CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Gestão 07/03/2024 SECRETARIA DE GOVERNO Trânsito: Prefeitura renova convênio com Detran/Ce para continuidade da oferta de serviços no município

Em anúncio feito nas redes sociais, na manhã dessa terça-feira (5), o prefeito Raimundo Lacerda Filho renovou o convênio de cooperação com o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN/CE), para continuidade dos serviços do órgão em Icapuí.

Na unidade local são ofertados serviços referentes à vistoria, licenciamento e emplacamento de veículos, prestação de informações e esclarecimentos aos usuários, recebimento e encaminhamento de defesas e recursos de infrações, bem como dos demais serviços prestados pelo Detran.

Lacerda explanou que a medida é uma maneira "para que as pessoas tenham acesso aos serviços no próprio município sem precisar sair para outras cidades, seja Aracati ou Fortaleza. Essa é uma forma da facilitar a vida da nossa população", afirmou.

A unidade local fica localizada na Av. Newton Ferreira, S/N, centro de Icapuí, com atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 14h.

#Gestão 04/05/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito Lacerda Filho e equipe participam de reunião na Secretaria de Proteção Social do Estado

O prefeito, Lacerda Filho, juntamente com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (CAPS Icapuí) e Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Aracati, estiveram na manhã de hoje (4), na Secretaria de Proteção Social do Estado, em Fortaleza, na busca de parcerias e fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde e no atendimento às crianças com deficiências e TEA do município.

Na ocasião, foi apresentado o interesse do gestor em partir como pioneiro na reformulação dos Núcleos de Estimulação Precoce que estão instalados nas 19 policlínicas regionais, para atendimento às crianças com limitações do desenvolvimento neuropsicomotor, como a microcefalia, paralisia cerebral, síndrome de Down, prematuras, entre outros.

Também foi tratado sobre o processo de implantação do Centro Especializado em Reabilitação tipo III que teve proposta aprovada para criação desse serviço na Policlínica da Microrregião de Aracati, no qual o atendimento será realizado de forma articulada com os outros pontos de atenção da Rede de Atenção à Saúde, através de Projeto Terapêutico Singular, cuja construção envolverá a equipe, o usuário e a família. Na estrutura proposta para a região serão contempladas as seguintes modalidades: física, intelectual e visual.

Participaram da reunião, o prefeito, Lacerda Filho, a primeira-dama, Rhaysa Medeiros, a Coordenadora do CAPS/Icapuí, Joice Almeida, a Secretária Executiva do Consórcio CPSMAR, Ana Alice Fernandes, a Diretora Geral da Policlínica (Aracati), Brena Jéssica, o Diretor Geral do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), Anderson Zaranza e a Secretária de Proteção Social do Estado, Onélia Leite.

Lacerda Filho abordou que "sabemos que qualquer programa de estimulação do desenvolvimento da criança deve ter seu início desde o nascimento até os três anos de idade. Porém, após essa faixa etária, nos deparamos com a necessidade de continuação das terapias para algumas crianças o que tem sido uma dificuldade constante em nossos municípios".

Onélia Leite Santana, Secretária de Proteção Social, abordou da sensibilidade da gestão de Icapuí no projeto de atendimento aos autistas e a importância do cuidado para além das crianças com deficiências, mas também para com seus familiares e apontou da iniciativa do Governo do Estado em disponibilizar qualificação para os profissionais que realizam esses atendimentos no interior do estado.

#Gestão 14/04/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Valorização: Prefeitura concede reajuste salarial aos servidores municipais

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria de Governo, concedeu o reajuste salarial de diferentes categorias de servidores para o ano de 2023.

As leis foram aprovadas nas sessões 10 e 11, da Câmara Municipal de Vereadores, ocorridas nessa quarta (13) e quinta-feira (14).

O reajuste salarial é de 14,95% para os docentes ativos e inativos (com majoração da alíquota previdenciária dos inativos para 14%) sendo no piso a partir de 1º janeiro e na carreira a partir de 1º de março, conforme o piso nacional da categoria.

