CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Saúde 19/04/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde: Prefeitura adere ao projeto de Braços Abertos para fortalecimento da atenção primária

Gestores da Prefeitura de Icapuí participaram nessa quinta-feira (18), do lançamento do Projeto de Braços Abertos - Atenção desde o primeiro cuidado, realizado pela Secretaria de Saúde (SESA) do Governo do Estado do Ceará, no Instituto Centro de Ensino Tecnológico (CVT) de Limoeiro do Norte.

Na ocasião, também foi realizada a assinatura dos termos de adesão ao projeto, que incorporou a Planificação da Atenção à Saúde na Região Litoral Leste/Jaguaribe, no qual Icapuí é uma das cidades formativas do Planifica APS.

Participaram do momento, o prefeito Lacerda Filho, a primeira-dama e Secretária de Governo, Rhaysa Lacerda, a Secretária de Saúde Municipal, Ana Carla de Freitas, o Coordenador da APS, Rubenio Diego, os Gerentes de Território em Saúde e os Tutores Municipais do programa Planifica.

Os vinte municípios que aderiram ao Projeto de Braços Abertos são Aracati, Alto Santo, Ererê, Fortim, Icapuí, Iracema, Itaiçaba, Jaguaribe, Jaguaruana, Jaguaretama, Jaguaribara, Limoeiro do Norte, Morada Nova, Palhano, Pereiro, Potiretama , Quixeré, Russas, São João do Jaguaribe e Tabuleiro do Norte.

DE BRAÇOS ABERTOS - ATENÇÃO DESDE O PRIMEIRO CUIDADO

O projeto consiste no planejamento e na organização dos processos de trabalho das unidades de saúde básicas e especializadas, com foco no aperfeiçoamento da força de trabalho das equipes de Saúde da Família, de Saúde Bucal e de Atenção Primária.

É uma realização da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), desenvolvido em parceria com Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), Umane, Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems-CE).

#Saúde 12/04/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde: Icapuí recebeu três novas ambulâncias nessa quinta-feira (11)

Em vídeo publicado nas redes sociais, nessa quinta-feira (11), o prefeito Lacerda Filho anunciou a chegada de três novas ambulâncias para o município.

Os veículos de categoria "simples remoção" contam com ar-condicionado e vão somar a frota já existente, de forma a melhorar o deslocamento da população. Foram adquiridos por meio de recursos do Ministério da Saúde (Emenda da Dep. Federal Luizianne Lins), através de articulação do vereador Hélio Fernandes e professor Sérgio Araújo, além da contrapartida financeira da Prefeitura Municipal

Participaram do momento, o prefeito Lacerda Filho, a primeira-dama Rhaysa Medeiros Lacerda, a Secretária de Saúde, Ana Carla de Freitas, o Secretário de Infraestrutura, José Francisco da Costa (Deca), o vereador e presidente da Câmara de Vereadores, Hélio Fernandes, o professor Sérgio Araújo e o coordenador de transportes da Secretaria de Saúde, Francisco Luzivaldo.

O prefeito afirmou "que todos os veículos contam com ar-condicionado para melhor acomodar os pacientes e os profissionais que realizam esse trabalho tão importante de salvar vidas".

#Saúde 13/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde: iniciada campanha de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Com objetivo de prevenir a população contra a gripe, a Prefeitura de Icapuí iniciou a campanha de vacinação 2024 para os grupos prioritários, conforme recomendação do Ministério de Saúde. O imunizante já está disponível em todos os postos, atendimento de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 11h e de 13h às 17h.

Portar documentos: cartão do sus, CPF e carteira de vacinação.

O Dia D acontece no sábado (23), de 7h30 às 13h.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias)

- Idosos a partir de 60 anos

- Gestantes e puérperas (cartão da gestante ou exame de gravidez)

- Povos indígenas

- Professores do ensino básico ou superior (crachá com foto ou contracheque)

- Pessoas com deficiência permanente

- Caminhoneiros

- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso (crachá com foto ou contracheque)

- Trabalhadores portuários (crachá com foto ou contracheque)

- Forças de segurança e salvamento (crachá com foto ou contracheque)

- Forças armadas (crachá com foto ou contracheque)

- Pessoas em situação de rua

- Trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados, nos diferentes níveis de complexidade (carteira do conselho, contracheque, declaração do serviço de saúde em Fortaleza ou crachá com foto)

- População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas

- Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentes da idade (doenças: respiratória crônica, cardíaca crônica, renal crônica, neurológica crônica, além de diabetes, imunossupressão, obesidade grave, transplantados e portadores de trissomias) - apresentar exames, receitas, relatório médico ou prescrição médica com até seis meses.

#Saúde 12/03/2024 SECRETARIA DE SAÚDE Movimenta APS: 2ª Oficina de Planificação da Atenção Primária à Saúde aconteceu na quarta-feira (6)

Na última quarta-feira (6), a UAPS Catarina Evangelista de Sousa (Mutamba) recebeu a 2ª oficina do Planifica APS, onde ocorreu o giro pela unidade e conversa com os Agentes Comunitários de Saúde. A programação teve continuidade à tarde com a oficina sobre Território e Gestão de base populacional com a equipe da unidade formativa.

A ação faz parte do Projeto Movimenta APS, que tem como eixos ações de educação permanente; planificação da atenção à saúde - que consiste no planejamento e na organização dos processos de trabalho das unidades; e o aperfeiçoamento da força de trabalho.

Icapuí e Quixeré foram os municípios escolhidos entre os vinte da Região do Litoral Leste Jaguaribe, como unidades piloto do Programa, sendo chamados de Unidades Formativas (UF). Em Icapuí, foi escolhida a Unidade de Atenção Primária à Saúde Catarina Evangelista de Sousa I e II, da Mutamba, e os tutores municipais multiplicarão o programa para as outras sete Unidades de Saúde do município.

Participaram do dia de formações, as consultoras do CONASS, Sandra Denisse, Maria Aparecida e Mariana Barros, a Coordenadora da Atenção Primária do Estado, Thais Facó, técnicos da SESA, coordenadorias de saúde de Russas e Aracati, além de técnicos da saúde de Icapuí.

A qualificação é promovida pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Secretaria de Saúde do Estado do Ceará (SESA), e apoio do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (Cosems), Associação Umane e secretarias municipais de saúde.

#Saúde 01/09/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Capacitação: iniciado o curso Acolher para Cuidar - estratégias para organização do processo de trabalho

A Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a FioCruz/CE realizaram a abertura do curso Acolher para cuidar: estratégias para organização do processo de trabalho, na manhã dessa quinta-feira (31), no auditório da Escola Profissionalizante Jaime da Cunha Rebouças.

Com a missão de aprimorar as práticas na Rede de Atendimento à Saúde, bem como promover as habilidades necessárias para o aprimoramento da escuta ativa, comunicação interpessoal, organização do processo de trabalho e abordagem centrada no usuário. A capacitação é voltada para os profissionais da saúde do município e gerentes de Unidades de Atenção Primária (UAPS).

Participaram do momento, o vice-prefeito Jobede Cirilo, o secretário de saúde, Reginaldo Alves, a coordenadora da área descentralizada em saúde de Aracati, Magda Cardoso Nogueira, a coordenadora do projeto sistema saúde escola da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), e facilitadora da aula inaugural, Ana Paula Brilhante, além de servidores(as) da saúde.

Reginaldo Alves abordou "a capacitação é voltada para centralização do atendimento no cidadão, no usuário do SUS, de forma efetiva com acolhimento e cuidado. Este é o momento certo para refletirmos sobre nossas práticas, repensar a atenção dada aos pacientes", apontou.

Magda Cardoso reforçou que "acolher é muito mais do que receber, é saber em que contexto se dá o atendimento ao paciente, é considerar todas as esferas que perpassam a vida daquele usuário".

Ana Paula Brilhante disse "precisamos discutir o acolhimento diante de um modelo muito fragmentado, muito voltado para a figura do médico, e como nós podemos fazer a diferença nesse contexto? Precisamos reorganizar nossos processos de trabalho para melhorar a oferta dos serviços para a população", explanou.

O curso tem carga horária de 60h/a, com encontros quinzenais e término previsto para novembro.

#Saúde 21/07/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Agentes de Combate às Endemias recebem capacitação para vigilância da febre maculosa

O setor de endemias da prefeitura municipal recebeu durante essa semana, de 17 a 20, os técnicos Robson Cavalcante (biólogo) e Francisca Rosemary do laboratório de entomologia da Secretaria de Saúde do Governo do Estado (SESA), para uma capacitação referente a implantação da vigilância ambiental das riquetsioses, agente etiológico da febre maculosa.

A febre maculosa é uma doença infecciosa, pode variar desde as formas clínicas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade, é causada por uma bactéria do gênero Rickettsia, transmitida pela picada do carrapato.

A equipe esteve em campo realizando a coleta de amostras de carrapatos, possíveis vetores da doença, a fim de investigar a circulação da bactéria no município.

As amostras coletadas serão enviadas para a FIOCRUZ/RJ onde serão submetidas a análise riquetsial e os resultados serão compartilhados com o município posteriormente.

Após a capacitação, a equipe do setor de endemias continuará realizando os trabalhos de vigilância como rotina.

#Saúde 06/07/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Informação e Acolhimento: iniciado o grupo Encontro de Cuidado HiperAtivo

Aconteceu na tarde da última terça-feira (4), o primeiro "Encontro de Cuidado HiperAtivo", um grupo criado de forma intersetorial entre as secretarias de saúde e educação, voltada para as famílias de crianças diagnosticadas com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), e/ou com limitações similares.

O momento foi mediado pelas psicopedagogas Alaíde Costa, Willne Rebouças e o psicólogo Iago Sousa, contou com a participação de pais, mães e cuidadores de crianças atípicas.

Conforme Iago Sousa "estudos científicos apontam para a eficácia do trabalho com famílias no cuidado às crianças neuroatípicas, desta forma, a proposta é trazer para as crianças de Icapuí o que de melhor lhes pode ser oferecido", afirmou.

A hiperatividade (TDAH) é uma condição que afeta a capacidade de se concentrar e focar em determinadas atividades. Trata-se de um transtorno neurológico que causa um excesso de energia, em que, além da dificuldade de atenção, a pessoa também apresenta outros sintomas, como impulsividade excessiva, desorganização e inquietude.

Os encontros do grupo de família Cuidado HiperAtivo ocorrerão todas as terças-feiras, durante o mês de julho, às 15h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

#Saúde 19/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde e Educação realizam ação na rede escolar de prevenção ao Tracoma

A Secretaria Municipal da Saúde, por meio da Vigilância em Saúde e Atenção Primária, está realizando, em parceria com a Secretaria da Educação, a Campanha Nacional de Controle do Tracoma com ações nos Centros de Educação Infantil (CEI's) e nas escolas do município.

Visando a detecção e prevenção da enfermidade, a ação irá atender o público infantil, de faixa etária de 1 a 10 anos de idade.

O diagnóstico primário é realizado por profissionais de saúde, por meio de exame a olho nu, com o auxílio de uma lupa. No caso de positividade, o paciente e sua família serão acompanhados pela Unidade de Saúde da sua área.

A equipe local recebeu 10 unidades de lupas da Secretaria de Saúde do Governo do Estado para realização dos exames.

O tracoma é causado pela bactéria, Chlamydia trachomatis, que em contato com a conjuntiva ocular produz uma reação inflamatória na pálpebra superior, com aparecimento de folículos atingindo principalmente as crianças, caso não seja tratada pode prejudicar a visão.

CONFIRA ALGUNS SINTOMAS:

- coceira nos olhos;

- sensação de que há algo nos olhos;

- irritação e ardência nos olhos;

- lacrimejamento;

- vermelhidão nos olhos;

- sensibilidade à luz;

- olhos avermelhados e inchados; e

- pupila dilatada.

CRONOGRAMA DAS AÇÕES:

E.E.F Francisco Ezequiel da Costa - CVTP - 17/04 das 07:30 ÁS 10:30/13:30 ás 16:30

C.E.I Jose Claudio Rodrigues- CVTP - 17/04 das 07:30 ÁS 10:30/13:30 ás 16:30

E.E.F Horizonte da Cidadania- Redonda - 18/04 das 07:30 ás 10:30/13:30 ás 16:30

C.E.I Francisca Luiza de Jesus- Redonda - 18/04 das 07:30 ás 10:30/13:30 ás 16:30

E.E.F Joana Marques Bezerra - Barreiras de Cima - 19/04 das 07:30 ás 10:30/13:30 ás 16:30

C.E.I Ana Rodrigues da Silva - Vila Nova - 19/04 das 07:30 ás 10:30/13:30 ás 16:30

E.E.F Raimunda Lacerda - Mutamba - 27/04 das 07:30 ás 10:30/13:30 ás 16:30

E.E.F Carlota Tavares de Holanda - Ibicuitaba - 28/04 das 07:30 ás 10:30/13:30 ás 16:30

C.E.I José Antero Rebouças - Morro Pintado - 28/04 das 07:30 ás 10:30/13:30 ás 16:30

C.E.I Maria Helena Rebouças Marques - Manibú - 24/04 das 07:30 ás 10:30/13:30 ás 16:30

E.E.F Maria Edilce Barbosa - Melancias de Baixo - 24/04 das 07:30 ás 10:30/13:30 ás 16:30

C.E.I Ângela Maria de Gos - Centro - 25/04 das 07:30 ás 10:30/13:30 ás 16:30

C.E.I Raimunda Medeiros Rebouças - Serra de Cajuais - 26/04 das 07:30 ás 10:30/13:30 ás 16:30

C. E. I. Rosa Filomena - 26/04 das 07:30 ás 10:30/13:30 ás 16:30

C.E.I Alfredo Teodolino - Tremembé - 28/04 das 07:30 ás 10:30/13:30 ás 16:30

#Saúde 12/04/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Icapuí tem trabalho selecionado para apresentação na Mostra Ceará, Aqui tem SUS

O município de Icapuí se destaca mais uma vez, com experiência da saúde a ser apresentada na "Mostra Ceará, Aqui tem SUS" (2023).

O trabalho selecionado é intitulado de "Educação Permanente em Saúde como Ferramenta de Qualificação de Gerentes Territoriais das UAPS", de autoria de Raylka Fránklin e Paula Celly, técnicas da secretaria de saúde e integrantes do Núcleo Municipal de Educação Permanente em Saúde (NUMEPS).

Foram setenta trabalhos aprovados no Ceará, sendo um deles de Icapuí, que relata a experiência do Curso em Gerência das Unidades de Atenção Primária em Saúde (UAPS), realizado em parceria com a Fiocruz-Ceará, no período de setembro de 2022 a janeiro de 2023, onde foram certificados 18 profissionais de saúde.

A experiência será apresentada no dia 20 de abril no XX Congresso do Cosems-CE, em Fortaleza, onde os dezessete melhores trabalhos avaliados na etapa presencial receberão o troféu Benedita de Oliveira e serão apresentados no Congresso Nacional.

Organizado pelo Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS) a mostra busca propiciar o intercâmbio e visibilidade de experiências municipais bem-sucedidas no Sistema Único de Saúde (SUS).

#Saúde 31/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE 9ª Conferência Municipal de Saúde abordou a defesa do SUS nesta sexta-feira (31)

O Conselho Municipal de Saúde, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (31), a 9ª Conferência Municipal de Saúde, na Escola Profissional Jaime da Cunha Rebouças, com o tema "Garantir Direitos e defender o SUS, a Vida e a Democracia - Amanhã vai ser outro dia".

O momento contou com a apresentação musical da Orquestra de Sopros de Icapuí, fala das autoridades presentes, leitura do regimento da conferência, além da palestra "O financiamento do Sistema Único de Saúde" facilitada pela Mestra Brena Jéssica, e a apresentação e discussão das propostas elaboradas nas pré-conferências realizadas nos oito territórios de saúde do município, facilitada pelo Mestre e Secretário de Saúde de Icapuí, Reginaldo Alves.

Participaram, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, a vice-presidenta do Conselho Municipal de Saúde, Polyana Freire, o presidente do Conselho Estadual de Saúde, Araújo Júnior, o presidente da Câmara de Vereadores, Hélio Fernandes, a Coordenadora Regional de Saúde de Aracati, Gláucia Porto, a Diretora da Policlínica de Aracati, Brena Jéssica, profissionais de saúde, residentes, e usuários do sus, entre eles o Sr. Francisco Hélio e a Sra. Eli Maria.

O vice-prefeito, Jobede Cirilo, apontou "que estamos participando para entender e reconhecer as dificuldades existentes, que elas existem, mas que estamos unidos para buscar soluções e melhorias para o desenvolvimento do município", afirmou.

Reginaldo Alves disse que "é um momento de avaliar os processos para continuar centralizando o usuário nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS), que é a razão de ser do sistema, por isso, a importância da representação dos usuários aqui na formação da mesa, e nos debates feito em cada território", disse ele.

O Sr. Francisco Hélio, representante dos usuários da Mutamba, disse que "estar aqui é um direito que nós temos de opinar, discutir e decidir o que nós queremos para melhorar a saúde da nossa família, da nossa comunidade, e do nosso município".

Gláucia Porto explanou "que Icapuí mostrou um diferencial com a participação dos usuários na composição da mesa, com lugar de fala, pois só é possível observar os avanços da gestão e dos processos de saúde, quando ouvimos os usuários atendidos pelo sistema de saúde".

Na conferência, aconteceu, ainda, a eleição dos delegados para a conferência Regional de Saúde, que acontecerá no dia 25 de abril.

#Saúde 28/03/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito Lacerda Filho é reeleito presidente do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Aracati (CPSMAR)

O Prefeito de Icapuí, Raimundo Lacerda Filho, foi reeleito presidente do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Aracati (CPSMAR) para o biênio 2023/2024, em reunião ordinária do consórcio realizada na manhã desta terça-feira (28), na Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, em Fortaleza.

O CPSMAR é um consórcio público integrado pelo Estado do Ceará e pelos municípios de Icapuí, Fortim, Itaiçaba e Aracati, no qual participaram do momento, a Secretária de Saúde do Governo do Estado, Dra. Tânia Mara Coelho, a Secretária Executiva do Consórcio, Ana Alice Falcão, os prefeitos de Icapuí e Fortim, Lacerda Filho e Naselmo Ferreira, além do procurador jurídico do consórcio, Fábio Henrique da Silva. Os prefeitos de Aracati e Itaiçaba não compareceram.

A Dra. Tânia Mara e Naselmo elogiaram o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo atual presidente e pela equipe do consórcio. Lacerda Filho contou com votos do Governo do Estado, além do prefeito do Fortim.

Lacerda afirmou que "essa recondução representa o reconhecimento do trabalho que Icapuí vem desenvolvendo à frente dessa importante instituição. Aproveito ainda para agradecer a confiança por parte do Governo do Estado e demais prefeituras pertencentes ao consórcio e parabenizar em especial toda a equipe que faz do CPSMAR um equipamento de excelência em Saúde Pública da nossa região", afirmou em publicação nas redes sociais.

O CPSMAR é responsável pelo Centro de Especialidade Odontológicas (CEO) e pela Policlínica Dr. José Hamilton Saraiva, localizados em Aracati.

#Saúde 27/03/2023 SECRETARIA DE SAÚDE 9ª Conferência Municipal de Saúde acontece na sexta-feira (31)

O Conselho Municipal de Saúde, por meio da Secretaria de Saúde, promove a 9ª Conferência Municipal de Saúde na sexta-feira (31), na Escola Profissionalizante Jaime da Cunha Rebouças, às 8h.

Este ano o tema é "Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia: Amanhã vai ser outro dia" para avaliar a situação da saúde da população, a estrutura das Redes de Serviços, de Atenção à Saúde e os processos de trabalho da Secretaria Municipal de Saúde.

As pré-conferências aconteceram durante todo o mês nos oito territórios de saúde do município com a participação dos trabalhadores e usuários do SUS.

PRÉ-CONFERÊNCIAS:

- Território de Mutamba, 08 de Março

- Território de Barreiras, 09 de Março

- Território de Belém, 17 de Março

- Território de Redonda, 14 de Março

- Território de Morro Alto, 16 de Março

- Território do Salgadinho, 22 de Março

- Território de M. Pintado, 23 de Março

- Território de Peixe Gordo, 23 de Março

#Saúde 10/02/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Semana de Cuidados da Gravidez na Adolescência: gestantes recebem atendimento e orientações

Nessa quarta-feira (8), aconteceu mais uma ação da programação da Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência, a roda de conversa com as gestantes que fazem acompanhamento pré-natal no município.

Foram abordados temas sobre alimentação, os desafios da maternidade na adolescência, e orientações alimentares para o período de gravidez, avaliação antropométrica e do consumo alimentar realizados pelas nutricionistas Gabriele e Vanessa, além de atendimento psicológico, com Rafaelly do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF).

A campanha tem como tema "Adolescência primeiro, gravidez depois" e aconteceu nas oito Unidades Básicas de Saúde (UBS), nas escolas da rede municipal, em parceria com o Programa Saúde na Escola, na Casa de Cultura Cores da Vida e no auditório da Secretaria da Educação, durante toda a semana.

A semana é uma ação intersetorial realizada entre as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social visando disseminar informações sobre medidas preventivas e educativas que contribuam para a redução da incidência da gravidez na adolescência.

