CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Pesquisa 28/11/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Estudantes de Icapuí representam município na etapa regional do Ceará Científico 2022

Na última quarta-feira, 23, estudantes da Escola Municipal Carlota Tavares de Holanda representaram Icapuí na etapa Regional do programa Ceará Científico, na EPP Luzia Baltazar, em Limoeiro do Norte.

Os alunos(as) do 7º ano, Ana Júlia da S. Nogueira, Clara Almeida Oliveira e Pablo Juan R da Silva, apresentaram o trabalho "As navegações ultramarinas e o descobrimento de uma nova terra" orientado pela professora Fernanda Minnely.

A participação da Escola Calota se deu, a partir da avaliação e seleção realizada pela equipe técnica da Secretaria da Educação do município, na qual todas as escolas locais participaram com a apresentação de projetos realizados na feira de ciências.

O Ceará Científico tem como princípio popularizar as ciências e promover o desenvolvimento de tecnologias, estimulando a investigação, a inovação e a busca de conhecimentos de forma cotidiana e integrada com a comunidade escolar.

A Etapa Regional é desenvolvida por cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), os trabalhos que se destacam seguem para a etapa Estadual, que ocorre em Fortaleza.

#Pesquisa 12/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura, Iphan e Marinha vão investigar materiais de naufrágio encontrados em 2013 A Prefeitura Municipal de Icapuí, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Marinha do Brasil trabalham juntos para investigar os achados em um naufrágio de uma embarcação ocorrido na Barra Grande. Os estudos vão dizer qual a importância histórica do material encontrado em 2013.

Uma reunião conduzida pelo prefeito Lacerda ontem, 11, na Secretaria de Governo, definiu algumas ações iniciais de exploração desse acontecimento.

"A intenção desse primeiro contato é fazer um mapeamento, um estudo do local, e depois fazer um planejamento de disponibilização do espaço para futuros mergulhos turísticos na área, com a qualificação de pessoas para orientar esse tipo de atividade", explicou Manoel de Freitas Filho, secretário de Cultura e Turismo.

O Capitão de Corveta da Marinha, Ricardo dos Santos Guimarães, ressaltou a importância de manter os materiais para estudo arqueológico e disponibilizou à gestão municipal banners para exposição no município a respeito da preservação do patrimônio cultural subaquático, buscando com isso a conscientização sobre a importância da preservação da história e memória da navegação.

"Vocês estão com algo embrionário que pode enfatizar o patrimônio náutico marítimo, que pode vir a se tornar centro de referência. Seria um ponto de partida que faria a diferença", destacou o professor Gilson Rambelli, pós-doutor em Arqueologia Subaquática do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe.

Promover o arqueoturismo subaquático da área com roteiro de visitação, realizar palestras nas escolas e também para os pescadores sobre o patrimônio arqueológico, repassar o conhecimento dos mestres carpinteiros sobre construção naval para crianças e realizar vivências extraescolares no ambiente aquático foram algumas das sugestões dadas pelo Iphan e Marinha ao município.

A secretária de Governo Rosário Rebouças explicou que há da parte da gestão uma identidade consolidada de interesse pela preservação da sua história.

O prefeito Lacerda Filho ressaltou a importância de fortalecer essa parceria e enalteceu a felicidade e honra com a visita.

Após a reunião, a equipe realizou uma visita ao espaço que resguarda o acervo do futuro museu de Ponta Grossa, que deve abrigar futuramente o material que foi retirado do local do naufrágio e que está atualmente na Capitania dos Portos de Aracati. A Prefeitura está num processo de cooperação técnica com o Iphan para iniciar a construção do referido museu.
#Pesquisa 24/07/2019 INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO Pesquisa busca analisar experiências dos servidores ativos, aposentados e pensionistas com o Icaprev O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Icapuí (ICAPREV) quer saber a opinião dos profissionais em relação às experiências com a instituição. Para isso, o instituto criou uma pesquisa de satisfação que pode ser respondida por servidores ativos, aposentados e pensionistas no site do órgão.

A presidenta do Icaprev, Elisamaira Gomes, considera importante esse feedback para saber opiniões, críticas e em que é preciso melhorar.

A pesquisa é rápida, prática e sigilosa. Pode ser respondia através do link:

#Pesquisa 09/08/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Grupo formado por residentes de Saúde Mental Coletiva de Icapuí analisa condições da saúde mental. A Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), criou o Grupo de Pesquisa e Cuidado Integral em Saúde Mental, que reúne os residentes de Saúde Mental Coletiva para tratar sobre as condições de saúde-doença à luz da multi e intersetorialidade. O grupo é coordenado pela enfermeira e preceptora da Residência de Saúde Mental Coletiva, Sabrina Silva, idealizadora do projeto.

O grupo de pesquisa tem como público-alvo estudantes da área da saúde e afins que tenham interesse na pesquisa e na produção científica. O primeiro encontro acontece nesta sexta-feira, 10 de agosto, às 13h, no CAPS Pergentino Rebouças Maia.

"A partir da análise vamos verificar, descrever e aplicar estratégias de cuidados baseado nas evidências científicas. O grupo também intenciona a produção científica", complementa Sabrina Silva.
www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 07:01:08