Reajuste de 8% para atividades meio e saúde, retroativo a 1º de março e a garantia do piso dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE), retroativo a 1º de janeiro.

Além de 5,79% para os cargos comissionados, a partir de abril, e correção dos vencimentos dos Conselheiros Tutelares para dois salários mínimos.

A ação é uma política de valorização dos profissionais do município, bem como, na busca pela melhoria nos serviços públicos prestados à população.

#Gestão 07/07/2022 SECRETARIA DE SAÚDE Poder Público e familiares de pessoas com TEA se reúnem para debater Projeto de Lei Municipal

Representantes do Poder Público e familiares de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) se reuniram ontem, quarta-feira, 6, no auditório da Secretaria de Educação, para debater sobre as políticas públicas que serão contempladas no Projeto de Lei Municipal para a proteção dos direitos das pessoas com TEA e seus parentes.

A Lei visa ampliar e garantir o desenvolvimento de ações, políticas e atendimentos de forma intersetorial, resguardando o direito à vida, saúde, educação, assistência e inclusão que garantam o bem-estar pessoal e social, além da orientação e capacitação para servidores, cuidadores e seus familiares.

O município atende cerca de 180 crianças com diferentes deficiências, 71 delas diagnosticadas com TEA e outras aguardando avaliação.

Os direitos das pessoas com Autismo estão estabelecidos na Constituição Federal por meio da Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, e das pessoas com deficiência, por meio da Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015.

Participaram do momento, vereadores, o Secretário da Educação, Diumberto de Freitas, a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, servidores do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), da Educação, e da Assistência Social, membros do Conselho Tutelar, do Conselho de pessoas com deficiência e familiares das pessoas com TEA.

Para Aparecida Alcântara "conseguimos avançar com a proposta do projeto de Lei, que apresenta uma realidade e um sonho das famílias de possuir uma política pública Municipal que atenda às pessoas no espectro Autista. Houve uma participação e contribuição muito positiva das famílias que estão ativamente na busca pelos direitos", concluiu.

#Gestão 23/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Comitiva do Executivo e Legislativo visita Comunidade do Assentamento São Francisco

Na tarde de ontem, quarta-feira, 22, gestores municipais realizaram reunião com comunitários do Assentamento São Francisco, na sede da Associação dos Moradores, para tratar de melhorias para a comunidade além de discutir pautas relacionadas às posses das terras locais.

A representante da Associação, Sra. Elisângela, levantou as principais necessidades dos moradores, entre elas a titularização das terras, o georreferenciamento, a disponibilidade de um técnico agrícola, de um agente de saúde, e carro de apoio para o deslocamento dos pacientes ao hospital.

Ademais, foram solicitadas a formação de uma turma de alfabetização de jovens e adultos na comunidade, a inclusão de novas turmas na Escola Ezequiel, e mudanças na infraestrutura, como calçamento e areninha esportiva.

O Prefeito esclareceu à população, que referente às mudanças de infraestrutura é preciso ter cautela, pois o Assentamento é uma área Federal e que, ao se fazer qualquer projeto de modificação da área, como o caso de pavimentação ou asfalto das agrovias é necessário criar acordos de parceria com o INCRA.

Os representantes comunitários agradeceram à gestão pelas ações já realizadas na localidade e a presença do prefeito, dos vereadores, secretários e servidores.

#Gestão 23/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Gestores tratam de projetos locais com representante da Agrícola Famosa

Na manhã de ontem, 22, na Secretaria do Governo, ocorreu a reunião entre o Prefeito, Lacerda Filho, o vereador, João Paulo Rebouças, secretariado e Vinicius Sampaio, diretor financeiro da empresa Agrícola Famosa, para tratar da contribuição que a empresa pode dar aos projetos sociais e ambientais do município.

As propostas debatidas se referem aos projetos de sustentabilidade, de urbanização e de valorização do patrimônio histórico-cultural, por meio da Lei Roaunet, além da oferta de trabalho para pessoas com deficiência (PcD) disponibilizadas pela empresa, e o programa jovem aprendiz.