#Saúde 26/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Doação de Sangue: Hemoce atende em Icapuí na próxima quinta-feira (02)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), em parceria com a Secretaria de Saúde de Icapuí, estará realizando coleta de doação de sangue, na próxima quinta-feira (02), no Posto do Salgadinho (Unidade Pedro Rebouças), de 8h às 16h.

As condições básicas para doar sangue é estar saudável, estar bem alimentado, ter dormido pelo menos 6h nas últimas 24h, pesar acima de 50kg, ter entre 16 e 69 anos, com a primeira doação até 60 anos, beber pelo menos dois copos de água antes da doação e apresentar documento oficial com foto.

Os doadores com idade de 16 e 17 anos devem apresentar o Termo de Consentimento assinado pelo responsável legal, disponível em:

https://www.hemoce.ce.gov.br/servicos/espaco-do-doador/doacao-de-sangue/termo-de-consentimento-para-menores-de-18-anos/

Os atendimentos serão realizados por chegada e por horário reservado pelo site (doador.hemoce.ce.gov.br), pelo número (85) 3101.2305 ou (85) 996817597 Whatsapp.

Agende a sua, doe sangue e ajude a salvar vidas.

RESUMO DAS INFORMAÇÕES

Local: Posto do Salgadinho

Unidade de Saúde Pedro Rebouças (Av. Nilton Ferreira s/n)

Dia: 02/02/2023

Horário: 8h às 16h

#Saúde 24/01/2023 SECRETARIA DE SAÚDE Semana do Município: Secretaria de Saúde promove encerramento do curso em Gerência de Territórios de UAPS

A Secretaria de Saúde realizou na quarta-feira (18), na programação da Semana do Município, o encerramento do curso de Gerência de Territórios de Unidades de Atenção Primária à Saúde, iniciado em setembro do ano passado, realizado em parceria com a FioCruz/CE.

O módulo final abordou o Sistema de Saúde Escola e Educação Permanente em Saúde facilitado pela professora Ana Paula Brilhante, da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), em seguida foi realizada a fala das autoridades presentes e a entrega dos certificados.

A formação teve como objetivo instruir os profissionais para coordenar equipes de trabalho nas Unidades Básicas de Saúde, com vista à responsabilidade sanitária do território, realizando o planejamento de ações e do processo de trabalho e vigilância dos indicadores em saúde.

Participaram do momento, o Vice-prefeito, Jobede Cirilo, o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, o Secretário da Educação, Diumberto de Freitas, a Dra. Sharmênia Nuto (FioCruz), a Coordenadora Regional de Saúde, Gláucia Porto, a Coordenadora do Sistema Saúde Escola de Icapuí, Railka Fanklin, o Coordenador da Atenção Básica do município, Rubenio Diego e servidores(as) da Secretaria de Saúde.

Reginaldo Alves abordou que a formação foi além do estudo teórico dos componentes do curso, mas um aprendizado compartilhado por pessoas que vivenciam o Sistema Único de Saúde (SUS), que deve ser fortalecido pelos que fazem a saúde pública.

Sharmênia Nuto apontou que foi bastante desafiador trabalhar na coordenação de um projeto da FioCruz em parceria com um município, mas que obteve êxito por possuir bons executores e uma equipe comprometida e interessada em Icapuí.

O curso teve carga de 80 horas/aula e certificou 18 profissionais de saúde local, pela FioCruz/CE. Na ocasião, também foi iniciada a formação com foco na melhoria da atenção à saúde.

Confira as fotos no link abaixo.

#Saúde 15/12/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) promove Campanha Rodas Solidárias

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), vinculado à Secretaria de Saúde, realiza a campanha "Rodas Solidárias" para receber doações para os pacientes acompanhados pelo programa.

Estão sendo recebidos, cadeira de rodas, colchão, órtese, prótese, e meios auxiliares de locomoção (OPM's), medicações e suplementos que não estão sendo mais utilizados e que estejam em bom estado de uso.

A equipe do SAD fará a mediação entre as doações e/ou doadores e os beneficiados. O cidadão(a) que quiser doar, deve entrar em contato pelo Whatsapp e informar o item disponível para cadastrar na lista de intenção de doações, havendo paciente com a necessidade de tal item, a equipe fará o contato, uma vez que não há possibilidade de fazer estoque de materiais permanentes, como cadeira de rodas e outros.

Modalidade 1: Doação anônima: o doador não tem interesse em conhecer o beneficiado.

Ou doação compartilhada: o doador poderá conhecer o beneficiado e oferecer apoio moral.

Modalidade 2: Empréstimo: o doador tem ciência que o empréstimo do item pode ser por tempo indeterminado, até a reabilitação do paciente (com assinatura do termo de responsabilidade do paciente ou responsável).

Telefone para contato/Whatsapp: (88) 9 9290-4888

#Saúde 07/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde de Icapuí participa da VIII EXPO ESP com apresentação de 22 trabalhos

A Secretaria de Saúde de Icapuí participa com a apresentação de 22 trabalhos, nos dias 17 a 19 de novembro, da VIII Expo ESP, evento científico da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), no Centro de Eventos, em Fortaleza.

Com o tema "Construindo um Sistema de Saúde Inteligente", o encontro reunirá pesquisadores, estudiosos, residentes, profissionais e trabalhadores da saúde cearense e contará com palestrantes nacionais, mesas-redondas, exposições e apresentações culturais.

Os trabalhos de Icapuí foram executados e sistematizados pelos profissionais do município e residentes da ESP/CE e faz parte do Sistema de Saúde Escola, modelo que compartilha os processos de ensino e aprendizagem, integrado à rede local de saúde.

Confira a lista dos trabalhos

- Percepção de usuários do SUS sobre o Programa Previne Brasil: Um relato de experiência.

Autores: Diego Borges Aragão, Géssica Valeska Barbalho Lopes, Felipe Salviano Ramos, Maria Alyne Lima dos Santos e Jamile de Oliveira Gomes.

- O brincar como estímulo para o desenvolvimento da criança: uma ação realizada no interior do Ceará.

Autores: Thaynara Sampaio de Araújo, Adriana Morais de Figueiredo, Ana Priscila Nunes Drumond, Liz Coe Gurgel de Lima e Ronielle Lemos Rodrigues.

- A Residência como promotora da guarda responsável de gatos em um município do Ceará.

Autores: Leonel Praciano Matos, Sabrina Silva Cruz, Sabrina Silva dos Santos, Makson Diego de Paiva Fontes e Elita Miranda de Souza.

- Icapuí e a municipalização da Atenção Especializada à Saúde.

Autores: Norma Navegantes da Silva, Reginaldo Alves das Chagas, José Valdir Rodrigues, Francisca Lucilene Nogueira Rebouças e Samara de Freitas Rebouças.

- Implantação do Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD) no município de Icapuí: avanços e desafios.

Autores: Ana Valéria Rebouças Carneiro, Bruna Barreto Silva dos Reis, Natália Pereira Marques, Janete Alderi do Rosário, Raísa Bento de Albuquerque.

- De que é o paciente? Compartilhando o cuidado paliativo.

Autores: Hingrid Braga, Ana Valéria Rebouças Carneiro, Abdiane Lucia da Silva e Carmem Luzia Rebouças Costa.

- Oficinas de qualificação e melhoria do desempenho na Atenção Primária à Saúde no Programa Previne Brasil: experiência de Icapuí - Ceará.

Autores: Rubenio Diego, Sarah Anne Silveira Sampaio, Ana Nery Rodrigues Reis, Maria Madeleine Silva Maia e Felipe Salviano Ramos.

- Atendimento clínico veterinário para cães e gatos como promotor da saúde única no Município de Icapuí, Ceará.

Autores: Luisa Bresolin Stolz, Leonel Praciano Matos, Makson Diego de Paiva Fontes, Raylka Franklin Sousa de Freitas e Elita Miranda de Souza.

- Estratégia Proteja: contribuições para a vigilância alimentar e nutricional de crianças menores de 10 anos em Icapuí, Ceará.

Autores: Sarah Anne Silveira Sampaio, Bruna Barreto Silva dos Reis, Dinah Gomes Martins, Felipe Araújo Viana e Rubenio Diego.

- A construção participativa e descentralizada do Plano Municipal de Saúde (2022-2025) em Icapuí, Ceará.

Autores: Raylka Franklin Sousa de Freitas, Sarah Anne Silveira Sampaio e Liana Albano Cavalcante.

- Estratégias utilizados durante a campanha de vacinação contra a Poliomielite: um relato de experiência.

Autores: Jamille de Oliveira Gomes, Ana Nery Rodrigues Reis, Paula Celly Aguiar Santos, Lourdes Maria Barbosa Reis e Sarah Anne Silveira Sampaio.

- Cuidado às crianças com transtornos do neurodesenvolvimento: a experiência de Icapúi, Ceará.

Autores: Joice Silva de Almeida Sousa, Iago Freitas Dantas de Sousa, Joana Carla Ribeiro Barros, Sarah Anne Silveira Sampaio e Simone Deodato Lima.

- RIS na praia

Autores: Maycon da Silva Lidio, Ana Nery Rodrigues Reis, Paula Celly Aguiar Santos e Suelen Tamiles Pereira Costa.

- Desafios de implantação do prontuário eletrônico do cidadão no município de Icapuí.

Autores: Maycon da Silva Lidio, Ana Nery Rodrigues Reis, Ana Carla de Freitas e Suelen Tamiles Pereira Costa.

- O racismo faz mal à saúde: contribuição para promoção da igualdade racial via política pública em Icapuí, Ceará.

Autores: Sarah Anne Silveira Sampaio e Reginaldo Alves das Chagas.

- Qualificação dos Gerentes Territoriais das Unidades de Atenção Primária à Saúde em Icapuí, Ceará.

Autores: Raylka Franklin Sousa de Freitas, Paula Celly Aguiar Santos e Sharmênia de Araújo Soares Nuto.

- O Planejamento Estratégico Situacional (PES) como ferramento pedagógica na formação em Residência Multiprofissional.

Autores: Edna Maria Moura Costa Lima, Leonel Praciano Matos, Felipe Araújo Viana, Sabrina Silva Cruz e Suelen Tamiles Pereira Costa.

- Sala de situação em saúde como ferramento para análise do indicador de produção de saúde.

Autores: Sabrina Silva Cruz, Suelen Tamiles Pereira Costa, Edna Maria Moura Costa Lima, Felipe Araújo Viana e Leonel Praciano Matos.

- A atuação da Residência Multiprofissional (RIS) no fortalecimento das ações de educação em saúde.

Autores: Suelen Tamiles Pereira Costa, Sabrina Silva Cruz, Edna Maria Moura Costa Lima, Leonel Praciano Matos e Raylka Franklin Sousa de Freitas.

- Navegando entre saúde e escola: relato da metodologia de residentes com adolescentes em Icapuí, Ceará.

Autores: Larissa Silva Carvalho, Clara Maria de Oliveira Lopes, Emanuela Sousa dos Santos e Sandy Souza do Amaral.

- Utilizando o terceiro turno como horário alternativo para assistência à saúde do pescador.

Autores: Suelen Tamiles Pereira Costa, Sabrina Silva Cruz, Edna Maria Moura Costa Lima, Leonel Praciano Matos e Raylka Franklin Sousa de Freitas.

- Grupo "Saúde sem Barreiras" e o cuidado em saúde mental na Atenção Primária á Saúde.

Autores: Edna Maria Moura Costa Lima, Suelen Tamiles Pereira Costa, Sabrina Silva Cruz, Leonel Praciano Matos e Rita de Cássia Rebouças Rodrigues.

#Saúde 03/11/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde promove capacitação para cuidadores dos pacientes do SAD

A Secretaria de Saúde, por meio do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), realiza durante os meses de novembro e dezembro, a primeira capacitação para os cuidadores dos pacientes do programa, nas unidades de saúde.

A ação visa capacitar os(as) cuidadores(as) para melhor assistir aos pacientes, uma vez que o SAD faz o acompanhamento temporário e após a alta, as famílias e cuidadores que realizam esse cuidado em tempo integral. O módulo I abordará os "Direitos e cuidados do cuidador e da pessoa cuidada".

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) é um conjunto de ações de prevenção e tratamento de doenças, reabilitação, paliação e promoção à saúde, prestadas em domicílio, possibilitando a desospitalização de forma rápida, com atendimento integral por equipe multiprofissional na residência dos pacientes.

Formado por uma equipe multiprofissional, de médicos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem e assistente social, o programa foi iniciado em fevereiro desse ano.

A articulação da formação está sendo realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) nas comunidades, os(as) interessados(as) devem procurá-los para participar.

PROGRAMAÇÃO

09/11 - UAPS Maria Antonieta Brasil

10/11 - UAPS Monsenhor Diomedes de Carvalho

23/11 - UAPS Pedro Rebouças

24/11 - UAPS Ila Rodolfo

30/11 - UAPS Catarina Evangelista de Souza

01/12 - UAPS de Barreiras

07/12 - UAPS Estrela do Mar

08/12 - UAPS João Perdido

#Saúde 08/09/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Setembro amarelo acontece com diversas ações de prevenção ao suicídio

A Prefeitura de Icapuí promove, por meio de uma ação intersetorial entre as Secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social, o setembro amarelo com uma programação de cuidados mental e prevenção ao suicídio.

O suicídio é uma questão de saúde pública em todos os países. Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) é possível prevenir essa atitude, com profissionais habilitados a conhecerem pessoas em risco e determinar medidas para a prevenção.

Existem organizações como o Centro de Valorização da Vida (CVV), que prestam serviços voluntários de ajuda, por meio do número 188, a ligação pode ser realizada de qualquer lugar do Brasil. Em Icapuí, o atendimento é realizado por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS).

A programação vai até o fim do mês, confira no link abaixo todas as ações.

#Saúde 01/09/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza Cerimônia de Abertura do Curso em Gerência de Unidades de Atenção Primária à Saúde

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã de hoje, 01, a abertura do curso em Gerência de Unidades de Atenção Primária à Saúde, no auditório da Escola Estadual Profissional Jaime da Cunha Rebouças.

Dr. Odorico Monteiro ministrou a Aula Magna, abordando os Sistemas Universais de Saúde, mostrando o panorama entre os modelos universais e o SUS brasileiro.

O curso é uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Icapuí, por meio do Sistema de Saúde Escola, com a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz - CE) e objetiva aprimorar o trabalho das gerentes de UAPS e garantir conhecimentos técnicos com vista à responsabilidade sanitária do território, planejamento de ações e do processo de trabalho e vigilância dos indicadores em saúde.

Será ministrado por professores convidados e facilitadores locais, integrantes da Secretaria de Saúde para os discentes, gerentes atuantes nas 8 unidades de saúde do município e demais profissionais atuantes na atenção primária à saúde e profissionais dos demais departamentos da saúde.

Participaram da cerimônia, o prefeito, Lacerda Filho, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, o Secretário da Infraestrutura e Saneamento, José Francisco da Costa (Deca), vereadores, a Coordenadora Regional de Saúde, Gláucia Porto, a Coordenadora do Sistema Saúde Escola de Icapuí, Railka Fanklin, o Coordenador da Atenção Básica do município, Rubenio Diego e convidados.

O curso terá 80 horas/aula, será realizado do dia 1º de setembro ao dia 1º de dezembro de forma semipresencial, com encontros quinzenais e certificação pela FioCruz.

#Saúde 12/08/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde oferta Curso em Gerência de Unidades de Atenção Primária à Saúde em parceria com a Fiocruz

A Secretaria de Saúde firmou uma parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/Ceará) para realização do Curso em Gerência de Unidades de Atenção Primária à Saúde para profissionais do município.

Serão 24 vagas ofertadas na modalidade semipresencial, com a carga-horária de 80 horas, sendo 60 horas no formato presencial e 20 horas de atividades de dispersão, no período de 01 de setembro a 01 de dezembro de 2022 com certificação pela Fiocruz.

O curso propõe qualificar os profissionais que atuam ou que poderão exercer funções inerentes ao gerenciamento no âmbito da APS no município de Icapuí. Sendo voltado para o aprimoramento teórico/prático sobre as competências gerenciais, bem como para a utilização de ferramentas visando à organização do processo de trabalho e gestão do cuidado, buscando os melhores resultados organizacionais.

O público são os profissionais de saúde de nível médio ou superior atuantes no Sistema de Saúde Municipal de Icapuí, sendo servidor público efetivo ou contratado, e ser prioritariamente vinculado à Atenção Primária.

As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de agosto de 2022, pelo link disponível abaixo.

#Saúde 29/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Icapuí recebe nova ambulância do SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Icapuí recebeu na manhã desta sexta-feira, 29, uma nova ambulância, que possibilitará maior agilidade e conforto nas ocorrências médicas locais.

Foram entregues 60 viaturas para cerca de 40 municípios cearenses, para a reposição das bases, que visam ampliar a capacidade de atendimento da frota, sobrecarregada devido à alta demanda de atendimentos durante a pandemia da covid-19.

São 40 Unidades de Suporte Básico (USB) e 20 de Suporte Avançado (USA) que possibilitam manter e garantir o socorro urgente às vítimas de acidentes ou pacientes em quadro de saúde em necessidade imediata de internação.

Conforme Reginaldo Alves, Secretário de Saúde, "Icapuí foi contemplado com uma Unidade de Suporte Básico (USB) que conta com um técnico de enfermagem e um condutor, e está pleiteando um Suporte Avançado, com médico socorrista. Esse tipo de serviço é uma ação integrada, que conta com a contrapartida e suporte da Prefeitura Municipal".

A nova ambulância estará funcionando no município, a partir de domingo, pelo número de telefone 192 (ligação gratuita).

#Saúde 18/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Iniciadas as primeiras cirurgias de catarata no município

A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou no dia 16 deste mês, a realização de cirurgias de cataratas no próprio município, que dá início a uma nova fase à saúde oftalmológica de Icapuí.

Os procedimentos eram realizados em cooperação com outras cidades, o que aumentava o tempo de espera dos pacientes, foi realizado então, a contratação de um oftalmologista para dar mais agilidade no atendimento à população e reduzir a fila de espera.

Conforme o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, "no município existia uma fila de espera de mais de 60 pessoas aguardando a cirurgia de catarata, dessas, 30 já fizeram avaliação, consultas e exames pré-operatórios e 28 estavam aptos à cirurgia", disse ele.

Ainda de acordo com Reginaldo, serão realizadas dez cirurgias mensais, na qual, 10 já ocorreram este mês e 18 já estão agendadas para os próximos. Os procedimentos são realizados conforme o critério de antiguidade, onde são beneficiados primeiro aqueles que estão a mais tempo aguardando.

As pessoas que necessitam desse atendimento devem procurar a Central de Regulação da Secretaria de Saúde para obter mais informações.

#Saúde 18/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde da Prefeitura de Icapuí recebe reconhecimento Nacional

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Saúde, recebeu na última quinta-feira, 14, o reconhecimento pela realização da experiência mais exitosa do Estado do Ceará no XXXVI Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde realizado em Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul.

O "Monitoramento Vacinal em tempo real" de Icapuí, foi eleito pela 17ª edição da "Mostra Brasil aqui tem SUS", que promove o encontro, a troca de experiências, a construção de novos conhecimentos e o aprendizado entre trabalhadores e gestores da saúde no âmbito municipal e consiste na apresentação de experiências de impacto positivo para o SUS em todo o Brasil.

A iniciativa aborda o monitoramento vacinal em tempo real, que visa melhorar as informações acerca da cobertura vacinal das crianças abaixo de cinco anos, favorecendo a proteção de doenças imunopreveníveis, além de monitorar, por meio de planilhas compartilhadas em nuvem, as crianças aptas à vacinação, as com imunização atrasada e a realização da busca ativa das que haviam faltado a vacina.

De autoria de Ana Nery Rodrigues Reis e coautoria de Ana Carla de Freitas, Paula Celly Aguiar Santos, Rubenio Diego Freitas Rebouças, Lourdes Maria Barbosa Reis e Maria Madeleide da Silva, na gestão do Secretário de Saúde, Reginaldo Alves.

O evento contou com a apresentação presencial de 343 experiências exitosas das Secretarias Municipais de Saúde do país, sendo a de Icapuí, classificada como a melhor experiência do Ceará, cujo prêmio será a realização de um documentário da Série WEBDOC Brasil aqui tem SUS.

O Congresso do Conasems se consolidou nos últimos anos como um dos maiores eventos de saúde pública do Brasil, ocorreu entre os dias 12 e 15 de julho e contou com uma ampla programação reunindo gestores, trabalhadores e profissionais do SUS de todos os estados brasileiros.

#Saúde 13/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Hospital Municipal de Icapuí recebe doação de colchões da Zenir Móveis

O Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros recebeu ontem, 12, uma doação de 12 colchões padronizados da rede de lojas Zenir Móveis e Eletros, que está completando 30 anos de história no Ceará, e para celebrar está realizando a ação beneficente para diferentes instituições do Estado.

Segundo Ítalo Diógenes Holanda Bezerra, que coordena o projeto, a iniciativa se deu devido ao CEO da rede, José Alves de Oliveira, o Zenir, ter iniciado no mercado com a venda de colchões em uma pequena sala, portanto foi uma maneira simbólica encontrada pelo grupo para celebrar o trigésimo aniversário da rede.

