CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Infraestrutura 12/08/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO Obra de contenção da erosão marinha está sendo construída entre Barreiras e Barrinha

Mais um trecho da orla marítima do município de Icapuí está sendo contemplada com a obra de contenção da erosão marinha, e dessa vez serão as comunidades de Barrinha e Barreiras que estão sendo beneficiadas.

A situação do avanço da maré já vem ocasionando vários problemas no litoral icapuiense, foram casas destruídas, vias danificadas, além de uma série de outros problemas que afetam também as Comunidades citadas, fatos estes que levaram o Governo Municipal a priorizar a realização da obra para o trecho localizado nas praias de Barrinha até Barreiras de Cima.

O projeto de contenção da erosão costeira se trata da implantação de estruturas de enrocamento aderentes à linha de costa, sendo estruturas de extensão posicionadas em trechos das praias.

Essa é mais uma obra do Governo Municipal financiada com recursos federais que tem como principal objetivo a proteção do litoral e a redução de danos causados por inundações costeiras, danos produzidos diretamente pelas ondas e mitigação da erosão, fato presente nas comunidades que estão sendo contempladas pela estrutura.

#Infraestrutura 15/07/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO Operação tapa-buraco se iniciou em Icapuí

A Prefeitura de Icapuí com o apoio do Governo do Estado do Ceará iniciou no município a operação tapa-buraco, que tem como objetivo principal recuperar as vias municipais, estaduais e as vias de acesso às praias.

Esta ação prioriza a execução das intervenções das vias com pavimento desgastado para garantir a melhor trafegabilidade e o acesso de pedestres e veículos a serviços essenciais, bem como para os turistas, que após essa Pandemia e com o retorno das atividades turísticas, terão melhores condições de tráfego valorizando assim as nossas praias.

A operação já realizou a recuperação da via do Corredor da Barrinha e agora sua execução está na estrada que liga Redonda à Ponta Grossa. Com a finalização desse trecho demais vias também serão recuperadas como o acesso a praia de Tremembé, Manibu, entre outras.

#Infraestrutura 14/07/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO Comunidade de Redonda é beneficiada com construção de obra de contenção à erosão marinha

O município de Icapuí há anos vem sofrendo com a problemática da erosão costeira. Tal situação vem ao longo de mais de uma década destruindo equipamentos sociais, modificando de forma severa as características de várias praias, fato que acarreta problemas para turismo, bem como o bem-estar das comunidades atingidas.

Nessa perspectiva, as obras de contenção à erosão têm como objetivos básicos a recuperação e o equilíbrio sedimentar da praia e a estabilização da linha de costa, compensando o desequilíbrio dos processos erosivos, provocados tanto pela ação natural quanto pelas ações antrópicas.

Em Redonda, assim como em outras praias, o projeto de contenção da erosão costeira se trata da implantação de estruturas de enrocamento aderentes à linha de costa, sendo estruturas de extensão posicionadas em trechos das praias.

Obras de defesa e de estabilização costeiras são usadas para manter ou reconstruir praias, ou para proteger edificações e a infraestrutura existente na linha de costa. Os principais interesses para proteção do litoral são a redução de danos de tempestade por inundações costeiras, danos produzidos diretamente pelas ondas e mitigação da erosão costeira, fato presente na comunidade que foi contemplada pela estrutura.

#Infraestrutura 03/07/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO O que antes era sonho agora já é realidade

Sabe a Quadra da Comunidade de Melancias de Cima que foi a estreia das nossas postagens sobre a dinâmica das obras da Prefeitura e Icapuí? Pois é, essa é mais uma obra que estava prestes a ser concluída, mas que agora já é uma realidade.

E a Comunidade de Melancias de Cima agora só precisa esperar passar esse período da pandemia que nos coloca em isolamento social, para depois poder fazer uso desse equipamento público tão esperado pela Comunidade.

Mais um espaço público disponível para a prática de esportes, lazer, diversão e dinâmica social entre as crianças, jovens e adolescentes da Comunidade, bem como um espaço que também será aproveitado pelo Grupo de Mulheres do Centro de Referência em Assistência Social - CRAS para prática de atividades físicas.

#Infraestrutura 23/06/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO Mirante de Melancias de Cima ganha reforma

A Prefeitura de Icapuí entregou mais uma obra reformada à população, e principalmente à Comunidade de Melancias de Cima. Desta vez foi o Mirante que ganhou a revitalização e se tornou um espaço de visitação e observação da Comunidade, bem como de uma das lindas paisagens do município.