Considerando a oportunidade de empregos para Pcd, o prefeito reiterou a importância da inclusão social das pessoas que necessitam de atenção especial e abordou a existência do projeto de melhorias no desenvolvimento das crianças autistas e com deficiências múltiplas que está sendo executado, apresentando ações já realizadas e as que serão implementadas em breve para melhorar esse atendimento.

A Agrícola Famosa é a maior produtora de melões e melancias do Brasil e uma das maiores do mundo, é ainda a maior exportadora de frutas in natura do país. Com 70% da sede da fazenda situada em Icapuí, a empresa é responsável pela geração de empregos de aproximadamente 15% da população local.

#Gestão 20/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Gestores Municipais se reúnem com a equipe da 2W Energia para discutir projetos de Desenvolvimento local

Na manhã da última quarta-feira, 15, na Secretaria de Governo, o prefeito, Lacerda Filho, recebeu junto ao seu secretariado, membros da equipe da 2W Energia para debater sobre os projetos que serão desenvolvidos pela parceria entre o poder público e a Companhia de energia, que está se instalando no Complexo Kairós, em Icapuí.

A reunião teve como objetivo definir as principais contribuições, os projetos sociais e de desenvolvimento na infraestrutura que a 2W poderá realizar com a chegada ao município, além da oferta de emprego que será disponibilizada com prioridade para a população local.

Foram tratados assuntos como a criação do Plano Diretor Municipal para organizar o desenvolvimento e a expansão urbana local, além dos projetos sociais que poderão receber o apoio da 2W, entre eles, o de atendimento especializado às crianças com autismo, o de atenção às pessoas da terceira idade, e o apoio à futura Escola em tempo integral Professor Francisco Ezequiel da Costa.

Participaram do momento, o prefeito, Lacerda Filho, o Vice-prefeito, Jobede Cirilo, o vereador, João Paulo Rebouças, secretariado, presidentes de autarquias, e representantes da equipe 2W Energia, Jânio de Oliveira, Solange, Ana Flávia e Veridiana.

#Gestão 15/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Comitiva da prefeitura realiza visita ao Instituto NESA

A Comitiva da Prefeitura Municipal realizou ontem,14, a visita ao Instituto NESA, em Fortaleza, na busca de melhorias para o atendimento das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), de Icapuí.

O encontro teve como objetivo tratar do Convênio entre a Prefeitura e o Instituto para prestar assessoria aos núcleos da pessoa com Deficiência do Município, traçar estratégias para a capacitação intersetorial dos servidores municipais, realizar o treino parental para pessoas com autismo e prestar orientação aos funcionários sobre as funções das salas adaptadas, considerando as necessidades de cada criança.

O Instituo NESA é uma empresa que surgiu da necessidade de encontrar no mercado pessoas treinadas para atender crianças autistas. Atuando na formação, consultoria e no preparo das pessoas-cuidadoras e demais profissionais, além do atendimento terapêutico.

Uma das abordagens é a Terapia ABA, que atua no ensino das habilidades necessárias de capacitação para as atividades e vivência nos ambientes que promovam o bem-estar, o desenvolvimento da independência e a socialização.

Participaram da visita o prefeito, Lacerda Filho, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, vereadores, secretariado, servidores da Assistência Social, Educação e Saúde do Município, além da voluntária Paula Soares, intermediária do encontro.

O Convênio faz parte do compromisso da Gestão Municipal para com a realidade das crianças autistas de Icapuí.

#Gestão 10/06/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeito Lacerda recebe empresários da Energia Eólica

O Prefeito, Lacerda Filho, recebeu na manhã de ontem, 09, na Secretaria de Governo, os empresários da 2W Energia e do Grupo Allonda, responsáveis pela instalação do Parque Eólico Complexo Kairós, em Icapuí, para tratar da implantação, projetos ambientais e sociais que possam ser criados pelas Companhias e a oferta de emprego e renda que será disponibilizada com essa parceria.

