CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Inclusão 08/04/2024 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Inclusão: Semana da Conscientização do Autismo aconteceu de 2 a 5 de abril

O Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado em 2 de abril com o objetivo de informar e melhorar a inclusão das pessoas com autismo na sociedade. Por isso, a Prefeitura Municipal, realizou uma programação de 2 a 5 de abril, com diversas atividades educativas e de lazer com o tema "Valorize as capacidades e respeite os limites".

A abertura aconteceu na tarde da terça-feira (2), na Praça Mais Infância, com atividades de dança para as crianças, pinturas faciais, desenhos infantis e música ao vivo com a participação da artista Liziane Carvalho.

Na quarta-feira (3), ocorreu a oficina de música para as crianças atípicas acima dos 12 anos, na Escola Mizinha, facilitada pelo professor Ivo. Além de atividades de relaxamento e cuidados para as mães e parentes das crianças atípicas, ministrada pela equipe de saúde, no CAPS.

A quinta-feira (4), foi dia de visita à Cidade Mais Infância, em Fortaleza. A comitiva de crianças atípicas de Icapuí visitou o espaço-cidade do Governo do Estado. O local conta com mais de 30 ambientes realistas, onde cada criança pode exercer a cidadania e a autonomia enquanto aprende mais sobre a cultura e a história cearense.

Na sexta-feira (5), o lazer dos pequenos ficou por conta da recreação esportiva, no Ginásio Municipal José do Carmo Rebouças. Além da palestra para os familiares, com a neuropsicóloga e diretora do Instituto Estímulo Nato em Aracati, Juliana Nato, realizado no Núcleo de Atendimento Psicopedagógico (NAPI).

Outras atividades acontecem durante o mês nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEI's) pela conscientização do autismo.

#Inclusão 14/09/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Educação Especial: V Semana da Inclusão acontece de 18 a 21 de setembro

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Educação Especial da Secretaria da Educação, realiza a V Semana da Inclusão dessa segunda-feira (18) a sexta-feira (21) com o tema "Incluir para Evoluir."

As políticas públicas inclusivas são prioridades da gestão municipal que visam assegurar o acesso do público às ações que promovem a igualdade de oportunidade e a oferta de serviços e de recursos para eliminação de barreiras e promoção da inclusão.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 18/09/2023 (Segunda-Feira) - ABERTURA MANHÃ Caminhada Pela Inclusão l Saída: Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças até a Praça Adauto Róseo l Horário da Saída: 07h30min

TARDE - Roda de Escuta em momento de cuidado. Público-alvo: Famílias, profissionais da rede Local: NAPI - Núcleo de Atendimento Psicopedagógico de Icapuí. Horário: 14h Facilitador: Iago Sousa (Psicólogo)

DIA 19/09/2023 (Terça-Feira) MANHÃ ATMI - Itinerante - Sensibilização do uso do capacete e demais orientações sobre o trânsito. Público-Alvo: Famílias das pessoas com deficiências. Horário: 7h Local: NAPI- Núcleo de Atendimento Psicopedagógico de Icapuí.

TARDE - Roda de conversa com os líderes estudantis das escolas. Tema: Os desafios da inclusão do Ensino Fundamental Local: NAPI- Núcleo de Atendimento Psicopedagógico de Icapuí. Horário: 13:30 min

DIA 20/09/2023 (Quarta-Feira) - MANHÃ

Oficina: A importância das famílias na promoção do desenvolvimento Infantil. Público-Alvo: Famílias

Local: NAPI- Núcleo de Atendimento Psicopedagógico de Icapuí Horário: 7:30 às 11h Facilitadora: Dagmar (Fonoaudióloga, Psicopedagoga)

TARDE - Oficina: Transtorno de Leitura e Escrita Público-Alvo: Professores

Local: NAPI - Núcleo de Atendimento Psicopedagógico de Icapuí Horário: 13:h às 16h Facilitadora: Dagmar (Fonoaudióloga, Psicopedagoga)

DIA 21/09/2023 (Quinta-Feira) MANHÃ e TARDE Exposição de artes e Habilidades na Inclusão Local: NAPI - Núcleo de Atendimento Psicopedagógico de Icapuí. Horário: 7h às 11h e 13h às 17h

ENCERRAMENTO nas Escolas e Centros de Educação Infantil · Sugestões: Blitz de Sensibilização da Pessoa da Com Deficiência · Sala sensorial nas instituições (Escolas)

#Inclusão 08/08/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Educação Inclusiva: inaugurado o Núcleo de Atendimento Psicopedagógico de Icapuí (NAPI) nesta segunda (7)

O atendimento às crianças com dificuldades de aprendizagens e com deficiências é uma realidade em Icapuí, nesse sentido, com o intuito de promover políticas públicas inclusivas e qualidade de vida à população, foi realizada na manhã de hoje (7), a inauguração do Núcleo de Atendimento Psicopedagógico de Icapuí (NAPI).

Criado devido à crescente demanda das escolas por atendimento psicopedagógico para desenvolver as potencialidades e habilidades essenciais à aprendizagem, somada a preocupação da gestão em ofertar melhorias e acolhimento a esse público.

