CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Município 16/01/2024 SECRETARIA DE GOVERNO Icapuí, 39 anos: Semana do Município acontece de 14 a 22 de janeiro; Confira a programação

Icapuí comemora 39 anos de emancipação política conquistada com muita luta e determinação. Originária de uma pequena vila chamada Caiçara, com significado de cerca de galhos que protegia as tribos indígenas, era vinculada ao município de Aracati. Em 1943, o distrito de Caiçara passou a denominar-se Icapuí.

A primeira tentativa de torná-la município aconteceu em 1957, com a participação de Dr. Orlando de Souza Rebouças (in memoriam), o que não foi possível, devido às forças políticas que eram contrárias ao movimento. Vinte e sete anos depois, a emancipação foi conquistada, então Icapuí tornou-se município, por meio do plebiscito realizado em 22 de janeiro de 1984, desmembrando-se política e administrativamente de Aracati no ano seguinte.

A Semana do Município é um evento, portanto, carregado de significados e emoções. Este ano, com o tema "Icapuí, 39 anos: desenvolvida, forte e unida" as comemorações tiveram início nesse domingo (14), com abertura oficial na quinta-feira (18), se estendendo até a segunda-feira (22), com uma programação artística, cultural, esportiva e musical para comemorar a data mais importante do calendário da cidade.

#Município 20/11/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Oportunidade Local: Aliança Energia está com inscrições abertas para Programa de Estágio 2024 Estudantes têm até o dia 30 de novembro para se inscrever
#Município 29/08/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Paralisação: Prefeitura adere ao movimento contra cortes do FPM nessa quarta-feira (30)

O Município de Icapuí, representado pelo Prefeito Raimundo Lacerda Filho, manifesta seu firme apoio ao movimento municipalista promovido pela Associação dos Municípios do Estado do Ceará (APRECE) e às demais municipalidades cearenses e de todo o Brasil que enfrentam desafios financeiros inquietantes devido às contínuas quedas nos repasses do Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

A situação financeira de nossos municípios tornou-se insustentável, refletindo-se na prestação de serviços essenciais à população. O recente decréscimo de 20,32% nos repasses do FPM no mês de agosto, bem como a queda de 34% no mês de julho, evidencia uma realidade que exige urgente atenção das instâncias governamentais competentes.

Apoiamos integralmente as propostas apresentadas pelos prefeitos brasileiros como soluções viáveis para essa crise, notadamente a PEC n° 25/2022, que sugere um aumento de 1,5% no FPM, o PLP n° 94/2023, que busca a recomposição das perdas do ICMS, e o projeto de Lei n° 334/2023, que visa reduzir a alíquota do RGPS para 8%.

Neste contexto, instamos o Governo Federal e o Congresso Nacional a considerar seriamente as demandas dos municípios brasileiros e a agir em conformidade com o princípio da justiça fiscal, assegurando recursos adequados para a manutenção dos serviços públicos essenciais à nossa comunidade.

Decretamos ponto facultativo (Decreto Nº 20/2023), na quarta-feira (30), para que possamos participar das mobilizações do movimento "SEM FPM NÃO DÁ", de abrangência nacional, organizado especialmente, pela associações municipalistas do nordeste, e pela APRECE. Apenas os serviços essenciais na área da saúde (urgência e emergência), coleta de lixo urbano e segurança pública devem funcionar normalmente.

Unidos, acreditamos que podemos superar esses desafios financeiros e garantir um futuro melhor para nossos cidadãos. O Município de Icapuí/CE reafirma seu compromisso com a busca de soluções efetivas e espera que os pleitos dos municípios sejam ouvidos e atendidos pelas autoridades competentes.

#Município 29/06/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Censo IBGE 2022: Icapuí tem população de 21.433 habitantes O município apresentou uma taxa de crescimento populacional de 16,53% comparado ao senso anterior
#Município 15/06/2023 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Secretaria de Administração e Finanças realiza revitalização do arquivo documental da gestão municipal

Desde março de 2021, a Prefeitura de Icapuí vem implementando a Política de Gestão Documental com apoio da Nagel Consultoria, empresa especializada em serviços e projetos de consultoria, tecnologia e capacitação nos segmentos de gestão da informação, dados e documentos, gestão do conhecimento, gestão por processo, com foco na implementação das melhores práticas, no atendimento da conformidade regulatória técnico-normativa e nas demandas de transformações emergentes.

O trabalho vem sendo realizado no Arquivo Central, localizado na Secretaria de Administração e Finanças, onde são custodiados importantes fontes de informação que contribuem para a boa governança do município, permitindo atender, sobretudo, questões relacionadas à cidadania, administração, economia e justiça. O arquivo também armazena dados e informações importantes sobre saúde, educação, meio ambiente e tantos outros aspectos do município.

Apesar da maioria dos documentos serem de caráter probatório, testemunhal e informativo, o Arquivo Central de Icapuí também vem desempenhando um papel fundamental para a preservação da história, dos costumes e tradições do município.

Diversas leis ressaltam a importância e obrigatoriedade da preservação dos arquivos municipais, seja para acesso pela população, preservação histórica ou para cumprir com as normas vigentes.

A Lei Federal de Arquivos n.º 8.159, de 8 de janeiro de 1991, art. 1.º diz que "É dever do poder público a gestão documental e a proteção especial a documentos de arquivo, como instrumento de apoio à administração, à cultura e ao desenvolvimento científico e como elemento de prova e informação".

A Lei 12.527, de 2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação é outro importante instrumento de regulamentação para os arquivos municipais. A lei garante o direito constitucional de acesso às informações públicas, sendo dever de ofício da Administração Pública promover a transparência de seus atos para a sociedade.

Outra conformidade técnica-normativa cumprida pela Prefeitura Municipal foi a constituição da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos, formada por membros capacitados e atuantes na racionalização do arquivo e cumprimento da Política de Gestão de Documentos.

A equipe técnica, formada para a execução dos trabalhos de Gestão de Documentos do Arquivo Central de Icapuí, conta com um Bibliotecária, especialista em Arquivologia, Gestão de Documentos e Administração de Arquivos e três técnicas em documentação, capacitadas em gestão de arquivos municipais.

Ressalta-se que os trabalhos contam com acompanhamento da Secretaria de Administração e Finanças, Carmem Júlia da Costa, com fiscalização e gestão do contrato pela Controladora Geral, Valéria da Silva Tomás.

#Município 26/04/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Reunião do Conselho da Cidade aconteceu nesta quarta-feira (25)

Na manhã desta quarta-feira (26), aconteceu a 21ª Reunião Ordinária do Conselho da Cidade de Icapuí, na sala de reuniões da Secretaria de Governo, com a apresentação das ações e os marcos regulatórios da Secretaria de Cultura e Turismo.

A reunião contou com um colegiado que garantiu quórum e uma participação qualitativa, onde estiveram presentes membros com representação da AQUASIS, COOPAMI, Associação do Assentamento São Francisco, SEDEMA, SEGOV, Secretaria de Infraestrutura, Sindicato dos Servidores Públicos de Icapuí e Secretaria de Cultura e Turismo.

A atuação do CONCIDADE será fundamental na condução do Plano Diretor, que está em elaboração por representantes da Universidade Federal do Ceará (UFC).

#Município 18/04/2023 SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO Aprovada a resolução da revisão dos valores dos serviços do SAAE

Foi aprovada a resolução Nº 23 em 13 de abril de 2023, que trata de revisão ordinária da tarifa de água do SAAE de Icapuí.

O parecer da ARIS/CE indicou uma defasagem de 70,68% na tarifa de água, contudo após consulta pública, audiência e reunião do Conselho de Regulação e Saneamento Básico, a Diretoria da agência ajustou a revisão para 46,21%.