Além da reforma do espaço e do acesso, o local ganhou bancos e iluminação, pois agora a Comunidade dispõe de mais um espaço para socialização e encontros de amigos, e que também funciona como ponto turístico para os que desejam contemplar um lindo pôr-do-sol na Comunidade.

Ao passar no local, não perca a oportunidade de visitar e conhecer mais uma obra do Governo do Municipal e contemplar as belezas do Município.

#Infraestrutura 18/06/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO Comunidade de Quitérias terá Biblioteca e Praça Pública

Espaços públicos conquistados por meio de reivindicação popular é marca registrada da Prefeitura de Icapuí e a Comunidade de Quitérias aguarda a entrega desses dois equipamentos públicos para uso comunitário que é a Biblioteca e a Praça da Comunidade.

Com sua obra quase finalizada, o Governo Municipal irá garantir aos munícipes espaços públicos de promoção da socialização de pessoas, bem como da promoção da educação por meio de espaços de estudo e leitura adequados.

A sociedade civil organizada também poderá utilizar o espaço para desenvolver atividades com jovens, crianças e adultos da Comunidade com o objetivo de proporcionar momentos de integração e tomadas de decisão coletiva.

A exemplo disso temos o Grupo Força Jovem Atravessando Fronteiras da Comunidade de Quitérias, que em breve, terá acesso a uma pequena estrutura de anfiteatro construída nas dependências da praça e que poderá ser utilizada para ensaio de seus trabalhos desenvolvidos na área de teatro.

#Infraestrutura 15/06/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO Abertura de via e pavimentação foram concluídas na Ladeira de Julieta

A Prefeitura de Icapuí entregou a população a Ladeira de Julieta, um importante acesso para as comunidades de Mutamba e Serra de Mutamba que tanto utilizavam aquele caminho.

A iniciativa de abertura da via se deu por demanda comunitária, sendo mais uma conquista da população na efetivação de obras públicas, melhorando assim o acesso e o deslocamento dos munícipes daquela área.

Além da abertura da via e da pavimentação, a execução da obra também incluiu a iluminação pública como forma de melhorar a segurança no trânsito evitando possíveis acidentes, bem como na utilização pelos pedestres.

#Infraestrutura 18/02/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO Comunidade de Redonda ganhará parte final da obra de contenção da erosão marinha

No último sábado, 15, o Prefeito Lacerda Filho, o Deputado Federal José Airton, o Deputado Estadual Osmar Baquit, o Secretariado Municipal e lideranças comunitárias, estiveram reunidos junto com moradores da Comunidade de Redonda para assinatura da ordem de serviço da parte final da obra de contenção da erosão marinha na comunidade.

Na oportunidade o Prefeito explanou todas as ações de sua Gestão na Redonda, bem como salientou a importância da obra em questão para seguridade das casas, via de acesso, equipamentos turísticos e bem-estar dos moradores.

A erosão marinha é uma problemática vivenciada em algumas praias do município de Icapuí, isso acontece quando o mar está consumindo uma parte da praia, avançando na faixa de areia. O fenômeno pode acontecer devido a diferentes eventos climáticos, como grandes ondas, ressaca do mar e tempestades, ou pela falta de sedimentos que vêm dos rios ou ainda pela ausência da retroalimentação sedimentar no ambiente praial.

Ainda é válido salientar que a ocupação de áreas de terreno de marinha é um forte fator de interferência antrópica, fato que agrava ainda mais a problemática no município de Icapuí, situação que requer criação e implementação do Plano Diretor do município, documento este que se encontra em fase de elaboração em parceria com o Governo do Estado.

#Infraestrutura 17/02/2020 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Comunidade de Peixe Gordo ganha reformas

O Prefeito Lacerda Filho, esteve na última sexta-feira, 14, na Comunidade de Peixe Gordo, assinando mais uma Ordem de Serviço. Estiveram presentes os representantes da Comunidade, Secretários Municipais e o Deputado Estadual Osmar Baquit.

A Ordem de Serviço vai garantir a reforma do prédio da Escola Luiz Gonzaga Ferreira e a Quadra anexa.

Para a Comunidade, a reforma destes dois equipamentos públicos, só trará benefícios à população e proporcionará a realização de diversas atividades para adultos e crianças, bem como mais uma opção de lazer para todos.