Ainda conforme Ítalo, nessa ação inédita, serão doados mais de 5 mil colchões para cerca de 240 hospitais públicos e filantrópicos, contemplando os 184 municípios cearenses que passaram por momentos desafiadores devido à pandemia de Covid-19.

A equipe da loja foi recebida por servidores da Secretaria de Saúde e do Hospital Municipal.

#Saúde 22/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde de Icapuí é destaque em Revista Estadual

Durante a pandemia, a equipe de Saúde da Prefeitura Municipal aceitou mais um desafio, participar do Concurso de Município Inovador do Programa Cuidar Melhor, do Governo do Estado, que teve sua premiação em março deste ano, no Centro de Eventos do Ceará.

A participação do grupo foi contemplada com o primeiro lugar na categoria melhores práticas inovadoras colocando Icapuí no topo dos dez municípios premiados do concurso Município Inovador. Sendo destaque também na Edição 47, publicada este mês de junho, da Revista Sustentação, do Conselho das Secretarias Municipais de Saúde do Ceará (COSEMS/CE).

O Programa Cuidar Melhor é um pacto de cooperação entre o Governo do Estado e os municípios para avançar no enfrentamento dos problemas que mais causam adoecimento e óbito na população estadual e para redução das desigualdades em saúde.

O trabalho premiado, sob a Gestão do Secretário, Reginaldo Alves das Chagas, refere-se ao relato de experiência sobre o monitoramento vacinal em tempo real, que visa melhorar as informações acerca da cobertura vacinal das crianças abaixo de cinco anos, favorecendo a proteção de doenças imunopreveníveis, além de monitorar em tempo real as crianças aptas à vacinação, as com imunização atrasada e a realização da busca ativa das que haviam faltado a vacina.

A autoria é de Ana Nery Rodrigues Reis e tem como coautores, Ana Carla de Freitas, Lourdes Maria Barbosa dos Reis, Maria Madeleide da Silva Maia, Paula Celly Aguiar Santos e Rubênio Diego Freitas Rebouças

A revista pode ser vista na íntegra pelo link abaixo.

#Saúde 21/06/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Projeto Saúde sem Barreiras ocorre semanalmente na comunidade de Barreiras

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Saúde, conta com o projeto "Saúde sem Barreiras", ocorrendo semanalmente, na comunidade de Barreiras, visando melhorias no bem-estar da população, onde são realizadas diferentes atividades de promoção da saúde.

No projeto acontecem ações coletivas supervisionadas pela educadora física (terça-feira), psicóloga (quarta-feira), fisioterapeuta (quinta-feira), além da contribuição de nutricionista, veterinário, enfermeira e médico da equipe.

São assistidos pelo projeto pacientes com doenças crônicas como hipertensão, diabetes, obesidade e sequelados de COVID e Chikungunya. "Nesse momento estamos focando na recuperação dos pacientes sequelados de Chikungunya, mas o grupo é aberto a todos, ao público geral" disse Karoline Silva, Gerente da UBS Barreiras.

Para participar, os comunitários são informados das ações pela Agente Comunitária de Saúde (ACS) na visita domiciliar ou na visita do paciente ao posto. Os demais interessados(as) podem buscar informações na UBS.

#Saúde 11/01/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Icapuí inaugura nova Unidade de Saúde

No último sábado, 9, a Prefeitura de Icapuí entregou à população a nova Unidade de Atenção Primária à Saúde Catarina Evangelista de Sousa, situada na comunidade de Mutamba.

A solenidade virtual de inauguração respeitou todos os protocolos de prevenção à covid-19 e contou com a presença do Prefeito Lacerda Filho, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, o Deputado Federal José Airton Cirilo, o presidente da Câmara municipal, Sidivânio Honório, secretários municipais e vereadores.

O Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, agradeceu ao prefeito Lacerda por priorizar a saúde em seu governo:

"Agradeço ao prefeito Lacerda por dar à saúde pública a mesma qualidade do setor privado. As novas unidades [de saúde] não perdem em nada, em conforto, em beleza, em climatização, pra qualquer clínica particular. A priorização da saúde em Icapuí não é um discurso, é uma pratica", disse.

O Prefeito Lacerda filho agradeceu ao Deputado Federal José Airton Cirilo pela importante parceria na destinação de recursos ao município bem como aos servidores da secretaria de saúde pelo compromisso e atuação na linha de frente no combate à covid-19. Além disso, enalteceu os investimentos e avanços da saúde no município:

"Hoje o município de Icapuí investe 34% dos recursos próprios na área da saúde e é referência no Estado pela eficiência dos serviços prestados à população. A saúde é um exemplo da eficiência administrativa da nossa gestão, feita de várias mãos, desde o secretário aos servidores", enfatizou Lacerda.

A nova unidade de saúde foi construída com recursos próprios do município, num investimento de R$ 268.343,66.

A estrutura conta com sala de acolhimento, consultórios médico e odontológico, banheiros, farmácia, sala de procedimentos, entre outros espaços.

Além disso, conta com equipe completa de profissionais do programa saúde da família, e muito fortalecerá a política de atenção primária à saúde do município, beneficiando diretamente as famílias que residem nas comunidades de Serra do Mar, Serra de Mutamba, Serra de Cajuais, Barrinha, Mutamba e Cajuais.

Por Saulo Rebouças - Secretaria de Saúde.

#Saúde 06/08/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Icapuí recebe oxímetros do Governo do Estado

A Prefeitura de Icapuí recebeu nesta terça-feira, 4 de agosto, 20 oxímetros para utilização nas unidades de saúde e no Hospital Municipal Maria Idalina.

Os equipamentos, doados pelo Governo do Estado, em parceria com o Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde - CONASEMS e Fundação Itaú, foram entregues pela Coordenadora da área descentralizada da saúde/Aracati, Gláucia Porto de Freitas da Costa, ao Prefeito Lacerda e ao Secretário de Saúde, Reginaldo Alves.

Os oxímetros são capazes de medir o nível de oxigenação no sangue e a frequência cardíaca do paciente, indicadores do nível de gravidade dos casos de Covid-19.

"Icapuí tem uma iniciativa muito bacana na prevenção e no tratamento precoce para evitar o número de óbitos por covid. Esses oxímetros vem pra somar ao trabalho já realizado", ressaltou Gláucia.

O Prefeito Lacerda agradeceu ao Governo do Estado pelo comprometimento e parceria, e parabenizou os profissionais de saúde do município.

"Nosso muito obrigado ao Governo do Estado, pela responsabilidade de ter a saúde pública como prioridade, como também a Fundação Itaú, e principalmente aos servidores da saúde, que nos fazem sentir orgulho de ter servidores tão dedicados a salvar vidas", disse.

Para o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, os oxímetros irão beneficiar o município no combate ao coronavírus.

A disponibilização dos oxímetros na Atenção Primária e no Hospital Maria Idalina é extremamente importante para um melhor tempo-resposta diante das necessidades de saúde dos icapuienses, sobretudo num momento adverso de pandemia. O município de Icapuí está de parabéns por mais essa conquista", ressaltou.

Os oxímetros já começaram a ser distribuídos a todas as unidades de saúde do município.

#Saúde 25/06/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO Unidade de Atenção Primária à Saúde está em construção em Mutamba

A Prefeitura de Icapuí segue fortalecendo a Atenção Primária em Saúde do município e desta vez com a construção da Nova Unidade de Saúde da Mutamba. A unidade atende aos novos critérios estruturais do Governo Federal ampliando assim os atendimentos realizados.

Para assegurar a assistência adequada, a unidade vai disponibilizar uma equipe multiprofissional, atendendo junto a Estratégia de Saúde da Família, composta por médico, enfermeiros, técnicos de enfermagem, dentistas, técnicos de saúde bucal e agentes comunitários de saúde (ACS), além da equipe do NASF com nutricionista, psicólogo, fisioterapeuta e outras especialidades.

A estrutura do Posto de Saúde inclui além dos consultórios médicos, odontológicos e de enfermagem, sala de observação, sala de vacina, farmácia, auditório, almoxarifado, depósito para material de limpeza, sala de agentes de saúde, copa, dentre outros, priorizando assim melhores condições de atendimento à população.

A coordenadora da Atenção Primária do Município, a Sra. Brena Jéssica, destacou os impactos estimados com a reforma e ampliação. "Este é mais um equipamento público que vai assegurar melhores atendimentos à comunidade. Com a nova estrutura física iremos ampliar o número de profissionais que contará com duas equipes de saúde da família e saúde bucal, isso acarretará grandes melhorias na qualidade do acesso ao serviço. Durante o horário de funcionamento, haverá equipes de profissionais prontos para atender a população, pois a iniciativa oferece, além de nova estrutura, recursos humanos adequados", pontuou.

#Saúde 17/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura Municipal de Icapuí lança Nota Oficial em enfrentamento ao Coronavírus

A Prefeitura Municipal de Icapuí acaba de lançar Nota Oficial sobre o enfrentamento ao Coronavírus.

Abaixo está disponível o link do Decreto Oficial Nº. 007/2020 de 17 de março de 2020, contendo todas as informações das medidas tomadas pelo Poder Executivo.

#Saúde 12/03/2020 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Icapuí, Câmara Municipal e Governo do Estado se unem em campanha contra o racismo

Com o objetivo de destacar a necessidade do respeito à história e à diversidade étnico-racial do povo cearense e a importância de combater às práticas racistas que imperam no cotidiano, a Prefeitura de Icapuí, em parceria com a Câmara Municipal e o Governo do Estado do Ceará, promoveram na manhã desta quarta-feira, 11, no Plenário José Borges dos Reis, o evento de lançamento da Campanha "Ceará sem racismo - respeite a minha história, respeite minha diversidade".

O momento fez parte da programação da I Semana de Imersão e acolhida da Residência Integrada em Saúde, realizada pelo município, e contou com a palestra da titular da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para Promoção da Igualdade Racial do Estado do Ceará, a Profª. Dra. Zelma Madeira.

O Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, falou da importância da campanha:

"É imperioso, para nós da saúde, discutir a questão do racismo, uma vez que essa não é uma pauta de minorias. Somos a maioria da população brasileira e somos a maioria da população cearense. Essa mobilização é pela inclusão. E a Prefeitura de Icapuí reafirma seu compromisso pelo desenvolvimento de políticas públicas que superem as desigualdades sociais".

Estiveram presentes na solenidade o Presidente da Câmara e autor do requerimento da audiência pública para divulgação da campanha, Ronaldo Lucas, vereadores, representantes do Conselho Estadual de Saúde e da Coordenação Municipal do Sistema Saúde-Escola, Secretários Municipais, o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, residentes da saúde e técnicos da gestão municipal.

Para a coordenadora especial de políticas para igualdade racial da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado do Ceará, profª Dra. Zelma Madeira, a campanha chega para fazer refletir sobre os impactos do racismo na sociedade:

"É importante entender o racismo como um nó que não foi resolvido ainda na nação brasileira. A campanha Ceará sem racismo é um marco no Estado. Não podemos naturalizar o racismo. Além de medidas que coíbam o racismo individual e institucionalmente, torna-se imperativo refletir sobre as mudanças profundas nas relações sociais, políticas e econômicas. Nós precisamos ter sensibilidade, mas também precisamos mudar as estruturas, dar oportunidades", defendeu.

O evento oportunizou um amplo debate e reflexão acerca do tema, e derivou em sugestões de encaminhamentos, como o desenvolvimento de um observatório municipal de saúde da população negra, a institucionalização da campanha Icapuí sem racismo, a adoção de ações intersetoriais, além da Câmara Municipal conduzir momentos ao longo do ano para apresentação de dados e discutir políticas públicas relacionadas ao assunto.

"Gostei muito dessa dimensão propositiva. Porque às vezes as pessoas dizem adorar as minhas palestras. Mas o que as pessoas vão fazer com essa palestra? Então, estou aqui pra dizer que estou junto, me coloco à disposição", finalizou Zelma.

Por Saulo Rebouças

Secretaria de Saúde

#Saúde 20/11/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Nova fase da vacinação contra o sarampo busca imunizar jovens de 20 a 29 anos Os Jovens icapuienses com faixa etária entre 20 e 29 anos que ainda não tomaram ou que não têm certeza se já tomaram as duas doses da vacina contra o sarampo na infância e na adolescência devem procurar a Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) mais próxima de sua residência para receber a imunização.

A segunda etapa da campanha de vacinação contra o sarampo começou no último dia 18 em todo país e se estenderá até o final desse mês.

Gestantes, pessoas com baixa imunidade ou gripadas, pacientes em tratamento contra o câncer ou portadores de doenças que derrubam o sistema imunológico, como a Aids, devem consultar o médico antes de tomar a vacina.

O sarampo é uma doença altamente contagiosa que pode evoluir para complicações e levar à morte. A prevenção da doença é feita por meio da vacinação.



Por Saulo Rebouças
Secretaria de Saúde
#Saúde 11/11/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Ariza é contemplada com o programa Saúde na Comunidade No último sábado, 9, a Secretaria de Saúde ofertou diversos serviços aos moradores da Ariza e comunidades rurais circunvizinhas através do "Saúde na Comunidade", programa que se aproxima ainda mais da população através de uma ação conjunta da pasta com o Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses.

Atendimentos médicos, psicológicos e de enfermagem, distribuição de hipoclorito e sombrite, aferição de pressão, distribuição de medicamentos, vacinação, orientações em saúde bucal e nutricional, arteterapia, atividades recreativas para crianças, testes rápidos, panfletagem, bazar e sorteio de cestas básicas foram algumas ações ofertadas em um dos galpões da localidade.

A coordenadora de Atenção Primária, Brena Jéssica, reforçou a importância dessa aproximação entre serviços e comunidade.

"A própria comunidade, muitas vezes, desconhece os serviços ofertados pela secretaria, e essa foi a forma mais prática e gostosa de fazer essa divulgação e prestação. Esse contato com a comunidade estreita nossa relação com o público e gratifica o servidor que presta o serviço", complementou.

O artista local e morador da comunidade da Ariza, Jota Gomes, enfatizou que "somos uma comunidade distante da sede do município e esse atendimento in loco é muito importante porque favorece as pessoas que tem mais dificuldade de acesso a esses serviços. Também é um momento de grande importância para unir a comunidade em torno da reflexão da relevância da saúde preventiva ”, destacou.

Outras comunidades serão contempladas em breve com as ações do programa.
#Saúde 11/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura capacita agentes de saúde sobre aleitamento materno e alimentação saudável A Prefeitura de Icapuí ofertou aos agentes comunitários de saúde ontem, 10, no auditório da Secretaria de Educação, a primeira Oficina de Amamentação e Alimentação Saudável. “Do peito ao prato saudável”, foi o tema da capacitação que faz parte da estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, com o objetivo de fortalecer as práticas de promoção ao aleitamento materno e alimentação saudável.

Uma das palestrantes, a nutricionista Luciana Morais, reconheceu a importância do momento.

"Foi muito bom participar. Amo falar de nutrição. Deu pra eles tirarem algumas dúvidas e ficarem bem mais preparados pra ajudar as mães e famílias nesse processo tão lindo e especial, mas que tem seus desafios", destacou.

Além da nutricionista, outros palestrantes conduziram a capacitação: os enfermeiros Sabrina Silva e Rubênio Diego e a dentista Sara Santos.
#Saúde 09/10/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Ações do Outubro Rosa alertam para a prevenção e combate ao câncer Todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS’s) do município de Icapuí estão intensificando os esforços pela detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero e pela conscientização da população acerca da importância da prevenção dessas doenças. As ações fazem parte da campanha Outubro Rosa.

Exames de prevenção, solicitações de mamografias, rodas de conversa e palestras são algumas das atividades que serão desenvolvidas em cada unidade de saúde. A primeira ação aconteceu hoje, 9, na UAPS Pedro Rebouças, em Salgadinho.

"O diagnóstico precoce pode diminuir a mortalidade em decorrência dessas doenças e aumenta as chances de cura. Então, é um trabalho conjunto pela promoção de saúde e pela melhoria da qualidade de vida das mulheres. Estamos todos engajados nessa luta", explicou Brena Jéssica, coordenadora da Atenção Básica do município.

A Secretaria Municipal de Saúde está idealizando um momento de encerramento da campanha na praça pública que será divulgado posteriormente.

Confira abaixo a programação das atividades:
#Saúde 30/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde na Comunidade beneficia moradores do Assentamento São Francisco A Secretaria de Saúde esteve, no último sábado, 28, ofertando diversos serviços aos moradores do Assentamento São Francisco. O programa "Saúde na Comunidade" se aproxima ainda mais da população através de uma ação conjunta da pasta com o Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses.

Atendimentos médicos, psicológicos e de enfermagem, distribuição de hipoclorito, auriculoterapia, vacinação, orientações em saúde bucal e nutricional, arteterapia, testes rápidos, atendimento veterinário, vacinação antirrábica, teste leishmaniose, panfletagem, sorteio de cestas básicas e brindes foram algumas ações ofertadas na sede da associação dos moradores.

O secretário de Saúde, Reginaldo Alves, reforçou a importância dessa aproximação entre serviços e comunidade. "Esse projeto viabiliza a Secretaria de Saúde ir até à população para ofertar diversos serviços", complementou.

"É uma forma de aproximar a saúde da comunidade. Trouxemos diversos serviços, promoção da saúde, cuidado, desde a parte de terapias aos tratamentos", exemplificou a coordenadora de gestão da Secretaria de Saúde, Mazé Costa.

A moradora Everlândia Chaves agradeceu a ação que chegou a sua comunidade. "Estamos muito felizes de estar fazendo parte dessa ação, que dá oportunidade para as pessoas saberem o que têm de problema de saúde", disse.
#Saúde 27/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Problema de fornecimento causa falta da vacina pentavalente em todo o país A falta da vacina pentavalente (contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e hemófilo B) não é um caso isolado de Icapuí. O problema tem se repetido em todo o país e a expectativa é de que a situação se normalize a partir de outubro. O Ministério da Saúde lançou uma nota informativa explicando que a falta da imunização diz respeito ao processo de fornecimento nacionalmente.

Em 2018, laboratórios internacionais foram contemplados para distribuir os lotes no brasil. Quando chegam, os mesmos passam por uma avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e Instituto Nacional de Controle e Qualidade em Saúde.

Um dos lotes não cumpriu os requisitos de qualidade e teve que ser recolhido e devolvido. O laboratório deve reenviar novas vacinas de acordo com as normas estabelecidas para serem distribuídas aos municípios.

A Secretaria de Saúde está acompanhando o caso de perto e informa que as demais vacinas prioritárias da primeira infância estão disponíveis nos estoques das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS's).

Confira a nota informativa no link abaixo:
#Saúde 25/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Programa Saúde na Comunidade chega ao Assentamento São Francisco neste sábado, 28 No próximo sábado, 28, as equipes da saúde estarão no Assentamento São Francisco, na sede da associação de moradores, a partir das 8h da manhã, realizando diversas ações do programa municipal "Saúde na Comunidade". Médico, enfermeiros, agentes de combate às endemias, fisioterapeuta, odontólogo, assistentes sociais, nutricionista e outros profissionais vão ofertar diversos serviços à população local.

Haverá distribuição de hipoclorito, auriculoterapia, vacinação, orientações em saúde bucal e nutricional, atendimento psicológico, testes rápidos, entre outros.

Essa é uma ação conjunta da Secretaria de Saúde e do Comitê Municipal de Enfrentamento às Arboviroses, que deve ser levada para outras comunidades em breve.
#Saúde 11/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Caminhada alusiva ao Setembro Amarelo alerta para a prevenção ao suicídio Uma caminhada realizada hoje, 11, com profissionais e usuários dos serviços de saúde e assistência Social, fez alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio. Com o trajeto da Unidade de Atendimento Primário à Saúde (UAPS) do Salgadinho à Praça Central Adauto Róseo, os participantes exibiram cartazes e faixas pela valorização da vida.

"A caminhada abriu a programação do Setembro amarelo na nossa cidade. O objetivo foi dar visibilidade a esse problema e mostrar que todos devem estar unidos pela vida. Vamos continuar a trabalhar essa temática durante todo o ano, tanto no CAPS, quanto em outros espaços do município", explicou a coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pergentino Rebouças Maia, Joice Almeida.

Cine Caps itinerante, gincana nas escolas e rodas de conversa são algumas das atividades que devem acontecer em breve para tratar da prevenção ao suicídio.

Cerca de 12 mil suicídios são registrados anualmente no Brasil. Os dados são da Associação Brasileira de Psiquiatria. Mortes que, segundo especialistas, poderiam ser evitadas.

"Essa problemática do suicídio tão recorrente no Brasil está geralmente relacionada a problemas de saúde mental. Toda a população tem que estar unida no objetivo de ajudar, de estar atenta aos sinais, de acolher essas pessoas, de ouvir com cuidado, de não julgá-las e buscar ajuda profissional. Quem estiver precisando de ajuda, pra si ou para algum conhecido, o Caps está de portas abertas para realizar os encaminhamentos necessários, e pra mostrar que a vida vale a pena", acrescentou a coordenadora.
#Saúde 10/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE CAPS realiza primeira Caminhada pela Vida nesta quarta, 11 No mês setembro, o da campanha de conscientização sobre a prevenção ao suicídio e valorização da vida, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pergentino Rebouças Maia realizará nesta quarta-feira, 11, a primeira Caminhada pela Vida.