A redução ocorreu por ser acordado que o prestador vai se empenhar para buscar recursos para melhorar a prestação de serviço e atender aos indicadores do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O aumento vai gerar um impacto ao consumidor residencial com consumo de até 10m³ de R$ 11,89 (onze reais e oitenta e nove centavos).

A nova tarifa cria novas categorias de consumo, novas faixas, fixa novas multas para infrações, atualiza valores de serviço, além de possibilitar agora que 12% dos consumidores possam ser classificados como Residencial Social (Tarifa social) e esses usuários pagarão 50% do valor do residencial comum.

A ARIS assim reconhece que parte da população precisava de uma tarifa que comporte a sua condição social. E que o regulado precisava de uma tarifa para custear sua operação.

Acesse a resolução no link abaixo.

Texto reprodução: ARIS/CE

#Município 24/01/2023 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Semana do Município: Kézia Costa vence o concurso a Mais Bela Voz 2023

A Mais Bela Voz é um concurso de sucesso e tradição em Icapuí, que vem oferecendo oportunidade para vários talentos musicais se apresentarem ao público na Semana do Município. Este ano, o evento aconteceu na sexta-feira (20), na praça central Adauto Róseo, que reuniu grande público para prestigiar os artistas da terra.

Organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo, o evento foi sonhado e idealizado por Reudson e Robson Maia, visando incentivar e dar espaço e oportunidade aos cantores da cidade. Nesta edição foram mais de 20 candidatos inscritos, sendo 13 deles classificados para a apresentação no palco.

Os classificados foram acompanhados pela banda Disco de Vinil e avaliados pela comissão julgadora formada por cinco integrantes com vasto conhecimento musical, sendo todos eles de fora do município.

Kézia Costa cantou e encantou o público e os jurados interpretando a música "Boa Obra" de Valesca Mayssa e foi a grande vencedora, que levou $ 1500,00 (mil e quinhentos reais), em segundo lugar ficou Lara Beatriz, cantando Cicatrizes de Bruna Carla, que levou $800,00 (oitocentos reais) e em terceiro ficou Júlia Nunes com a música Chega de Saudade de Tom Jobim, ficando com $ 500,00 (quinhentos reais).

Em seguida, aconteceu os shows da banda Disco de Vinil, Dj Nielen Costa e Forró Balancear, que lotaram ainda mais a praça central e fizeram a diversão do povo, na terceira noite de festa da Semana do Município.

#Município 23/01/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Semana do Município: Abertura aconteceu dia 18 com apresentações de Mestre Gilberto, Erick Farra, Dj Nielen e Zezo

O evento mais importante do calendário da cidade aconteceu entre os dias 17 e 22 de janeiro para comemorar a data de publicação da Lei de Criação do Município, há 38 anos, um ano após a realização do plebiscito, onde Icapuí disse "sim" e tornou-se cidade.

A programação da Semana do Município foi iniciada na terça-feira (17) à tarde, com o curso de formação de observadores de aves na praia da Ponta Grossa, facilitada pela ONG Aquasis, roda de conversa com idosos na praia do Peixe Gordo, promovida pela Secretaria de Assistência Social, jogos de futsal no ginásio municipal, promovido pela Secretaria de Esporte e Juventude e visita guiada à casa de cultura Cores da Vida, que se estendeu por toda a semana, realizada pela Secretaria de Cultura e Turismo.

Na quarta-feira (18) à noite, aconteceu a cerimônia de abertura oficial do evento, na praça Central Adauto Róseo com apresentação de Anderson Rodrigues e Saulo Rebouças, que compartilharam a programação pública do evento, e guiaram as apresentações artísticas e musicais.

O Mestre Gilberto Calungueiro foi o primeiro a se apresentar, contando suas histórias engraçadas com bonecos, que animou a criançada e adultos presentes. Em seguida, os shows de Erick Farra e Dj Nielen Costa lotaram a praça, mesmo em baixo de chuva. Por fim, Zezo Potiguar finalizou a primeira noite de shows fazendo a alegria dos fãs de todas as idades.

#Município 13/01/2023 SECRETARIA DE GOVERNO 38 anos de emancipação: Semana do Município acontece dos dias 17 a 22 - Confira a programação

Há 38 anos o povo icapuiense conquistava sua emancipação com muita luta e determinação. A partir de então, uma nova história passou a ser escrita pelos cidadãos e cidadãs caiçaras, como era conhecida a região. A Semana do Município é um evento, portanto, carregado de significados e emoções.

Este ano, com o tema "Icapuí, 38 anos de história e cidadania" as comemorações terão início na próxima terça-feira (17), com abertura oficial na quarta (18), se estendendo até ao domingo (22), com uma programação artística, cultural, esportiva e musical para comemorar a data mais importante do calendário da cidade.

Foi pensada toda uma grade de atividades para manter a tradição do evento, com alvorada, cavalgada, concurso a Mais Bela Voz, corrida de jegue, maratona, campeonatos, apresentações de artistas locais e atrações como Desejo de Menina, Forró Balancear, Zézo e Zé Cantor.

Nos dois últimos anos a Semana do Município aconteceu de forma virtual, devido às exigências de distanciamento social, imposta pela pandemia de Covid-19, sendo retomada em 2023 ao formato tradicional.

Confira a programação no link abaixo.

#Município 04/01/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Censo 2022: Domicílios ainda não recenseados devem ligar para o Disque 137

Os moradores de domicílios onde ainda ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137, que está atendendo a todos os estados do país. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todos os dias da semana das 8h às 21h30.

Com mais de 80% da população brasileira recenseada, a etapa final de coleta deve ser agilizada com o atendimento telefônico, que conta com 120 agentes censitários de pesquisa. A coleta do Censo começou em agosto de 2022 com recenseadores do IBGE visitando todos os domicílios.

"Com o Disque-Censo, o IBGE pretende oferecer um serviço à população de forma que qualquer pessoa que não tenha sido recenseada reivindique esse direito e não fique de fora do Censo 2022, garantindo uma cobertura ainda mais precisa do território", afirma a diretora-adjunta de Pesquisas do IBGE, Maria Lucia Vieira.

Reprodução: IBGE

#Município 06/12/2022 SECRETARIA DE GOVERNO CENSO 2022: IBGE entra em fase de finalização de coleta nas residências do município

A coleta de dados do Censo Demográfico 2022 iniciada no dia 1º de agosto entra em fase final, neste mês de dezembro, em Icapuí, com previsão de término para o dia 16, e revisão de cobertura entre os dias 17 e 23.

No município, os recenseadores ainda precisam coletar dados em aproximadamente 183 domicílios, no qual 153 deles os moradores encontravam-se ausentes, em diferentes horários de visitas, e 30 por motivo de recusas.

Responder ao senso é fundamental para o desenvolvimento, criação de políticas públicas, realização de investimentos e funcionamento dos programas assistenciais. As respostas dos moradores ajudam a identificar áreas prioritários em saúde, educação, habitação, transportes, energia e assistência.

Os(as) moradores(as) das casas que ainda não foram visitadas podem entrar em contato, por meio do preenchimento do link abaixo e solicitar a visita do recenseador.

A pesquisa é rápida, segura e ajudará no desenvolvimento da cidade.

#Município 02/12/2022 SECRETARIA DE ADMINISTRAÇÃO E FINANÇAS Prefeitura convoca população para escolha de representantes para o Conselho do Serviço de Táxi

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Administração e Finanças, em cumprimento aos dispositivos da Lei Complementar n° 051/2014, de 26 de maio de 2014 e pelo Decreto n° 038/2017, de 25 de julho de 2017, convoca a comunidade icapuiense para a Assembleia Geral dos membros do Conselho Deliberativo do Serviço de Táxi para realização da escolha de representante.