O atendimento psicopedagógico foi iniciado em 2017, acontecia em uma sala de aula no CEI Ângela Maria de Góis e hoje conta com uma estrutura própria para atender os pequenos.

O espaço conta com 2 salas de atendimentos climatizadas, 1 sala de coordenação, 1 espaço de recepção climatizado, almoxarifado, copa, 2 banheiros e materiais adaptados para o atendimento educacional especializado, equipamentos patrocinados pela 2W Ecobank.

Participaram, o prefeito Lacerda Filho, a primeira-dama Rhaysa Lacerda, o vice-prefeito Jobede Cirilo, a secretária de Proteção Social do Governo do Estado, Onélia Leite Santana, o deputado estadual Osmar Baquit, representantes da 2W ecobank, Luís Fernando Rahuan e Solange Leite, secretários(as), servidores municipais, vereadores, mães de crianças com deficiências e sociedade.

Adriana Róseo, coordenadora da Educação Especial de Icapuí, apresentou a equipe de psicopedagogas que irão trabalhar na unidade e agradeceu o apoio e investimento da gestão e da empresa parceira, 2W.

O prefeito Lacerda Filho abordou que "o programa de atendimento às crianças com deficiências é uma prioridade da gestão, onde já foram contratados cuidadores para auxiliar na educação dos pequenos, três carros para fazer o transporte para as terapias e atendimentos. Agora, a inauguração do NAPI, e em breve o centro de saúde que terá sua obra retomada ainda esse mês", afirmou.

Luís Fernando Rahuan, representante da 2W Ecobank, falou da importância e privilégio de participar desse projeto que impacta diretamente na vida das crianças, suas famílias e de toda uma geração e no desenvolvimento humano local.

Onélia Leite Santana apontou que "isso de fato é investir no capital humano, é investir nas pessoas e sentir na pele as necessidades de uma mãe, que muitas vezes não tem condições financeiras de bancar esse apoio para o desenvolvimento do seu filho. Ter um espaço de acolhimento e desenvolvimento dessas crianças é o que há de mais valioso", concluiu.

O NAPI está vinculado à Secretaria da Educação, por meio da Educação Especial, que atende cerca de 70 crianças nesse serviço, com uma fila de espera que agora poderá ser atendida.

#Inclusão 28/04/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Abril Azul: roda de conversa com pediatra encerra a programação do mês de conscientização do autismo

Abril Azul é uma campanha que acontece esse mês, de conscientização sobre a inclusão das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), uma condição do desenvolvimento neurológico caracterizado por desafios de comunicação e/ou interação social.

Na manhã desta sexta-feira (28), aconteceu a roda de conversa de encerramento da programação, com a participação do médico pediatra, pós-graduado em neurologia pediátrica com atuação em neurodesenvolvimento infantil, Dr. Vagner Martins, que compartilhou conhecimento e informações com profissionais da saúde, educação, assistência, cuidadores e familiares de autistas.

Dona Leidiane, mãe de duas crianças autistas, apontou "que o momento é fundamental para esclarecer informações para melhorias nas condições de vida das mães, familiares e das crianças, que precisam de toda uma atenção especializada".

Dr. Vagner, abordou que, "o município de Icapuí é pioneiro nessa política de inclusão de atendimentos para crianças autistas e outros transtornos do neurodesenvolvimento. E agora acontecerá a troca de conhecimentos com toda essa rede presente, com o objetivo de tornar as crianças cada vez mais autônomas".

A programação do abril azul teve como temática "Mais Informação, menos preconceito" e aconteceu de forma intersetorial entre as Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social, durante todo o mês.

#Inclusão 27/04/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Abril Azul: crianças e familiares participam de momento de lazer na Casa do Mar

Neste mês é realizado o Abril Azul, uma campanha de conscientização sobre a inclusão das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), uma condição do desenvolvimento neurológico caracterizado por desafios de comunicação e/ou interação social.

Dando continuidade à programação, na manhã desta quinta-feira (27), aconteceu um passeio no Hotel Casa do Mar, na Praia de Tremembé, para as crianças autistas e seus responsáveis.

Os pequenos se divertiram com banho de piscina, brincadeiras e muito lazer.

O momento foi realizado pela parceria do projeto da Educação Especial da Secretaria da Educação, CRAS (Assistência Social), com o Hotel Casa do Mar.

A programação do abril azul acontece de forma intersetorial entre as Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social.

#Inclusão 25/04/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Mês de Conscientização do Autismo: passeio com as crianças na Casa do Mar acontece na quinta-feira (27)

Neste mês é realizado o Abril Azul, uma campanha de conscientização sobre a inclusão das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), uma condição do desenvolvimento neurológico caracterizado por desafios de comunicação e/ou interação social.

Dando continuidade à programação, na manhã da quinta-feira (27), acontecerá um passeio no Hotel Casa do Mar, na Praia de Tremembé, para as crianças autistas e seus responsáveis.

Uma parceria do projeto da Educação Especial da Secretaria da Educação com o Hotel Casa do Mar.

A programação acontece de forma intersetorial entre as Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social.

#Inclusão 25/04/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Abril Azul: sala sensorial para crianças acontece nesta terça-feira

Dando continuidade à programação do mês de conscientização do autismo, nesta terça-feira (25), acontece durante o período da manhã e tarde, a sala sensorial com um universo de sentidos e criatividade, no auditório da Secretaria de Administração e Finanças.