A concentração será na Unidade de Atenção Primária (UAPS) do Salgadinho, às 7h30, e a caminhada sai em direção à Praça Central Adauto Róseo. Serão distribuídos panfletos, além de orientações com profissionais e auricoloterapia.
#Saúde 06/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde e Educação realizam campanha na rede escolar de prevenção ao tracoma A Secretaria Municipal da Saúde está realizando, em parceria com a Secretaria de Educação, uma campanha de prevenção ao tracoma, doença nos olhos que atinge principalmente as crianças e se não for tratada corretamente, pode prejudicar a visão e até causar cegueira.

A ação, iniciada em agosto e que se estenderá até o final de setembro, acontece nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEI’s). O objetivo é fazer uma avaliação ocular dos alunos com a finalidade de identificar os casos.

Os agentes de combate às endemias estão percorrendo todas as instituições de ensino do município realizando esse diagnóstico primário, objetivando a diminuição dessa doença no município.

DOENÇA

A causa do tracoma se dá pela presença da bactéria C. trachomatis que em contato com a conjuntiva ocular, produz uma reação inflamatória na pálpebra superior, com o aparecimento de folículos atingindo principalmente as crianças.

O diagnóstico primário pode se dar pelo exame feito a olho nu, feito com o auxílio de uma lupa onde os pacientes que apresentam as formas sequelares do tracoma - entrópio (pálpebra com a margem virada para dentro do olho) e triquíase tracomatosa (cílios em posição defeituosa, tocando o globo ocular) manifestam dor constante, fotofobia e dificuldade de abrir os olhos.

CALENDÁRIO DE ATENDIMENTOS:

26/08/2019 - Escola Carlota Tavares - Ibicuitaba
27/08/2019 - CEI Raimunda Medeiros - Mutamba
28/08/2019 - CEI José Cláudio Rebouças - Belém
29/08/2019 - EEF Francisco Ezequiel - Belém
30/08/2019 - CEI Francisca Luiza de Jesus - Redonda
02/09/2019 - CEI José Antero - Morro Pintado
03/09/2019 - CEI Alfredo Teodolino - Tremembé
04/09/2019 - CEI Rosa Filomena - Mutamba
09/09/2019 - EEF Professora Joana Marques Bezerra - Barreiras
11/09/2019 - CEI Ana Rodrigues - Barreiras
10/09/2019 - CEI Maria Helena - Manibu
17/09/2019 - Escola Maria Edilce - Melancias
#Saúde 05/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde intensifica vacinação contra o sarampo para crianças de seis meses a menos de um ano de idade A Secretaria de Saúde informa que a vacinação contra o sarampo está sendo realizada nas Unidades de Atenção Primária (UAPS's) com prioridade para as crianças de seis meses a menores de um ano de idade. Até o momento não há nenhum caso confirmado, suspeito ou sob investigação no município. Todas as medidas epidemiológicas estão sendo tomadas.

De acordo com o secretário Reginaldo Alves, o quantitativo de doses de vacina tríplice viral liberada pela central Regional de Saúde foi referente a 30% da meta de crianças (na faixa etária mencionada anteriormente) e de forma gradativa, o que é considerado baixo para a realidade municipal.

No mês de agosto, o município recebeu 50 doses que foram distribuídas nas UAPS's de acordo com a demanda de cada posto de saúde.

"A Secretaria tem feito todos os esforços possíveis para garantir a vacinação, nesse primeiro momento, para todas as crianças com as poucas doses recebidas até então, mas o recebimento das doses da vacina depende do Ministério da Saúde", explicou em nota Reginaldo Alves.

É importante destacar que, apesar da divulgação da mídia para a vacinação em outros públicos e faixas etárias, não se trata de uma campanha e sim uma intensificação e atualização da vacina tríplice viral em decorrência do momento epidemiológico pelo agravo do sarampo em alguns municípios.

Desse modo, não existe previsão da disponibilidade de novas doses pela Regional de Saúde, responsável por receber e distribuir as vacinas nos município.

Quando disponibilizadas novas doses, elas serão destinadas aos profissionais de saúde, conforme Nota Informativa nº 96/2019-DSASTE/SVS/MS que trata sobre as recomendações de medidas de proteção e prevenção para evitar a transmissão de sarampo nos serviços de saúde.
#Saúde 04/09/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde doa uniformes a grupo de socorristas voluntários Toda parceria que venha trazer benefícios para a população está nos planos da Prefeitura Municipal de Icapuí. A Secretaria de Saúde fez ontem, 3, a doação de 10 uniformes para o grupo Anjos sem Fronteiras - resgate voluntário. São socorristas que fazem um trabalho sem remuneração dando suporte a diversos eventos no município.

O grupo surgiu em 2018 após um curso de socorrista que alguns integrantes participaram. Hoje conta com 12 voluntários, de diversas profissões, como por exemplo, técnicos de enfermagem, enfermeiro e os próprios socorristas.

"É muito gratificante conseguir salvar uma vida e receber depois o agradecimento. O grupo é muito bom, participativo e faz o que gosta sem pedir nada em troca financeiramente", explicou o voluntário Alexandre André.
#Saúde 05/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Dia Nacional da Saúde O Dia Nacional da Saúde é celebrado anualmente em 5 de agosto no Brasil.
#Saúde 01/08/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Usuários e profissionais participam do terceiro Fórum Municipal de Saúde Mental de Icapuí O cuidado em saúde mental é dever de todos. Usuários do sistema de saúde, profissionais e autoridades participam hoje, 1º de agosto, na quadra de esportes da Escola Professora Mizinha, do III Fórum Municipal de Saúde Mental de Icapuí, com o tema 'Diálogos e possibilidades para o fortalecimento do cuidado em rede'. Com objetivo de discutir propostas para melhoria do cuidado em saúde mental no município de Icapuí.

A coordenadora do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Joice Almeida, falou da importância da participação dos usuários no processo de política municipal de saúde mental.

"Tivemos os fóruns comunitários de saúde mental em cada território, com as equipes e usuários. Um processo participativo. Queríamos saber o que eles entendem por saúde mental, como chegar ao atendimento, propostas para melhoria do processo de cuidado, atendimento", explicou.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho parabenizou e agradeceu os profissionais pelas recentes conquistas e prêmios e falou sobre os investimentos na saúde.

"Me preocupo em priorizar algumas coisas, principalmente a área da saúde. Chegamos ao patamar de 33% da receita investidos na saúde. A porcentagem obrigatória é de 15%, nós estamos ultrapassando esse valor, com responsabilidade. Agradeço e parabenizo toda a equipe pelas conquistas", agradeceu.

A doutora em saúde coletiva e coordenadora do Instituto Teias de Políticas Públicas (ITEPP), Rane Félix, palestrou sobre a rede de atenção psicossocial e controle social. O secretário do município, Reginaldo Alves, ficou responsável pela segunda palestra da manhã, sobre o fluxo da rede de saúde mental.

"Esse é o momento em que estamos culminando os oito fóruns locais que realizamos. Tivemos a oportunidade de conversar com os usuários e profissionais para discutir melhorias, e hoje, estamos aqui. Nosso objetivo é identificar o nossos problemas e como melhorar", disse Reginaldo Alves.

A programação segue no período da tarde com uma mesa redonda e as palestras: Rede e Território e Comunidade: práticas de sociabilidade e o cuidado de si, com o professor Dr. Breno Fontes; e A organização da rede de atenção psicossocial Caruaru, Agrestina e Icapuí e o Papel da APS na saúde mental, pelo palestrante Paulo Henrique de Oliveira, graduando em medicina pela UFPE.
#Saúde 05/07/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Município de Icapuí é agraciado com novas equipes de saúde e novo veículo As boas notícias não param de chegar. O trabalho que está sendo desenvolvido pela Secretaria de Saúde de Icapuí continua sendo reconhecido e trazendo bons resultados. Graças a esse compromisso, o município receberá um novo veículo e a ampliação das equipes de saúde bucal (eSB) e de saúde da família (eSF).

A comunidade de Redonda deverá receber mais uma equipe de saúde da família, e cinco Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS's) receberão incrementos nas equipes de saúde bucal.

Além da ampliação das equipes, Icapuí é um dos 34 municípios cearenses que atingiram os critérios atribuídos pelo Ministério da Saúde, e como reconhecimento receberá um veículo para auxiliar nas ações de vigilância em saúde.

O município foi avaliado pelos critérios de incidência de casos de dengue, zika e chikunguya, resultados do levantamento de índice de Aedes aegypti, proporção de agentes de combate às endemias trabalhando, proporção de vacinação em menores de um ano e estratificação de riscos para doença de chagas.

O secretário de Saúde, Reginaldo Alves, comemorou a notícia através de suas redes sociais.

"O trabalho das equipes no campo faz a diferença e começa a ser reconhecido a nível estadual e nacional. Investimento na saúde não é discurso, é prática. O prefeito Lacerda vem revolucionando a saúde de Icapuí com ampliação de cobertura e cuidados com a promoção de saúde à população", celebrou.

#Saúde 25/06/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura esclarece sobre atendimento de saúde a moradores feito por desconhecidos A Prefeitura Municipal de Icapuí informa que não está realizando a coleta de sangue de pessoas em suas residências, seja através de alguma equipe própria da Secretaria de Saúde ou em parceria com o Governo do Estado do Ceará ou Ministério da Saúde.

Os moradores que foram abordados já estão recebendo o atendimento necessário. Em caso de novas abordagens suspeitas, os icapuienses devem acionar a polícia para que sejam tomadas as providências cabíveis.
#Saúde 10/06/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Projeto icapuiense será tema de minicurso em evento na Bahia Mais uma experiência desenvolvida em Icapuí será apresentada para o país. O projeto Tenda Comunitária da Saúde Mental será apresentado no 4º Fórum Nacional dos Direitos Humanos e Saúde Mental, que acontecerá de 20 a 22 de junho, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.

O minicurso "Saúde Mental na Atenção Primária: Tecnologias leves de cuidado no Território" irá mostrar como desenvolver o cuidado no território. O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pergentino Rebouças Maia.

A terapeuta ocupacional Simone Deodato ministrará o curso juntamente com a psicóloga Clarice da Paz.

"Esse projeto nasceu da necessidade que sentíamos de realizar ações fora do Caps. Percebemos que estávamos fazendo muitos atendimentos ambulatoriais e as pessoas tinham pouca oportunidade de estarem lá dentro. Nesse sentido, pensamos em um projeto que fosse até as comunidades, conhecer a cultura local, os cuidados alternativos que lá existiam, como a rezadeira, curandeira, parteira, as pessoas que fazem saúde de uma forma diferente e a partir desse conhecimento criar uma alternativa de cuidado naquela comunidade. E fazer com que os jovens compreendam a cultura da comunidade, para que ela não venha morrer", detalhou Simone Deodato.
#Saúde 31/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde faz segunda chamada da seleção de digitadores para o Software e-SUS A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária de digitadores para o Software e-SUS, do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), do Sistema HÓRUS e do Sistema Bolsa Família realiza a segunda chamada da seleção.

Os candidatos deverão se apresentar na próxima segunda-feira, 3 de junho, no horário das 8h às 10h, ao Setor de Pessoal da Secretaria Municipal de Saúde.
#Saúde 31/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde empossa novos membros do Conselho Municipal de Saúde
A prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Saúde, empossou na manhã de hoje, 31, os novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para o biênio de 31 de maio de 2019 a 31 de maio de 2021. A solenidade aconteceu no auditório da Secretaria de Educação.

Composto por um colegiado de 32 membros, entre titulares e suplentes, os conselheiros locais de Saúde atuam nas áreas de PSF (Programa de Saúde da Família), debatendo as necessidades e potencialidades das comunidades, discutindo ações na tentativa de solucionar os problemas encontrados.

Na oportunidade, o prefeito Raimundo Lacerda Filho agradeceu os conselheiros que encerraram o ciclo e desejou um ótimo ciclo para os novos membros.

"Os conselheiros são de extrema importância nesse processo, não só de fiscalização, mas de deliberação e sugestões. É necessário compartilhamos responsabilidades, nutrindo sempre um diálogo franco, aberto e sincero com a população. Eu me coloco sempre à disposição dos conselheiros. Críticas são sempre bem-vindas. Eu estou me esforçando pra que a saúde de Icapuí receba um contexto que vá de encontro aos anseios da população. Temos muitas conquistas importantes", ressaltou.

O secretário de Saúde, Reginaldo Alves, ressaltou o processo democrático de escolha dos membros e enfatizou os investimentos realizados na Saúde durante a atual gestão.

"Agradeço imensamente o apoio do prefeito Lacerda. No primeiro ano de gestão colocamos 28% de recursos próprios na saúde, no segundo ano 29% e, nesse primeiro quadrimestre 33%. Priorizar a saúde não é questão de discurso, é questão de prática. Três unidades básicas que estavam paradas, hoje estão construídas e equipadas. Além da melhoria substancial no hospital, os processos participativos de terapia comunitária, rodas de conversa nas unidades, ampliação da residência multiprofissional, que hoje conta com 22 profissionais custeados pelo Governo Federal nas diversas áreas do município. Todas essas ações tiveram a participação fundamental do Conselho", complementou.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde (CESAU), Pedro Alves Filho, ressaltou a importância do órgão.

"Os Conselhos têm um papel muito importante para a sociedade, não só na elaboração da política de saúde, mas acompanhar a execução dessa política. A gente precisa discutir os problemas da saúde, trazer pro Conselho e trabalhar em parceria com a gestão. Nós precisamos pensar sempre no coletivo, só assim a gente avança", disse.

Najara Miranda, que presidiu o Conselho no ciclo 2017-2019, deu as boas vindas aos novos membros ressaltando a importância do Conselho.

"O Conselho Municipal de Saúde deve caminhar lado a lado com a gestão na construção do plano municipal de Saúde e nas decisões de políticas públicas a serem implementadas em nosso município. Não é fácil ser conselheiro. A gente aprende muito, mas precisamos ter uma responsabilidade grande, pois somos corresponsáveis em tudo que acontece na saúde", concluiu.

#Saúde 23/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Saúde conquista boa avaliação no PMAQ e recebe aumento de 50% nos recursos O trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal de Icapuí na área da saúde está trazendo bons resultados, melhorando os índices e alcançando metas. Mais uma conquista da gestão 'Quem Ama Cuida' foi o bom desempenho na avaliação do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB), que fez elevar os recursos do incentivo federal.

A penúltima avaliação que Icapuí tinha passado foi em 2014 e o recurso recebido mensalmente era de R$ 50.300,00. Em 2017, no primeiro ano do governo Raimundo Lacerda Filho, o município foi avaliado mais uma vez e o incentivo saltou para R$ 75.696,53, provando, assim, que a Secretaria de Saúde está no caminho certo.

"Graças aos investimentos que a gestão do prefeito Lacerda vem fazendo na atenção primária de Icapuí, tanto em infraestrutura, como na organização dos processos de trabalho, esse esforço gerou frutos e na última avaliação do Ministério da Saúde Icapuí avançou bastante, tendo melhorado em 50% a captação de recursos do PMAQ", explicou Brena Jéssica, Coordenadora da Atenção Primária à Saúde.

RESULTADOS (AVALIAÇÃO 2017)
Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) e suas respectivas notas:
- Peixe Gordo = "ótimo"
- Morro Pintado = "ótimo"
- Salgadinho = "ótimo"
- Morro Alto = "muito bom"
- Mutamba = "ótimo"
- Barreiras = "muito bom"
- Belém = "muito bom"
- Redonda* = "bom"
- NASF** = "muito bom"

*A Equipe de Saúde de Redonda foi avaliada quando ainda funcionava numa casa alugada, sem estrutura, e por isso, recebeu a menor das notas. A nova unidade, a UAPS Estrela do Mar, foi inaugurada no final daquele ano, em 22 de dezembro de 2017.

**Núcleo Ampliado de Saúde da Família
#Saúde 23/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Semana de Enfermagem enfatiza a importância do cuidado e do cuidador Enfermeiros e técnicos em enfermagem estão participando nesta quinta-feira, 23, do 3º Encontro de Enfermagem de Icapuí. "Vivências e Olhares para a enfermagem - a importância do cuidado e do cuidador" é o tema do evento realizado pela Secretaria de Saúde na Pousada Icapuí.

De acordo com Olga de Oliveira, coordenadora de enfermagem do Hospital Maria Idalina, "o objetivo [do evento] é alertar o serviço de enfermagem para a necessidade de constante aquisição de conhecimentos e habilidades com base em informações consistentes, explicativas e bem atuais".

A programação iniciou pela manhã com um coffee break, entrega de material e a abertura oficial do evento. "Segurança do paciente" foi o primeiro tema do dia a ser discutido, tendo a enfermeira Ana Géssica Costa Martins como facilitadora.

Atualização em cuidados com pés diabéticos, atualização do código de ética do profissional de enfermagem e discussão das 30 horas, atenção ao adoecimento psíquico do profissional de enfermagem e urgências obstétricas são outros temas que devem ser debatidos ao longo do dia. Haverá ainda exposição de trabalhos em banners e sorteio de brindes.

"Esse evento é muito importante porque envolve uma categoria significativa do nosso sistema de saúde, que são os profissionais de enfermagem, e para um sistema que prima a questão de prevenção dos agravos, há que se valorizar essas iniciativas de trazer esses debates, essas discussões, essas formações dentro dos processos de saúde. Isso só vai qualificar toda a equipe", destacou Maria José da Costa, coordenadora de gestão da Secretaria de Saúde.
#Saúde 23/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Encontro enfatiza o cuidado com as pessoas e não apenas com as doenças Ouvir o que as pessoas têm a dizer, socializar e sair um pouco dos tradicionais espaços hospitalares. Essa foi a ideia do primeiro Encontro da Terapia Comunitária que aconteceu no dia 17 reunindo usuários dos postos de saúde de Mutamba e Barreiras, profissionais da saúde e residentes, para momentos de conversa, música, relaxamento e expressão de sentimentos.

A Terapia Comunitária Integrativa (TCI) é um instrumento das Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde que tem como objetivo ser espaço de acolhimento e partilha de vida para se falar das dores, dos problemas e das potencialidades das pessoas e das comunidades.

Em Icapuí, a ideia surgiu através do médico acupunturista Mário Pinheiro, que trabalha desde dezembro 2018 na Unidade de Atenção Primária a Saúde (UAPS) de Mutamba. Sentindo a necessidade de trabalhar a terapia comunitária como cuidado social, o profissional passou o desejo para a gestão municipal e juntos começaram a planejar.

No evento da semana passada, o médico contou com a ajuda da índia Fátima Tibiriçá, que já desenvolve essas práticas na cidade de Beberibe.

Para o secretário de Saúde, Reginaldo Alves, não foi só um evento, "mas uma tecnologia que precisa de continuidade".
#Saúde 22/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde divulga resultado final da seleção de digitadores A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária, por excepcional interesse público, de digitadores para o Software e-SUS, do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), do Sistema HÓRUS e do Sistema Bolsa Família divulgou hoje, 22, o resultado final da seleção.

Os candidatos aprovados deverão se apresentar no dia 30 de maio, no horário das 8h às 12h, ao Setor de Pessoal da Secretaria Municipal de Saúde.

Confira a relação:
#Saúde 13/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Icapuí está com equipes completas em todas as unidades de saúde A rede municipal de saúde está, nas equipes, com 100% de cobertura do Programa Saúde da Família (PSF). Todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS’s) estão completas com médicos, enfermeiros, residentes em saúde e demais profissionais em diversas especialidades.

"Da nossa região de saúde, dos quatro municípios - Icapuí, Aracati, Fortim e Itaiçaba -, nós somos o único município com essa cobertura 100% nas equipes", informou a enfermeira Brena Jéssica.
#Saúde 10/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Hospital Maria Idalina volta a ofertar exames laboratoriais O Hospital Municipal Maria Idalina voltou a ofertar exames laboratoriais. Estão sendo disponibilizados aproximadamente 20 tipos deles, como hemograma, triglicerídeos, colesterol, creatinina, TGO, entre outros.

O agendamento já pode ser realizado no próprio laboratório, de segunda à quinta-feira, de 9h às 11h. É necessário que o paciente tenha, em mãos, uma requisição da Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS's) e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para o secretário de Saúde, Reginaldo Alves, o serviço vai reduzir o número de viagens para Aracati e vai melhorar o tempo resposta, permitindo que o diagnóstico do paciente seja mais preciso e completo.

"Com isso, a gestão do prefeito Lacerda consolida uma promessa que é a revitalização do hospital com a oferta dos exames biomédicos em sua plenitude", acrescentou.

Os procedimentos serão realizados de segunda à quinta-feira, das 7h30 às 9h. Serão 25 vagas diárias em caso de pacientes encaminhados pelas UAPS's. Em caso de internamento e urgências do hospital não há quantidade mínima de exames. Nas sextas-feiras, serão realizados os testes do pezinho.