A Assembleia destina-se à escolha do item d) 01 (um) representante dos usuários, entre cidadãos icapuienses de reputação ilibada no município, não podendo este ser servidor público municipal, escolhido por assembleia, amplamente divulgada e convocada pela Secretaria de Administração e Finanças.

Além do titular, será escolhido seu respectivo suplente, que não possui direito a voto nas deliberações do conselho, salvo quando substituir o titular.

A Assembleia acontecerá no auditório da Secretaria de Administração e Finanças, situado à Avenida 22 de Janeiro, n° 5183, Centro, no dia 6 de dezembro de 2022, às 10:00h (dez horas).

Confira o Decreto de criação do Conselho na íntegra pelo link abaixo.

#Município 23/11/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Copa 2022: Confira o horário de expediente dos órgãos da Prefeitura nos dias de jogos do Brasil

Considerando o início dos jogos da copa do mundo de futebol, evento internacional de grande repercussão e comoção no país, devido à participação da Seleção Brasileira, a Prefeitura de Icapuí, por meio do Decreto Nº 035/2022, dispõe sobre o horário de expediente nos órgãos do poder público municipal.

I - Nos dias de jogos marcados para 13h, o expediente iniciará às 7h30 e encerrará às 12h;

II - As Secretarias, Autarquias e demais Órgãos da Administração Pública Municipal que possuem expediente até às 17h, nos dias de jogos marcados para 16h, o expediente iniciará às 7h30 e encerrará às 15h.

As atividades consideradas essenciais e de emergência que não admitem qualquer paralisação serão mantidas.

Havendo alteração na hora do jogo, o expediente iniciará às 7h30 e encerrará uma hora antes do início da partida.

Confira o decreto na íntegra no link abaixo.

#Município 04/11/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Gestão Municipal recebe Premiação Nacional por êxito na Administração Pública

Gestoras da Prefeitura de Icapuí participaram nos dias 3 e 4 de novembro do I Congresso Brasileiro de Gestão por Resultados, em Brasília, onde receberam a premiação Nacional de Gestão Pública Gerencial Municipal, referente aos anos de 2021/2022, avaliado pelo Índice de Governança do Conselho Federal de Administração (IGM/CFA).

A gestão foi avaliada na categoria de municípios com 20 mil a 50 mil habitantes com o PIB acima de 16.710, alcançando o índice IGM-CFA (5,25) e ocupando a posição 449 no grupo com 560 municípios.

O índice avalia as áreas de Finanças (investimento em educação, saúde, equilíbrio previdenciário e custo do legislativo), Gestão (gastos com pessoal e encargos, planejamento e transparência) e Desempenho (índices da educação, saúde, saneamento, meio ambiente, vulnerabilidade social e segurança).

O Congresso é um evento inédito, que reuniu prefeitos(as) e gestores(as) brasileiros(as) em torno da temática da Nova Gestão Pública (NGP), para mostrar a importância da adoção de metodologias, de sistemas, de tecnologias e a implementação de instrumentos de planejamento estratégico nos governos locais.

Representaram o Prefeito Lacerda, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, a Secretária de Administração e Finanças, Carmen Júlia, e a Controladora Geral do Município, Valéria Tomás.

O evento é uma realização do Instituto Brasileiro por Resultados (IBGR) em parceria com o Conselho Federal de Administração (CFA).

#Município 19/10/2022 SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO SAAE realiza desobstrução da rede coletora de esgoto

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Icapuí (SAAE) tomou conhecimento do problema de vazamento de esgoto em algumas vias públicas da cidade. Em seguida, foi protocolado um pedido de apoio à Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (Cagece) para fazer a limpeza geral na rede, uma vez que foi identificada a obstrução por areia e outros resíduos.

A Cagece atendeu ao pedido e disponibilizou hoje (19), dois equipamentos, um caminhão com um dispositivo a jato e outro com dispositivo a vácuo para realizar a limpeza e viabilizar a desobstrução, juntamente ao SAAE.

A previsão é de que o problema seja solucionado até a próxima sexta-feira (21).

#Município 18/10/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Oportunidade: IBGE abre vagas para nova seleção de recenseador em Icapuí

Mais um processo seletivo para preencher vagas de recenseador está sendo realizado, a partir dessa segunda-feira (17), pela Superintendência do IBGE, no Ceará. Nesta nova seleção são 635 vagas, as quais estão distribuídas em 32 municípios, em Icapuí são 4 vagas disponíveis.

As inscrições poderão ser feitas até quarta-feira (19), no posto de coleta do IBGE, na Escola Mizinha (Av. 22 de Janeiro). Para concorrer ao cargo é necessário ter concluído o ensino fundamental e comparecer ao posto portando documento com foto. Não será cobrada taxa de inscrição.

O trabalho do recenseador é temporário, e seu contrato poderá se estender até o final da coleta domiciliar. A remuneração será de acordo com a produção, e a carga horária mínima recomendada é de 25 horas semanais. Os candidatos selecionados passarão por um treinamento antes de serem contratados para o trabalho de campo.

#Município 06/10/2022 SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa mudança de endereço

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa mudança de endereço, agora a Autarquia está funcionando na Rua Chico Felix, N° 02, Centro, Icapuí-CE (em frente ao Fórum).

O SAAE é o órgão responsável por promover o abastecimento de água e esgotamento sanitário, contribuindo fundamentalmente para melhoria da qualidade de vida da população de Icapuí.

Atendimento de segunda a sexta-feira, de 7h às 13h30.

Contatos:

E-mail: saaeicapui1@hotmail.com

Fone: 88 3432-1206

#Município 03/08/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Recenseadores do IBGE iniciam visita domiciliar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio dos recenseadores, está realizando a partir deste mês, as visitas domiciliares para levantamento dos dados para o Censo 2022.

O censo é a única pesquisa domiciliar do país que reflete a realidade da população brasileira com precisão, pois a partir dos resultados obtidos é possível fazer tomadas de decisão, por parte dos governos, sobre os serviços básicos, como número de postos de saúde, escolas, empregos, e outros.

Por isso, é de fundamental importância que a população receba bem o recenseador e responda corretamente ao questionário. Os entrevistadores estarão identificados com colete, boné, crachá e seguem os protocolos sanitários, por conta da pandemia.

As informações prestadas são confidenciais e protegidas, por isso, a entrevista é segura e rápida, de aproximadamente 15 minutos. Para quem deseja confirmar a identidade do recenseador, deve ligar para o 0800 721 8181 ou acessar o site respondendo.ibge.gov.br.

Essa é uma das maiores operações censitárias do mundo, atendendo os 5.570 municípios do país e cerca de 75 milhões de domicílios em todo o Brasil.

#Município 26/07/2022 SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO Conselho Municipal de Controle Social de Saneamento Básico avalia tarifa de serviço de esgotamento sanitário

Os membros do Conselho Municipal de Controle Social de Saneamento Básico se reuniram na última quinta-feira, 14, no auditório da Secretaria da Educação, para fazer a avaliação, baseada na Resolução da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS CE), para tratar da fixação da tarifa de serviço de esgotamento sanitário municipal.

O Conselho analisou o relatório de reajuste dos valores das tarifas de abastecimento de esgotamento sanitário e dos preços públicos dos demais serviços correlatos no município, realizado pela Agência Reguladora, bem como a resolução que trata dos benefícios aos usuários vinculados à rede coletora.

O planejamento dos serviços de saneamento é de responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Icapuí (SAAE). Já a agência reguladora, por sua vez, verifica o cumprimento do disposto nos planos de saneamento pelo prestador de serviços.

