal completo contra a COVID-19, podendo ser dose única ou as duas doses dependendo do tipo de vacina que foi tomada.

A medida vem como mecanismo de incentivar as pessoas a tomarem a vacina e assim garantir que possamos sair dessa situação pandêmica com a maior brevidade possível, haja vista que a vacina tem se mostrado o meio mais eficaz contra a COVID-19. E para você que ainda não conseguiu o seu passaporte sanitário, ele pode ser obtido pelos apps ConectSUS e Ceará App clicando no botão emitir certificado de vacinação.

#Prevenção 08/11/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde realizará Campanha de prevenção à hipertensão e diabetes

Cuidar da saúde ainda é a melhor forma de prevenir as doenças e foi pensando nessa premissa que a Secretaria de Saúde do município de Icapuí estará realizando a Campanha de Prevenção à Hipertensão e Diabetes, doenças estas que mais acometem as pessoas, principalmente por falta de orientação e por maus hábitos alimentares.

Em uma estrutura montada na Praça Central, uma Equipe Técnica da Secretaria de Saúde, com o apoio dos residentes da Escola de Saúde Pública, pertencentes ao Programa de Residência Integrada à Saúde, estarão realizando diversos serviços como: teste de glicemia, aferição de pressão arterial, medidas de dobras cutâneas, além de outros testes rápidos que podem ajudar na identificação de pessoas com riscos potencias de desenvolverem estas doenças.

A Campanha, que começará amanhã, dia 09 de novembro, e vai até o dia 12, sexta-feira, também estará acontecendo em todas as Unidades de Saúde do município e espera contar com a participação da população para assim poder prevenir que estas doenças possam atingir ainda mais pessoas em nossa cidade.

Para o Secretário, Reginaldo Alves, a prevenção e a promoção de saúde são essenciais para a melhoria da qualidade de vida da população. Não podemos ficar de braços cruzados esperando que a população adoeça, é importante ter uma atividade pró-ativa de prevenção e promoção, e a atividade representa isso.

Para o idealizador da ação, o residente Pedro Faria, a ação representa mais um compromisso da Secretaria de Saúde em relação ao cuidado da população icapuiense, sendo que a maior expectativa é que se possa ir além do cuidado e orientação, que possamos fazer disso uma política contínua, e que consigamos elaborar estratégias para pensar em prevenção e promoção de saúde da população, a partir dos dados coletados, daí a fundamental importância de que a maioria da população vá até os locais.

#Prevenção 16/06/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Icapuí prevê coleta de material perfurocortante

Durante o período da pandemia, o qual estamos vivenciando, muitos são os procedimentos hospitalares que estão sendo realizados nos próprios domicílios, por profissionais autorizados ou pelas próprias pessoas, como forma de evitar que pacientes do grupo de risco se exponham ao comparecer em Unidades de Saúde e Hospitais.

Tais procedimentos estão contribuindo para o descarte incorreto de materiais perfurocortantes, que são objetos com partes rígidas ou agudas que possuem fios de corte capazes de perfurar ou cortar, como agulhas, lâminas, pinças, seringas, vidros, entre outros.

Dependendo do procedimento realizado, estes podem acontecer diariamente, e são extremamente necessários. No entanto, é preciso usá-los com atenção. Isso porque se alguém se perfurar ou se cortar com eles pode se contaminar com doenças.

É o que vem acontecendo com os catadores e coletores profissionais de lixo do município, pois estes estão encontrando como frequência este tipo de material presente no lixo domiciliar e que podem causar graves lesões. Se porventura o acidente acontecer os profissionais podem ficar até dez dias afastados do trabalho e a situação pode ser ainda pior: o coletor que venha a ter a mão perfurada por uma agulha precisa fazer até 12 exames para detectar alguma contaminação.

Por isso, descartá-los e manipulá-los da forma correta é imprescindível, e nesse sentido, a Prefeitura de Icapuí está recebendo o material que foi utilizado em sua residência para que possa ser encaminhado ao seu destino final que é a incineração e assim contribuir para a não ocorrência de acidentes entre os catadores e coletores de lixo.

Para o descarte será necessário levar o material em recipiente adequado, sendo uma caixa de papelão lacrada contendo o material utilizado, e encaminhá-lo a uma Unidade de Atenção Primária à Saúde - UAPS de sua região, bem como também poderá ser recebida no Hospital Municipal Maria Idalina Medeiros.

#Prevenção 01/04/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Decreto regulamenta suspensão das atividades enquadráveis como situação de risco do coronavírus

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio do Decreto Nº. 011/2020 de 31 de março de 2020 regulamenta o prazo de suspensão de atendimento ao público de bancos, instituições financeiras, correspondentes bancários, lotéricas e todas as instituições que possam ter fluxo de pessoas, previsto no caput do art. 1º do Decreto Municipal nº 008/2020, de 20 de março de 2020, ficando estendido até o dia 05 de abril de 2020.

Confira o Decreto 011/2020 na íntegra acessando o link abaixo:

#Prevenção 03/02/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Icapuí lança Campanha contra arboviroses

Para mobilizar a população no combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Saúde, lançou na ultima sexta-feira, 31, a campanha "Icapuí contra o mosquito".

Com o slogan "O perigo é para todos. O combate também", a campanha pretende alertar sobre os riscos da dengue, zika e chikungunya e reforçar a necessidade da eliminação de possíveis criadouros do mosquito dentro das próprias casas.