"A maior parte da população de Icapuí é carente, você realizar exames laboratoriais tirando do bolso é um alto custo, sendo que muitos pacientes necessitam fazer esses exames a, por exemplo, cada dois, três meses. É de suma importância, após três anos parado, e agora vamos colocar a todo vapor para que toda a população seja atendida e esteja satisfeita com nossos serviços", destacou Pollyana Freire, biomédica responsável pelo laboratório de análises clínicas.
#Saúde 10/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Comissão divulga resultado de primeira fase de seleção de digitadores A Comissão de Acompanhamento e Avaliação do Processo Seletivo Simplificado para contratação temporária, por excepcional interesse público, de 09 (nove) Digitadores para o Software e-SUS, do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), do Sistema HÓRUS e do Sistema Bolsa Família divulga o resultado da primeira fase.

Conforme o edital, passam para a segunda fase os 27 primeiros lugares da avaliação dos títulos, usando como critério de desempate item 8.2 deste edital. Nesta fase os candidatos se submeterão a uma entrevista que acontecerá nos dias 16 e 17 de maio, na Secretaria Municipal de Saúde, nos horários das 08h15min e 13h15min.

Para participar desta etapa o candidato precisará se apresentar com a ficha de inscrição, documento de identidade original com foto. Para a entrevista, os candidatos se apresentarão impreterivelmente, até o horário estipulado acima (08h15min e 13h15min), ficando fora da seleção aquele candidato que chegar após este prazo.

O candidato precisa verificar nas tabelas do edital a data em que consta o seu nome, pois os mesmos estarão divididos em dois grupos de 13 e 14 candidatos, organizados por ordem alfabética. Na recepção, o candidato assinará a ficha de frequência por ordem de chegada e aguardará ser chamado pela Comissão.

Confira a lista de convocados:
#Saúde 03/05/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Dia D da Campanha de Vacinação contra o vírus da gripe acontecerá neste sábado, 4 Todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS's) de Icapuí estarão abertas neste sábado, 4, para o Dia D da Campanha de Vacinação contra a Influenza. A imunização será feita das 7h às 17h, e não fecha para almoço.

A expectativa é imunizar o máximo de pessoas dos grupos prioritários da campanha. "Que a população esteja consciente da prevenção e eficácia da vacina contra a influenza e, assim, atingirmos a meta de 90% dos grupos prioritários imunes (protegidos)", reforça Aparecida Carvalho, coordenadora de imunização do município.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

Pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais Militares e Civis, corpo de bombeiros e forças armadas fazem parte do grupo alvo da campanha.
#Saúde 26/04/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde divulga processo seletivo para contratação temporária de profissionais A Prefeitura Municipal de Icapuí divulgou o Processo Seletivo Simplificado destinado à contratação temporária de profissionais para atuar na função de digitador do software e-SUS. O período de contratação é de 12 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Os interessados devem acessar o edital através do link abaixo, conferir todas as informações (regras, datas, procedimentos, etc) e imprimir os formulários em anexo para posterior preenchimento dos dados necessários à inscrição.
#Saúde 26/04/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de vacinação contra gripe segue imunizando grupos prioritários em Icapuí Prevenir é o melhor caminho para evitar possíveis danos à saúde. Todas as Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS’s) seguem com o calendário de imunização contra o vírus da gripe nos grupos prioritários. A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza teve início no dia 10 de abril e segue até 31 de maio em todo o Brasil.

Pessoas com 60 anos ou mais, crianças de 6 meses a menores de 6 anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, professores, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional, policiais Militares e Civis, corpo de bombeiros e forças armadas fazem parte do grupo alvo da campanha.

O objetivo é reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção. A estratégia de vacinação contra a influenza foi incorporada no Programa Nacional de Imunizações em 1999, com o propósito de reduzir internações, complicações e mortes na população alvo para a vacinação no Brasil.
#Saúde 25/04/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Duas unidades de saúde estendem atendimento para o horário noturno Pensando no bem estar dos icapuienses e na ampliação do acesso aos serviços, a Secretaria de Saúde, através do Departamento de Atenção Primária à Saúde, implantou o atendimento noturno em duas unidades de saúde. Todos os procedimentos devem ser agendados previamente e as consultas iniciam às 18h.

Os atendimentos contam com profissionais médicos, dentistas e residentes multiprofissionais.

LOCAIS:

- UAPS Catarina Evangelista de Sousa, em Mutamba:
Atendimento médico às quartas e quintas-feiras;
Atendimento odontológico às quartas-feiras

- UAPS Monsenhor Diomedes de Carvalho, Morro Pintado:
Atendimento médico e odontológico às terças-feiras
#Saúde 24/04/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Agentes de combate às endemias realizam trabalho contra febre amarela e dengue Os agentes de combate às endemias do município estão realizando um trabalho de prevenção à febre amarela e à dengue nas comunidades centrais do município. Nesta quarta-feira, às 17h, os profissionais farão a borrifação contra o Aedes Aegypti em Morro Alto, nas proximidades do Bar do Caxias.

É importante que os moradores recebam bem os profissionais, informem qualquer ocorrência de sintomas e também apontem possíveis pontos de focos do mosquito.

A borrifação é prejudicial às pessoas e animais e, por isso, os agentes pedem a compreensão dos moradores para que abram as portas e janelas de suas residências, cubram alimentos, retirem animais domésticos, evitem ficar no local durante o procedimento e só retornem cerca de 10 minutos depois.
#Saúde 10/04/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Usuários e profissionais debatem melhorias na saúde e no SUS Profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) estão participando hoje, 10, na quadra da Escola Professora Mizinha, da 8ª Conferência Municipal de Saúde. Os presentes debatem sobre o tema "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS".

Além de usuários, profissionais locais e Conselho Municipal de Saúde, estão participando do evento Silvana Cardoso, diretora da Policlínica Regional Dr. José Hamilton Saraiva Barbosa, de Aracati, e a coordenadora da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), Glaucia Porto.

O secretário de Saúde de Icapuí, Reginaldo Alves, durante a abertura da Conferência, reforçou o importante papel do município para o sistema de saúde, como por exemplo, na implantação dos serviços dos agentes comunitários de saúde na década de 1980, até então inédito no país.

"Que Icapuí volte a ser um celeiro de boas ideias e ações, com práticas inovadoras referência no estado do Ceará e no Brasil", destacou.

Rosário Rebouças, secretária de Governo, agradeceu a presença dos profissionais e usuários do Sistema Único de Saúde nesse importante processo de discussão.

"Nós acreditamos que só conseguimos fazer um trabalho consolidado quando nós escutamos, quando temos um espaço de fala e um espaço de escuta das pessoas que são atendidas. Tivemos uma boa repercussão das pré-conferências nas comunidades, as pessoas elogiaram os processos de discussões. Sabemos dos desafios e acreditamos nessa inclusão, principalmente para fortalecer o atendimento à saúde no município de Icapuí", disse.

A coordenadora da 7ª CRES agradeceu a oportunidade e destacou a luta e persistência dos icapuienses e parabenizou pelos avanços nos indicadores do município nos últimos dois anos.

"Se os indicadores estão bem é sinal que a qualidade da saúde, do serviço, a gestão está indo bem. Acredito que estamos no caminho certo", parabenizou.
#Saúde 09/04/2019 SECRETARIA DE SAÚDE SUS é tema de Conferência Municipal de Saúde nesta quarta, 10 O Conselho Municipal de Saúde e a Secretaria de Saúde realizarão nesta quarta-feira, 10, na Escola Mizinha, a partir das 8h, a Conferência Municipal de Saúde com um debate sobre "Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS".

Durante o mês de março, foram realizadas pré-conferências sobre o Sistema Único de Saúde em todas as Unidades Primárias de Atenção à Saúde (UAPS). Em cada uma delas foram escolhidos usuários do sistema para representar o território na Conferência Municipal, que por sua vez, escolherá os representantes para a conferência estadual.
#Saúde 04/04/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza segundo Encontro de Saúde Mental de Icapuí A Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pergentino Rebouças Maia, está realizando hoje, no ginásio da Escola Professora Mizinha, o segundo Encontro de Saúde Mental do Município de Icapuí.

Com atividades nos turnos manhã e tarde, profissionais da saúde, educação, assistência social, conselho tutelar, Conselho Municipal de Saúde discutem sobre saúde mental com o objetivo de refletir acerca da importância da discussão dos processos de trabalho que perpassam pela organização do fluxo de atendimento, estratégias de ações do cuidado em saúde mental de forma interssetorial.

Segundo o secretário de Saúde, Reginaldo Alves, mais de duas mil pessoas fazem uso de medicação controlada no município. Algumas medidas, como diagnósticos, estão sendo tomadas para oferecer uma melhor qualidade de vida para a população.

"Essa atividade de hoje é uma construção coletiva da política municipal de saúde mental, é mais uma etapa dos trabalhos que a gente vem desenvolvendo. Já tivemos várias conversas internamente", acrescentou.

A respeito desse alto número de uso de controlados, a assistente social e coordenadora do Caps, Leilane Moreira Costa, disse que "nós, enquanto profissionais, devemos refletir sobre a questão e encontrar alternativas para o cuidado à população, na prevenção ao adoecimento mental e estratégias de reduzir o uso de benzodiazepinicos, o que é um grande desafio".

A secretária de Governo, Rosário Rebouças destacou que essa luta é de todos.

"Não é uma luta só do Caps, eu vejo como uma causa abraçada por todo sistema de saúde do município de Icapuí", considera.
#Saúde 26/03/2019 INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO Saúde da mulher é tema de palestra para aposentadas e pensionistas Informação, sorteio, cuidado e descontração fizeram parte da manhã das aposentadas e pensionistas do município que participaram da palestra "Saúde da mulher: Quem ama se cuida", realizada pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município (ICAPREV).

A enfermeira Brena Jéssica explanou temas como câncer de mama e de colo do útero, sintomas, cuidados, prevenção e tirou dúvidas das presentes. Além disso, foram ofertados testes rápidos de glicemia e aferição de pressão arterial e realizado um sorteio de uma ultrassonografia mamária.

"Foi um momento muito importante. Muitas não sabiam que estavam com a glicemia alterada", disse Brena.

A ação faz parte do projeto "Da minha eu aposentadoria eu vejo um novo mundo", cujo objetivo é proporcionar momentos de valorização e integração entre esse público que tanto contribuiu para o desenvolvimento do município.

Dona Raimunda Reis, da comunidade de Cajuais, que contribuiu com o município durante 30 anos como auxiliar em gestão pública, considera muito importante o projeto.

"Gosto muito de participar desses encontros, ainda mais com um tema tão importante que não serve só para mim, mas para minha família e amigos, sobre os cuidados que devemos ter, posso passar para eles. A ideia desse projeto foi muito boa, é muito bom participar, pois sinto saudades dos tempos de trabalho. É uma oportunidade de sair e participar de atividades", relata.

A presidenta do Instituto, Elisamaira Gomes, considerou um momento importante de despertar nas mulheres um cuidado maior com a saúde.

"Como o mês de março é todo em alusão ao mês da mulher, nós pensamos nessa atividade voltada à saúde, porque quem ama se cuida", acrescentou.
#Saúde 22/03/2019 INSTITUTO DE PREVIDÊNCIA DOS SERVIDORES DO MUNICÍPIO Icaprev realizará palestra sobre saúde da mulher para aposentados e pensionistas Aposentados e pensionistas do município poderão dialogar e tirar dúvidas sobre saúde da mulher em palestra realizada pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Município (ICAPREV) na próxima terça-feira, 26, a partir das 9h.

A palestra "Saúde da mulher: Quem ama se cuida" será ministrada pela enfermeira Brena Jéssica e faz parte do projeto "Da minha eu aposentadoria eu vejo um novo mundo" que tem o objetivo de melhorar a qualidade de vida, proporcionar momentos de interação e valorização da autoestima dos servidores aposentados e pensionistas.

"Dando continuidade ao projeto e pensando nesse mês especial da mulher pensamos em proporcionar essa palestra, além de aferição de pressão arterial e teste rápido de glicemia", exemplificou a presidenta do Instituto, Elisamaira Gomes.
#Saúde 21/03/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Luau da Saúde Mental valoriza cultura e momentos de partilha Ainda era claro quando ela resolveu aparecer, saindo de dentro do mar, com toda sua grandeza e amarelo cor de fogo. A lua bem queria ser a atração principal do primeiro Luau da Saúde Mental, mas teve que dividir o protagonismo com um belo momento de partilha e de valorização cultural dos icapuienses. A beira do mar na praia de Barreiras ficou pequena na noite de ontem, 20, para tanta demonstração de cuidado.

Recital poético, apresentação de pastoril, leitura de cordel, danças de roda, comida, música ao vivo e uma grande fogueira ajudaram na animação do grande público presente que contemplava o evento, o mar e a lua celebrando a vida.

O Luau da Saúde Mental foi organizado pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pergentino Rebouças Maia dentro do projeto Tenda Comunitária da Saúde Mental.
#Saúde 21/03/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Pré-conferências avaliam com usuários os serviços oferecidos pelo SUS A Secretaria de Saúde de Icapuí está realizando durante o mês de março pré-conferências sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). Esses momentos oportunizam a socialização entre a pasta e a população para avaliar os serviços oferecidos. As reuniões estão acontecendo em todos os territórios do município.

Já participaram desse momento de diálogo os usuários das Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Catarina Evangelista, de Mutamba; Estrela do Mar, de Redonda; Monsenhor Diomedes, Morro Pintado. Na tarde de ontem, 20, foi a vez da Unidade Maria Antonieta Brasil, de Peixe Gordo, e hoje, 21, pela manhã, a Unidade João Perdido, no Belém.

As próximas conferências acontecerão nas UAPS Ila Rodolfo, de Morro Alto; do Salgadinho, no dia 26, e Barreiras, no dia 28, ambas no período da tarde.
#Saúde 19/03/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Caps realizará primeiro Luau da Saúde Mental nesta quarta, 20, em Barreiras O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pergentino Rebouças Maia realizará o primeiro Luau da Saúde Mental, nesta quarta-feira, 20, na Praia de Barreiras, a partir das 17h. O evento contará com momento artístico-cultural, recital poético, música ao vivo, apresentação de pastoril e danças de roda na beira da praia.

A atividade faz parte do projeto "Tenda Comunitária da Saúde Mental" e é aberta ao público. A organização convida a todos que buscam e acreditam no cuidado humanizado e em práticas emancipatórias em Saúde Mental.
#Saúde 07/03/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Icapuí recebe novos profissionais residentes em saúde O sistema de saúde de Icapuí recebeu hoje, 7, uma nova turma de profissionais para integrar a Residência Integrada em Saúde (RIS) no município. Eles atuarão na estrutura municipal ampliando e melhorando a oferta de serviços aos pacientes locais nas áreas da saúde coletiva, saúde da família e comunidade e da saúde mental.

Enfermagem, fisioterapia, nutrição, odontologia, psicologia e assistência social são algumas das áreas com todas as vagas preenchidas. Mais profissionais de outras especialidades podem chegar posteriormente.

Os novos residentes ficarão até amanhã conhecendo o município, a estrutura, os profissionais, os locais de atuação e, nos próximos dias, já estarão aptos a trabalhar no Hospital Maria Idalina, nas Unidades de Atenção Básica à Saúde (UAPS), no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pergentino Rebouças Maia, entre outros setores.

Mazé Costa, representando o secretário de Saúde Reginaldo Alves, disse que era um momento de grande satisfação ter esse novo corpo de profissionais chegando à Icapuí.

A articuladora regional da RIS, Brena Jéssica, acredita que a chegada dos novos residentes vai ampliar e melhorar os serviços de saúde ofertados à população icapuiense.

Raylka Franklin, assistente social, convidou os presentes a conhecer e se apaixonar pelo município e mergulhar nesse processo de aprendizagem e de vivências que é uma residência.

A secretária de Governo Rosário Rebouças, representando o prefeito Raimundo Lacerda Filho, agradeceu a chegada de todos e ressaltou a importância do fortalecimento da atenção básica com mais esse reforço.

PROGRAMA

A Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará (RIS/ESP/CE) se constitui de ensino de pós-graduação Lato Sensu (especialização), destinado às profissões da saúde, para graduados em Instituição Ensino Superior e situação regular nos Conselhos Profissionais de classe.

Ela se caracteriza por um ensino-aprendizagem em serviço, com carga horária de 60 horas semanais, em regime de dedicação exclusiva ao programa, incluindo-se plantão e duração mínima de dois anos, com o acompanhamento de docentes/preceptores.
#Saúde 28/02/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Blitz educativas distribuem preservativos, fazem testes rápidos e orientações sobre saúde Na manhã desta quinta-feira, 28, vários profissionais das secretarias de Saúde e de Assistência Social se mobilizaram para realizar blitz educativas em diversos pontos de Icapuí. Foram distribuídos preservativos, hipocloritos, oferta de testes rápidos de HIV e Sífilis e orientações para prevenção de doenças e agravos neste carnaval.

Confira, abaixo, uma galeria com algumas imagens de hoje, 28:
#Saúde 28/02/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Atitudes simples ajudam na prevenção e controle do mosquito A prevenção é a melhor opção para uma vida saudável. É importante manter-se vigilante o ano inteiro para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegytpi, transmissor da dengue, zika e chinkungunya. Nesse período de pré-estação chuvosa no Ce
#Saúde 26/02/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria e Conselho Municipal de Saúde realizarão pré-conferências sobre o Sistema Único de Saúde A Secretaria de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizarão, durante o mês de março, pré-conferências sobre o Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as Unidades Primárias de Atenção à Saúde (UAPS). Esses encontros antecedem a Conferência Municipal de Saúde marcada para o dia 10 de abril.

Em cada pré-conferência serão escolhidos oito usuários do SUS (4 titulares e 4 suplentes) para representar o território na Conferência Municipal, onde serão escolhidos os representantes para a conferência estadual, que acontecerá nos dias 26 e 27 de junho.

A Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Najara Miranda, explica a importância das pré-conferências.

"Precisamos analisar de fato como desempenhamos nosso papel no tocante à saúde do município, e como está posto para os usuários do SUS os programas oferecidos a cada um deles. Será que o que oferecemos e o que realmente a população necessita? A participação popular é de fundamental importância, pois ela quem vai dizer o que precisa em cada região, ela quem vai apontar as falhas e juntos procurarmos solucionar cada problema. Saúde para todos e com todos deve deixar de ser um mera frase e ser colocada em prática. Assim com a ajuda de todos tenho certeza que poderemos avançar nas conquistas e amenizar os problemas enfrentados no dia a dia”, disse.

CONFERÊNCIA ESTADUAL

A 8ª Conferência Estadual de Saúde acontecerá nos dias 26 e 27 de junho abordará a temática “Democracia e Saúde: Saúde como Direito e Consolidação e Financiamento do SUS”. O evento tem o objetivo de Fortalecer e efetivar os princípios e diretrizes do SUS, visando a garantia da saúde como direito, além de avaliar a situação da saúde, propor diretrizes para formulação da política municipal, regional e estadual de saúde e o controle social no SUS.

Confira o calendário das pré-conferências nas unidades de saúde:

01/03 - Catarina Evangelista, Mutamba - manhã;
12/03 - Estrela do Mar, Redonda - tarde;
13/03 - Ila Rodolfo, Morro Alto - manhã;
14/03 - Monsenhor Diomedes, Morro Pintado - tarde;
20/03 - Maria Antonieta Brasil, Peixe Gordo - tarde;
21/03 - João Perdido, Belém - manhã;
26/03 - Salgadinho - tarde;
28/03 - Barreiras - tarde.
#Saúde 22/02/2019 SECRETARIA DE SAÚDE Caps desenvolve programação carnavalesca com o Bloco Sou Liberdade O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pergentino Rebouças Maia realizará mais uma programação cultural alusiva ao Carnaval, o CAPS Folia 2019, na quinta-feira, 28. O Bloco Sou Liberdade, com a participação de usuários da Saúde Mental, será uma das atrações.

A concentração será às 7h30 na Praça Central Adauto Róseo, saindo de lá para o Caps, localizado na Rua dos Porfírios, com a participação dos usuários da Saúde Mental no bloco. Haverá ainda e escolha da Realeza.

"Liberdade pra dentro da cabeça" é o lema do evento que traz uma perspectiva de reflexão acerca da desmistificação dos estigmas que envolvem as pessoas com sofrimento psíquico e mental, trazendo a expressão “liberdade” no sentido de nos libertarmos dos preconceitos, não somente de forma restrita as pessoas com sofrimento mental, mas a todos os tipos de preconceitos que impedem a compreensão de uma sociedade sem estigmas e rótulos, com respeito a todos.

PROGRAMAÇÃO

Este ano, o Caps Folia estendeu suas atividades em todas as Unidades de Atenção Primária em Saúde (UAPS) com a participação de usuários e equipes de trabalho.

A programação foi realizada nas UAPS João Perdido, em Belém (dia 13); Estrela do Mar, em Redonda (dia 14); Barreiras (dia 15); Catarina Evangelista de Souza, em Mutamba, e Monsenhor Diomedes de Carvalho, em Morro Pintado (dia 18); Maria Antonieta Brasil de Oliveira, em Peixe Gordo (dia 19); e Pedro Rebouças, Salgadinho, e Ila Rodolfo, Morro Alto (dia 21).
#Saúde 18/01/2019 SECRETARIA DE SAÚDE CAPS passará a funcionar em novo endereço a partir da próxima semana O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pergentino Rebouças Maia passará a atender, a partir do dia 23 de janeiro, em novo endereço. A nova sede será na Rua dos Porfírios, Centro, em frente à Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Templo Central. Os pacientes com consultas marcadas devem se dirigir ao novo endereço.
#Saúde 19/11/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Semana do Bebê terá programação voltada para cuidados e importância da primeira infância Gestantes, puérperas e crianças ganham atenção especial durante a Semana do Bebê, que vai de hoje, 19, até o dia 26, com uma programação bastante diversificada realizada por profissionais das unidades básicas, dos Centros de Educação Infantil e da Secretaria de Assistência Social. Todas as temáticas são voltadas para os cuidados com o bebê e a importância da primeira infância.