O Conselho é o responsável pela formulação, planejamento, regulação e avaliação da Política e do Plano Municipal de Saneamento Básico Municipal.

#Município 30/10/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeito convoca comitê emergencial para enfrentar problemas do avanço da maré O prefeito Lacerda convocou na manhã de hoje, 30, em seu gabinete, a formação de um Comitê de Emergência para o enfrentamento dos problemas decorrentes da erosão marinha que tem afetado nossa orla, atingindo com maior impacto a comunidade da Barrinha, onde cerca de 10 famílias tiveram que deixar suas casas.

Os assistentes sociais do município visitarão as famílias atingidas para fazer um levantamento da situação. Uma reunião será feita com a comunidade para esclarecer a respeito de medidas paliativas que serão tomadas, como o aluguel social no intuito de salvaguardar a vida das pessoas nesse momento difícil.

O comitê é formado pelas secretarias de Governo, de Infraestrutura e Saneamento e de Assistência Social, Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), a Defesa Civil, a Associação dos Moradores da Barrinha (AMBA) e o vereador Cláudio Roberto.

#Município 08/10/2019 SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO Audiência pública discutirá criação de agência reguladora intermunicipal de saneamento básico A Câmara dos Vereadores sediará amanhã, a partir das 8h30, uma audiência pública para tratar da criação de uma agência reguladora intermunicipal de saneamento básico. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Icapuí e de outros municípios estão empenhados em discutir o assunto com a população. O diretor do SAAE de Jaguaribe e presidente regional da Associação dos Serviços Municipais de Saneamento Básico (ASSEMAE), Ronaldo Nunes, estará presente dando sua contribuição.
#Município 07/10/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Eleição do Conselho Tutelar reelege quatro membros e escolhe um novo integrante A eleição do Conselho Tutelar realizada ontem, 6, em Icapuí resultou na recondução de quatro conselheiras para mais um mandato e na escolha de um novo integrante. Foram 4.144 votos no total distribuídos em 15 locais de votação.

O candidato mais votado, Magno Nascimento, obteve 801 votos que o credencia para o mandato de 2020-2024 juntamente com as conselheiras Francilvânia (621 votos), Amanda Rebouças (569), Biana (565) e Neuma (486) que serão reconduzidas a mais quatro anos de trabalho.

Christiane (277), Ireuda (232), Quilvia (196), Maria Antônia (177), Camila Jakeanne (89), Dênys (69), Lucilene (24), Regilane (2) e Matheus Rebouças (2) ficam na suplência. Seis votos foram em branco e 28 nulos.

O pleito foi conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA). A posse acontecerá em janeiro do próximo ano.
#Município 02/10/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Confira os locais de votação para eleição de conselheiros tutelares no domingo, 6 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) divulgou os locais de votação para a escolha dos futuros integrantes do Conselho Tutelar. No próximo domingo, 6, das 8h às 17h, os eleitores com domicílio eleitoral em Icapuí terão a oportunidade de escolher cinco integrantes do órgão para a gestão 2020-2024.

Serão 15 locais de votação distribuídos em escolas, Centros de Educação Infantil e associação de moradores, nos quais serão instaladas 20 urnas eletrônicas.

O voto é facultativo e qualquer cidadão maior de 16 anos inscrito como eleitor icapuiense. O cidadão deve comparecer ao local de votação com seu título de eleitor (o físico ou o digital, chamado de e-título) e documento oficial de identidade com foto.

Concorrem à função de Conselheiro Tutelar 14 candidatos, mas cada eleitor poderá votar somente num candidato.

A seguir, os candidatos listados de acordo com a ordem alfabética e seus respectivos números. Mais abaixo há uma lista com os locais de votação.

CANDIDATOS
Amanda Rodrigues 111
Biana 333
Camila Jakeanne 100
Christiane Miranda 123
Denys Souza 555
Francilvania Rebouças 700
Ireuda Maria 530
Lucilene Nenê 103
Magno (Maguinho) 888
Maria Antônia 222
Matheus Rebouças 777
Neuma 909
Quilvia Queli 245
Regilane 200
#Município 27/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Instituição ofertará cursos profissionalizantes gratuitos em Icapuí Os icapuienses terão mais uma oportunidade de se qualificarem para o mercado de trabalho participando de cursos profissionalizantes gratuitos. As aulas começam no dia 13 de outubro, acontecendo em quatro domingos, na Escola Professora Mizinha.

As oportunidades são para assistente administrativo com RH; atendente de clínicas, hospitais e laboratórios; atendente e auxiliar de farmácias e operador de caixa e repositor de supermercado.

Os interessados podem se matricular pelo site www.unicursosfortaleza.com.br. Para outras informações, deve entrar em contato com a empresa responsável através do WhatsApp (85) 99928-0325, (85) 99752-3333 ou (85) 99656-0280.

Será cobrada uma taxa para emissão dos certificados.

OBS. As aulas iniciariam no próximo domingo, 6, mas devido à Escola Mizinha ser um dos locais de votação da eleição do Conselho Tutelar tiveram que ser adiadas para o dia 13.
#Município 24/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Reunião do IBGE em Icapuí inicia preparativos para o Censo Demográfico 2020 Icapuí foi sede de uma Reunião de Planejamento e Acompanhamento para o Censo Demográfico 2020 nesta segunda-feira, 23. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando encontros em todos os municípios brasileiros para dar transparência a todas as atividades do Censo que será realizado a partir de agosto do próximo ano.

"Nenhuma outra pesquisa tem a abrangência do Censo. Ele é a base para o planejamento público e privado para os próximos dez anos", explicou o técnico do IBGE, Davidson Newton, coordenador de área do Censo.

Participaram da reunião secretários, presidentes e diretores de autarquias, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISERPUMI) e técnicos da gestão.

As reuniões não são só feitas com representantes das administrações municipais, mas com diversas entidades, como associações de moradores, entidades de classe, sociedade civil, entre outras, que podem ajudar no apoio à coleta e divulgação, uma vez que o Censo é feito para todos e será respondido por todos.

REFLEXOS

O Censo Demográfico, realizado a cada 10 anos, é uma fonte de dados muito importante sobre a população brasileira. Influencia diretamente no planejamento público e privado dos próximos anos. Um exemplo disso é que ele servirá de base de cálculo para o Fundo de Participação do Município e outros repasses de verbas federais.
#Município 18/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Primeira audiência pública da LOA 2020 discute as prioridades da saúde e educação O orçamento do próximo ano começou a ser discutido pelo governo municipal e a sociedade icapuiense hoje, 18, na primeira audiência pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020. Representantes de conselhos, secretários, servidores, gestores e usuários da saúde e da educação estiveram reunidos no auditório da Secretaria de Educação discutindo os temas pertinentes a cada área.

A secretária de Governo, Rosário Rebouças, ressaltou a importância do planejamento e da realização da audiência pública para discutir com a sociedade quais são as principais necessidades para o orçamento do ano que vem.

"Momentos como esse geram mais participação e controle do que é gasto, elencam prioridades e permitem a gente saber onde e como estamos e aonde queremos chegar", destacou a titular da pasta.

O assessor contábil Helder Medeiros ficou responsável por explicar o que é a LOA e sua importância, como são constituídas as receitas e as despesas e quais são as estimativas de arrecadação do município em 2020.

No final do evento, os participantes tiraram dúvidas, fizeram questionamentos e sugestões de ações, atividades e serviços que podem ser incluídos na formatação da LOA que, após ser concluída, será encaminhada para votação na Câmara dos Vereadores.

As discussões continuam amanhã, 19, no mesmo local, a partir das 8h, com representantes das comunidades, pessoal das demais secretarias e instituições municipais.

