CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 04/11/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura convida para reunião de construção de Plano Municipal de Educação Ambiental A construção de um Plano Municipal de Educação Ambiental para Icapuí depende da participação de instituições públicas e privadas, profissionais, estudantes, sociedade como um todo. É nessa perspectiva que a Prefeitura Municipal de Icapuí realizará uma reunião ampliada na próxima sexta-feira, 8, a partir das 9h, na Sala de Reuniões da Secretaria de Governo.

"A proposta é reunir um grupo de instituições e pessoas com trabalho e experiência em Educação Ambiental em Icapuí ou em outros municípios para pensar esse momento de forma a sistematizar as ações que já fazemos, propor novas ideias e ampliar as parcerias", explicou Luana Pinto, do setor de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA).

Além da Sedema, se envolvem diretamente no processo de construção do PMEA a Secretaria de Educação e o Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA).
#Obra 31/10/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura encaminha medidas para conter avanço da maré em Redonda O prefeito Lacerda se reuniu na manhã de hoje, 31, com um grupo de moradores de Redonda que cobram a construção de um muro de contenção para o avanço da maré. Prontamente, o chefe do poder executivo municipal entrou em contato com o governador Camilo Santana que autorizou com o seu secretariado a realização da obra orçada em cerca de R$ 2,5 milhões. Outras medidas paliativas estão sendo tomadas pela Prefeitura de Icapuí para amenizar os impactos na comunidade.

Os moradores e comerciantes presentes na reunião saíram satisfeitos com os encaminhamentos que foram dados pelo prefeito Lacerda que é sensível ao problema e não mede esforços na busca por recursos do Governo do Estado, do Governo Federal e de emendas parlamentares para a realização de obras que beneficiam toda a população.

"Fomos recebidos pelo prefeito e sua equipe e saímos positivos. Nesse momento, a Prefeitura e nós estamos juntos no mesmo barco. O problema exige uma solução maior, mas nós estamos obtendo ajuda e sendo ouvidos", destacou Geaze Braga.
#Município 30/10/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeito convoca comitê emergencial para enfrentar problemas do avanço da maré O prefeito Lacerda convocou na manhã de hoje, 30, em seu gabinete, a formação de um Comitê de Emergência para o enfrentamento dos problemas decorrentes da erosão marinha que tem afetado nossa orla, atingindo com maior impacto a comunidade da Barrinha, onde cerca de 10 famílias tiveram que deixar suas casas.

Os assistentes sociais do município visitarão as famílias atingidas para fazer um levantamento da situação. Uma reunião será feita com a comunidade para esclarecer a respeito de medidas paliativas que serão tomadas, como o aluguel social no intuito de salvaguardar a vida das pessoas nesse momento difícil.

O comitê é formado pelas secretarias de Governo, de Infraestrutura e Saneamento e de Assistência Social, Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), a Defesa Civil, a Associação dos Moradores da Barrinha (AMBA) e o vereador Cláudio Roberto.

#Administração 30/10/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Lacerda discute pauta de reivindicações com o sindicato dos servidores O prefeito Lacerda se reuniu na manhã de hoje, 30, com o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí (SINDISERPUMI) para ouvir as reivindicações da entidade, como o pagamento dos retroativos, a regulamentação da licença-prêmio e o encaminhamento de alguns projetos de lei.

O chefe do poder executivo municipal explicou as ações e obras que a Prefeitura de Icapuí tem realizado com recursos próprios e as limitações financeiras que impedem de atender outras demandas no momento.

Lacerda garantiu analisar com a sua equipe todos os itens apontados que vão trazer benefícios para os servidores e para a administração pública.
#Administração 25/10/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí terá feriado no Dia do Servidor, próxima segunda, 28 Não haverá expediente no âmbito da administração pública municipal na próxima segunda-feira, 28, em que se comemora o Dia do Servidor. Repartições, escolas, Centros de Educação Infantil (CEI’s) e Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) não funcionam nesta data. O feriado do dia 28 de outubro está previsto no Decreto 009/2003, que regulamenta os feriados municipais.
#MeioAmbiente 25/10/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Cerca de uma tonelada de óleo foi recolhida em praias de Icapuí A retirada do óleo que atinge o litoral icapuiense continua sendo feita por voluntários, entidades e equipes da Prefeitura Municipal de Icapuí. Cerca de uma tonelada de material poluente, que será incinerado, foi recolhida em Peroba, Barreiras e Melancias, as praias mais atingidas, e em outras com menor incidência desde segunda-feira, 21.