A ação tem como objetivo destacar a importância de investir na primeira infância, mobilizando toda sociedade e profissionais a apoiar as gestantes, puérperas e crianças promovendo o vínculo mãe-bebê e estimular o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e afetiva da criança.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada às crianças e também tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

Confira abaixo a programação detalhada com todas as atividades:
#Saúde 08/11/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Unidade de saúde de Mutamba retomará atividades integrais a partir do dia 20 A partir do dia 20 de novembro, a Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Catarina Evangelista de Sousa, da comunidade de Mutamba, contará com a presença do médico Mário Pinheiro prestando atendimento à população. Dessa forma, serão retomadas, de forma integral, as atividades do Programa Saúde da Família (PSF) naquela unidade de saúde.
#Saúde 11/10/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Caps realizará série de oficinas sobre chá, sucos detox e temperos naturais O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pergentino Rebouças Maia vai realizar, nas próximas três segundas-feiras, de 8 às 11h, oficinas nutricionais sobre chá, sucos detox e temperos culinários naturais. As capacitações são voltadas para os usuários do Caps, familiares e demais interessados no tema.

O primeiro encontro, dia 15, será voltado para a importância do chá para o bem-estar, qualidade de vida e processos terapêuticos.

No dia 22, sucos detox, como fazer, sua importância e benefícios, é a temática do dia.

A última oficina, dia 29, vai tratar dos temperos culinários naturais que podem ser cultivados em casa e incentivando os participantes a deixarem de usar os produtos industrializados.

Todos os conhecimentos serão repassados pelo nutricionista residente em Saúde da Família, Rogério Araújo.
#Saúde 05/10/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Outubro Rosa alerta para a prevenção ao câncer de mama e do colo do útero Durante este mês, em que é realizada a campanha nacional “Outubro Rosa”, a Secretaria de Saúde está realizando várias atividades para prevenção do câncer de colo de útero e de mama em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Icapuí.

Fazem parte da programação a realização do exame Papanicolau, avaliação das mamas, solicitação do exame de mamografia e rodas de conversas temáticas, como saúde sexual e reprodutiva, infecções sexualmente transmissíveis, direitos das mulheres e a importância dos exames.

Consulte, na UBS da sua comunidade, a programação das atividades.
#Saúde 03/09/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Icapuí atinge 100% de cobertura na vacinação contra poliomielite e sarampo O município de Icapuí alcançou 100% de cobertura na campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite. A campanha aconteceu de 6 a 31 de agosto, em todo o país, imunizando crianças com idade de um a menos de cinco anos.

O secretário de Saúde, Reginaldo Alves, parabenizou as famílias e as equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Icapuí.

"Parabéns a todas as famílias, gerentes e as equipes dos PSF’s por fecharmos em 100% de cobertura [na campanha]. Parabéns para a nossa coordenadora de imunização, Aparecida Carvalho, pela excelente articulação neste processo", disse.

"É uma satisfação para mim, como coordenadora da campanha contra poliomielite e sarampo do município de Icapuí, ter chegado a meta 100% de cobertura. Isso é fruto do trabalho de quem ama e cuida. Vacinar é se proteger", disse Aparecida Carvalho.
#Saúde 22/08/2018 SECRETARIA DE SAÚDE 73% das crianças icapuienses já estão vacinadas contra pólio e sarampo A Secretaria de Saúde de Icapuí avaliou de forma positiva o Dia D da Campanha de vacinação contra o sarampo e a poliomielite no último sábado, 18. Segundo dados da secretaria, 73% do público-alvo de icapuí está imunizado, até o momento. De acordo com o Ministério da Saúde, 51% das crianças brasileiras estão vacinadas.

A Campanha segue até o dia 31 em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) do município. Todas as crianças de 1 a menos de 5 anos precisam ser vacinadas.

O secretário de Saúde, Reginaldo Alves, está confiante em atingir a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de, no mínimo, 95% de imunização.

"As [equipes das] UBS's e população de Icapuí deram um show de compromisso no último sábado, no Dia D da campanha de vacinação. Temos pouco mais de uma semana para fazer a busca ativa e conseguirmos atingir os 95%", acrescentou.

A Secretaria de Saúde está trabalhando estrategicamente com os agentes comunitários de saúde, que estão fazendo a busca ativa nas comunidades, para garantir que todas as crianças sejam vacinadas.

"O dia D da campanha, foi bem produtivo. Tivemos, em média, 30 crianças vacinadas por UBS só nesse dia", disse Aparecida Carvalho, coordenadora de imunização.
#Saúde 21/08/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza atividade do Agosto Lilás na comunidade de Redonda A Secretaria de Saúde de Icapuí realizou na noite de ontem, 20, na Unidade Básica de Saúde Estrela do Mar, em Redonda, uma roda de conversa sobre a conscientização de combate à violência contra a mulher. A atividade foi pensada em alusão a Campanha Agosto Lilás, que trata da prevenção à violência contra a mulher.

Segundo a enfermeira Sabrina Silva, o objetivo do encontro foi dialogar com os presentes sobre as variadas formas de violência que mulheres podem estar suscetíveis. Um espaço de discussões e de reflexão sobre o problema e de como ele afeta a dinâmica social, familiar e comunitária.

"Com o aumento dos casos de feminicídios em todo o país, a intenção do encontro foi de sensibilizar os homens para essa temática que não é restrita, apenas, ao público feminino, mas que deve ser parte das rodas de conversas de homens também. Afinal, muitos têm mulheres em suas vidas que podem estar sofrendo ou já sofreram algum tipo de violência", explicou.
#Saúde 15/08/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Tenda comunitária objetiva cuidar da saúde mental fora do ambiente clínico O cuidado em saúde mental deve promover novas possibilidades de modificar e qualificar as condições e modos de vida, orientando-se pela produção de vida e de saúde nos territórios. Através disso, a Secretaria de Saúde de Icapuí, por meio do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) iniciou, na comunidade de Barreiras, o Projeto Tenda Caps.

O projeto idealizado pela psicóloga, Clarice Paz e pela terapeuta ocupacional, Simone Deodato, visa transpor as barreiras da clínica, itinerando aos territórios, construindo com a população novas tecnologias que façam sentido dentro dos sistemas locais de cuidado.

Neste sentido, a tenda busca sistematizar ações de prevenção, promoção e proteção da saúde mental pautadas nas reais necessidades da população a partir das singularidades socioeconômicas, históricas e ambientais, valorizando os modos de vida, a arte e a cultura de cada comunidade. Segundo Clarice Paz, a expectativa é que o projeto se estenda em todo o município.

"O projeto vem dando os primeiros passos, fazendo a imersão nas comunidades, dialogando e se articulando com os moradores e com a equipe de referência de saúde da família. E, nesse primeiro momento, as comunidades priorizadas são Barreiras e Belém. Posteriormente o objetivo é estender ao município como todo", acrescentou.
#Saúde 13/08/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Dia D de vacinação contra sarampo e poliomielite acontecerá neste sábado, 18 A Secretaria de Saúde de Icapuí realizará neste sábado, 18, o Dia D de vacinação contra o sarampo e a poliomielite em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) do município. A vacinação acontecerá das 8h às 17h. Todas as crianças com idades de 1 a menos de 5 anos devem ser imunizadas.

O secretário de Saúde, Reginaldo Alves, alerta sobre a importância da vacinação.

"Essas duas doenças passaram muito tempo sem aparecer aqui no Brasil, e voltaram justamente porque negligenciamos na questão da vacinação. Não deixe que essas duas doenças graves voltem a fazer parte da saúde pública de Icapuí e do Ceará", disse.
#Saúde 08/08/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Residentes da Escola de Saúde Pública do Estado iniciam Projeto Calçada Amiga Os residentes da Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde (UBS's) Monsenhor Diomedes de Carvalho, em Morro Pintado, e Antonieta Brasil de Oliveira, em Peixe Gordo, iniciaram o Projeto 'Calçada Amiga'. O objetivo do projeto é prestar orientações à comunidade, fora do consultório médico, sobre saúde. A primeira comunidade contemplada foi Tremembé.

O projeto acontece semanalmente, às terças-feiras, a partir das 17h30. As 'calçadas' (locais), onde acontece cada reunião, são definidas pela própria comunidade. A perspectiva é que a cada encontro um tema diferente seja abordado.

Os encontros do 'Calçada Amiga' acontecerão nas comunidades de Tremembé, Morro Pintado, Quitérias, Melancias de Baixo e Ibicuitaba (micro áreas da UBS de Morro Pintado) Melancias de Cima, Peixe Gordo, Arisa, Gravié, Manibu, Córrego do Sal e Praia do Ceará (micro áreas da UBS de Peixe Gordo).

A enfermeira Brena Jéssica conta que o projeto busca, de acordo com as possibilidades de cada micro área, construir saúde através do contexto das pessoas.

"A ideia é tirar aquela prática hegemônica de um modelo biomédico de dentro das unidades de saúde e construir saúde junto e com os moradores da região, como uma conversa entre pares. É sair da unidade [de Saúde] e discutir saúde através de temáticas levadas por sugestões dos agentes comunitários de saúde e da própria comunidade", acrescentou.
#Saúde 06/08/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de vacinação contra sarampo e poliomielite inicia-se hoje, 6, e segue até o dia 31 A Secretaria de Saúde de Icapuí está convocando as mães com filhos de um a menos de cinco anos de idade, a levá-las a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS's) do município, para realizar a vacinação contra o sarampo e poliomielite. A campanha de vacinação segue até o final do mês.

A vacinação está sendo realizada em todos as UBS's do município, de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde.

Com o surgimento de novos casos de sarampo em alguns estados brasileiros, há risco de um possível retorno da doença em várias cidades do Ceará. É importante ressaltar que não há casos dessas doenças no município, mas a vacinação se faz necessária.

"Tanto o sarampo quanto a poliomielite são doenças que podem levar a morte da criança ou deixa-las com sequelas. É importantíssimo que as mães levem seus filhos, mesmo que já estejam com o cartão de vacinação em dias. Nesse momento, no Brasil, há o risco do retorno do sarampo. Em outros estados já temos casos confirmados e a única forma de garantirmos que isso não vai acontecer com nossos filhos é imunizando. A vacinação é um ato de amor", acrescenta Reginaldo Alves, secretário de Saúde do município.

AS DOENÇAS

O sarampo é uma doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, transmitida pela fala, tosse e espirro, e extremamente contagiosa, mas que pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade da doença, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. Em algumas partes do mundo, a doença é uma das principais causas de morbimortalidade entre crianças menores de 5 anos de idade.

O comportamento endêmico do sarampo varia, de um local para outro, e depende basicamente da relação entre o grau de imunidade e a suscetibilidade da população, além da circulação do vírus na área.

A poliomielite, também chamada de pólio ou paralisia infantil, é uma doença contagiosa aguda causada pelo poliovírus, que pode infectar crianças e adultos por meio do contato direto com fezes ou com secreções eliminadas pela boca das pessoas infectadas e provocar ou não paralisia. Nos casos graves, em que acontecem as paralisias musculares, os membros inferiores são os mais atingidos.
#Saúde 20/07/2018 SECRETARIA DE SAÚDE UBS de Peixe Gordo voltará a ter atendimento médico às quartas-feiras A Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Antonieta Brasil de Oliveira, da comunidade de Peixe Gordo, voltará a ter atendimento médico nas quartas-feiras. O deslocamento do médico Igor Oliveira se dará em caráter temporário até que Icapuí receba um profissional do programa federal Mais Médicos.

O atendimento foi suspenso pela Secretaria de Saúde após manifestação do Conselho Municipal de Saúde alegando que o deslocamento do médico do Hospital Municipal Maria Idalina para a UBS poderia ser irregular.

Populares, vereadores e a gestão se reuniram na tarde de ontem, 19, na UBS, para discutir o problema e chegou-se a conclusão de que os atendimentos deveriam ser retornados, exigência esta dos próprios moradores da comunidade.

Na próxima terça-feira, 24, o Conselho Municipal de Saúde vai se reunir para analisar esta e outras situações de deslocamentos temporários que a Secretaria considera legais e de grande importância para a comunidade.

Atualmente, o município conta com uma experiência exitosa na pediatria. O pediatra Luiz Gonzaga está lotado no hospital, mas tem um calendário de atividades nas UBS’s a cada semana.

"O nosso entendimento é de que a saúde da população é responsabilidade do município, independente do local. Diante da carência, nós deslocamentos momentaneamente, em caráter excepcional, um médico plantonista do hospital para atuar lá na UBS de Peixe Gordo", explicou o secretário de Saúde, Reginaldo Alves.


PARALELO

Concomitantemente, a Secretaria de Saúde está tentando agilizar a vinda de um profissional do Mais Médicos o mais rápido possível para solucionar de vez o problema. O programa ainda está em fase de inscrição dos interessados em participar.

Por enquanto, o município não pode contratar médicos porque corre o risco de perder a vaga no programa federal. Isso seria bastante prejudicial, uma vez que o contratado pelo programa tem um vínculo de três anos, ou seja, não há o risco do município ficar sem a assistência por um bom tempo, e, além disso, há uma economia que a adesão gera para os cofres municipais.

"Os três médicos do Mais Médicos aqui em Icapuí gera uma economia de R$ 40 mil por mês. Esse valor garante o abastecimento de todas as oito UBS’s com material básico", exemplifica o secretário.
#Saúde 18/07/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Encontro de Educação Popular em Saúde vai unir conhecimentos tradicionais e saber científico O Encontro Municipal de Educação Popular em Saúde pretende trazer para dentro do sistema formal os conhecimentos populares em saúde presentes no cotidiano icapuiense. O evento será realizado pela Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Saúde, em parceria com as secretarias de Educação e de Cultura e Juventude, no dia 2 de agosto, de 8 às 14hs, na Escola Professora Mizinha.

Vão participar médicos da Atenção Básica, agentes de saúde, enfermeiros, rezadores, benzedeiras, parteiras, lideranças comunitárias, pessoas com práticas de plantas medicinais, entre outros.

"O objetivo é unir o saber tradicional ao saber médico, o da academia, e trazer pra dentro do sistema essa prática informal, fazer um misto dos dois sistemas", explica o secretário de Saúde, Reginaldo Alves.

O titular da pasta dá exemplos de como algumas práticas podem ser formalizadas.

"Tirar benzodiazepínicos a partir de planta cidreira, isso acompanhado pelo psiquiatra, pelo médico; pode-se também envolver os processos de talassoterapia, o controle de hipertensão arterial, de diabetes. Voltar o processo pra promoção de saúde, envolver todo mundo numa única rede de saúde", explicou.

PROGRAMAÇÃO

As secretarias de Educação e de Cultura e Juventude vão apresentar as experiências municipais de educação popular que já realizam. Haverá um momento de diálogo dessas ações com as políticas nacionais e, no final do evento, será construído um Plano de Ação Intersetorial definindo o que é de competência de cada secretaria. O objetivo maior é construir um Plano de Educação Popular e Saúde.

Vera Dantas, doutora em Educação Popular pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), o artista Rai Lima, o educador popular Duda Quadros, são algumas das atrações confirmadas no evento. Ainda deve participar um nome de expressão nacional na área. Para isso, a Secretaria de Saúde está buscando uma parceria com a Articulação Nacional de Movimentos e Práticas de Educação Popular e Saúde (ANEPS).

SERVIÇO

O que: Encontro Municipal de Educação Popular em Saúde
Quando: 2 de agosto, das 8h às 14h
Onde: Escola
Professora Mizinha
#Saúde 18/07/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Atendimento médico na UBS de Peixe Gordo está suspenso temporariamente O atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) Antonieta Brasil de Oliveira, na comunidade de Peixe Gordo, está suspenso temporariamente. Os moradores da região devem se deslocar para o Hospital Municipal Maria Idalina, no Centro.

O Conselho Municipal de Saúde entende que o deslocamento do médico do Hospital Maria Idalina para a UBS em três dias da semana é irregular. A Secretaria de Saúde discorda do posicionamento e solicitou que seja feito um parecer jurídico para definir a situação.

"Precisamos encontrar saídas viáveis o mais rápido possível porque tem gente que está sem atendimento. Nós não entendemos essa descentralização como irregular, uma vez que os recursos são do próprio município e eles podem pagar o médico no hospital, na UBS, em qualquer lugar", explica o secretário de Saúde, Reginaldo Alves.

PEQUENAS CIRURGIAS

O serviço de pequenas cirurgias também está suspenso por tempo indeterminado.
#Saúde 05/07/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Icapuí cumpre requisito do Incentivo Todos contra o Mosquito Por cumprir metas e alcançar parâmetros satisfatórios na mobilização “Todos contra o Mosquito”, programa do Governo do Ceará de combate ao Aedes aegypti, Icapuí receberá R$ 105.263,15 como forma de incentivo e reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.

Os 100 municípios cearenses contemplados deveriam cumprir seis critérios de execução das ações previstas para o período de julho a dezembro de 2017. Eles vão dividir a quantia de RS 10 milhões para investimentos em ações contra o mosquito.

Entre os critérios estão a instituição do comitê municipal intersetorial de combate ao mosquito, monitoramento dos indicadores de qualidade da vigilância das arboviroses, cobertura mínima da visita domiciliar de 80% dos imóveis do município e apresentação do Plano Municipal de Ação de Vigilância e Controle das Arboviroses para 2018.

MOBILIZAÇÃO

A campanha Todos Contra o Mosquito desenvolve ações permanentes com o objetivo de reduzir focos do Aedes. O Estado também conta com o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento à Dengue, Zika e Chikungunya, criado em 2015, pelo governador.

O Ceará foi pioneiro na criação de brigadas estaduais contra o mosquito em prédios públicos, com vistoria semanal. Só o envolvimento da população traz um resultado efetivo do controle do mosquito Aedes aegypti.

Entre outras ações de mobilização permanente no combate ao mosquito Aedes aegypti, há o Selo Saúde Prédio Saneado, um reconhecimento do Governo do Ceará às instituições públicas que estruturaram brigadas de combate ao Aedes aegypti e estabeleceram a rotina de inspeção semanal dos prédios que abrigam esses órgãos para mantê-los livres do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Fonte: Gov
erno do Ceará
#Saúde 03/07/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Icapuí receberá nova ambulância do Samu O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Icapuí receberá uma nova ambulância. O veículo substituirá o que está na cidade desde novembro do ano passado. Outros 24 municípios cearenses foram contemplados com as Unidades de Suporte Básico que podem ser adaptadas para Unidades de Terapia Intensiva (UTI's) móveis.

A entrega das 28 novas ambulâncias foi realizada pelo governador Camilo Santana, durante solenidade na capital cearense, no último sábado, 30 de junho.

Essa notícia se soma a outros avanços obtidos, sem dúvida, com os importantes esforços da Prefeitura Municipal junto ao Governo do Estado e ao Governo Federal, que culminaram na reativação do SAMU em nossa cidade, incluindo Icapuí na rede de urgência e emergência do Estado.

CIDADES

Também vão receber os veículos os municípios de Capistrano, Eusébio (2), Guaiuba, Itapipoca (2), Maracanaú (2), Maranguape, Paracuru, Pentecoste, Redenção, São Gonçalo, Cascavel, General Sampaio, Itapajé, Ocara, Pacatuba, Paraipaba, Horizonte, Pacajus, Aracati, Aracoiaba, Baturité, Beberibe, Caucaia e Chorozinho.
#Saúde 26/06/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Oficina Reciclando o Brincar desperta a criatividade e o vínculo afetivo nas famílias Crianças e cuidadores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pergentino Rebouças Maia participaram ontem, 25, da Primeira Oficina Reciclando o Brincar, que trabalhou a interação familiar despertando a criatividade dos participantes através da confecção de brinquedos com materiais recicláveis.

A oficina promovida pelo Caps e pelos residentes da Saúde Mental Coletiva aconteceu nos turnos da manhã e tarde com grupos diferentes, objetivando sensibilizar os pais, cuidadores e as próprias crianças na ressignificação do brincar, a partir de materiais recicláveis.

Dentre as opções apresentadas aos participantes da oficina, foi escolhida para confecção uma coruja a partir do rolo de papel higiênico.

A enfermeira residente de saúde mental, Natália Almeida, enfatizou que além da confecção dos brinquedos outras atividades como o diálogo foram propostas trabalhando questões de saúde, autoestima, o cuidado da saúde mental e o vínculo entre mãe e filho.