FACILIDADE

Além das discussões presenciais, os icapuienses podem dar suas sugestões respondendo um questionário eletrônico disponível no link abaixo.

Participe você também do governo de sua cidade!
#Município 12/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura convida população para audiências públicas sobre a LOA 2020 A Prefeitura Municipal de Icapuí convida a população e instituições a participar de duas audiências públicas para elaborar e discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020. Os dois encontros serão realizados nos dias 18 e 19, a partir das 8h, no auditório da Secretaria de Educação, Avenida 22 de Janeiro.

A Secretaria de Governo separou as discussões em temáticas para facilitar e agilizar o andamento das audiências. No primeiro dia, os públicos alvos são profissionais e usuários das áreas da saúde e educação. No segundo dia, são convidados gestores e técnicos da gestão e sociedade civil.

A LOA é o instrumento de planejamento utilizado pelos governantes para gerenciar as receitas e despesas públicas em cada exercício financeiro. Representa elemento fundamental na gestão dos recursos públicos, uma vez que sem ele o administrador não recebe autorização para executar o orçamento.

Todas as sugestões colhidas nas audiências públicas serão analisadas no seu aspecto constitucional e de viabilidade econômica do município.
#Município 30/08/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ População de Icapuí se aproxima dos 20 mil habitantes, aponta IBGE O município de Icapuí possui 19.934 habitantes. O número foi apresentado em um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgado na última quarta-feira, 28, sobre as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2019.

No mesmo trabalho realizado em 2017, a população local foi estimada em 19.685 habitantes. Entre os 184 municípios cearenses, Icapuí é o 103° mais populoso.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.

As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos munícipios.

O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.

MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DO CEARÁ:

1° - Fortaleza - 2.669.342
2° - Caucaia - 361.400
3° - Juazeiro do Norte - 274.207
4° - Maracanaú - 227.886
5° - Sobral - 208.935

MUNICÍPIOS MENOS POPULOSOS DO CEARÁ:

Granjeiro - 4.844
Guaramiranga - 5.193
Baixio - 6.288

MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DO BRASIL:

1° - São Paulo-SP - 12.252.023
2° - Rio de Janeiro-RJ - 6.718.903
3° - Brasília-DF - 3.015.268
4° - Salvador-BA - 2.872.347
5° - Fortaleza-CE - 2.669.342
6° - Belo Horizonte-MG - 2.512.070
7° - Manaus-AM - 2.182.763
8° - Curitiba-PR - 1.933.105
9° - Recife-PE - 1.645.727
10° - Goiânia-GO - 1.516.113
#Município 14/08/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí lamenta falecimento de Manoel de Otávio É com profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento de Manoel Pereira da Costa, mais conhecido como Manoel de Otávio. O icapuiense de 81 anos, que em muito contribuiu com o desenvolvimento do município, deixa saudades aos familiares e amigos.
#Município 07/08/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Palestra alerta para segurança dos dutos de combustíveis em Icapuí Funcionários da Transpetro realizaram uma palestra para servidores da Prefeitura Municipal de Icapuí sobre uma faixa de dutos de combustíveis que passa pelo território icapuiense, próximo à BR 304. A "Palestra técnica - processo de interferência" foi dada pelo supervisor Wendel Soares e pelo técnico em faixa de dutos, Hudson Pereira, na sala de reuniões da Secretaria de Governo.

Foram dadas explicações sobre as faixas de dutos, pontos de recebimento e entrega de material, transporte, inspeção e manutenção das estruturas, entre outras.

"Todo esse trabalho que realizamos de educação ambiental tem um só objetivo: colocar a segurança das pessoas em primeiro lugar", destacou o supervisor Wendel Soares.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Governo, Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), Secretaria de Infraestrutura e Saneamento e da Secretaria de Administração e Finanças.

Durante o encontro foram entregues as plantas referentes ao traçado do Gasoduto GASFOR, que atravessa alguns municípios do Ceará.

A Transpetro é uma empresa subsidiária da Petrobras para o transporte e a logística de combustível no Brasil.

CONTATO

Qualquer pessoa pode entrar em contato com a Transpetro para informar problemas, vazamentos, explosão, construções, ocupação irregular, tirar dúvidas, fazer denúncias, entre outros assuntos sobre as faixas de dutos através do telefone 168. A ligação é gratuita e pode ser feita 24 horas.
#Município 13/06/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta-feira, 14 A Prefeitura de Icapuí decretou ponto facultativo no expediente desta sexta-feira, 14. O Decreto 013/2019, de 7 de junho de 2019, considera que no dia 14 de junho acontecerá uma greve geral com abrangência nacional, amplamente divulgada pela imprensa, contra a reforma da previdência.

Terão funcionamento normal os serviços considerados essenciais à população, a saber, os de saúde, estes prestados no Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros.
#Município 12/06/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Uma Icapuí do passado pelas lentes de um repórter fotográfico paulista O repórter fotográfico José Luis da Conceição encontrou nos seus arquivos pessoais algumas fotografias que fez em Icapuí há 22 anos. O paulista esteve no Ceará e em Mirangaba (Bahia), em 1997, fotografando para um material do jornal O Globo sobre a educação que tinha dado certo e a que deu errado.

"Foi em Icapuí que fotografei o lado positivo, onde até cantei para as crianças a canção dos escoteiros", revela.

O profissional que já trabalhou também no jornal O Estado de São Paulo quer um dia voltar aos municípios para "conferir como ficaram aquelas escolas, saber do destino daquela professora que lecionava a noite iluminada pelo lampião, ou outras que sequer havia carteira escolar".

Em Icapuí, o repórter fotográfico vai encontrar duas Escolas Nota Dez e uma educação que só faz melhorar na gestão Quem ama cuida. Esperamos que em Mirangaba as coisas estejam indo tão bem como aqui.
#Município 18/02/2019 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura auxilia processo de criação de associação dos mototaxistas de Icapuí A Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Governo, está assessorando um grupo de mototaxistas do município na criação da associação municipal dos mototaxistas. O primeiro encontro aconteceu na manhã da última sexta-feira, 15, no Centro de Pastoral Maria Elineude de Carvalho.

O objetivo desse acompanhamento por parte da administração municipal é fazer com que os profissionais tenham a noção da importância que é criar uma organização para que, de fato, sejam mais reconhecidos e organizados como classe, bem como possam adquirir vários direitos - o que só é possível ter quando se cria pessoa jurídica.

O mototaxista Cássio Marques Rebouças sabe bem os benefícios da criação da entidade.

"Queremos criar essa associação para que tenhamos mais direitos, ter mais benefícios com a organização dos mototaxistas, ter mais conhecimento uns com os outros, e tendo essa associação, a gente vai ter reuniões e organização [de classe]", destacou.

A assessora de relações com a comunidade, Ana Paula Lima, que está conduzindo esse assessoramento, explica o andamento do processo.

"No próximo encontro, levaremos advogado e contador pra fazer todas as orientações legais e técnicas para que, em curto espaço de tempo, se crie de fato a associação dos mototaxistas de Icapuí, que se chamará Henrique Rebouças, em homenagem ao primeiro mototaxista que deu o pontapé inicial a essa profissão em Icapuí", enfatizou.
#Município 06/02/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Pesca e aquicultura movimentaram mais de R$ 46 milhões ano passado em Icapuí O setor pesqueiro e aquícola movimentou R$ 46.539.021,00 em 2018, um crescimento de 7,7% em relação a 2017. Os dados estão em um relatório divulgado pelo Departamento de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA). Lagosta, camarão, peixe marinho e tilápia são os produtos mais lucrativos.