#Infraestrutura 10/02/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO AVISO DE PEDIDO DE LICENÇA DE INSTALAÇÃO

A Prefeitura Municipal de Icapuí-CE, inscrita no CNPJ sob nº 10.393.593/0001-57, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Saneamento, torna público que está requerendo ao Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental- IMFLA, a Licença de Instalação Ambiental referente à pavimentação de paralelepípedo em diversas ruas rurais no município de Icapuí.

JOSÉ FRANCISCO DA COSTA

Secretário de Infraestrutura e Saneamento

#Infraestrutura 06/02/2020 SECRETARIA DE ESPORTE E JUVENTUDE Prefeito Lacerda Filho assina Ordem de Serviço para Reforma da Quadra de Melancias de Cima

Ontem, 05, o Prefeito, o Sr. Lacerda Filho, a Primeira Dama a Sra. Rhaysa Medeiros, o Presidente da Câmara o Sr. Ronaldo Lucas e mais a equipe do Secretariado Municipal, estiveram reunidos junto a representantes da Comunidade de Melancias de Cima para uma reunião, que se realizou no Centro de Pastoral da Comunidade.

Na oportunidade o Prefeito ouviu todas as reivindicações da população, fez a sua fala voltada para a solução dos problemas apresentados e aproveitou o ensejo para assinar a Ordem de Serviço para Reforma da Quadra Poliesportiva da Comunidade.

A Reforma da Quadra Poliesportiva foi uma das principais reivindicações da comunidade apresentada nas reuniões anuais do PPA e do Plano Diretor e que agora se tornará uma realidade concretizada em Melancias de Cima.

Para o Secretário de Esporte e Juventude o Sr. Maxsuel Barros, a reforma deste equipamento esportivo possibilitará a realização de várias atividades para as diferentes faixas etárias incluindo homens e mulheres e tornará o local um atrativo a mais para a Comunidade como um todo.

#Infraestrutura 24/01/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Chamada para escolha e utilização dos boxes do mercado público A Prefeitura Municipal de Icapuí por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, torna público a Chamada para escolha e utilização dos boxes do mercado público de acordo com a atividade, ordem de classificação e horários.

Os selecionados deverão estar presentes na nova estrutura do Mercado Púlico no horário pré-estabelecido para cada selecionado afim de que possam proceder com a escolha de seus boxes onde passarão a funcionar.

A ordem encontra-se listada abaixo:

SEGUNDA FEIRA 27/01/2020
FRUTAS E VERDURAS
ORDEM NOME PONTUAÇÃO HORÁRIO
1º FRANCISCO JOSIEL BEZERRA 39,0 8:00
2º ANTONIO DANTAS DE OLIVEIRA 23,0 8:05
3º JEFFERSON RAFAEL BARBOSA 22,0 8:10
4º EDILSON DE LIMA 18,0 8:15
5º MARIA DO SOCORRO DE SOUZA 15,0 8:20

ALIMENTAÇÃO / LANCHES
ORDEM NOME PONTUAÇÃO HORÁRIO
1° FRANCISCA GILMARA DA SILVA 31,5 8:25
2º MARIA TARGINO DA SILVA 31,0 8:30
3º ELISANGELA MARIA AUGUSTINHO 29,0 8:35
4º IRIVAN RODRIGUES DE OLIVEIRA 24,0 8:40
5º RUBENS LEMUEL DOS SANTOS 23,0 8:45
6º MARIA ELIANE DE LIMA 23,0 8:50
7º MARIA DE LOURDES DA SILVA 22,0 8:55
8º BRUNA KELLY DA COSTA BORGES 22,0 9:00
9º IAGO MATEUS LIMA DE SOUZA 21,5 9:05
10º NATALI SILVA RODRIGUES 21,0 9:10
11º MARCELO REBOUCAS DE LIMA 11,0 9:15

ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS: CEREAIS
1º ISADORA DA COSTA SILVA 20,5 9:20

PEIXES:
ORDEM NOME PONTUAÇÃO HORÁRIO
1º GILMARA OLIVEIRA DA SILVA 38,5 9:25
2º EDIMILSON REBOUCAS BESERRA 33,5 9:30
3º FRANCISCO JOAO LENON 28,0 9:35
4º PAULO CESAR DA SILVA 21,0 9:40
5° VANEIDE FELIX DE SOUSA 0,0 9:45

CARNES:
1º RAIMUNDO NONATO DE OLIVEIRA 31,0 9:50
2º IONE MARIA DA SILVA - (Frango) 27,5 9:55
3º EMERSON HUNDENBERG 23,5 10:00