A sala organizada pelos profissionais da Educação Especial (Secretaria da Educação) está recebendo visitas de crianças dos Centros de Educação Infantil (CEI's) e escolas, cuidadores, e professores.

É um ambiente que busca estimular os sentidos, a interação e evolução das crianças, por meio de atividades lúdicas, a fim de desenvolver a autonomia e independência infantil.

A programação de conscientização do autismo acontece durante todo o mês de abril de forma intersetorial entre as Secretarias da Educação, por meio da Educação Especial, Saúde e Assistência Social.

#Inclusão 24/04/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Abril Azul: crianças participam de sessão de cinema no mês de conscientização do autismo

Dando continuidade à programação do mês de conscientização do autismo, na manhã desta segunda-feira (24), aconteceu o "Cinema azul e todas as cores", na casa de Cultura Cores da Vida.

O momento reuniu crianças dos Centros de Educação Infantil (CEI's) e escolas, cuidadores, e professores do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

A criançada assistiu ao filme de animação "Divertida Mente" que conta a história de Riley, uma garota que tenta lhe dar com suas emoções, como a alegria, o medo, a raiva, a tristeza e a felicidade em diferentes momentos do seu cotidiano.

A programação acontece durante todo o mês de abril de forma intersetorial entre as Secretarias da Educação, por meio da Educação Especial, Saúde e Assistência Social.

#Inclusão 20/04/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Abril Azul: roda de conversa com familiares das crianças com TEA aconteceu nessa terça-feira (18)

Neste mês é realizado o Abril Azul, uma campanha de conscientização sobre a inclusão das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), uma condição do desenvolvimento neurológico caracterizado por desafios de comunicação e/ou interação social.

A programação iniciou no dia 11 com uma caminhada pelas ruas da cidade e teve continuidade nessa terça-feira (18), com uma roda de conversa com os familiares das crianças autistas, com o tema "a importância do cuidado com quem cuida de mim".

O momento foi realizado pelo servidor e psicólogo, Iago Sousa, e pelo servidor e enfermeiro, Maicon Lidio, que abordaram sobre acolhimento, autocuidado e aceitação.

Também participaram os profissionais do CRAS, e da Educação Especial, Adriana Róseo e Wilne Maria.

A programação se estende até o fim do mês, de forma intersetorial entre as Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social.

#Inclusão 11/04/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Abril Azul: caminhada pela conscientização do autismo marcou a abertura da programação nesta terça-feira (11)

Neste mês é realizado o Abril Azul, uma campanha de conscientização sobre a inclusão das pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista), uma condição do desenvolvimento neurológico caracterizado por desafios de comunicação e/ou interação social.

A abertura da programação foi realizada na manhã desta terça-feira (11), com uma caminhada pelo centro da cidade, saindo do ginásio municipal e percorrendo as ruas até chegar à praça central Adauto Róseo, que reuniu crianças dos Centros de Educação Infantil (CEI's), jovens das escolas municipais, profissionais da saúde, assistência social, educação e populares.

O Secretário da Educação, Diumberto de Freitas, falou da importância do movimento e afirmou que, "é preciso que professores, gestores, e alunos se unam para vencer as dificuldades, que a diferença não é um gerador dos problemas de aprendizagem, mas que faz parte do cotidiano e a gente aprende muito com o diferente".

Dona Maria, mãe de autista, apontou que "a inclusão pode ser vista no amor que os profissionais transmitem e tratam uma criança com o autismo, que a atenção e carinho são fundamentais para enfrentar os desafios".

A programação acontece durante todo o mês com diversas ações para conscientização, inclusão e enfrentamento ao preconceito, por meio de atividades intersetoriais entre as secretarias municipais.

As políticas públicas inclusivas são prioridades da gestão municipal que visam assegurar o acesso deste público às ações que promovem a igualdade de oportunidade, a oferta de serviços, e recursos para eliminação de barreiras e promoção da inclusão.

#Inclusão 26/01/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Semana do Município: Ateliê Inclusivo com exposição de artistas locais aconteceu na quarta-feira (18)

Mais uma ação da Semana do Município emocionou e comoveu o público presente, o Ateliê Inclusivo, com apresentação musical, exposição de artes, desenhos, bonecos criativos, escrita em braille e materiais acessíveis/adaptáveis utilizados na educação de jovens com deficiência.

A exposição aconteceu na Casa de Cultura Cores da Vida, na quarta-feira (18), e reuniu gestores escolares, profissionais da Secretaria da Educação, articuladores(as) do evento, populares e familiares que prestigiaram os estandes dos jovens artistas do município.

Marília Facundes abriu o momento com uma apresentação musical, em seguida, Raphael Sousa apresentou sua coleção de desenhos, Maycon Devid mostrou sua produção de bonecos criados com diferentes materiais e Elionário Biserra praticou a escrita em braille.

Adriana Róseo, Coordenadora da Educação Especial, disse que, "a ideia do Ateliê Inclusivo nasceu com o intuito de mostrar a todos os recursos adaptados/acessíveis utilizados nas salas de recursos multifuncionais, onde acontecem os atendimentos educacionais especializados (AEE) nas escolas, e principalmente dar visibilidade aos trabalhos artísticos das crianças e jovens do município", afirmou.