No ano passado, a pesca da lagosta teve um crescimento de 9,41% em relação ao ano anterior. Estima-se que 15 mil pessoas dependem direta e indiretamente do negócio. São aproximadamente 1.500 embarcações e cinco mil pescadores cadastrados, segundo a Colônia Z17 e o Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Artesanais, Marisqueiras e Trabalhadores e Trabalhadoras na Pesca Artesanal de Icapuí (SINDIPAMI).

Voltada para o mercado externo, o negócio é a atividade de maior importância socioeconômica do município. Cerca de 1.620 pescadores fazem o Seguro Defeso, resultando num total de R$ 8.083.800,00.

A produção do camarão foi de R$ 5.026.950,00. Atualmente, cinco fazendas produzem o crustáceo em viveiros de engorda e um laboratório de pós-larvas marinhas.

A captura e o comércio de peixe marinho cresceram cerca de 90%. A produção subiu de R$ 1.200.000,00 em 2017 para R$ 2.280.000,00 no ano passado. Cavala, serra, cioba, dentão, guarajuba e atum são algumas das espécies mais comuns.

Outro ramo que apresentou crescimento foi a cultura da tilápia: 7,58%, com um valor total de R$ 90.371,00.

EQUIPE TÉCNICA

É composta por Iran Félix, titular da Sedema; Maurício Valente, supervisor de Departamento e Alex Marques e Eriberto Fernandes, ambos técnicos em aquicultura.

Confira os dados:
#Município 07/01/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí repudia atos de violência A Prefeitura Municipal de Icapuí repudia veementemente os atos criminosos que resultaram no incêndio de um ônibus escolar, em Morro Alto, no último sábado, 5, e na destruição do prédio da Estação Ambiental Mangue Pequeno, em Requenguela, na noite deste domingo, 6. A gestão municipal se solidariza com todos que trabalham, pesquisam ou estudam na instituição gerida pela Fundação Brasil Cidadão. Trata-se de uma perda irreparável de um rico patrimônio histórico e ambiental de Icapuí. O prefeito Raimundo Lacerda Filho está em Fortaleza solicitando do Governo do Estado do Ceará reforço na segurança pública do município.
#Município 06/12/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura lamenta o falecimento de Maria Lici Rodrigues É com profundo pesar que a Prefeitura de Icapuí lamenta o falecimento de Maria Lici Rodrigues, ocorrido na noite dessa quarta-feira, 5. A icapuiense de 79 anos deixa saudades aos filhos Iran Félix (gestor da Sedema), Ivanildo Félix, Iranildo Félix e demais familiares e amigos.

A gestão municipal, através do prefeito Lacerda Filho e de todos os servidores públicos, apresenta condolências neste momento difícil.
#Município 22/10/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Mais de 15 mil eleitores vão às urnas no próximo domingo em Icapuí No próximo domingo, 28, dia do segundo turno das Eleições, 15.137 eleitores de Icapuí irão às urnas escolher o novo presidente do Brasil. São 53 seções eleitorais distribuídas em 20 locais de votação. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) e fornecidos pelo Cartório da 8ª Zona Eleitoral.

Vale ressaltar que, em relação à eleições em anos anteriores, houve mudança no local de votação em duas seções: a de número 150, de Peixe Gordo, que funcionava na Escola Prof. Luiz Gonzaga Ferreira, está funcionando no Posto de Saúde e a de número 154, de Ponta Grossa, que funcionava na Escola Antônio Crispino, está funcionando na Igreja Assembleia de Deus.

Serão utilizadas 53 urnas eletrônicas e nove estarão como reserva caso precise haver substituição.
#Município 22/09/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura lamenta falecimento da estudante Vanessa Kauanny A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento precoce de Vanessa Kauanny, na madrugada deste sábado, 22 de setembro de 2018, aos 13 anos de idade.

Vanessa era aluna da Escola de Ensino Fundamental Professora Mizinha e participante da turma de iniciação musical da Orquestra de Sopros de Icapuí.

A Prefeitura de Icapuí, através do Prefeito LACERDA FILHO e todos os servidores públicos apresentam condolências aos familiares e amigos nesta hora de profundo pesar.
#Município 13/09/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ UTILIDADE PÚBLICA: Viação São Benedito iniciará nova rota litorânea Icapuí-Fortaleza a partir de segunda, 17
A Viação São Benedito vai ampliar a rota da empresa no município de Icapuí a partir desta segunda-feira, 17. Diariamente, a empresa faz o trajeto em dois horários, no turno matutino, com direção à Fortaleza.

O primeiro ônibus sai de Grossos, Rio Grande do Norte, às 5h30, passando pelo Centro de Icapuí por volta das 6h30, seguindo a rota pela via litorânea passando pelas comunidades de Barreiras, Picos, Vila Nova e Redonda, e segue para a capital cearense.

Já no trajeto Fortaleza-Icapuí, o coletivo sairá por volta de 6h30 da capital, passando em Aracati às 9h45, continuando o percurso por Redonda, Vila Nova, Picos, Barreiras de Mutamba, com a chegada no Centro de Icapuí.

O segundo ônibus, que passa por Icapuí com destino a Fortaleza chega à Praça Central Adauto Róseo entre 7h30 e 8h, continuará fazendo o mesmo percurso de costume, direto, sem passar pela via litorânea.

HORÁRIOS

> 5h30 - Grossos-Fortaleza - passando por Icapuí por volta das 6h30 (nova rota - via litorânea)
> Grossos-Fortaleza - passando por Icapuí por volta das 7h30 (rota tradicional)
> 6h30 - Fortaleza-Icapuí - chegando em Icapuí por volta das 10:30
#Município 27/08/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Nota de pesar pelo falecimento de José de Arimatéa Rebouças A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento de José de Arimatéa Rebouças, neste domingo, 26 de agosto de 2018.

"Dedezão", como era carinhosamente conhecido por familiares e amigos, tinha 56 anos de idade, era trabalhador autônomo, e pai da funcionária pública Deisely Maia, que exemplarmente presta serviços a este município como Coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde.

A Prefeitura de Icapuí, através do Prefeito LACERDA FILHO e todos os servidores públicos apresentam condolências aos familiares e amigos nesta hora de profundo pesar.
#Município 14/08/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura convida armadores e pescadores para discutir a urbanização do porto da Barra Grande A Prefeitura Municipal de Icapuí convida moradores, armadores e pescadores para participar da reunião que discutirá sobre a implantação do Projeto de Urbanização do Porto da Barra Grande, será nesta segunda-feira, 20, às 8h, no auditório da Secretaria de Educação.

Na ocasião, será apresentada e discutida a proposta do projeto com a comunidade, pescadores e armadores que fazem uso do espaço.

O supervisor do departamento de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), Maurício Barbosa, enfatiza a importância da participação dos usuários da Barra Grande nesse processo.

"Já imaginou um projeto desse ser elaborado sem a participação dos pescadores, fazer um cais em um local que não vai facilitar o embarque e desembarque? Nesses momentos é fundamental a participação dos pescadores e armadores. O prefeito quer que eles façam parte na elaboração desse projeto", acrescentou.
#Município 28/07/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura lamenta falecimento de ex-funcionário do município A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento de Francisco de Assis da Silva, morador da comunidade de Melancias de Cima, um funcionário que por mais de uma década se dedicou ao serviço público municipal. Aos 84 anos, ‘Seu Assis’, como era conhecido por todos, deixou este mundo na manhã de ontem, 27.

Seu Assis desenvolvia, com excelência, sua função de condutor de ônibus escolar. Era querido e respeitado por toda a comunidade.

