CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Urbanismo 21/03/2024 SECRETARIA DE GOVERNO 3ª Assembleia das Comunidades para construção do Plano Diretor acontece em 3 de abril; participe

Qual o Icapuí que eu quero? Para mim, para meus filhos e para as futuras gerações? Participar da criação do Plano Diretor é contribuir para a construção de uma cidade melhor e garantir que as reais necessidades da população sejam ouvidas.

Por isso, a Prefeitura Municipal de Icapuí convida a população para colaborar na 3ª Assembleia das Comunidades para o Plano Diretor, que acontecerá no dia 3 de abril, de 8h às 12h, no Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças.

O plano diretor é um projeto importante para conduzir o desenvolvimento urbano que trata de questões como transporte, habitação, meio ambiente, infraestrutura e aspectos socioeconômicos locais.

Realizado pela Prefeitura Municipal de Icapuí com apoio da Universidade Federal do Ceará, Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (Fundação ASTEF), e patrocínio da 2W ecobank.

EVENTO

3ª Assembleia das Comunidades para o Plano Diretor

Data: 03/04/2024

Horário: 8h às 12h

Local: Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças

#Urbanismo 25/01/2024 SECRETARIA DE GOVERNO 2ª Assembleia das Comunidades para construção do Plano Diretor acontece em 6 de fevereiro; participe

Qual o Icapuí que eu quero? Para mim, para meus filhos e para as futuras gerações? Participar da criação do Plano Diretor é contribuir para a construção de uma cidade melhor e garantir que as reais necessidades da população sejam ouvidas.

Por isso, a Prefeitura Municipal de Icapuí convida a população para colaborar na 2ª Assembleia das Comunidades para o Plano Diretor, que acontecerá no dia 6 de fevereiro, de 8h às 12h, no Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças.

A primeira Assembleia aconteceu no dia 13 de dezembro, onde o projeto foi apresentado aos representantes das comunidades e aconteceram dinâmicas em grupos. Agora serão abordadas as delimitações de zona urbana e rural, além de limites entre as comunidades.

O plano diretor é um projeto importante para conduzir o desenvolvimento urbano que trata de questões como transporte, habitação, meio ambiente, infraestrutura e aspectos socioeconômicos locais.

Realizado pela Universidade Federal do Ceará, Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (Fundação ASTEF), com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí e patrocínio da 2W ecobank.

EVENTO

2ª Assembleia das Comunidades para o Plano Diretor

Data: 06/02/2024

Horário: 8h às 12h

Local: Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças

#Urbanismo 14/12/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Participação Popular: 1ª Assembleia das Comunidades para o Plano Diretor aconteceu nessa quarta-feira (13)

O Plano Diretor será uma Lei Municipal que vai orientar o crescimento e o desenvolvimento urbano de todo o município, visando melhorar a qualidade de vida da população, reduzir as desigualdades socioeconômicas, tornar a cidade mais inclusiva, justa, e ambientalmente equilibrada.

Por isso, a 1ª Assembleia aconteceu nessa quarta-feira (13), no Ginásio Municipal, com a participação de representantes das comunidades, que no primeiro momento assistiram à apresentação do projeto e sua importância, as fases para o desenvolvimento e as questões jurídicas, explicados pelos professores da UFC, Daniel Cardoso, Clarissa Freitas e Lígia Mello.

No segundo momento, a população atuou ativamente da dinâmica interativa em grupos para definir limites entre as comunidades, identificação de áreas importantes, atividades econômicas e pontos centrais de cada localidade. Também foram aplicados questionários individuais como estratégia de coleta de dados.

Participaram do momento, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o secretário de governo Eldevan Nascimento, o coordenador ambiental e fundiário representante da 2W, Adilson Nascimento, os professores da UFC, Daniel, Clarissa e Lígia, a equipe realizadora do projeto, servidores, vereadores e população.

Outras assembleias acontecerão nos próximos meses para o prosseguimento do plano de ação e como forma de escuta e maior participação da população. As assembleias são momentos abertos a todos e divulgados previamente nos veículos oficiais da prefeitura.

O projeto é realizado pela Universidade Federal do Ceará, Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (Fundação ASTEF), com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí e patrocínio da 2W ecobank.

#Urbanismo 28/11/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Participe da 1ª Assembleia das Comunidades para construção do Plano Diretor de Icapuí no dia 13 de dezembro

Qual o Icapuí que eu quero? Para mim, para meus filhos e para as futuras gerações? Participar da criação do Plano Diretor é contribuir para a construção de uma cidade melhor e garantir que as reais necessidades da população sejam ouvidas.

Por isso, a Prefeitura Municipal de Icapuí convida a população para colaborar na 1ª Assembleia das Comunidades para o Plano Diretor, que acontecerá no dia 13 de dezembro, de 8h às 13h, no Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças.

O plano diretor é um projeto importante para conduzir o desenvolvimento urbano, que trata de questões como transporte, habitação, meio ambiente, infraestrutura e aspectos socioeconômicos locais.

Realizado pela Universidade Federal do Ceará, Fundação de Apoio a Serviços Técnicos, Ensino e Fomento à Pesquisa (Fundação ASTEF), com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí e patrocínio da 2W ecobank.

EVENTO:

1ª Assembleia das Comunidades para o Plano Diretor

Data: 13/12/2023

Horário: 8h às 13h

Local: Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças

Haverá transporte passando pelas comunidades.