Um comitê foi criado emergencialmente para lidar com o monitoramento no mar e em terra e para a retirada do óleo que, felizmente, não atingiu áreas de manguezais.

Uma mancha de óleo com aproximadamente 15 metros de diâmetro foi retirada no mar, cerca de cinco milhas da costa, antes mesmo de atingir a areia. Pescadores que estão sendo instruídos relataram o caso, o que permitiu uma ação rápida de coleta. Inclusive, os trabalhadores do mar atenderam aos pedidos e doaram redes de pesca que não estavam mais sendo utilizadas para ajudar nos trabalhos.

Fazem parte do grupo a Prefeitura de Icapuí, através das suas várias secretarias, o Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), a Fundação Brasil Cidadão e a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS) e a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos de Aracati.

Para saber como ajudar e relatar novos casos, os cidadãos podem entrar em contato através do telefone (88) 99272-1255 (João Paulo, presidente do IMFLA).
#Esporte 23/10/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Regata dos Navegantes movimenta Redonda neste final de semana A comunidade de Redonda vai sediar neste sábado, 26, e domingo, 27, mais uma Regata dos Navegantes. O evento realizado pela Associação Isaías Junior e com apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí chega a sua 17ª edição com diversas atividades paralelas.

A programação começa às 7h do primeiro dia com um mutirão de limpeza na praia. A partir das 16h, haverá uma reunião com os competidores na Escola Horizonte da Cidadania e às 18h jovens participam do concurso de beleza Garoto e Garota Regata, seguido de uma festa dançante.

No domingo, as atividades começam bem cedo, às 5h, com a entrega dos ferros aos competidores, na Boca do Povo. Por volta das 9h30, será dada a largada da Bateria A (embarcações de até oito metros de comprimento). Meia hora depois, saem os que competem na Bateria B (acima de oito metros).

A cerimônia de premiação será às 14h seguida de uma festa próxima à Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Estrela do Mar.
#MeioAmbiente 22/10/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura cria comitê de crise para lidar com óleo que chega à costa icapuiense Um comitê de crise foi criado em Icapuí para recolher o óleo que está contaminando o oceano e a costa nordestina. Nos últimos dois dias, foram retirados cerca de 500 quilos de material na praia de Barreiras. O grupo continua mobilizando entidades e voluntários e analisando quantas e quais áreas foram afetadas.

Cerca de 50 homens da Marinha do Brasil devem chegar hoje, 22, ao município para ajudar nos trabalhos de limpeza e investigação.

O prefeito Lacerda e sua equipe estão acionando o Governo do Estado do Ceará e órgãos federais em busca de apoio para os trabalhos.

"Esse problema influencia no nosso ecossistema, interfere no turismo, na pesca, mexe com todos nós. A Prefeitura está agindo para sairmos desse momento difícil com o mínimo de impacto possível", declarou o chefe do poder Executivo.

As pessoas que detectarem as substâncias espalhadas pelas praias não devem tocar no material, uma vez que possa haver algum tipo de contaminação.

Fazem parte do grupo a Prefeitura de Icapuí, através das suas várias secretarias, o Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), a Fundação Brasil Cidadão e a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), o Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos de Aracati.

Para saber como ajudar e relatar novos casos, os cidadãos podem entrar em contato através do telefone (88) 99272-1255 (João Paulo, presidente do IMFLA).
#Município 07/10/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Eleição do Conselho Tutelar reelege quatro membros e escolhe um novo integrante A eleição do Conselho Tutelar realizada ontem, 6, em Icapuí resultou na recondução de quatro conselheiras para mais um mandato e na escolha de um novo integrante. Foram 4.144 votos no total distribuídos em 15 locais de votação.

O candidato mais votado, Magno Nascimento, obteve 801 votos que o credencia para o mandato de 2020-2024 juntamente com as conselheiras Francilvânia (621 votos), Amanda Rebouças (569), Biana (565) e Neuma (486) que serão reconduzidas a mais quatro anos de trabalho.

Christiane (277), Ireuda (232), Quilvia (196), Maria Antônia (177), Camila Jakeanne (89), Dênys (69), Lucilene (24), Regilane (2) e Matheus Rebouças (2) ficam na suplência. Seis votos foram em branco e 28 nulos.