VARIEDADES / VENDAS DE PRODUTOS E CONFECÇÕES
ORDEM NOME PONTUAÇÃO HORÁRIO
1º DANIEL PEREIRA DE OLIVEIRA 29,0 10:05
2º ALINE CRISTINA SILVA DE CARVALHO 28,5 10:10
3º FRANCISCA ZENAIDE DA SILVA 27,0 10:15
4º MARIA DE FATIMA DA SILVA 26,5 10:20
5º MARIA GILDENIRA GOMES 23,0 10:25
6º RAIMUNDO DO CARMO BARRETO 23,0 10:30
7º TOBIAS RODRIGUES DA SILVA 21,5 10:35
8º JONARA BEZERRA REBOUCAS NEVES 21,0 10:40
9º FRANCISCO DE ASSIS DAS CHAGAS 20,0 10:45
10º ZILDILENE DOMINGUES DA SILVA 18,0 10:50
11º DANIELLE DE OLIVEIRA SILVEIRA 13,0 10:55
12º JEOVA DE LIMA JUNIOR 11,0 11:00
13º WILMAR PINO 11,0 11:05
14º CESAR DANIEL MORA MARTINEZ 0,0 11:10
15º LUAN DINIZ 0,0 11:15
#Infraestrutura 30/12/2019 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO AVISO DE PEDIDO DE DISPENSA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL AVISO DE PEDIDO DE DISPENSA DE LICENCIAMENTO AMBIENTAL

A Prefeitura Municipal de Icapuí-CE, inscrita no CNPJ sob nº 10.393.593/0001-57, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Saneamento, torna público que está requerendo ao Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental- IMFLA, a Dispensa de Licenciamento Ambiental referente a Reforma do Estádio Municipal e Implantação de Grama Sintético em Icapuí.

JOSÉ FRANCISCO DA COSTA
Secretário de Infraestrutura e Saneamento
#Infraestrutura 08/02/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Serra de Mutamba ganhará novo campo de futebol, Areninha e ladeira A Serra de Mutamba está ganhando novas obras neste começo de ano. Depois de uma Areninha, projeto em parceria com o Governo do Estado do Ceará, a comunidade vai ganhar um novo campo de futebol e uma ladeira totalmente reformada.

O espaço onde existia o campo Maria Manduca deu lugar a uma Areninha (que ainda será inaugurada oficialmente) com grama sintética, grades e iluminação. O novo campo de futebol será a poucos metros do antigo local, numa área ampla, de fácil acesso e isolada das residências.

Com 100 metros de comprimento por 40 de largura, o espaço esportivo será cercado com redes, terá banco de reservas, iluminação e toda estrutura necessária. A previsão é que toda a obra seja concluída antes do campeonato Peladão que acontece em março.

"Essa era uma demanda antiga dos esportistas de Icapuí e dos moradores dessa região. Será mais uma importante opção para nossas crianças e jovens praticarem esportes", destacou o prefeito Raimundo Lacerda Filho.

Além do esporte, a comunidade da Serra de Mutamba será beneficiada com um novo acesso ligando a Areninha à Avenida Enoque Carneiro (CE-261). A ladeira de Julieta está sendo alargada, ganhando um novo sistema de drenagem, será pavimentada e toda iluminada.

Confira abaixo uma galeria de fotos:
#Infraestrutura 29/11/2018 SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO SAAE muda operação de abastecimento na comunidade de Redonda O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) esclarece à população de Redonda que o poço Beija-flor está com baixa vazão e, como medida paliativa, a autarquia vem paralisando o abastecimento no período noturno. Quatro bombas foram queimadas num período de 10 dias devido à baixa quantidade de água.

O sistema de abastecimento continuará funcionando normalmente entre 5h e 17h todos os dias.

O SAAE pede desculpas pelos transtornos e reitera que está trabalhando na busca constante por melhores soluções para atender satisfatoriamente a população.
#Infraestrutura 25/07/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura, em parceria com associação de moradores, revitalizará mirante de Melancias de Cima Na manhã desta quarta-feira, 25, uma comissão formada pelos Secretários José Francisco (Infraestrutura e Saneamento), Segundo Paz (Turismo e Esportes) e Freitas Filho (Cultura e Juventude), se reuniu com representantes da Associação de Moradores de Melancias de Cima (AMMEC) para discutir uma parceria entre Prefeitura e a comunidade para a revitalização do mirante, um importante espaço comunitário e atrativo turístico.

Lucia Regina, moradora da comunidade e representante da associação, está empolgada com os primeiros passos dados.