#Urbanismo 26/07/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Planejamento Urbano: lançamento do Plano Diretor Participativo aconteceu nessa terça-feira (25)

O Plano Diretor será uma lei municipal que orientará o crescimento e desenvolvimento urbano de toda a cidade, visando melhorar a qualidade de vida, reduzir desigualdades socioeconômicas e tornar Icapuí mais inclusivo, sustentável e organizado.

A cerimônia de lançamento aconteceu na manhã dessa terça-feira (25), no auditório da EEEP. Jaime da Cunha Rebouças, com representantes da empresa patrocinadora, 2W ecobank, membros da instituição realizadora (UFC), e representação do executivo municipal, legislativo e sociedade civil.

A Constituição Federal determina que as cidades com mais de 20 mil habitantes devem elaborar um Plano Diretor. É o caso de Icapuí, que no último censo (2022) do IBGE contabilizou um aumento populacional, chegando a 21.433 habitantes.

Participaram do momento, o prefeito Lacerda Filho, a primeira-dama Rhaysa Lacerda, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o secretário de governo, Eldevan Nascimento, o presidente do Conselho Municipal das Cidades e secretário de infraestrutura e obras, José Francisco da Costa (Deca), vereadores, o representante da 2W ecobank, Luís Fernando Rahuan, e os professores da Universidade Federal do Ceará responsáveis pelo projeto, Daniel Cardoso, Clarissa Freitas, Irlys Barreira, Danyelle Gonçalves, e Jeovah Meirelles.

Rahuan abordou que para instalação do parque eólico da 2W no município, uma das condicionantes dada pela prefeitura foi subsidiar a elaboração do Plano Diretor, um requisito de grande relevância para o desenvolvimento sustentável local.

Daniel Oliveira, coordenador do projeto, apontou que o crescimento populacional e urbano do município é uma realidade, que passará a ser estudada de perto, em uma boa hora, com a construção do Plano Diretor, que precisará da participação do executivo, legislativo e população.

O prefeito Lacerda Filho abordou da felicidade e compromisso com o desenvolvimento do município "não poderia deixar de finalizar o mandato sem antes implantar projetos tão importantes, de mobilidade, inclusão e organização da nossa cidade com o Plano Diretor", afirmou.

O Plano Diretor será realizado de maneira multidisciplinar em três etapas, a primeira de coleta e contato local com a leitura e sistematização de dados, a segunda com a preposição dos modelos e diretrizes, e por último, os ajustes, finalizações e consultas públicas.

#Urbanismo 01/03/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Urbanização: Gestores, 2W Energia e UFC discutem sobre criação de Plano Diretor de Icapuí

Na manhã de hoje (01), aconteceu a reunião entre gestores da Prefeitura, representantes da empresa 2W Energia e da Universidade Federal do Ceará (UFC) acerca da criação do Plano Diretor do município.

Dr. Daniel Cardoso, da UFC, apresentou a equipe da universidade que irá desenvolver o projeto, e esclareceu sobre o plano de trabalho com as etapas e prazos, que seguirá três fases, sendo a primeira de pesquisa e caracterização do espaço; a segunda de contato com as comunidades e população, e a terceira, de discussão, validação e finalização.

O projeto será desenvolvido de forma multidisciplinar pelas diferentes áreas do conhecimento, como Arquitetura, Engenharia, Sociologia, Direito, Turismo, Meio Ambiente, e outros, considerando caracterizações territoriais (espaço), populacional (humano) e das atividades desenvolvidas no município.

O Plano Diretor trata da organização e ocupação territorial, buscando integrar o uso do solo, habitação, saneamento e mobilidade urbana, para assim assegurar uma melhor qualidade de vida aos habitantes.

Participaram do momento, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, o Secretário de Infraestrutura e Saneamento, José Francisco (Deca), a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, o Secretário de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Iran Félix, a Presidenta do IMFLA, Lidiane Freitas.

Daniel de Oliveira (Defesa Civil), Anderson da Silva (Engenharia), André Luiz (IMFLA), Nayandra Regina (Tributação), vereador João Paulo Rebouças, membros da Assessoria Jurídica, Assessoria de Comunicação e da Assessoria de Relação com as Comunidades da Prefeitura. Além do Dr. Daniel Cardoso (UFC) e representantes da 2W Energia, Jânio Oliveira, Luis Rahuan e Solange Leite.

#Urbanismo 14/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito Lacerda assina Ordem de Serviço da Urbanização da Praia do Requenguela

Na tarde do último sábado, 11, a Prefeitura Municipal de Icapuí realizou o evento de Assinatura da Ordem de Serviço do Acesso e da Urbanização da Praia do Requenguela, na Av. Beira Mar da localidade.

A obra compreende a uma área de 12.778,68 m² e conta com um orçamento de pouco mais de 1,5 milhão para a realização da pavimentação, iluminação pública, padronização de barracas e instalação de bancos na Avenida Beira Mar. É um projeto da Prefeitura Municipal com o apoio financeiro do Governo do Estado do Ceará.

A urbanização possui uma grande importância para o crescimento local, assim como também para o turismo, além de proporcionar melhorias na infraestrutura, levando mais qualidade de vida para a população.

Secretariado, vereadores e populares acompanharam a assinatura do documento, que aconteceu com muita festividade ao som de atrações locais.

www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 03/05/2024 às 00:23:39