O pleito foi conduzido pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA). A posse acontecerá em janeiro do próximo ano.
#Município 02/10/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Confira os locais de votação para eleição de conselheiros tutelares no domingo, 6 O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) divulgou os locais de votação para a escolha dos futuros integrantes do Conselho Tutelar. No próximo domingo, 6, das 8h às 17h, os eleitores com domicílio eleitoral em Icapuí terão a oportunidade de escolher cinco integrantes do órgão para a gestão 2020-2024.

Serão 15 locais de votação distribuídos em escolas, Centros de Educação Infantil e associação de moradores, nos quais serão instaladas 20 urnas eletrônicas.

O voto é facultativo e qualquer cidadão maior de 16 anos inscrito como eleitor icapuiense. O cidadão deve comparecer ao local de votação com seu título de eleitor (o físico ou o digital, chamado de e-título) e documento oficial de identidade com foto.

Concorrem à função de Conselheiro Tutelar 14 candidatos, mas cada eleitor poderá votar somente num candidato.

A seguir, os candidatos listados de acordo com a ordem alfabética e seus respectivos números. Mais abaixo há uma lista com os locais de votação.

CANDIDATOS
Amanda Rodrigues 111
Biana 333
Camila Jakeanne 100
Christiane Miranda 123
Denys Souza 555
Francilvania Rebouças 700
Ireuda Maria 530
Lucilene Nenê 103
Magno (Maguinho) 888
Maria Antônia 222
Matheus Rebouças 777
Neuma 909
Quilvia Queli 245
Regilane 200
#Administração 30/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura lamenta falecimento de aluna da Escola Carlota Tavares A Prefeitura de Icapuí expressa o seu mais profundo pesar pela partida precoce de Grazielly Oliveira da Silva, de apenas oito anos de idade, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 30. Neste momento de dor, a gestão municipal se solidariza com seus pais Francisco Francinildo da Silva e Lidiane Oliveira da Silva e com todos os seus familiares e amigos da Escola Carlota Tavares de Holanda.
#Município 27/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Instituição ofertará cursos profissionalizantes gratuitos em Icapuí Os icapuienses terão mais uma oportunidade de se qualificarem para o mercado de trabalho participando de cursos profissionalizantes gratuitos. As aulas começam no dia 13 de outubro, acontecendo em quatro domingos, na Escola Professora Mizinha.

As oportunidades são para assistente administrativo com RH; atendente de clínicas, hospitais e laboratórios; atendente e auxiliar de farmácias e operador de caixa e repositor de supermercado.

Os interessados podem se matricular pelo site www.unicursosfortaleza.com.br. Para outras informações, deve entrar em contato com a empresa responsável através do WhatsApp (85) 99928-0325, (85) 99752-3333 ou (85) 99656-0280.

Será cobrada uma taxa para emissão dos certificados.

OBS. As aulas iniciariam no próximo domingo, 6, mas devido à Escola Mizinha ser um dos locais de votação da eleição do Conselho Tutelar tiveram que ser adiadas para o dia 13.
#Administração 25/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura lamenta falecimento de jovem morador da Serra de Mutamba A Prefeitura de Icapuí lamenta o falecimento precoce do jovem Dênis do Nascimento Silva, nesta quarta-feira, 25, aos 21 anos de idade. O corpo será velado a partir das 11h, na residência da família na Serra de Mutamba, e o sepultamento acontecerá hoje às 16h30, no cemitério da comunidade. A gestão municipal se solidariza com seus pais Lucivaldo e Rosimeire, familiares e amigos neste momento de profundo pesar.
#MeioAmbiente 25/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Secretaria das Cidades do CE realiza consulta pública sobre saneamento básico A Prefeitura de Icapuí e a Secretaria das Cidades do Estado do Ceará convidam toda a população icapuiense a opinar sobre os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos no município. A consulta pública faz parte da Elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico.

No dia 19 deste mês, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal para apresentar o Diagnóstico Socioeconômico e Técnico dos Serviços de Saneamento. Outras cidades do Vale do Jaguaribe passaram pelo mesmo processo.