Na ocasião foram apresentados os membros da equipe 2W e Allonda, que ficarão responsáveis pelo Parque. A parceria firmada visa a contratação de mão de obra local, capacitação para os futuros trabalhadores, além da colaboração na criação do Plano Diretor Municipal.

Participaram da reunião, o prefeito, Lacerda Filho, o vice-prefeito, Jobede Cirilo, a Secretária do Governo, Rosário Rebouças, a Secretária de Administração e Finanças, Carmem Júlia, os representantes da 2W Energia, Walter Tatoni, Luis Fernando Rahuan e Jânio de Oliveira, além dos membros do grupo Allonda, Antônio Augusto e André Queiroz.

Kairós é o segundo parque eólico em construção pela 2W. Segundo a companhia o projeto começará efetivamente as suas obras no segundo semestre desse ano e a geração de energia será iniciada em janeiro de 2023. No complexo serão cerca de 3.900 empregos diretos e indiretos, o empreendimento poderá atender 673 mil residências por mês.

A criação de postos de emprego para a população de Icapuí é uma prioridade para a Gestão Municipal, visando principalmente os jovens, que buscam oportunidades, qualificação profissional e contribuir para o crescimento da cidade.

#Gestão 09/02/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura dialoga com Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí

Na última sexta, 05, o Prefeito Lacerda Filho recebeu em seu Gabinete a Comissão do Sindicato dos Servidores Públicos de Icapuí - SINDSERPUMI para tratar de interesses da categoria. Também estiveram presentes a Secretária de Administração, Carmem Júlia; a Secretária de Governo, Rosário Rebouças; o Presidente do ICAPREV, Marcos Nunes; além dos representantes da Assessoria Contábil e da Assessoria Jurídica da Prefeitura de Icapuí.

Entre as pautas foram discutidas as questões relativas ao andamento do Concurso Público, a regulamentação das licenças médicas, sobre o saneamento das contas do ICAPREV e a gestão dos recursos humanos da PMI.

Diante disso, o Prefeito Lacerda ouviu atentamente todas as considerações feitas pelo Sindicato e está, juntamente com sua equipe, estudando todas as possibilidades de resolver os problemas apresentados como forma de garantir avanços e melhorias entre os servidores e gestão municipal.

#Gestão 20/08/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Planejamento estratégico é concluído traçando uma Icapuí do futuro Após vários meses de estudos, debates e oficinas, chega ao fim o processo de Planejamento Estratégico conduzido pelo Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IDHA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Icapuí. Como já vinha sendo trabalhado, o foco agora da gestão Quem ama Cuida é colocar em prática tudo que foi apresentado ao longo dos encontros.

A oficina de encerramento aconteceu ontem, 19, e hoje, 20, no auditório da Secretaria de Educação e contou com a ampla participação dos secretários, gestores e técnicos municipais.

Para Rosário Rebouças, titular da Secretaria de Governo, a palavra que define o momento atual é gratidão.

"Nós acreditamos muito no processo de planejamento como uma ferramenta de desenvolvimento do nosso município. Que essa parceria não se acabe aqui, que momentos ricos como esse se repitam sempre. Precisamos colocar em exercício tudo que aprendemos nesse tempo para fortalecer nossas equipes e fazer, cada vez mais, um trabalho melhor para a população", ressaltou.

O consultor Arturo Jordán agradeceu a parceria e a confiança no trabalho que foi pensado para tornar o município um lugar ainda melhor para se viver. "Icapuí tem todo o potencial de ser um município modelo para o país", enfatizou.