#Inclusão 01/12/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Prefeitura realiza entrega de Carteirinha de Identificação de Autistas que garante atendimento preferencial no município

A Prefeitura de Icapuí realizou na tarde de ontem, 30, no auditório da Secretaria da Educação, a cerimônia de entrega de Carteirinhas de Identificação de Autistas (CIA), que garante a prioridade no atendimento aos autistas nos órgãos no município.

Neste primeiro momento foram entregues 47 carteirinhas para as pessoas que já possuem laudo médico e entraram com o pedido e a documentação necessária. A validade é de 5 (cinco) anos, devendo ser revalidada gratuitamente.

O documento do autista foi instituído pela Lei Municipal Nº 861 de 22 de abril de 2021, destinado a identificar a pessoa diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), de modo a facilitar, enquanto pessoa titular de direitos especiais, o atendimento preferencial em órgãos da Administração Pública Direta e Indireta, bem como nas instituições de caráter privado.

Conforme a Lei, os estabelecimentos públicos e privados que disponibilizam atendimento prioritário devem inserir nas placas que sinalizam esse tipo de atendimento a "fita quebra-cabeça", símbolo mundial da conscientização do Transtorno do Espectro Autista- TEA.

A Carteira de Identificação tem sua primeira via expedida sem qualquer custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal, acompanhado de relatório médico confirmando o diagnóstico com o CID (Classificação Internacional de Doenças), além dos demais documentos exigidos pela Secretaria da Educação, responsável pela confecção.

A iniciativa faz parte de um conjunto de ações da Prefeitura de Icapuí para garantir os direitos das pessoas com autismo e outras deficiências, uma vez que o município conta com aproximadamente 100 pessoas que necessitam dessa atenção especializada.

Em outubro, foram iniciados os primeiros atendimentos em neuropediatria no município, com foco nas crianças autistas, visando o diagnóstico. Além do atendimento da equipe multiprofissional, que conta com terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo e nutricionista, acompanhando às crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.

#Inclusão 01/11/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Ações de sensibilização acontecem na IV Semana da Inclusão

Na quinta-feira, 27, pela manhã, aconteceu uma roda de conversa com os líderes estudantis das escolas municipais, com o tema: os desafios da inclusão no Ensino Fundamental, para promover o debate e conscientização nas unidades educacionais.

Ainda na quinta-feira, 27, foi realizado o Dia D de sensibilização para a inclusão das pessoas com deficiência na sociedade, por meio de uma blitz promovida pelas escolas e Centros de Educação Infantil, em diferentes localidades.

As ações fazem parte da IV Semana da Inclusão, iniciada no dia 25 de outubro e com encerramento marcado para próxima sexta-feira, 4, com uma conversa com os pais e mães das crianças com deficiência do município.

Durante a gestão do Prefeito Lacerda Filho, o município vem desenvolvendo uma política de inclusão com novas abordagens voltadas para implementação dos princípios educacionais que vislumbra a igualdade de oportunidades, no qual foram realizados vários investimentos, capacitação de profissionais, e a promoção das famílias no processo educacional, de assistência, saúde e desenvolvimento das pessoas com deficiências.

#Inclusão 26/10/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Caminhada pelos direitos das pessoas com deficiência marca a abertura da IV Semana da Inclusão

Na manhã de ontem, 25, aconteceu a abertura da IV Semana da Inclusão que reuniu pais, mães, servidores(as), crianças dos Centros e Educação Infantil e adolescentes das Escolas Municipais em uma caminhada com faixas e cartazes pelos diretos das pessoas com deficiência, percorrendo do CEI Ângela Maria de Góis ao Ginásio Municipal, onde aconteceu a cerimônia.

Com o tema "Educação, Família e Sociedade: laços que fortalecem a inclusão", o evento conta com uma programação de conscientização pela igualdade, nas ruas da cidade, rádio local, escolas, Centros de Educação Infantil (CEI's) e sociedade em geral.

Durante a gestão do Prefeito, Lacerda Filho, o município vem desenvolvendo uma política de inclusão com novas abordagens voltadas para implementação dos princípios educacionais que vislumbra a igualdade de oportunidades, no qual foram realizados vários investimentos, capacitação de profissionais, e a promoção das famílias no processo educacional, de assistência, saúde e desenvolvimento das pessoas com deficiências.

O evento acontece até o dia 4 de novembro de forma intersetorial entre as Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social.

Confira as fotos da abertura no link abaixo.

#Inclusão 25/10/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO IV Semana da Inclusão acontece de 25 de outubro a 4 de novembro

A Prefeitura de Icapuí, por meio de uma ação intersetorial, realiza a IV Semana da Inclusão dessa terça-feira (25) a 4 de novembro, com o tema "Educação, Família e Sociedade: laços que fortalecem a inclusão."

As políticas públicas inclusivas são prioridades da gestão municipal que visam assegurar o acesso do público às ações que promovem a igualdade de oportunidade e a oferta de serviços e de recursos para eliminação de barreiras e promoção da inclusão.