Agora é a vez dos cidadãos participarem da consulta pública até o próximo dia 29 dando sua contribuição pela internet. O endereço eletrônico para acessar o formulário está disponível no link abaixo.
#Município 24/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Reunião do IBGE em Icapuí inicia preparativos para o Censo Demográfico 2020 Icapuí foi sede de uma Reunião de Planejamento e Acompanhamento para o Censo Demográfico 2020 nesta segunda-feira, 23. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) está realizando encontros em todos os municípios brasileiros para dar transparência a todas as atividades do Censo que será realizado a partir de agosto do próximo ano.

"Nenhuma outra pesquisa tem a abrangência do Censo. Ele é a base para o planejamento público e privado para os próximos dez anos", explicou o técnico do IBGE, Davidson Newton, coordenador de área do Censo.

Participaram da reunião secretários, presidentes e diretores de autarquias, Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (SINDISERPUMI) e técnicos da gestão.

As reuniões não são só feitas com representantes das administrações municipais, mas com diversas entidades, como associações de moradores, entidades de classe, sociedade civil, entre outras, que podem ajudar no apoio à coleta e divulgação, uma vez que o Censo é feito para todos e será respondido por todos.

REFLEXOS

O Censo Demográfico, realizado a cada 10 anos, é uma fonte de dados muito importante sobre a população brasileira. Influencia diretamente no planejamento público e privado dos próximos anos. Um exemplo disso é que ele servirá de base de cálculo para o Fundo de Participação do Município e outros repasses de verbas federais.
#Esporte 24/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Atletas de kitesurf são premiados após etapa de campeonato mundial em Icapuí As atenções dos atletas de kitesurf de vários lugares do mundo estiveram voltadas para Icapuí entre os dias 14 e 22 de setembro em virtude do Kite Mansion Open, etapa do campeonato mundial Kite Park League. Foi a segunda vez que o município recebeu uma competição internacional do esporte.

A premiação dos campeões aconteceu na noite de sábado, 21, com uma festa na Praça Central Adauto Róseo, com a banda Hot Play, cover do Red Hot Chilli Peppers.

Noe Font (Espanha), Ewan Jaspan (Austrália), Christophe Tack (Bélgica), Alex Maes (Bélgica) e Artem Garashchenko (Rússia) foram os melhores colocados na categoria masculina.

Annelous Lammerts (Holanda), Karolina Winkowska (Polônia), Helena Brochochka (Polônia) e Aleksa Sanchez foram as melhores colocadas na categoria feminina.

O evento ecológico e esportivo contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí, que valoriza eventos que atraem turistas e geram emprego e renda no município. O prefeito Lacerda também recebeu um troféu como agradecimento.

PONTUAÇÃO GERAL

No ranking mundial feminino, Annelous Lammerts, Karolina Winkowska, Helena Brochochka, Colleen Carroll (Estados Unidos) e Issy Von Zastrow (Quênia) são as que estão melhores colocadas.

Entre os homens, as melhores pontuações são de Ewan Jaspan, Christophe Tack, Noe Font, Ramiro Gallart (Argentina) e Alex Maes.
#Administração 23/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura lamenta falecimento de servidor e decreta luto oficial por três dias e ponto facultativo hoje, 23 A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento de Cristiano Reis da Silva e decreta luto oficial por três dias e ponto facultativo nesta segunda-feira, 23. A gestão municipal se solidariza com a família e amigos do servidor de 46 anos que em muito contribuiu para o desenvolvimento do município.

Terão funcionamento normal os serviços considerados essenciais à população, a saber, os de saúde, estes prestados nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros; bem como os de educação, quais sejam, as aulas da rede pública municipal de ensino.
#Administração 20/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura disponibiliza para consulta atas das audiências públicas da LOA 2020 Prezando pela transparência das ações administrativas, a Prefeitura Municipal de Icapuí disponibiliza para conhecimento de toda a população as atas das duas audiências públicas realizadas esta semana para elaboração da Lei Orçamentária Anual (2020). Todas as sugestões apresentadas durante as discussões foram levadas em consideração pela gestão.

Se você não pôde comparecer às audiências ainda pode participar opinando sobre a destinação do orçamento do próximo ano. A seguir há um link de um questionário eletrônico com algumas perguntas que vão ajudar a gestão a saber o que você quer para a sua comunidade.