Saiba mais sobre o planejamento estratégico:
#Gestão 23/01/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura lamenta falecimento precoce da jovem Cecília Rebouças É com profundo pesar que a Prefeitura de Icapuí lamenta o falecimento precoce de Cecília Milena Rebouças do Nascimento ocorrido na tarde de hoje, 23. A gestão municipal presta solidariedade à família e amigos da jovem de Melancias de Cima, que estava residindo atualmente em Barreiras.
#Gestão 03/07/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ 78,3% dos icapuienses avaliam positivamente a administração municipal O Idhata - Instituto de Pesquisa e Inteligência de Marketing revelou que 78,3% dos icapuienses avaliam como positiva a gestão da Prefeitura de Icapuí. O trabalho do prefeito Raimundo Lacerda é aprovado por 74,3% dos entrevistados. A confiança no chefe do poder executivo é de 69,3%. A pesquisa foi realizada nos dias 22 e 23 de junho com 400 entrevistados.

Para 67% dos icapuienses, as mudanças promovidas pela atual gestão em relação às anteriores, são positivas. Na opinião dos entrevistados, a situação do município melhorou desde que Lacerda assumiu (68,3%). A expectativa do público é de que a administração vai melhorar (77,5%).

O prefeito Lacerda recebeu de forma bastante positiva o resultado da pesquisa que é, para ele, um termômetro de administração, pois mostra, entre outros, onde está acertando e em que é preciso melhorar.

"É sinal de que estamos no percurso certo. É esse o meu sentimento com o apoio e aprovação da população de Icapuí, vinda de diversas formas: seja numa reunião com a comunidade, num encontro casual em que alguém lhe para e agradece pela mudança positiva na cidade, ou mesmo nas pesquisas qualitativas", destacou.

A margem de erro da pesquisa é de 5%, com um nível de confiança de 95% sobre os resultados amostrais.

Confira nas imagens abaixo o resultado detalhado da pesquisa:
#Gestão 25/06/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Encontro do Fórum dos Conselhos terá prestação de contas dos vereadores O quinto Encontro do Fórum dos Conselhos Municipais contará com uma prestação de contas das ações dos vereadores de Icapuí. O evento será nesta quarta-feira, às 8h30, no auditório da Secretaria de Educação.

A cada edição, o evento escolhe uma temática para ser trabalhada. No quarto encontro, no dia 24 de abril, o tema discutido foi Controle Social com a participação da promotora de Justiça, Paloma Milhomem Neiva.

A assessora de Relação com a Comunidade, da Secretaria de Governo, Ana Paula Lima, disse que o espaço estará aberto para que os participantes recebam dos vereadores as informações sobre o trabalho que estão realizando na Câmara Municipal.

"É uma forma de estar fortalecendo o diálogo, potencializando a gestão compartilhada e participativa, envolvendo esse segmento importante da sociedade que é o Legislativo, pra que os conselheiros, tanto do poder público quanto da sociedade civil organizada, tenham conhecimento do que os vereadores estão realizando nesse mandato", explica.
#Gestão 19/06/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Experiência com Fórum dos Conselhos Municipais de Icapuí é apresentada em Itaiçaba Uma experiência exitosa que desperta a curiosidade de outros municípios. Assim é a atuação do Fórum dos Conselhos Municipais de Icapuí, tido como uma referência de mecanismo de participação social, que foi apresentado hoje, 19, na 2ª Reunião do Fórum Regional de Conselheiros Municipais de Saúde da 7ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRES), do Governo do Estado do Ceará.

Representando a Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Governo, a experiência local foi apresentada por Ana Paula Lima e Aparecida Alcântara no evento realizado em Itaiçaba. Estiveram presentes ainda representantes de Fortim e Aracati.

Também participaram do evento representantes da Secretaria de Saúde de Icapuí.
#Gestão 24/04/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Encontro do Fórum dos Conselhos Municipais discute controle social com promotora Os representantes dos conselhos municipais de Icapuí participaram de uma roda de conversa sobre controle social com a promotora de justiça Paloma Milhomem Neiva durante o IV Encontro do Fórum dos Conselhos Municipais O evento realizado na Câmara dos Vereadores na manhã de hoje, 23, foi articulado pela Secretaria de Governo.

A secretaria Rosário Rebouças ressalta que a atual gestão municipal tem apostado nos espaços de discussão como esse evento para se aproximar dos cidadãos.