O corpo está sendo velado em sua residência, em Melancias de Cima, e o sepultamento será no cemitério da comunidade, às 15h30 de h
oje.
#Município 18/06/2018 CAMARA MUNICIPAL DE ICAPUI Ministério do Trabalho realizará mutirão para emissão de Carteira de Trabalho em Icapuí Uma equipe do Ministério do Trabalho realizará um mutirão para emissão de primeira e segunda via da carteira de trabalho em Icapuí. Será nesta terça-feira, 19, e quarta-feira, 20, na Câmara de Vereadores, a partir das 9hs. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Jobede Cirilo, em pronunciamento nas redes sociais.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS

Para emissão da primeira via, o interessado deve apresentar:
- documento oficial de identificação civil que contenha nome do interessado; data, município e estado de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de residência com CEP;
- Comprovação obrigatória do estado civil por meio de Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado) - com averbação, se for o caso (se separado, divorciado ou viúvo).
- Foto 3x4, com fundo branco, com ou sem data, colorida e recente, que identifique plenamente o solicitante.

Em caso de segunda via, é preciso apresentar:
- Documento oficial de identificação civil que contenha nome do interessado; data, município e estado de nascimento; filiação; nome e número do documento com órgão emissor e data de emissão;
- Cadastro de Pessoa Física (CPF);
- Comprovante de residência com CEP;
- Comprovação obrigatória do estado civil por meio de Certidão de Nascimento (se solteiro) ou Casamento (se casado) - com averbação, se for o caso (se separado, divorciado ou viúvo).
- Documento que comprove o número da via anterior;
- Boletim de ocorrência (nos casos de 2ª via por furto, roubo, perda ou extravio);
- CTPS inutilizada/danificada (nos casos de 2ª via por inutilização).
#Município 15/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura realizará diagnóstico econômico buscando atrair investimentos A prefeitura de Icapuí realizará um estudo diagnóstico para elaborar estratégias de fomento ao desenvolvimento econômico local. Esse trabalho contará com apoio metodológico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

A novidade foi discutida ontem, 14, em reunião com o SEBRAE e a equipe da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), em Fortaleza, com pauta relacionada a estratégias de políticas de investimentos com foco no desenvolvimento econômico sustentável de Icapuí.

Estiveram presentes a secretária de Governo, Rosário Rebouças, o secretário de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), Iran Félix e a assessora de Relação com as Comunidades, Ana Paula Lima.

Após a conclusão do diagnóstico serão criadas estratégias para atrair investimentos para o município.
#Município 13/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura lamenta falecimento de jovem artista icapuiense A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento do jovem Laércio Nascimento Bezerra, filho de Francisco Sebastião Bezerra e Maria Nazareth Nascimento Bezerra. Com apenas 16 anos, o artista “Sabiá da Mata”, como era conhecido, deixará uma lacuna na cultura icapuiense.

Laércio era aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Gabriel Epifânio dos Reis, amante de voleibol e um destaque no município como embolador e repentista, apesar da pouca idade.

Em decorrência do falecimento, o prefeito Raimundo Lacerda Filho decretou luto oficial de três dias no município.

ADIAMENTO

A abertura oficial do Mobiliza Educação Mais Copaic que aconteceria amanhã, 14, na quadra da Escola Professora Mizinha, foi adiada. A nova data será definida e divulgada posteriormente.

Da mesma forma, o curso de Introdução de Fundamentos da Informática e Internet, que iniciaria as aulas nesta quinta-feira, 14, no laboratório de informática da Escola Gabriel, também foi adiado.

CANCELAMENTO

A Escola Gabriel cancelou as aulas nos horários vespertino e noturno de hoje, 13, e do turno matutino de amanhã, 14. O calendário de avaliações do segundo bimestre ficou adiado para sexta-feira, 15.
#Município 11/05/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Convênio ajudará moradores da Ariza e Vila Nova na busca pela regularização fundiária Há mais de uma década os moradores da Ariza e Assentamento Vila Nova lutam pela regularização fundiária de suas terras. A Prefeitura Municipal de Icapuí vai ajudar nessa empreitada. A gestão se reuniu com as comunidades na tarde de ontem, 10, na casa de farinha de Vila Nova, para assinar um convênio que visa contratar um advogado para acompanhar o processo.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho disse que é um prazer poder dar essa contribuição assinando esse convênio.

"Evidentemente, não vamos deixar de lado. Vamos acompanhar de perto, buscando êxito nessa ação que dá a titulação às terras, para que vocês possam ter, de fato e de direito, um pedaço de terra que tanto esperam", ressaltou.

A assessora de Relações com a Comunidade, Ana Paula Lima, enfatizou a importância da parceria entre a prefeitura e a associação de moradores dessas comunidades.

"Através das associações de moradores das duas comunidades que solicitaram essa parceria com a gestão municipal de Icapuí, foi assinado o convênio para dar continuidade a essa causa justa, que há tantos anos merece esse reconhecimento, essa regularização", destacou.

Os moradores agradeceram o apoio a essa causa que se arrasta há mais de uma década.

"Quero agradecer ao nosso prefeito, por estar do nosso lado. Posso dizer que essa assinatura foi tudo, por essa assinatura nós vamos conseguir nossos títulos", agradece Maria Nazirene Lopes, do Assentamento Vila Nova.

José Carlos da Silva Neto, integrante da comissão Pastoral da Terra da Igreja Católica, que é parceira das famílias, também participou do momento.

"Entendemos que esse convênio é importante pela necessidade que eles têm de uma demanda de ações na justiça. Esse advogado irá nos ajudar nesses processos", acrescentou.
#Município 08/05/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Pesca movimentou mais de R$ 42 milhões em Icapuí no ano passado A cadeia produtiva da pesca movimentou mais de R$ 42 milhões em Icapuí no ano de 2017. A lagosta é o produto mais lucrativo, seguido pelo camarão, peixe marinho e a tilápia. Estima-se que 15 mil pessoas dependem, direta ou indiretamente, do setor.

Voltada basicamente para o mercado externo, a produção total da lagosta no ano passado foi de 491,7 toneladas, gerando um montante de R$ 28.309.500,00. Comparado a 2015, a produção foi aproximadamente 50% menor.

Eriberto Fernandes, técnico do Departamento de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) explica as causas.

"Fatores climáticos e ambientais, a migração do crustáceo, a pesca predatória e a pesca em período de defeso são os principais motivos. Além disso, a pesca sempre tem esse ciclo, uma safra boa de dois a quatro anos, depois, no quinto ano já vem com um menor volume e fica oscilando", detalhou.

A carcinicultura no município iniciou-se em 2002 e hoje conta com cinco fazendas produzindo camarão da espécie litopenaeus vannamei e laboratório de larvicultura. A produção no município alcançou a marca de 91.5 toneladas de camarão branco, gerando um montante de R$ 6.090.500,00.

A piscicultura em Icapuí é predominantemente de águas oligohalinas (0,5 a 0,6 ppt), sendo disseminada na região a cultura da tilápia nilótica. Existem atualmente 11 produtores com um total de 24 tanques.

A produção do pescado, segundo dados da Associação dos Aquicultores de Icapuí (AQUAFIC) alcançou a marca de 12 toneladas e um montante de R$ 84.000,00. Vale salientar que o setor sofreu uma queda na produção do pescado no ano passado.

EMPREGABILIDADE

De acordo com o Departamento de Pesca e Aquicultura da Sedema, existem cerca de 1.500 embarcações, sendo 324 licenciadas e cinco mil pescadores cadastrados em entidades de classe como a Colônia Z17 e o Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Artesanais, Marisqueiras e Trabalhadores e Trabalhadoras na Pesca Artesanal de Icapuí (SINDIPAMI).