Acesse as duas atas e o questionário clicando nos links abaixo:
#Administração 19/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Segunda audiência pública contribui para a elaboração da LOA 2020 A segunda audiência pública para discutir e elaborar a Lei Orçamentária Anual (2020), realizada na manhã de hoje, 19, no auditório da Secretaria de Educação teve um público ainda maior por contemplar as ações previstas em diversas áreas da administração municipal. Além da saúde e da educação enfatizadas na audiência de ontem, 18, esteve na pauta transporte, infraestrutura, abastecimento de água, entre outros.

A gestão Quem ama cuida entende que a transparência e a participação popular são essenciais na construção de uma administração mais eficiente e responsável com os recursos públicos.

O debate, o esclarecimento de dúvidas e a proposição de sugestões são, na visão de Rosário Rebouças, secretária de Governo, extremamente importantes para o pleno exercício da cidadania.

O assessor contábil Helder Medeiros ficou responsável por explicar o que é a LOA e sua importância, como são constituídas as receitas e as despesas e quais são as estimativas de arrecadação do município em 2020.

"Tudo que a gente vai fazer na vida precisa de planejamento e com o município não é diferente. Chegou o momento de estudos e conversas com a população para formalizar esse instrumento [a LOA]", destacou.

Ao final das explicações, os representantes das comunidades, usuários dos serviços municipais, secretários e servidores fizeram questionamentos, tiraram dúvidas e sugeriram ações, atividades e obras a serem inclusas no orçamento do próximo ano.

Todas as sugestões colhidas serão analisadas no seu aspecto constitucional e de viabilidade econômica do município.

FACILIDADE

Além das discussões presenciais, os icapuienses podem dar suas sugestões respondendo um questionário eletrônico disponível no link abaixo.

Participe você também do governo de sua cidade!
#Município 18/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Primeira audiência pública da LOA 2020 discute as prioridades da saúde e educação O orçamento do próximo ano começou a ser discutido pelo governo municipal e a sociedade icapuiense hoje, 18, na primeira audiência pública para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020. Representantes de conselhos, secretários, servidores, gestores e usuários da saúde e da educação estiveram reunidos no auditório da Secretaria de Educação discutindo os temas pertinentes a cada área.

A secretária de Governo, Rosário Rebouças, ressaltou a importância do planejamento e da realização da audiência pública para discutir com a sociedade quais são as principais necessidades para o orçamento do ano que vem.

"Momentos como esse geram mais participação e controle do que é gasto, elencam prioridades e permitem a gente saber onde e como estamos e aonde queremos chegar", destacou a titular da pasta.

O assessor contábil Helder Medeiros ficou responsável por explicar o que é a LOA e sua importância, como são constituídas as receitas e as despesas e quais são as estimativas de arrecadação do município em 2020.

No final do evento, os participantes tiraram dúvidas, fizeram questionamentos e sugestões de ações, atividades e serviços que podem ser incluídos na formatação da LOA que, após ser concluída, será encaminhada para votação na Câmara dos Vereadores.

As discussões continuam amanhã, 19, no mesmo local, a partir das 8h, com representantes das comunidades, pessoal das demais secretarias e instituições municipais.

FACILIDADE

Além das discussões presenciais, os icapuienses podem dar suas sugestões respondendo um questionário eletrônico disponível no link abaixo.

Participe você também do governo de sua cidade!
#Administração 17/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura lança questionário de participação popular para construir o orçamento de 2020 A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o instrumento de planejamento utilizado pelos governantes para gerenciar as receitas e despesas públicas em cada exercício financeiro. Representa elemento fundamental na gestão dos recursos públicos, uma vez que sem ele o administrador não recebe autorização para executar o orçamento.

Nos dias 18 e 19, a partir das 8h, no auditório da Secretaria de Educação, a Prefeitura Municipal de Icapuí vai realizar duas audiências públicas para elaborar e discutir a LOA do próximo ano.

Além de participar presencialmente, você pode contribuir com suas sugestões através da internet. Basta clicar no link abaixo e responder o questionário.

Todas as sugestões colhidas serão analisadas no seu aspecto constitucional e de viabilidade econômica do município.

Participe você também do governo de sua cidade!
#Pesquisa 12/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura, Iphan e Marinha vão investigar materiais de naufrágio encontrados em 2013 A Prefeitura Municipal de Icapuí, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a Marinha do Brasil trabalham juntos para investigar os achados em um naufrágio de uma embarcação ocorrido na Barra Grande. Os estudos vão dizer qual a importância histórica do material encontrado em 2013.