A ação é uma parceria entre as Secretarias da Educação, Saúde e Assistência Social.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:

Dia 25/10 (Terça- Feira) - ABERTURA

Caminhada de conscientização da pessoa com deficiência.

Saída: Creche Ângela Maria de Góis para o Ginásio Poliesportivo

Horário de saída: 07h30

-

DIA 26/10 (Quarta-Feira)

Roda de conversa na Rádio FM Educativa 102,5 participações (Família, Seme, Escola e Centro de Educação Infantil, CRAS e Advogado).

Horário: 9h às 10h

-

DIA 27/10 (Quinta-Feira)

Dia D: Blitz de Sensibilização sobre inclusão (Escolas e Centros de Educação Infantil)

Horário: 8h30

-

Roda de conversa com os líderes estudantis das escolas

Tema: Os desafios da inclusão do Ensino Fundamental

Local: Auditório da Educação

Horário: 7h30

-

Entrega das Carteirinhas das crianças autistas

Local: Auditório da Educação

Horário: 14h

Público-Alvo: Famílias e crianças com autismo

-

DIA 28/10 (Sexta-Feira)

Cinema Azul

Público: Famílias e crianças com deficiências

Local: Shopping Partage

Horário: 14h

-

DIA 04/11 - (Sexta-Feira)

Dia D: Encerramento: Inclusão nas Escolas e CEI's (manhã e tarde)

Roda de conversa com as famílias das crianças com deficiência.

Local: Auditório da Educação

Horário: 8h

#Inclusão 11/10/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Atendimentos em neuropediatria acontecem nos dias 27 e 28 de outubro

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Saúde, realizará nos dias 27 e 28 de outubro, os primeiros atendimentos em neuropediatria, com enfoque em crianças autistas, no município.

O agendamento deve ser feito previamente, na Central de Regulação da Secretaria de Saúde, de segunda a sexta, de 7h às 13h30, mediante apresentação da documentação, RG, cartão do sus, e a guia de referência (encaminhamento médico). Serão realizadas 30 consultas por mês, com prioridade aos casos que aguardam a mais tempo em fila de espera.

A iniciativa faz parte do conjunto de ações prioritárias da gestão municipal, por meio do programa de proteção às crianças com deficiências, formado por uma equipe multiprofissional, que conta com terapeuta ocupacional, fonoaudiólogo, psicólogo e nutricionista, atendendo às crianças com transtornos do neurodesenvolvimento.

Conforme o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, "o objetivo é inicialmente zerar a fila de espera da neuropediatria, que hoje são mais de 40 pacientes, para em seguida dar o acompanhamento, junto à equipe multiprofissional, para as crianças com as diferentes deficiências", concluiu.

#Inclusão 29/09/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Secretaria da Educação promove formação para cuidadores

A Secretaria da Educação realizou na tarde da terça-feira, 27, a formação para os profissionais cuidadores do sistema educacional municipal, ministrado pelas servidoras Adriana Róseo e Wilne Rebouças, no Auditório da Secretaria da Educação.

Com a participação de 52 (cinquenta e dois) cuidadores(as), a formação ocorre mensalmente, com o objetivo de possibilitar o conhecimento sobre a inclusão das crianças com deficiência na instituição escolar. Nesse treinamento foi abordada a deficiência da surdez, e a introdução ao minicurso de Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Libras é a língua de modalidade gestual-visual onde é possível se comunicar por meio de gestos, expressões faciais e corporais, é utilizada na comunicação de pessoas com deficiência auditiva, sendo, portanto, uma importante ferramenta de inclusão social.

Os cuidadores atendem crianças e adolescentes entre 2 e 20 anos, com Autismo, Deficiência Intelectual, TDAH, Deficiência Física, Síndromes, que estudam nos Centros da Educação Infantil e Escolas Municipais.

#Inclusão 11/10/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO A importância do cuidar e do integrar marca a terceira Semana da Inclusão "Todos juntos por uma educação inclusiva" foi o tema da terceira Semana da Inclusão promovida pela Secretaria de Educação entre os dias 4 e 8 deste mês. A programação conteve atividades que envolveram alunos, professores, familiares e comunidade escolar.

Na terça-feira, 8, foi promovido um evento na quadra da Escola Professora Mizinha voltado para o cuidado com as crianças com deficiência - participantes do atendimento educacional especializado - e pais e cuidadores escolares.

Serviços de beleza com manicure, designer de sobrancelhas e cabeleireiro, além de aferição de pressão arterial, realização de testes de glicemia e brincadeiras com supervisão de educadores físicos foram alguns dos momentos oportunizados.

Na quarta-feira, 9, foi realizada uma palestra sobre o autismo, ministrada pela Virgínia de Castro, odontóloga e especialista em Transtorno do Espectro Autista. O momento, que marcou o encerramento da programação, contou com a participação de alunos, pais, professores, cuidadores e profissionais do núcleo de educação especial da Secretaria da Educação.

A psicopedagoga e professora Willne Maria Rebouças, que atua no atendimento especializado do município, fez um balanço positivo do evento.