"E tentar ampliar a questão do brincar, porque todas falavam muito que as crianças ficavam muito com computador e tentar trazer mais dessa brincadeira que é simples que estimula a criatividade. As mães adoraram", acrescentou.
#Saúde 14/06/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Governador entrega Selo Bronze de Qualidade às UBS's de Icapuí Icapuí recebeu ontem a certificação das sete Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) com o Selo Bronze de Qualidade. A honraria foi entregue pelo governador Camilo Santana ao prefeito Raimundo Lacerda Filho, ao secretário de Saúde, Reginaldo Alves, e aos profissionais da Atenção Básica, numa solenidade ontem, 13, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza.

O selo faz parte do QualificaAPSUS e tem a missão de fortalecer as políticas de saúde no âmbito das Redes de Atenção. Na prática, representa o atendimento superior a 70% no índice de conformidade em itens avaliados, como atendimento, prontuário, oferta de medicamentos, busca ativa, entre outros.

"Das oito unidades básicas de saúde, sete estão certificadas. Então, é comprovação de qualidade. Hoje, o atendimento é padronizado, não tem discrepâncias entre uma unidade e outra, o que significa que estamos no rumo certo", comemora o secretário Reginaldo Alves.

O reconhecimento na forma de um selo de certificação é resultado de trabalho e investimento, conforme relata o chefe do poder executivo municipal.

"Essa premiação vem de um trabalho responsável e compromissado do secretário de Saúde e toda sua equipe. Desde o início da minha gestão foram investidos mais de 30% de recursos próprios. Nós duplicamos os limites antes estabelecidos, para que hoje pudéssemos ocupar esse espaço, sabendo que vamos continuar fazendo muito mais", explicou Lacerda Filho.
#Saúde 13/06/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Icapuí apresentará 12 trabalhos acadêmicos no 1º Encontro Nordeste Saúde da Família Icapuí estará bem representada no 1º Encontro Nordeste Saúde da Família (ENESF), que acontece de hoje, 13, até sexta-feira, 15, no Centro de Eventos do Ceará, em Fortaleza. Serão apresentados 12 trabalhos acadêmicos produzidos pelos integrantes do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde Pública que atuam no município.

“Esse número é um grande destaque, já que a maioria dos outros municípios vai apresentar, na média, três, quatro ou cinco trabalhos”, disse o secretário de Saúde, Reginaldo Alves.

A defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 30 anos em 2018, e da Estratégia Saúde da Família, implantada há 25 anos, é o tema do encontro. Mais de cinco mil estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde participam dos debates, oficinas e mostras científicas que estão programados.

A Secretaria da Saúde do Ceará (SESA), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e o Conselho Estadual de Saúde (Cesau) realizam o evento com o apoio de entidades e universidades.

HONRARIA

Na ocasião, haverá ainda a entrega dos selos bronze do Projeto de Qualificação da Atenção Primária à Saúde - QualificaAPSUS Ceará para 147 Unidades Básicas de Saúde (UBS) de 88 municípios cearenses. Das oito Unidades Básicas de Saúde Icapuí, sete foram contempladas com a honraria.

Para receber a certificação, elas alcançaram itens que visam garantir a segurança do cidadão e da equipe de trabalho, seguindo padrões de qualidade comuns para a Atenção Primária.

TRABALHOS QUE SERÃO APRESENTADOS NO EVENTO:

- QUALIFICA APSUS: UMA NOVA PERCEPÇÃO DA ATENÇÃO PRIMÁRIA A SAÚDE NO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ
(coordenadora da Atenção Primária e preceptora da Residência Multiprofissional Brena Jessica e residente Iara Sombra)

- A RELEVÂNCIA DO PROFISSIONAL GERENTE DENTRO DAS UNIDADES DE ATENÇÃO PRIMÁRIA NO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ
(coordenadora da Atenção Primária e preceptora da Residência Multiprofissional Brena Jessica e residente Iara Sombra)

- CAIXA SENSORIAL COMO ESTRATÉGIA DE ESTIMULAÇÃO NA CONSULTA DE PUERICULTURA
(preceptoras da Residência Multiprofissional Sabrina e Brena e as residentes Rafaela, Valéria, Ana Paula Rebouças, Ana Paula Lobo, Liz Gurgel, Taiames e Luana)

- TALASSOTERAPIA: SAÚDE QUE VEM DO MAR
(preceptoras da Residência Multiprofissional Sabrina e Brena e as residentes Rafaela, Valéria, Ana Paula Rebouças, Ana Paula Lobo, Liz Gurgel, Taiames e Luana)

- UM OLHAR SOBRE O USO DE PSICOTRÓPICOS NO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ
(preceptora da Residência Multiprofissional Sabrina e as residentes Rafaela, Valéria, Ana Paula Rebouças, Ana Paula Lobo, Liz Gurgel, Taiames e Luana)

- CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO-PILOTO PARA A PREVENÇÃO DO USO INDEVIDO DE DROGAS ENTRE ADOLESCENTES NO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ
(preceptora da Residência Multiprofissional Sabrina, residentes Rafaela, Valéria, Ana Paula Rebouças, Ana Paula Lobo, Liz Gurgel, Taiames, Luana e as representantes da Política Especial de Políticas sobre Drogas, Lidiane e Alessandra)

- A ORIENTAÇÃO NUTRICIONAL COMO ESTRATÉGIA DE EDUCAÇÃO EM SAÚDE
(preceptora da Residência Multiprofissional Bruna Barreto e residentes Luana e Rogério)

- SHANTALA: UM TOQUE DE AFETO NA PUERICULTURA DURANTE A CONSULTA COMPARTILHADA
(preceptora da Residência Multiprofissional Sabrina; e Francinete e Cleana, egressas da residência turma II)

- CLIMATÉRIO: A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO A PARTIR DA CURIOSIDADE INGÊNUA DE HOMENS DE UMA COMUNIDADE PRAIANA
(preceptora da residência multiprofissional Sabrina, Daniele Maia - orientadora TCR)

- CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO-PILOTO PARA O CONSUMO RACIONAL DA ÁGUA COM PRÉ-ESCOLARES: O OLHAR CUIDADOR DO AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE
(preceptora da residência multiprofissional Sabrina, Jair Pereira - ACS da UBS Estrela do Mar)

- RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O PROCESSO DE TERRITORIALIZAÇÃO EM SAÚDE EM ICAPUÍ-CEARÁ
(preceptora da residência multiprofissional Sabrina, residentes Ilana, Natália e Vitor)

- RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A ATU(A)ÇÃO DA RESIDÊNCIA INTEGRADA EM SAÚDE
(preceptora da Residência Multiprofissional Sabrina, residentes Ilana, Natália e Vitor)
#Saúde 11/06/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Oficina do Brincar trabalha vínculo entre responsáveis e crianças acompanhadas pelo Caps O vínculo familiar é um importante passo para o sucesso pessoal. Buscando fortalecer esse laço, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pergentino Rebouças Maia realizará a "Oficina do Brincar" com crianças acompanhadas pela instituição e seus cuidadores. O evento será no dia 25, a partir das 8hs.

Cerca de 30 crianças devem participar do evento que conta com diversas atividades e brincadeiras que estimulam ainda mais a aproximação entre os cuidadores e as crianças, orientando os cuidados específicos que cada uma precisa.

Atualmente, 73 crianças já avaliadas pela equipe médica do Caps são acompanhadas pela instituição.
#Saúde 23/05/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Profissionais da saúde participam do 2º Encontro de Enfermagem de Icapuí Diversos profissionais da saúde estão participando do 2º Encontro de Enfermagem de Icapuí discutindo os desafios em situações de urgência e emergência. O evento foi criado para ressaltar a importância da qualificação e incentivo à pesquisa. A programação começou na manhã de hoje, 23, e segue até o final da tarde de amanhã, 24.

Palestras, coffee break, almoço, exposição e apresentação de banners são algumas das atividades desenvolvidas nos dois dias. Segurança do paciente em serviços de saúde, acidente vascular encefálico, emergências cardiológicas e urgências hipertensivas são alguns dos temas discutidos.

A primeira palestra do encontro foi proferida por Ana Jéssica Martins, enfermeira especialista em auditoria dos serviços de saúde e enfermeira assistente da UTI do Hospital Wilson Rosado, de Mossoró, no Rio Grande do Norte.

Segurança do paciente em serviços de saúde foi o tema apresentado pela palestrante.

"Todos os serviços precisam ter a segurança do paciente na sua assistência, uma vez que é uma forma de evitar que eventos adversos, que danos ocasionados na assistência ao paciente, tragam prejuízos ao sujeito que busca o atendimento em saúde", explicou Ana Jéssica Martins.

A coordenadora de enfermagem do hospital Maria Idalina, Olga de Oliveira, destacou que todos os movimentos com relação ao paciente são baseados em conhecimentos científicos. "E é isso que vocês vão perceber em nossas palestras que são bastante científicas", acrescentou.

Para o secretário de Saúde, Reginaldo Alves, a enfermagem é a arte do cuidado, é o que dá o tom da qualidade da assistência e acompanha o paciente em todo o processo de atendimento.

"Investir na melhoria da qualificação da enfermagem é investir na melhoria da saúde pública. O evento demonstra tanto o reconhecimento da gestão a essa importante categoria profissional, como também trabalha com a melhoria das técnicas de assistência e cuidado para a população", ressaltou.
#Saúde 18/05/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Desafios em situações de urgência e emergência é o tema do 2º Encontro de Enfermagem de Icapuí Os desafios em situações de urgência e emergência é o tema do 2º Encontro de Enfermagem de Icapuí que será realizado pela Secretaria Municipal de Saúde nos dias 23 e 24 de maio na Pousada Icapuí (Doralice). O evento é voltado para enfermeiros e técnicos de enfermagem.

"É um evento criado para ressaltar a importância e qualificação dos profissionais em enfermagem e incentivo à pesquisa", destacou Olga de Oliveira, coordenadora de enfermagem do hospital Maria Idalina.

A programação do dia 23 começa às 8hs com coffee break, entrega de material e a abertura oficial do evento. "Segurança do paciente em serviços de saúde" é o primeiro tema do dia a ser discutido, tendo a enfermeira Ana Jéssica Costa Martins como facilitadora.

Após o almoço que é no próprio local, os participantes vão discutir sobre "acidente vascular encefálico", com a enfermeira Jéssica Patrícia Saraiva como facilitadora. Em seguida, a discussão envolve as "emergências cardiológicas" com a mediação do enfermeiro Francisco Edilton Ferreira.

No dia 24, após o coffee break, o tema de abertura do dia é "cobertura de feridas: novas tecnologias" (com o enfermeiro Joéder Soares Gomes como facilitador) e às 10hs, haverá exposição e apresentação de banners.

A partir das 13hs, após o almoço no local, o assunto é "urgências hipertensivas" (enfermeiras mediadoras Rafaela Ferreira e Ticiane Freira). Às 15hs, a temática versa sobre "APH: atendimento pré-hospitalar", com o técnico de enfermagem Ivan Felipe.
#Saúde 16/05/2018 SECRETARIA DE SAÚDE UBS de Peixe Gordo é mais uma certificada com o Selo Bronze de Qualidade A Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Antonieta Brasil de Oliveira, de Peixe Gordo, é mais uma certificada pelo Selo Bronze de Qualidade 2018 da secretaria estadual de saúde. Outras seis já haviam sido contempladas com a honraria.

Numa primeira avaliação, a unidade que funcionou provisoriamente na Casa Paroquial, em Melancias de Cima, havia obtido a pontuação de 68% de conformidade. No final de março, a UBS retomou os atendimentos em um prédio totalmente novo em Peixe Gordo. Como a estrutura é um dos itens levados em conta, foi feita uma reavaliação e a nota subiu para 93%.

"Parabéns a todas as equipes pela dedicação, empenho e garra. Tudo valeu à pena. Tenho certeza que fizeram tudo que podiam", enalteceu o secretário de saúde Reginaldo Alves.

No resultado da avaliação, sete unidades foram certificadas com o Selo Bronze por atingirem mais de 70% no índice de conformidade em relação aos itens avaliados (atendimento, prontuário, oferta de medicamentos, busca ativa, entre outros). Apenas uma não alcançou o mínimo de 60% para ser reavaliada.

Segue o resultado da avaliação da secretaria estadual de saúde por ordem de pontuação:

1- UBS Pedro Rebouças - Salgadinho - 98% de conformidade - certificada
2- UBS Maria Antonieta Brasil de Oliveira - Peixe Gordo -93% de conformidade - certificada
3- UBS João Perdido - Belém - 89% de Conformidade - certificada
4- UBS Monsenhor Diomedes - Morro Pintado - 86% de conformidade - certificada
5- UBS de Barreiras - 81 % de conformidade - certificada
6- UBS Ila Rodoldo - Morro Alto- 80 % de conformidade - certificada
7- UBS de Estrela do Mar - Redonda - 76% de conformidade - certificada
8- UBS Catarina Evangelista de Sousa - Mutamba - 57% de conformidade

PRÊMIO

O Selo Bronze de Qualidade é uma honraria do Projeto QualificaAPSUS Ceará que conta com a avaliação da qualidade na Atenção Primária à Saúde (APS), atribuído às equipes de saúde que alcançam os padrões de qualidade esperados.
#Saúde 15/05/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Profissionais de saúde de Icapuí participam de programa de qualificação Agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais da gestão participam do Programa de Qualificação em educação popular em saúde.

Visto pela Gestão Municipal como uma forte estratégia para a prevenção dos agravos e promoção de saúde, na garantia de um atendimento de qualidade na atenção primária à saúde dos icapuienses, o Curso de Aperfeiçoamento em Educação Popular em Saúde, vem qualificando os profissionais em educação popular em saúde.

O curso é promovido pelo Ministério da Saúde em parceria com a Escola Politécnica em Saúde Joaquim Venâncio, da Fundação Oswaldo Cruz., e possibilita que profissionais de 13 estados da união reflitam criticamente sobre seu próprio trabalho, a partir dos princípios, lógicas e ferramentas da Educação Popular em Saúde.

Na ultima sexta, 11, houve mais uma atividade de campo, fazendo parte da metodologia de formação em que os profissionais de saúde de Icapuí puderam experimentar o que aprenderam durante o curso, ofertando para a comunidade de Barreiras as chamadas terapias complementares, que são atividades de cuidados em saúde, e que tem como objetivo a prevenção das doenças e a promoção da Saúde.

Esse curso tem uma grande importância para o sistema municipal de saúde, pois permite a qualificação dos profissionais de saúde locais para uma melhor atuação na Atenção Básica do Sistema Único de Saúde (SUS).
#Saúde 11/05/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Dia D de vacinação contra a gripe é cancelado em Icapuí O Dia D de vacinação contra a gripe que acontece neste sábado, 12, em todo o país foi cancelado em Icapuí. A Secretaria Estadual de Saúde enviou apenas 800 doses na última remessa que foi distribuída em todos os postos de saúde. O que sobrou é insuficiente para atender a grande demanda que um dia específico como esse gera.

Assim como outros municípios cearenses, Icapuí está passando por dificuldades no recebimento das doses, que está sendo feito de forma parcelada, em sete vezes.

O município está com apenas 50% cobertura vacinal de grupos prioritários e a quantidade de vacina é insuficiente até para o público alvo.

O secretário municipal de saúde, Reginaldo Alves, lamentou o número insuficiente de doses e o cancelamento do dia D.

"Só mandaram essas 800 vacinas da última vez. Elas foram para os postos, para atender o público prioritário e acabou não sobrando quase nada. Então, não adianta eu abrir todos os postos de saúde, mobilizar todos os profissionais e ter pouquíssimas vacinas disponíveis. Não tem sentido", explicou.

Reginaldo Alves orienta que os usuários podem procurar o serviço nos postos de saúde na próxima semana.

NÚMEROS

Em Icapuí, a meta da campanha - que acontece desde o dia 23 de abril e segue até 1º de junho - é imunizar 4.956 pessoas, que fazem parte do grupo considerado mais susceptível.

Pessoas com 60 anos ou mais, mulheres no período pós-parto, crianças de 6 meses a menos de 5 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, professores e funcionários da área da saúde fazem parte do público alvo dessa campanha.
#Saúde 24/04/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Caps inicia projeto 'Cine, pipoca e debate' nesta sexta-feira, 27 O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pergentino Rebouças Maia vai lançar na próxima sexta-feira, 27, o projeto piloto 'Cine, pipoca e debate'. Será exibido o filme 'Os intocáveis', em seguida haverá um momento de discussão sobre o que foi visto em tela.

Segundo a assistente social Leilane Moreira da Costa, "o intuito é de tornar o Caps um espaço cada vez mais comunitário, onde seja possível o cuidado da saúde em todas as dimensões."

O projeto será desenvolvido sempre na última sexta-feira de cada mês.
#Saúde 23/04/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de vacinação contra a gripe espera vacinar 5 mil pessoas em Icapuí A Campanha Nacional de Vacinação contra a influenza tem início hoje, 23, e segue até 1º de junho em todo o Brasil. Em Icapuí, a meta é imunizar 4.956 pessoas, que fazem parte do grupo considerado mais susceptível. As vacinas estão sendo aplicadas em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município.

Pessoas com 60 anos ou mais, mulheres no período pós-parto, crianças de 6 meses a menos de 5 anos, gestantes, portadores de doenças crônicas, professores e funcionários da área da saúde fazem parte do público alvo dessa campanha.

Apesar de parecer uma enfermidade leve, a gripe é uma doença séria, que pode ter complicações graves para pessoas com baixa imunidade e pode até levar à morte.

"É uma doença viral e, por isso, só se manifesta uma única vez em cada pessoa. O que acontece é que o vírus da gripe é altamente mutável, então praticamente todos os anos temos uma nova gripe causada por um novo vírus. A vacinação anual é de extrema importância por fortalecer o sistema imunológico contra as principais cepas de vírus circulantes", adverte o secretário de Saúde, Reginaldo Alves.

Os sintomas da doença são febre alta, tosse seca, calafrios, inflamação de garganta, dor no corpo e cansaço. A doença é transmitida por gotículas contaminadas através das mãos, boca, nariz ou olhos.

Para prevenir a doença, é necessário lavar constantemente as mãos com água e sabão ou com álcool gel, não compartilhar objetos de uso pessoal, como escova de dentes e talheres, usar lenços descartáveis e evitar aglomerações, caso esteja gripado.

NÚMEROS

A meta da Secretaria Municipal de Saúde é imunizar 4.956 pessoas. Desse total, são 1.239 crianças, 278 trabalhadores da saúde, 183 gestantes, 30 puérperas, 1.915 idosos, 176 professores e 1.135 pessoas com comorbidades.
#Saúde 12/04/2018 SECRETARIA DE SAÚDE UBS’s de Icapuí são certificadas com Selo Bronze de Qualidade 2018 Seis Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Icapuí foram certificadas pelo Selo Bronze de Qualidade 2018 da secretaria estadual de saúde. Trata-se de uma honraria do Projeto QualificaAPSUS Ceará que conta com a avaliação da qualidade na Atenção Primária à Saúde (APS), atribuído às equipes de saúde que alcançam os padrões de qualidade esperados.

"Cada município indica as unidades que devem ser avaliadas. A Secretaria de Saúde de Icapuí inscreveu todas as unidades porque acreditamos que qualidade na atenção básica é para todos", ressaltou o secretário Reginaldo Alves.

No resultado da avaliação, seis unidades foram certificadas com o Selo Bronze todas as que atingiram mais de 70% no índice de conformidade em relação aos itens avaliados (atendimento, prontuário, oferta de medicamentos, busca ativa, entre outros). Uma unidade será reavaliada - obteve 68% - a outra, por apenas 3%, ficou de fora da reavaliação.

Segue o resultado da avaliação da secretaria estadual de saúde:

UBS Pedro Rebouças - Salgadinho - 98% de conformidade - certificada
UBS João Perdido - Belém - 89% de Conformidade - certificada
UBS Monsenhor Diomedes de Carvalho Morro Pintado - 86% de conformidade - certificada
UBS de Barreiras - 81 % de conformidade - certificada
UBS Ila Rodoldo - Morro Alto- 80 % de conformidade - certificada
UBS de Estrela do Mar - Redonda - 76% de conformidade - certificada
UBS Maria Antonieta Brasil de Oliveira - Peixe Gordo -68% de conformidade - será reavaliada
UBS Catarina Evangelista de Sousa - Mutamba - 57% de conformidade

FORTALECIMENTO

O QualificaAPSUS está vinculado à Coordenadoria de Políticas e Atenção à Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), cuja missão é fortalecer as Políticas de Saúde no âmbito das Redes de Atenção.

A consolidação das Redes de Atenção à Saúde depende de uma Atenção Primária à Saúde (APS) que cumpra seu papel de responsabilização, coordenação e resolução dos problemas de saúde da população, garantindo, sobretudo, a longitudinalidade e a integralidade do cuidado em saúde. Assim, o Projeto QualificaAPSUS Ceará é estratégico para o Estado, no intuito de se obter melhores resultados sanitários e econômicos no âmbito do SUS.
#Saúde 11/04/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Experiência exitosa de Icapuí será apresentada ao Ministério da Saúde da Argentina A experiência de Icapuí com a atuação dos agentes comunitários de saúde vai ser apresentada ao Ministério da Saúde da Argentina. A Secretaria de Saúde do município foi convidada pelo Banco Mundial para participar de uma reunião na próxima semana em Brasília com representantes de outros municípios com atuações exitosas.