Uma reunião conduzida pelo prefeito Lacerda ontem, 11, na Secretaria de Governo, definiu algumas ações iniciais de exploração desse acontecimento.

"A intenção desse primeiro contato é fazer um mapeamento, um estudo do local, e depois fazer um planejamento de disponibilização do espaço para futuros mergulhos turísticos na área, com a qualificação de pessoas para orientar esse tipo de atividade", explicou Manoel de Freitas Filho, secretário de Cultura e Turismo.

O Capitão de Corveta da Marinha, Ricardo dos Santos Guimarães, ressaltou a importância de manter os materiais para estudo arqueológico e disponibilizou à gestão municipal banners para exposição no município a respeito da preservação do patrimônio cultural subaquático, buscando com isso a conscientização sobre a importância da preservação da história e memória da navegação.

"Vocês estão com algo embrionário que pode enfatizar o patrimônio náutico marítimo, que pode vir a se tornar centro de referência. Seria um ponto de partida que faria a diferença", destacou o professor Gilson Rambelli, pós-doutor em Arqueologia Subaquática do Departamento de Arqueologia da Universidade Federal de Sergipe.

Promover o arqueoturismo subaquático da área com roteiro de visitação, realizar palestras nas escolas e também para os pescadores sobre o patrimônio arqueológico, repassar o conhecimento dos mestres carpinteiros sobre construção naval para crianças e realizar vivências extraescolares no ambiente aquático foram algumas das sugestões dadas pelo Iphan e Marinha ao município.

A secretária de Governo Rosário Rebouças explicou que há da parte da gestão uma identidade consolidada de interesse pela preservação da sua história.

O prefeito Lacerda Filho ressaltou a importância de fortalecer essa parceria e enalteceu a felicidade e honra com a visita.

Após a reunião, a equipe realizou uma visita ao espaço que resguarda o acervo do futuro museu de Ponta Grossa, que deve abrigar futuramente o material que foi retirado do local do naufrágio e que está atualmente na Capitania dos Portos de Aracati. A Prefeitura está num processo de cooperação técnica com o Iphan para iniciar a construção do referido museu.
#Município 12/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura convida população para audiências públicas sobre a LOA 2020 A Prefeitura Municipal de Icapuí convida a população e instituições a participar de duas audiências públicas para elaborar e discutir a Lei Orçamentária Anual (LOA) 2020. Os dois encontros serão realizados nos dias 18 e 19, a partir das 8h, no auditório da Secretaria de Educação, Avenida 22 de Janeiro.

A Secretaria de Governo separou as discussões em temáticas para facilitar e agilizar o andamento das audiências. No primeiro dia, os públicos alvos são profissionais e usuários das áreas da saúde e educação. No segundo dia, são convidados gestores e técnicos da gestão e sociedade civil.

A LOA é o instrumento de planejamento utilizado pelos governantes para gerenciar as receitas e despesas públicas em cada exercício financeiro. Representa elemento fundamental na gestão dos recursos públicos, uma vez que sem ele o administrador não recebe autorização para executar o orçamento.

Todas as sugestões colhidas nas audiências públicas serão analisadas no seu aspecto constitucional e de viabilidade econômica do município.
#Esporte 11/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuí receberá etapa mundial de kitesurf pelo segundo ano consecutivo Atletas de kitesurf de todos os lugares do mundo estarão em Icapuí para participar do Kite Mansion Open, etapa do campeonato mundial Kite Park League, que acontece entre os dias 15 e 22 de setembro na praia de Requenguela.

A modalidade é para quem veleja de wakestyle e envolve obstáculos como corrimãos (sliders) e rampas (kickers). Esta é a segunda vez que Icapuí recebe uma competição internacional desse estilo. A primeira foi em novembro do ano passado.

O evento ecológico e esportivo contará com mutirão de limpeza (dia 14 e 15) e replantio de mudas no mangue (dia 15). No dia 16, haverá qualificação. Entre os dias 17 e 20, os atletas brigam por uma vaga na final (dia 21). O último dia de evento (dia 22) será dedicado a manobras, fotos e sessão de autógrafos.

O Kite Mansion Open conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí que valoriza importantes eventos que atraem turistas e geram emprego e renda no município.
#Educação 03/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Alunos da Escola Maria Edilce Barbosa visitam secretarias e Câmara de Vereadores Os expedientes das secretarias de Governo e Educação e da Câmara Municipal de Icapuí iniciaram hoje, 03, de uma forma diferente. Os alunos da turma do 2º ano da Escola Maria Edilce Barbosa, de Melancias de Baixo, visitaram as secretarias e o local de trabalho dos vereadores para conhecer o funcionamento e estrutura.