"Quando a gente sentou pra preparar esse evento, foi de muita reflexão e emoção. Pensando em cada criança, não nas limitações, mas nas habilidades. E essas crianças deram um show de habilidades nessa semana de inclusão, mostrando que são capazes. Foram momentos lindos e ricos, muito gratificantes", analisou.
#Inclusão 04/10/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Alunos dão exemplos de integração durante abertura da Semana da Inclusão A terceira Semana da Inclusão de Icapuí começou com um show de empatia de alunos e professores levantando a bandeira da causa de diversas formas durante a solenidade de abertura realizada na manhã de hoje, 4, na Escola Professora Mizinha. A programação segue na próxima semana com outras atividades.

Antes da palestra proferida por Cristiane Mulins, vice-presidente da Associação dos Pais e Amigos dos Autistas de Mossoró (AMOR), os estudantes e mestres demonstraram na prática - através da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), projeto de Braile, poesia, contação de história, dança e um aplicativo sobre autismo - como se pratica a inclusão nos seus ambientes escolares.

O secretário de Educação, Diumberto Freitas, disse que todos os que compõem o quadro escolar são responsáveis pela inclusão das crianças. "O amor tem um papel fundamental nesse processo educacional", destacou.

Adriana Róseo, coordenadora de Educação Especial, reforçou a importância da participação da família e da comunidade escolar nesse processo de integração.

Além de matricular e disponibilizar acesso às salas de aulas aos alunos com algum tipo de deficiência é preciso, na visão de Conceição Melo, coordenadora da Educação Básica, garantir os direitos dessas crianças e adolescentes.

O presidente da Câmara dos Vereadores, Ronaldo Lucas, lembrou que ser diferente não é problema, mas ser tratado de forma diferente é sim um problema.

A primeira-dama Rhaysa Medeiros, representando o prefeito Lacerda que não pôde estar presente, enfatizou que valorizar as nossas crianças só traz benefícios para a educação e o desenvolvimento do município.

Cristiane Mulins iniciou sua palestra "Inclusão é possível - eles são eficientes" agradecendo o convite de participar do evento e parabenizando o município pelas ações, exemplos e coisas práticas que vão além das palavras.

"Os professores, alunos e gestores estão fazendo um trabalho que é pra se aplaudir", salientou.

PROGRAMAÇÃO

O evento que tem como tema “Todos juntos por uma educação inclusiva” segue com as seguintes ações:

07/10 - Atividades inclusivas sugestivas nas escolas e Centros de Educação Infantil (filmes, contação de histórias, textos etc)
08/10 - Dia D Cuidando do outro: aceitar, respeitar e amar (Escola Professora Mizinha, 7h30)
09/10 - Palestras de encerramento - Autismo e sua caracterização e A escola e o autismo (Auditório da Secretaria de Educação, 9h)
#Inclusão 26/09/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Terceira Semana da Inclusão de Icapuí começa dia 4 de outubro "Todos juntos por uma educação inclusiva" é o tema da terceira Semana da Inclusão de Icapuí realizada pela Secretaria de Educação que tem o objetivo de sensibilizar os professores de como trabalhar a inclusão. As atividades iniciam no dia 4 de outubro, na quadra da Escola Professora Mizinha, a partir das 7h30, e segue com atividades com alunos, professores, familiares e comunidade escolar entre os dias 7 e 9.

A programação envolve atividades sugestivas com filmes, contação de histórias, palestras e o ‘Dia D cuidando do outro’ com educador físico, maquiador, manicure e profissionais da saúde em um momento de cuidado com as crianças e pais.

A coordenadora da Educação Especial, Adriana Róseo, considera importante a participação dos professores, gestores e comunidade escolar não só durante a Semana da Inclusão, mas durante todo o ano letivo.
#Inclusão 02/09/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Série de palestras reúne familiares, estudantes e profissionais em evento sobre inclusão A Secretaria de Educação e a Associação de Familiares e Amigos de Pessoa com Autismo (TEAmo), realizaram nesse sábado, 31, na Quadra da Escola Mizinha, o 'Inclusão TEA: Sim! É possível!', com palestras voltadas à inclusão de pessoas com deficiência.

O evento reuniu dezenas de participantes, entre familiares de pessoas com deficiência, estudantes, profissionais da educação e sociedade em geral.

"Atendimento Educacional Especializado (AEE)" e "E agora Professor? Estratégias e dicas para inclusão de alunos com TEA", com a palestrante Dra. Deyse Oliveira Braga, e "A Experiência Familiar exitosa na Inclusão Escolar", ministrada pela Dra. Virginia Castro, foram os temas das três paletras.

O secretário de Educação, Diumberto Freitas, agradeceu a dedicação e apoio dos envolvidos.

"Hoje é um sábado muito especial. A educação inclusiva significa respeito. Quando amamos fazemos as coisas fluírem. Agradeço os envolvidos da Secretaria de Educação que estão sempre na luta e ao prefeito Lacerda que não tem medido esforços em relação à educação inclusiva. Incluir significa ser feliz", complementou.

A Coordenadora da Educação Especial de Icapuí, Adriana Róseo, reafirmou o compromisso com a causa.

"Não é fácil fazer a inclusão acontecer, mas estamos aqui, o nosso compromisso é buscar sempre o melhor para nossas crianças", disse.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho esteve acompanhado da primeira-dama Rhaysa Medeiros, que abraçou a causa.