"Entendemos que as políticas públicas devem ser implementadas a partir da gestão participativa. É muito importante momentos como esse para estarmos em constante diálogo com as comunidades, ouvindo suas reivindicações e dando respostas aos problemas", enfatizou.

A representante do Ministério Público disse que todos os conselhos têm a ver com o órgão em que atua. Na maior parte do tempo, a promotora respondeu diversas perguntas dos conselheiros sobre variados temas.

"É um trabalho muito importante esse dos conselhos para cobrar do poder público políticas públicas que atendam os anseios da população, para fiscalizar os gestores e buscar a efetividade das demandas", resumiu Paloma Milhomem.

A cada encontro bimestral, o Encontro do Fórum dos Conselhos discute uma temática específica. Controle social foi o tema escolhido para esse momento.

"O controle social é uma das práticas da gestão pública municipal que traz como essência a fiscalização, o acompanhamento e o monitoramento junto às práticas de políticas públicas", informou Ana Paula Lima, assessora de Relação com a Comunidade.

Para o presidente do Conselho Municipal de Educação, Clotenir Damasceno Rabelo, a temática teve um sentido muito significativo porque juntou num diálogo leve, mas intenso, os representantes dos órgãos de controle social locais com o instrumento fundamental de exercício desse controle no judiciário, representado pela Promotora Paloma Milhomem.

"No âmbito da necessidade que colocamos de dar mais poder aos conselhos na sua ação cotidiana, de fazê-los mais efetivos e reconhecidos nos processos decisórios das políticas publicas, parece que com esse encontro se abriu um canal mais direto, mas acessível, para que nós conselheiros possamos intervir mais decisivamente nesse controle, por meio dessa parceria clara e determinante que é a promotoria de justiça", explicou Clotenir.
#Gestão 27/10/2017 SECRETARIA DE GOVERNO Secretaria de Governo de Icapuí conhece experiências de gestão em Irauçuba Conhecer outras realidades, exemplos de boas práticas na gestão pública e a troca de experiências administrativas foi o objetivo da visita de uma comitiva da Secretaria de Governo de Icapuí à cidade de Irauçuba, distante 150 km de Fortaleza.

A equipe composta pela secretária de governo, Maria do Rosário Rebouças da Silva, a assessora de relações com as comunidades, Ana Paula Lima, o assessor técnico, José Romário Souza da Silva e o superintendente de compras, Carlos José da Silva, participou de diversas atividades na quinta-feira, 26, no município que fica localizado na microrregião de Sobral.

A experiência Aliança da Cidadania, implantada pelo prefeito Raimundo Nonato, chegou a ser publicada em livro e é um exemplo a ser seguido. Trata-se de um colegiado que reúne presidentes de associações diversas, vereadores, secretariado e outros representantes da comunidade para discutir demandas, destinar recursos e decidir as ações prioritárias para a população.

“A Aliança da Cidadania é um projeto muito parecido com o Fórum Comunitário Participativo que temos em Icapuí. Foi uma experiência riquíssima que ajudará a consolidar a metodologia do Fórum”, ressaltou a secretária de governo.

A ideia do Fórum Comunitário Participativo é reunir e ouvir dos representantes das comunidades quais são as demandas para que o município tenha ciência das necessidades e execute políticas públicas para o alcance dos objetivos.

Dialogando com a comunidade, dialogando com a juventude, reuniões mensais com secretários, capacitações para equipe de gestores, momentos de diálogo com a população foram algumas das ações conhecidas de perto pela equipe icapuiense em Irauçuba.
#Gestão 30/05/2017 SECRETARIA DE GOVERNO RODA DE CONVERSA COM O SERVIDORES PÚBLICOS MUNICIPAIS DE ICAPUÍ O Prefeito Lacerda Filho, convida a todos e todas funcionários e funcionárias da Prefeitura Municipal de Icapuí, para que juntos possamos sentar e conversar sobre aspectos gerais da administração pública. Contamos com a participação de todos!
www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 30/04/2024 às 16:07:47