A combinação de chuva e o calor forma o ambiente propício ao desenvolvimento do Aedes aegypti. Para evitar incidência das arboviroses, a prefeitura aposta na prevenção e conscientização da população.

Para o secretário de Saúde, Reginaldo Alves, as ações da gestão municipal são importantes, mas é necessária a adesão e parceria dos icapuienses, para que todos possam fazer a sua parte.

"O município de Icapuí está situado numa área que está em alerta de infestação das arboviroses. Então, faremos uma série de ações intersetoriais, como mutirões de limpeza, operação quintal limpo e trabalho educativo nas escolas. Mas, sem o engajamento da população, o nosso trabalho será meramente paliativo. Por isso é importante cada um fazer a sua parte, fazendo vistorias semanais em sua residência, buscando eliminar possíveis focos do mosquito".

Além da campanha no rádio e nas redes sociais, outras iniciativas estão em planejamento, em conjunto com o Comitê de prevenção e enfrentamento às arboviroses.

O município também disponibiliza à população, por meio da equipe de combate às endemias, telas para caixas d’água e outros recipientes descobertos, além de peixes-beta, que se alimentam das larvas do mosquito.

A supervisora da equipe de combate às endemias, Ana Carla de Freitas, falou da importância da campanha:

"A recomendação é não descuidar dessas ações em nenhum dia do ano. Precisamos se prevenir ao aparecimento do Aedes Aegypti. Pra isso, uma atuação consciente e permanente da população em suas residências é primordial".

As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:

• Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;

• Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;

• Manter caixas d’agua bem fechadas;

• Remover galhos e folhas de calhas;

• Não deixar água acumulada sobre a laje;

• Encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lavá-los uma vez por semana;

• Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;

• Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;

• Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;

• Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;

• Acondicionar pneus em locais cobertos;

• Fazer sempre manutenção de piscinas;

• Tampar ralos;

• Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;

• Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;

• Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;

• Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;

• Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;

• Catar sacos plásticos e lixo do quintal.

Por Saulo Rebouças

Secretaria de Saúde

#Prevenção 18/12/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Agentes de combate às endemias orientam ações contra o mosquito nos prédios públicos Os agentes de combate às endemias realizaram nesta terça-feira, 17, visitas aos prédios públicos da cidade para convocar os servidores de cada setor a continuarem, de forma permanente em seus locais de trabalho, a desenvolver ações de combate ao mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, doenças que podem gerar outras enfermidades.

Secretarias, autarquias, escolas e emissora de rádio foram alguns dos locais frequentados pelos profissionais.

A visita objetivou fazer uma chamada para os cuidados redobrados nesse período do recesso administrativo, que pode coincidir com a temporada chuvosa, época de maior risco de infecção por essas doenças.

Os profissionais realizaram vistorias e orientaram os servidores quanto à eliminação de possíveis criadouros do mosquito.

A supervisora da equipe de combate às endemias, Ana Carla de Freitas, falou da importância da ação:

“A recomendação é não descuidar dessas ações em nenhum dia do ano. A equipe percorreu os prédios públicos dando instruções preventivas e eliminando possíveis focos do mosquito. Precisamos se prevenir ao aparecimento do Aeges Aegypti. Pra isso, uma atuação consciente e permanente da população em suas residências, e dos servidores públicos em cada local de trabalho é primordial”.

As principais medidas de prevenção e combate ao Aedes Aegypti são:

• Manter bem tampado tonéis, caixas e barris de água;
• Lavar semanalmente com água e sabão tanques utilizados para armazenar água;
• Manter caixas d’agua bem fechadas;
• Remover galhos e folhas de calhas;
• Não deixar água acumulada sobre a laje;
• Encher pratinhos de vasos com areia ate a borda ou lavá-los uma vez por semana;
• Trocar água dos vasos e plantas aquáticas uma vez por semana;
• Colocar lixos em sacos plásticos em lixeiras fechadas;
• Fechar bem os sacos de lixo e não deixar ao alcance de animais;
• Manter garrafas de vidro e latinhas de boca para baixo;
• Acondicionar pneus em locais cobertos;
• Fazer sempre manutenção de piscinas;
• Tampar ralos;
• Colocar areia nos cacos de vidro de muros ou cimento;
• Não deixar água acumulada em folhas secas e tampinhas de garrafas;
• Vasos sanitários externos devem ser tampados e verificados semanalmente;
• Limpar sempre a bandeja do ar condicionado;
• Lonas para cobrir materiais de construção devem estar sempre bem esticadas para não acumular água;
• Catar sacos plásticos e lixo do quintal.


Por Saulo Rebouças
Secretaria de Saúde
#Prevenção 22/11/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Icapuí contra o câncer de próstata Durante o mês de novembro, todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) do município realizam a campanha “Novembro Azul”, para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata.

“Todas as unidades estão empenhadas e mobilizadas para essa campanha. Embora seja uma doença comum, por medo ou por desconhecimento muitos homens preferem não conversar sobre esse assunto. Então, é preciso conscientizá-los da importância de se cuidar”, explicou a Coordenadora da Atenção Básica do Município, Brena Jéssica.

Palestras, solicitações do PSA (exame que detecta alterações na próstata), rodas de conversa sobre saúde masculina, ofertas de testes rápidos e momentos de cuidado são algumas das estratégias metodológicas utilizadas para atrair o público-alvo da campanha, homens com idade acima de 40 anos.

É a Prefeitura de Icapuí cuidando cada vez melhor dos icapuienses.


Por Saulo Rebouças
Secretaria de Saúde
www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 02/05/2024 às 10:53:53