"Coloco-me à disposição para trabalhar e buscar melhorias para a educação inclusiva. De 2017 para cá o município vem avançando em diversas categorias, Escolas Nota Dez, Unidades de Saúde certificadas, Selo Verde, Prêmio Prefeito Empreendedor. Vamos avançar também no acompanhamento e prestação de serviços para educação inclusiva", disse o chefe do poder executivo.

Paula Soares, mãe de uma criança autista, e uma das mentoras do evento, disse que o evento só aconteceu porque a Secretaria de Educação do Município de Icapuí também acreditou "não em mim, mas em cada professor, cuidador e principalmente em cada criança. Eu como mãe, me sinto revigorada para seguir acreditando que o conhecimento é poder e que nossas crianças, tão especiais, são capazes de coisas inimagináveis", complementou a mãe da Pérola.

DADOS

Atualmente Icapuí possui 60 alunos com deficiência matriculados na rede regular de ensino, formações para cuidadores, quatro salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE), setor de psicopedagogia (que, por enquanto, atende 23 crianças), transporte para fazer o translado das crianças para o atendimento com a psicopedagoga, além da parceria com o Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (CREAECE), onde o município oferta todas as quintas-feiras um transporte para os atendimentos em Fortaleza.
#Inclusão 31/07/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Evento gratuito ofertará palestras sobre inclusão de pessoas com deficiência Incluir é um ato de amor. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Educação e a Associação de Familiares e Amigos de Pessoa com Autismo (TEAmo), realizarão no dia 31 de agosto, no auditório da Secretaria de Educação, o 'Inclusão TEA: Sim! É possível!'. O evento contará com palestras voltadas à inclusão.

As inscrições devem ser realizadas gratuitamente de 5 a 15 de agosto, na Secretaria de Educação ou através do link no final desta matéria. Os participantes presentes nas três palestras receberão certificado de participação.

O evento será dividido em dois blocos, manhã, de 8h as 12h, e tarde, 14h às 16h. A organização sugere que os inscritos doem 1 kg de alimento não perecível ou um jogo educativo.

Confira a programação.

Bloco I - MANHÃ
Palestra I
- Atendimento Educacional Especializado
Palestrante: Profa. Dra. Marisa Ribeiro de Araujo

Palestra II
- E agora Professor? Estratégias e dicas para inclusão de alunos com TEA
Palestrante: Dra. Deyse Oliveira Braga

Bloco II - TARDE
Palestra III
- A Experiência Familiar exitosa na Inclusão Escolar
Palestrante: Dra. Virginia Castro

#Inclusão 21/09/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Professores e funcionários participam de oficina de Braille Professores e funcionários da rede municipal de ensino se reuniram na manhã de hoje, 21, no auditório da Secretaria de Educação, para participar de uma Oficina de Braille ministrada pela professora Vânia Trévia. Outra turma vai se reunir a partir das 13h no mesmo local. A atividade encerra a programação da segunda Semana de Ações Inclusivas que teve inicio no dia 14.

A facilitadora da oficina, professora do Centro de Referência em Educação e Atendimento Especializado do Ceará (CREAECE), que é deficiente visual, falou em tom descontraído, pontuando práticas que podem ajudar no dia-a-dia de um deficiente visual. A educadora contou ainda um pouco de sua história de dificuldades, superações e como é o seu cotidiano.

"Nós, enquanto profissionais, podemos mudar um pouco, ter uma compreensão diferenciada da sociedade. Precisamos acreditar nos nossos alunos, eles conseguem. Não vou dizer que foi fácil para mim, não. Tive muita colaboração, principalmente, da minha mãe. Ela acreditava em mim", disse Vânia.

Para finalizar o evento, os participantes participaram de uma atividade prática com o uso do alfabeto em Braille.

Durante toda a semana, as escolas municipais trabalharam o tema inclusão em sala de aula, com conversas, palestras, atividades, jogos, e filmes inclusivos.
#Inclusão 14/09/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Semana de Ações Inclusivas aborda vivências e desafios com as diferenças Aceitar os desafios e vivenciar as diferenças. A abertura oficial da II Semana de Ações Inclusivas de Icapuí emocionou os alunos, pais, comunidade escolar e autoridades, na manhã de hoje, 14, na quadra da Escola Professora Mizinha. Com o tema "Vivenciando as diferenças", o evento objetivou transmitir para a sociedade a ideia de que somos todos iguais, mesmo em meio às particularidades.

O momento contou com apresentações do grupo de flautas do CRAS, uma dança protagonizada pelas crianças atendidas nas Salas de Recursos Multifuncionais (SEM); apresentações dos grupos de Libras "Libras Kids", da escola Mizinha, do grupo da Escola Maria Edilce Barbosa e do grupo "Minhas mãos, minha voz", da Escola Gabriel Epifânio dos Reis.

A professora Madalena Maria apresentou um colóquio contando um pouco da trajetória do processo de inclusão no município, desde sua precursora Eliza Carvalho. Paulo Eduardo de Paz e Samuel Chaves, deficientes visuais, relataram um pouco sobre suas vidas e vivências.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho anunciou o interesse de especializar, ainda mais, o corpo de profissionais de fisioterapia, fonoaudiologia, terapeuta ocupacional, psicopedagogia e pedagogia para a educação inclusiva, no ano que vem.