Dos cinco mil trabalhadores, 1.620 fazem seguro defeso, gerando um montante de R$ 7.632.000,00 por ano.
#Município 07/05/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Marinha prestará serviços a proprietários de embarcações e pescadores em Icapuí Uma equipe da Agência da Capitania dos Portos de Aracati estará em Icapuí entre os dias 7 e 21 deste mês prestando serviços a proprietários de embarcações e pescadores. O atendimento acontecerá na Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), a partir das 8h.

Durante esse período, o órgão prestará alguns serviços à população, como a regularização de embarcações; renovação de carteiras de pescadores; palestras de segurança do tráfego aquaviário, prevenção de incêndio a bordo e uso de coletes salva vidas; fiscalização do tráfego aquaviário, fiscalização das embarcações empregadas na pesca, entre outras atividades.

A Sedema está localizada na Avenida Jardim Paraíso (CE-261), em frente à casa redonda. O telefone para contato é o (88) 3432-1145.
#Município 17/04/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Pescadores devem receber primeira parcela do seguro-defeso em até 20 dias Os pescadores de Icapuí tiveram uma ótima notícia ontem, 16, com o anúncio da liberação do tão esperado seguro-defeso. Os trabalhadores do mar estão há cinco meses sem receber o seguro, no valor de R$ 954,00. A expectativa é de que a primeira das cinco parcelas seja liberada em até 20 dias.

Na Colônia de Pescadores Z-17, são 1.246 trabalhadores cadastrados. Ainda há outros profissionais filiados ao Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Artesanais, Marisqueiras e Trabalhadores e Trabalhadoras na Pesca Artesanal de Icapuí (SINDIPAMI).

A Prefeitura de Icapuí acompanhou o processo e apoiou a ida dos pescadores a uma reunião ontem em Fortaleza, fornecendo o transporte e recursos para outros custos.

Na sexta-feira passada, 13, foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Icapuí para debater e procurar soluções para o problema.

Para Rivânia Borges, presidente da Colônia, os esforços de todos foram fundamentais para a conquista.

"O pescador estava sofrendo, gritando pelo seu seguro-desemprego. Graças a luta de todos deu tudo certo. O ministério da pesca vai emitir uma relação de embarcações ao INSS para que seja providenciada essa licença o mais rápido possível", destacou Rivânia Borges.

A licença não estava sendo emitida pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) porque a Secretaria Especial de Agricultura e Pesca não estava repassando a documentação dos pescadores ao INSS.

DIREITO

De acordo com o INSS, o seguro-desemprego do pescador artesanal é uma assistência financeira temporária concedida aos pescadores profissionais artesanais que, durante o período de "defeso", são obrigados a paralisar a sua atividade para preservação da espécie.

Para ter direito, o pescador deve comprovar que exerce a pesca de maneira ininterrupta, seja sozinho ou em regime de economia familiar. No caso do Ceará, o defeso da lagosta vai de 1° de dezembro e mantido até 31 de maio.
#Município 27/03/2018 SECRETARIA DE GOVERNO NOTA OFICIAL: Prefeitura de Icapuí esclarece sobre carro adesivado em estacionamento de shopping "Não julgueis, para que não sejais julgados. Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós".

Em outras palavras, que não as de Mateus, é preciso cuidado com o que se vê, para não julgar sem medida. A imagem de um carro com adesivos da Prefeitura no estacionamento de um shopping em Fortaleza foi suficiente para toda sorte (ou revés) de juízo, por uma muito pequena parcela de pessoas. A Prefeitura Municipal de Icapuí esclarece que o referido veículo nem sequer foi entregue à cidade, embora faça parte de uma nova frota alugada, por meio de licitação. O proprietário da locadora, durante teste de calibragem de pneus, parou no shopping para assunto de ordem pessoal.

Quem não quer o mal, simplesmente não precisa julgar; quem quer o bem, pelo contrário, comemora, pois, que legal, o veículo está adesivado, calibrado, e prestes a vir nos servir. Isso, sim, é motivo de orgulho.

Falando em julgamento, não percam o espetáculo A Paixão de Cristo, nos dias 29 e 30 de março. O maior julgamento da história, contado por centenas de pessoas num momento cultural incrível para toda a família. Vida, paixão, morte e ressurreição de Cristo.
#Município 06/02/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí recebe nova frota de veículos para uso das secretarias A Prefeitura Municipal de Icapuí está com uma nova frota de veículos. São 15 carros e cinco motos a serviço da gestão municipal. Os automóveis são na cor branca e identificados com o símbolo do município e os nomes das secretarias.
#Município 23/01/2018 INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO Comparecimento ao Censo Previdenciário é de 94%; prazo é estendido até o dia 25 O Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Icapuí (ICAPREV) estendeu até a próxima quinta-feira, 25, a realização do Censo Previdenciário. Até agora, 93,64% dos 770 convocados (servidores, aposentados, pensionistas e demais segurados) compareceram ao procedimento.

Entre os 644 ativos, 612 já participaram do processo, o que resulta no índice de presença de 95,03%. Em relação aos 113 aposentados, 97 estão com a situação regularizada (85,84%). Dos 21 pensionistas, 19 já marcaram presença.

A presidenta do Icaprev, Elisamaira Pereira, disse que o processo está sendo feito dentro da normalidade e o comparecimento tem sido bastante satisfatório. "Esperamos atingir a marca de 100% de cadastrados", completou.

O recenseamento está sendo realizado no auditório da Secretaria de Educação, situada à Avenida 22 de Janeiro, Centro, Icapuí, no horário de 7h às 16h30min. A realização do censo está prevista no Decreto n° 054, de 15 de dezembro de 2017.

Quem não comparecer terá suspenso o pagamento da sua remuneração ou provento ou pensão até que a situação funcional seja regularizada.
#Município 20/12/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ NOTA OFICIAL: SAAE suspende edital do processo seletivo simplificado O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vem a público informar que o edital n° 01/2017 do processo seletivo simplificado, publicado na manhã de hoje, 20, está suspenso por tempo indeterminado até passar por uma reavaliação.

Agradecemos a compreensão.

Diretoria do SAAE.
#Município 29/11/2017 SECRETARIA DE GOVERNO Segundo Fórum dos Conselhos Municipais de Icapuí socializa ideias e ações Os representantes dos conselhos municipais estiveram reunidos na manhã de hoje, 29, no auditório da Secretaria de Educação, participando do segundo Fórum dos Conselhos Municipais de Icapuí. O momento foi de socialização de ideias e ações para fortalecimento das organizações da sociedade civil.

O Fórum dos Conselhos Municipais é uma articulação da Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Governo, que objetiva potencializar e fortalecer os conselhos.
#Município 29/11/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Revisão biométrica do TRE-CE para eleitores de 29 municípios se encerra amanhã, 30 De acordo com o órgão eleitoral, Icapuí e o município de Moraújo atingiram, até agora o maior índice, com 87% dos eleitores recadastrados.
#Município 13/11/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Icapuí receberá leite para distribuir a entidades socioassistenciais cadastradas A Prefeitura Municipal de Icapuí receberá e distribuirá, a partir de amanhã, 14, leite para 11 entidades socioassistenciais já cadastradas (outras ainda estão em processo) na Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA). O alimento faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e será entregue nas escolas públicas, centros de educação infantil, cadeia pública e Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

O PAA funciona através de uma parceria do município com o Governo do Estado do Ceará que beneficiará crianças e adultos de Icapuí. A prefeitura é responsável por operacionalizar e controlar o que é recebido e distribuído.

“Desde 2012 que esse programa não funciona em Icapuí, pois não existia empresa que trabalha com laticínio interessada em atuar nessa região que contempla Icapuí, Fortim, Aracati e Itaiçaba. Esse ano houve edital, uma nova chamada pública e agora tem essa empresa”, ressalta o coordenador municipal do PAA, Clayton Rebouças.
www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 17:01:03