"É um ponto turístico muito importante que precisa ser revitalizado, colocar iluminação, corrimão, bancos, revitalizar a cruz, pra quando os turistas vierem possam aproveitar a paisagem que é muito linda", enumera.

Até a próxima semana, a Prefeitura disponibilizará o engenheiro para ir ao local fazer uma visita de avaliação. A Prefeitura cederá o material e a contrapartida da comunidade será no serviço de mão de obra.

"A Prefeitura fará um projeto de melhoria da escadaria, e será muito importante pra comunidade, que vai se engajar no serviço", destacou o secretário José Francisco (Deca).

Na oportunidade, a associação apresentou aos secretários outras demandas coletivas, para as quais buscaram soluções conjuntas.

A presença nas comunidades e o diálogo com as associações são fortes marcas da gestão "Quem
ama cuida".
#Infraestrutura 25/07/2018 SERVIÇO AUTÔNOMO DE ÁGUA E ESGOTO SAAE paralisa abastecimento para instalação de duas novas bombas O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) está realizando nesta quarta, 25, uma parada programada no sistema Central, responsável pelo abastecimento das comunidades do Salgadinho a Barreiras (área conhecida como “parte de baixo”).

Até à tarde de hoje, a autarquia colocará em operação duas novas bombas para suprir a demanda e melhorar o abastecimento de água nessas comunidades.
#Infraestrutura 18/04/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Chuva da semana passada em Icapuí foi a quarta maior da história do Ceará A maior chuva da história registrada em Icapuí aconteceu entre a quinta-feira passada, 12, e a sexta-feira, 13. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) registrou 255 mm no posto sede do município. Foi também a quarta maior da história do Ceará.

A precipitação de 255 mm foi a quarta maior no estado desde que a Funceme iniciou o acompanhamento diário das chuvas em 1973. Acima dela, em apenas três ocasiões choveu mais que em Icapuí: Crato, em 2004 (290 mm) e Caucaia, duas vezes em 2015 (280 mm e 270 mm).

No outro posto da Funceme em Icapuí, na comunidade de Retiro Grande, foi registrado 179 mm na grande chuva da semana passada.

PREVISÃO

De acordo com a Funceme, até a sexta-feira, 20, as madrugadas devem estar parcialmente nubladas; as manhãs com predomínio de céu nublado; as tardes com chuvas fracas ou moderadas e as noites com chuvas fracas.

A temperatura mínima deve ficar entre 23,4°C e 24,1°C e a máxima deve ficar na média de 28°C.
#Infraestrutura 18/04/2018 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO Secretaria de Infraestrutura realiza intervenções em áreas afetadas pelas chuvas A Prefeitura de Icapuí segue trabalhando para consertar os estragos causados pelas últimas chuvas. As equipes da Secretaria de Infraestrutura e Saneamento estão distribuídas em todo o município realizando diversas intervenções.

Na manhã de hoje, 18, uma equipe está fazendo a retirada de areia na Rua Teotônio Alcântara, nos arredores do antigo mercado. A via estava quase intrafegável após os deslizes de terra da Serra de Icapuí.

Os trabalhos seguem no Berimbau e Salgadinho abrindo levadas para escoamento de água; no pé da serra de Barreiras com a retirada de areia em algumas residências; em Retiro Grande abrindo levadas; em Redonda com a limpeza de bueiros e serviços de recuperação do acesso a Peroba.

Ao longo dessa semana, o prefeito Raimundo Lacerda Filho, a Defesa Civil e a Secretaria de Infraestrutura e Saneamento estão visitando os locais mais afetados pelas chuvas e já preparando as ações corretivas.
#Infraestrutura 20/02/2018 SERVIÇO AUTONOMO DE ÁGUA E ESGOTO SAAE suspenderá abastecimento da região alta a partir de hoje, 20, entre as 22hs e 4hs O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa à população abrangida pelo sistema de abastecimento de água da parte alta do município (região que vai da Serra de Mutamba à Vila Jardim Paraíso) que, por uma questão de segurança da rede de distribuição de água operando em elevadas pressões, o fornecimento de água será interrompido no horário das 22hs às 4hs, a partir de hoje, 20. A população será informada sobre possíveis alterações.
#Infraestrutura 28/08/2017 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO EDITAL Nº 01/2017 – GETSGRU SELEÇÃO PÚBLICA DE BOLSISTAS PARA ATUAR NO PROJETO DE PESQUISA PLANEJAMENTO E EXECUÇÃO DA GESTÃO SUSTENTÁVEL DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NO MUNICÍPIO DE ICAPUÍ/CE
www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 20:38:56