"É uma grande alegria e satisfação estar aqui, nesta manhã, discutindo um tema de extrema importância. Nós que temos filho, dobramos o sentimento e o amor. Com a convivência, o amor, o diálogo e a paciência temos que passar para os nossos filhos que eles não são diferentes dos demais", acrescentou.

A professora Rosinere Ferreira, e mãe do João, aluno do Centro de Educação Infantil Ângela Maria de Góis, representou, emocionada, as mães de filhos deficientes do município.

"Eu descobri a pouco tempo que sou mãe de uma criança especial. Hoje, meu filho além de falar, canta. Além de enxergar, ele interpreta e, além de andar, ele já corre. Eu agradeço primeiro a Deus e, em segundo lugar, ao trabalho que a Secretaria de Educação vem desenvolvendo. Apesar dos grandes desafios que encontramos na inclusão, existe uma grande parceria e, nesse ano em especial, percebemos uma atenção voltada [para a inclusão], com todo um cuidado e carinho", agradeceu.

As atividades seguem durante a próxima semana nas escolas e CEI’s do município, com sessão de filmes, dramatização, contação de histórias infantis, práticas vivenciadas nas atividades físicas e recreativas, oficinas de jogos adaptados e inclusivos, exposição de artes e paródias. Todas essas atividades com a temática da inclusão.

Para encerrar as atividades, na sexta-feira, 21, haverá uma oficina de Braille para os professores, com Vânia Trévia, que é deficiente visual.

"A educação inclusiva é aquela que o aluno está em sala de aula e sai aprendendo. Não é aquela educação faz de conta. Quem não tem deficiência? Esses são valores que agregam para uma educação de qualidade", destacou o secretário de Educação, Diumberto Freitas.
#Inclusão 06/09/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Atividades da II Semana de Ações Inclusivas começam na próxima sexta-feira, 14 Somos todos iguais, inclusão é participação e engajamento. A Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Educação, realizará, entre os dias 14 e 21, a II Semana de Ações Inclusivas. O tema desse ano é "Vivenciando as Diferenças" e tem o objetivo de discutir com a comunidade escolar e a sociedade civil os desafios enfrentados pelas pessoas com deficiência, além dos aspectos de inclusão nos processos educacionais e nos mais variados âmbitos da sociedade.

Durante a semana, acontecerão diversas atividades nas Escolas de Ensino Fundamental e nos Centros de Educação Infantil (CEI’s) do município, como oficina de Braille, filmes inclusivos, exposição de artes inclusivas e concurso de redação inclusiva.

A coordenadora de educação inclusiva, Adriana Róseo, explica que essas ações buscam sensibilizar a sociedade para aceitar as diferenças.

"Busca sensibilizar a todos os profissionais da área da educação, sociedade civil que as pessoas com deficiência têm capacidade de aprender e viver igualmente como todos nós, de acordo com suas particularidades", acrescentou.

Confira a programação

14/09 (Sexta-feira) - Quadra da Escola Professora Mizinha

7h30 - Abertura
Orquestra de Sopro do Município
Apresentação de dança com crianças com deficiência
Apresentação do grupo de Libras (Libras Kids)
Grupo de Libras da Escola Gabriel (Minhas Mãos Minha Voz)
Colóquio da professora Madalena Maria -Trajetória da Inclusão do Município de Icapuí
Palestra: Relato de Vida e Stand up (Casos de pessoas com deficiência visual) com Paulo Eduardo de Paz - Deficiente Visual

17 a 20/09 nas e Escolas e CEI’s
Sessão de filmes inclusivos
Dramatização com temas inclusivos
Contação de histórias infantis na perspectiva inclusiva
Práticas vivenciadas nas atividades físicas e recreativas
Oficinas de jogos adaptados e inclusivos
Exposição de artes inclusivas
Paródias inclusivas

21/09 - Auditório da Educação
7h30 às 11h e 13h30 às 17h - Oficina de Braille para professores
Professora Vânia Trévia (Deficiente Visual)
#Inclusão 15/08/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Secretaria de Educação oferta aulas de Libras para alunos de 3º e 4º anos da Escola Mizinha A Secretaria de Educação de Icapuí está ofertando aulas de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para alunos de 3º e 4º anos da Escola Professora Mizinha. As aulas iniciaram no dia 13, e acontecem todas as segundas-feiras, de 17h30 às 19h, no auditório da Secretaria de Educação, com a professora Alaide Reinaldo da Costa. O projeto objetiva proporcionar a interação entre ouvintes e surdos usuários da língua brasileira de sinais.

Os interessados em participar das aulas devem procurar a diretoria da Escola Mizinha. As vagas são limitadas.

A coordenadora da educação especial do município, Adriana Róseo, destaca a importância do conhecimento da língua no processo de inclusão.

"Para que, em um futuro próximo, nossos alunos estejam preparados para se comunicar e socializar com alunos surdos. Vale lembrar que o projeto não tem a função de formar crianças fluentes em Libras ou intérpretes, mas somente, suscitar nos participantes o desejo da comunicação com surdos, além disso, deve apurar seu desejo de igualdade", acrescenta.
www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 11/05/2024 às 19:21:03