A instituição financeira global está assessorando o Ministério da Saúde do país vizinho na implantação de estratégias de atenção primária em seu sistema local.

"E o agente comunitário de saúde é uma dessas estratégias. Icapuí é pioneiro na atuação desses profissionais. Eles surgiram em 1985 no município através da Pastoral da Criança da Igreja Católica. Dois anos depois, em 1987, virou política estadual e quatro anos depois, em 1991, é que virou política nacional", explica o secretário de saúde, Reginaldo Alves.

A estruturação com 100% de cobertura do Programa Saúde da Família e o bom desempenho dos profissionais e sistema como um todo fazem parte da apresentação do secretário na capital federal.

"Estamos levando essa experiência, fizemos um histórico do processo, explicando como funciona e apresentando a Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade de Redonda como modelo de trabalho", destacou Reginaldo Alves.
#Saúde 09/04/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Circuito do Cuidado realiza dezenas de atendimentos de saúde A Secretaria de Saúde de Icapuí e a equipe de profissionais residentes da Escola de Saúde Pública do Estado realizaram no último sábado, 7, em comemoração ao Dia Mundial da Saúde, o "Circuito do Cuidado". Dezenas de pessoas foram contempladas com serviços de aferição da pressão arterial e glicemia, cálculo do índice de massa corporal, orientação nutricional, distribuição de preservativos e alongamento.

Pela manhã, as atividades foram realizadas em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) de Morro Alto e no período da tarde, na Escola Professora Mizinha com alunos do curso técnico que funciona naquela unidade educacional.

Neste ano, o tema do dia mundial da saúde foi "Saúde universal para todos e todas. Em todos os lugares".
#Saúde 05/04/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Icapuí convoca população a combater o mosquito aedes aegypti Em época de chuva, a atenção com a água acumulada deve ser ainda maior. Poder público e população devem trabalhar juntos para evitar que os mosquitos transmissores da dengue, chikungunya e zika - as chamadas arboviroses - se espalhem por aí. A Prefeitura Municipal de Icapuí está fazendo a sua parte e convocando os icapuienses a darem sua contribuição.

O município, através da Secretaria de Saúde, está ofertando a solução hipoclorito de sódio para que os moradores coloquem algumas gotinhas nas caixas de água, cisternas e outros locais de acumulação do líquido e telas para proteger esses mesmos recipientes.

Os interessados em receber o material gratuitamente devem procurar a sede dos Agentes de Combate às Endemias, localizada na Rua Rosa Rebouças, em cima da loja Divina Modas, no Centro. A distribuição é feita diretamente nos domicílios mediante análise do perfil socioeconômico das famílias.

O secretário de saúde Reginaldo Alves explica que o problema surge mais próximo do que a gente imagina. "Cerca de 70% dos criadouros do mosquito estão ao redor da nossa casa. É numa garrafa, numa tampinha de manteiga, num pneu velho, qualquer recipiente traz riscos", detalha.

Prevenir vai ser sempre a melhor saída. "É importante que as pessoas observem seu quintal, limpem semanalmente para quebrar o ciclo de reprodução, vedem suas caixas d’água, recolham entulhos e eliminem qualquer local que possa acumular água e o mosquito colocar seus ovos", alerta o secretário.

As chamadas arboviroses trazem uma série de complicações e pode até matar.

DICAS PARA EVITAR A PROLIFERAÇÃO DO MOSQUITO:

- Remova folhas, galhos e tudo que possa impedir a água de correr pelas calhas
- Mantenha a caixa d'água sempre fechada com tampa adequada
- Não deixe a água da chuva acumulada sobre a laje
- Mantenha bem tampados tonéis e barris de água
- Encha de areia até a borda os pratinhos dos vasos de plantas
- Guarde garrafas sempre de cabeça para baixo
- Guarde pneus em local coberto e abrigados da chuva
- Coloque o lixo em sacos plásticos e lixeira bem fechada
- Não jogue lixo em terrenos baldios
#Saúde 03/04/2018 SECRETARIA DE SAÚDE UBS de Peixe Gordo retoma atendimentos à população Uma reivindicação antiga dos moradores da comunidade de Peixe Gordo foi atendida. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Antonieta Brasil Oliveira voltou a funcionar na semana passada. A inauguração oficial será nos próximos dias após a conclusão do projeto paisagístico no entorno do prédio.

A estrutura é dotada de aparelhos de ar-condicionado, sala de acolhimento, sala médica, de vacinação, espaço do agente comunitário de saúde, mobiliário novo e, em breve, contará com os equipamentos odontológicos.

"A gestão vem fazendo um esforço tremendo para a requalificação da saúde. Nós pegamos as unidades de saúde sucateadas, com profissionais desmotivados", lembrou o secretário de saúde, Reginaldo Alves, destacando a readequação visual das UBS's de Morro Alto e Mutamba.

Um dos maiores desafios encontrados pela gestão no início do ano passado foi a situação das UBS's de Redonda e Peixe Gordo. A primeira estava com a obra parada há mais de cinco anos e os serviços vinham sendo prestados numa residência alugada, pequena e deteriorada.

"Nós retomamos as obras e entregamos no final do ano passado um prédio totalmente novo, bem estruturado, que não deixa nada a desejar a nenhuma clínica particular, tanto em acabamento, equipamentos e serviço ofertado", destacou Reginaldo Alves.
#Saúde 03/04/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Hospital Maria Idalina e SAMU disponibilizam novos números de telefone para contato O Hospital Municipal Maria Idalina está com um novo canal de comunicação com a população. Um número de celular, que também é WhatsApp, está sendo disponibilizado para informações gerais sobre o funcionamento da unidade hospitalar. O telefone para contato é o (88) 98151-2926.

Quem também está facilitando o diálogo com os icapuienses é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Além do tradicional número 192, a equipe socorrista atende os chamados pelo 0800-023-2233. A ligação também é gratuita.
#Saúde 28/03/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Novos residentes da Escola de Saúde Pública do Estado chegam à Icapuí O município de Icapuí acolheu na manhã de hoje, 28, na escola Professora Mizinha, os novos residentes da Escola de Saúde Pública do Estado que atuarão na cidade, por um período de dois anos.

Dos 13 profissionais que atuarão nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Morro Pintado e Peixe Gordo, assim como, no Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), cinco são enfermeiros, dois assistentes sociais, um fisioterapeuta, um odontólogo, dois psicólogos, um nutricionista e um profissional de educação física, além, de dois profissionais de saúde coletiva.

Além dos residentes, esteve na solenidade, o prefeito Raimundo Lacerda Filho, o secretário de Saúde, Reginaldo Alves, a secretária de Governo, Rosário Rebouças, representantes da Saúde e vereadores.

A residência representa a qualificação dos profissionais, a fim de oferecer uma assistência qualificada e pautada nos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

"Nossa população é merecedora de um atendimento de qualidade", ressaltou o prefeito, Raimundo Lacerda Filho, recepcionando e direcionando os novos profissionais a acolher os cidadãos icapuienses com amor e dedicação.

O residente Francisco Rogério de Araújo, nutricionista, natural de Fortaleza, destaca que a cidade de Icapuí vem se tornando um modelo de referência na área de desenvolvimento da saúde comunitária e da saúde da família.

"Percebo que Icapuí é uma cidade bastante acolhedora, estou com uma grande expectativa a respeito do trabalho que iremos desenvolver aqui. Percebo que o compromisso do Governo Municipal é bastante focado no desenvolvimento dessa área (da saúde), e isso só tende a enriquecer ainda mais os meus conhecimentos acadêmicos", disse.

Já o secretário de Saúde do município, Reginaldo Alves, agradeceu os residentes que já atuam na cidade, ressaltando a importância da soma de experiências com os novos profissionais.

"Agora temos os três componentes da Residência Multiprofissional: a saúde mental, saúde da família e saúde comunitária. Esses novos profissionais se juntarão aos sete residentes que já atuam no município, totalizando 22 profissionais, melhorando a atenção da qualidade do serviço e fortalecendo Icapuí como um campo de saberes e práticas", destacou.
#Saúde 09/03/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Cerca de 100 pessoas são vacinadas contra a febre amarela em Icapuí Os recentes casos de febre amarela no Brasil têm levado os icapuienses a se imunizar contra a doença. Cerca de 100 pessoas já foram vacinadas no município, a maioria delas vai viajar a passeio para regiões com um maior número de casos. A vacina tem que ser aplicada em no mínimo 10 dias antes da viagem.

O município não dispõe das vacinas em estoque, mas faz todos os procedimentos para que nenhum cidadão que vai viajar para alguma área endêmica fique desprotegido.

A Secretaria de Saúde recebe os pedidos, faz a solicitação à 7ª Coordenadoria Regional de Saúde, em Aracati, recebe dias depois e aplica a vacina na Unidade Básica de Saúde (UBS) Ila Rodolfo, em Morro Alto, sempre às quintas-feiras pela manhã.

“Nós temos uma média de cinco solicitações por semana. Nos últimos meses, a procura tem crescido devido ao aumento no número de estados endêmicos”, informou Aparecida Carvalho, coordenadora de imunização.

PROCEDIMENTOS

Os interessados devem procurar a Secretaria de Saúde portando uma cópia de documento de identificação com foto, cópia do comprovante de endereço e o comprovante de que vai viajar, como por exemplo, o voucher da compra de passagens aéreas e a reserva de hotéis.

A equipe local agenda uma data com os solicitantes. Cada frasco contém cinco doses, ou seja, pode ser usado em cinco pessoas. Uma vez aberto, recipiente deve ser logo utilizado para não perder os efeitos. Por isso, a importância do agendamento e a preocupação de que todos os que solicitaram recebam a vacina na mesma hora.

NÃO HÁ CASOS

É importante destacar que no Ceará não há circulação endêmica do vírus da febre amarela, portanto, não há indicação de vacinação para toda a população. Segundo as orientações do Ministério da Saúde, recomenda-se a vacina para os cearenses que vão viajar para áreas com casos ou outros países que exigem o Certificado Internacional de Vacinação e Profilaxia (CIVP).

A DOENÇA

A febre amarela é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus transmitido por mosquitos vetores, e possui dois ciclos de transmissão: silvestre (quando há transmissão em área rural ou de floresta) e urbano.

O vírus é transmitido pela picada dos mosquitos transmissores infectados e não há transmissão direta de pessoa a pessoa. A doença tem importância epidemiológica por sua gravidade clínica e potencial de disseminação em áreas urbanas infestadas pelo mosquito Aedes aegypti.

Os sintomas iniciais da febre amarela incluem o início súbito de febre, calafrios, dor de cabeça intensa, dores nas costas, dores no corpo em geral, náuseas e vômitos, fadiga e fraqueza.
#Saúde 15/02/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Hospital Municipal realiza quase 900 atendimentos durante o carnaval O Hospital Municipal Maria Idalina realizou 892 atendimentos entre o sábado, 10, e a quarta-feira de cinzas, 14. Do total de procedimentos, 20 foram relacionados a acidentes de motocicleta, um atropelamento e dois óbitos de causas naturais.

"O carnaval foi muito tranquilo. Não tivemos nenhum óbito por causas externas", explicou Reginaldo Alves, secretário de Saúde do município.

#Saúde 01/02/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Campanha de doação de sangue em Icapuí é considerada um sucesso pelo Hemoce Severino José dos Santos saiu cedo de casa para ajudar a salvar vidas. Doador de sangue há algum tempo, o morador de Morro Pintado não economizou esforços para fazer mais um gesto de solidariedade. Ele foi um dos candidatos que participaram da campanha de doação realizada ontem, 31, pela Prefeitura de Icapuí em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE).

"Já doei mais de 10 vezes, a maioria em Fortaleza e em Mossoró também. Era pra ter essas campanhas com mais frequência porque é bom pra todo mundo. Ajuda a salvar vidas que é o mais importante", ressaltou Severino.

Compareceram ao Centro de Reabilitação de Icapuí (local da coleta) 103 candidatos, sendo 62 aptos a doar e 39 inaptos por algum problema de saúde. A campanha foi considerada um sucesso pelo Hemoce.

A assistente social do órgão, Assianne Leite, destacou que o esforço e a dedicação do parceiro, no caso a Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Saúde, impactaram positivamente no resultado final.

"Sentimos o zelo e a organização em cada detalhe. A mobilização ocorreu de forma positiva, alcançando a meta que é salvar vidas. Parabéns a todos os envolvidos nesta campanha a favor da vida. Foi um sucesso", ressaltou.

A realização de duas campanhas anuais no município, com um calendário fixo, é uma sugestão da assistente social para que se possa trabalhar a cultura de doação de sangue no município, alcançando mais pessoas e comunidades.

"Há muitas barreiras e mitos que podemos vencer juntos, exercitando esse gesto de solidariedade e a população conhecendo a importância da doação de sangue. Essa conquista é a longo prazo e nos requer esforço e, além de tudo, amor", completou Assianne Leite.
#Saúde 25/01/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Campanha de doação de sangue será realizada no dia 31 de janeiro em Icapuí Depois de muitos anos, Icapuí volta a receber uma campanha de doação de sangue. O evento será realizado em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) no dia 31 de janeiro, das 8hs às 16hs, no Centro de Reabilitação de Icapuí, por trás do Hospital Maria Idalina.

A expectativa da organização é arrecadar cerca de 150 bolsas de sangue. Cada uma delas pode salvar até quatro vidas. Todas as arrecadações serão levadas para Fortaleza e de lá distribuídas para todo o estado do Ceará.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR:

- Estar saudável
- Apresentar documento oficial com foto (original ou cópia autenticada)
- Pesar acima de 50kg
- Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos 3h antes da doação)
- Ter entre 16 e 60 anos (pode até 69 anos caso já seja doador)

Os candidatos à doação com idade entre 16 e 17 anos devem apresentar o Termo de Consentimento formal assinado pelo responsável legal, disponível em www.hemoce.ce.gov.br.

No dia da campanha, o interessado em doar faz um cadastro, passa pela pré-triagem (verificação da pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso), triagem (entrevista individual e sigilosa), lanche (para melhorar os níveis de glicemia e hidratação) e a coleta que recolhe 450ml de sangue em um tempo médio de 10 minutos.
#Saúde 12/01/2018 SECRETARIA DE SAÚDE Prefeitura de Icapuí realizará campanha de doação de sangue no dia 31 de janeiro As coletas vão acontecer entre as 8hs e 16hs, no Centro de Reabilitação de Icapuí (Rua Newton Ferreira, por trás do hospital).
#Saúde 19/12/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Unidade Básica de Saúde de Redonda será inaugurada nesta sexta, 22 Uma obra que estava paralisada há cinco anos foi retomada em 2017 e agora concluída para beneficiar a população de Redonda e de comunidades vizinhas. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Estrela do Mar será inaugurada nesta sexta-feira, 22, a partir das 19hs, com apresentações culturais.

O prédio possui quatro consultórios individuais, sala de vacinação externa para as campanhas e com capacidade para duas equipes do Programa Saúde da Família (PSF) - cada uma delas com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e de quatro a seis agentes de saúde.

“Temos uma estrutura confortável, toda climatizada, ampliada, com todos os equipamentos novos para prestar um atendimento de qualidade”, enfatizou Reginaldo Alves, secretário de Saúde do município.

A inauguração contará com as apresentações das bandas Brasas do Sertão, Catamar e Maresia, grupo de pastoril Mulheres em Movimento e do grupo teatral Flor do Sol.
#Saúde 29/11/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já está operando em Icapuí
#Saúde 21/11/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Comissão de Controle de Infecção Hospitalar será implantada no Hospital Maria Idalina O Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros implantará nesta quarta-feira, 22, às 16hs, uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) que tem o objetivo de prevenir casos desse tipo, proteger o ambiente, corpo clínico e população assistida.

As infecções relacionadas à assistência à saúde, principalmente as adquiridas no ambiente hospitalar, estão entre as principais causas de morbidade e de mortalidade e, consequentemente, da elevação de custo para o tratamento do doente.

Parte considerável das infecções hospitalares pode ser evitada com a aplicação de medidas de prevenção. Em Icapuí, a Secretaria de Saúde vem adotando ações necessárias para que o hospital municipal seja qualificado e possa atender seus usuários da melhor maneira possível.
#Saúde 06/11/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Dia D de vacinação contra a raiva em cães e gatos será neste sábado, 11 A Secretaria de Saúde realizará o dia “D” de vacinação contra a raiva em cães e gatos neste sábado, 11, das 7h30 ao meio dia, na praça em frente ao hospital Maria Idalina Rodrigues de Medeiros. Além da vacinação, haverá consultas veterinárias e teste de calazar.
Os agentes de endemias também vão realizar a vacinação nos animais em ruas próximas ao Centro, em Salgadinho, Serra de Icapuí e Jardim Paraíso.
#Saúde 24/10/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Climatério é tema de workshop voltado à saúde da mulher A Secretaria de Saúde de Icapuí realizará na próxima quarta-feira, 25, o primeiro Workshop em Saúde da Mulher. “Climatério: perdas, desafios ou transformações?” é o tema do evento que acontece de 7h30 às 11h30 e de 13hs às 17hs no auditório da Secretaria de Educação.

As vagas são limitadas e as inscrições serão realizadas por meio de formulário eletrônico, através do link abaixo 2> ou presencialmente nas Unidades de Saúde de cada comunidade.

O evento ocorre em alusão ao mês da campanha do Outubro Rosa que se refere à prevenção do câncer do colo do útero e mama, e também objetiva abordar questões referente ao ciclo feminino do climatério entendendo que faz-se necessário uma abordagem mais frequente sobre as mudanças biopsicológicas que afetam a mulher nesse período.

O workshop é aberto para o público feminino que tenha interessa na temática e também masculino, pois é valido para os homens compreender os processos complexos existentes nessa fase. Profissionais de saúde ou de outros segmentos e universitários também podem participar.
#Saúde 24/10/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Caps convida pacientes e familiares para assembleias sobre Dignidade na Saúde Mental O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pergentino Rebouças Maia convida pacientes que fazem acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde da Família e seus familiares para participar das Assembleias dos Usuários da Saúde Mental que estão sendo realizadas nos territórios.

“Dignidade na Saúde Mental” é o tema das assembleias que tem a proposta de refletir os avanços e desafios presentes na Política de Saúde Mental e ser um espaço democrático de participação dos usuários para propor sugestões e melhorias nos serviços ofertados e sua corresponsabilidade nesse processo.

ASSEMBLEIAS
Dia 19/10
UBSF Pedro Rebouças - Salgadinho

Dia 23/10
UBSF Catarina Evangelista de Souza - Mutamba
UBSF João Perdido - Belém

Dia 25/10
UBSF - Barreiras
UBSF Ila Rodolfo - Morro Alto

Dia 26/10
UBSF Estrela do Mar - Redonda
UBSF Monsenhor Diomedes de Carvalho - Morro Pintado

Dia 30/10
UBSF Maria Antonieta Brasil Oliveira - Peixe Gordo
#Saúde 10/10/2017 SECRETARIA DE SAÚDE Assembleia sobre Dignidade na Saúde Mental reúne usuários do Caps Usuários participando e sugerindo melhorias para a política de saúde mental do município de Icapuí foi a finalidade da primeira assembleia com usuários do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Pergentino Rebouças Maia. Com o tema “Dignidade na Saúde Mental”, a atividade realizada na manhã de hoje na sede do Caps fez menção ao Dia Mundial da Saúde Mental comemorado hoje, 10.

De acordo com a assistente social e coordenadora do Caps, Leilane Moreira Costa, a assembleia teve o “objetivo de fortalecer a participação e protagonismo dos usuários, para que eles possam estar cada vez mais empoderados desse processo de saúde mental, sugerindo melhorias para essa política no Município”.

O momento de aprendizagem e participação proporcionou aos usuários e familiares tirar dúvidas e sugerir melhorias para o público alcançado pela entidade. A usuária Maria Marilene Rebouças, sugeriu a oferta de oficinas de produção artesanal. “Por exemplo, fazer crochê, ponto cruz ocupa nossa mente e nos leva a ter uma vida de mais qualidade”, exemplificou.

Durante o mês de outubro serão realizadas assembleias nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Confira a programação a seguir.

16/10 - UBS Catarina Evangelista de Souza (Mutamba)
19/10 - UBS Pedro Rebouças (Salgadinho)
19/10 - UBS de Barreiras
23/10 - UBS Maria Antonieta Brasil Oliveira (Peixe Gordo)
26/10 - UBS Estrela do Mar (Redonda)
#Saúde 25/04/2017 SECRETARIA DE SAÚDE PROCESSO SELETIVO SIMPLIFICADO 2017 DIGITADORES DO E-SUS E SI-PNI EDITAL Nº 003/2017 A Prefeitura Municipal de Icapuí, representada neste ato por seu Prefeito, o Sr. Raimundo Lacerda Filho, no uso de suas atribuições legais e atendendo ao que dispõe a Lei Municipal nº 589, de 27 de dezembro de 2012, divulga e estabelece normas específicas para a abertura de inscrições e realização de Processo Seletivo Simplificado destinado a recrutar candidatos para contratação temporária para exercer a função de: Digitador do Software e-SUS e do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI), nos termos deste Edital de Abertura nº 0003/2017, para atender necessidade de excepcional interesse público da Secretaria Municipal de Saúde.

Clique aqui e baixe o Processo seletivo>
www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 22:34:02