A escola se prepara para Feira de Ciências, Arte e Cultura da Maria Edilce 2019 (FECIARCME), que acontecerá nos dias 19 e 20, com o tema "Icapuí: minha terra, minha paixão". Cada turma desenvolverá um projeto relacionado à cidade.

A professora Angélica Holanda contou que os estudantes gostaram muito da ideia de conhecer as secretarias.

"Viemos conhecer o espaço e funcionamento para desenvolver o nosso projeto. Ficamos com o tema política. Pensamos em fazer representações dos prefeitos de Icapuí, maquetes. Eles ficaram muito animados com a visita", explicou.

O aluno Guilherme Damasceno, 7 anos, representará o prefeito Raimundo Lacerda Filho na Feira de Ciências.

"Eu acho que o prefeito Lacerda é legal. Acho que ele trabalha muito pra deixar a cidade melhor", avaliou.

As crianças ainda visitaram a Câmara Municipal de Icapuí e realizaram uma sessão simulada, onde as crianças representaram vereadores e prefeito.
#Município 30/08/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ População de Icapuí se aproxima dos 20 mil habitantes, aponta IBGE O município de Icapuí possui 19.934 habitantes. O número foi apresentado em um estudo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) divulgado na última quarta-feira, 28, sobre as estimativas das populações residentes nos 5.570 municípios brasileiros, com data de referência em 1º de julho de 2019.

No mesmo trabalho realizado em 2017, a população local foi estimada em 19.685 habitantes. Entre os 184 municípios cearenses, Icapuí é o 103° mais populoso.

As estimativas populacionais municipais são um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União para o cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios e são referência para vários indicadores sociais, econômicos e demográficos. Esta divulgação anual obedece ao artigo 102 da Lei nº 8.443/1992 e à Lei complementar nº 143/2013.

As populações dos municípios foram estimadas por procedimento matemático e são o resultado da distribuição das populações dos estados, projetadas por métodos demográficos, entre seus diversos munícipios.

O método baseia-se na projeção da população estadual e na tendência de crescimento dos municípios, delineada pelas populações municipais captadas nos dois últimos Censos Demográficos (2000 e 2010) e ajustadas. As estimativas municipais também incorporam alterações de limites territoriais municipais ocorridas após 2010.

MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DO CEARÁ:

1° - Fortaleza - 2.669.342
2° - Caucaia - 361.400
3° - Juazeiro do Norte - 274.207
4° - Maracanaú - 227.886
5° - Sobral - 208.935

MUNICÍPIOS MENOS POPULOSOS DO CEARÁ:

Granjeiro - 4.844
Guaramiranga - 5.193
Baixio - 6.288

MUNICÍPIOS MAIS POPULOSOS DO BRASIL:

1° - São Paulo-SP - 12.252.023
2° - Rio de Janeiro-RJ - 6.718.903
3° - Brasília-DF - 3.015.268
4° - Salvador-BA - 2.872.347
5° - Fortaleza-CE - 2.669.342
6° - Belo Horizonte-MG - 2.512.070
7° - Manaus-AM - 2.182.763
8° - Curitiba-PR - 1.933.105
9° - Recife-PE - 1.645.727
10° - Goiânia-GO - 1.516.113
#Gestão 20/08/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Planejamento estratégico é concluído traçando uma Icapuí do futuro Após vários meses de estudos, debates e oficinas, chega ao fim o processo de Planejamento Estratégico conduzido pelo Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IDHA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Icapuí. Como já vinha sendo trabalhado, o foco agora da gestão Quem ama Cuida é colocar em prática tudo que foi apresentado ao longo dos encontros.

A oficina de encerramento aconteceu ontem, 19, e hoje, 20, no auditório da Secretaria de Educação e contou com a ampla participação dos secretários, gestores e técnicos municipais.

Para Rosário Rebouças, titular da Secretaria de Governo, a palavra que define o momento atual é gratidão.

"Nós acreditamos muito no processo de planejamento como uma ferramenta de desenvolvimento do nosso município. Que essa parceria não se acabe aqui, que momentos ricos como esse se repitam sempre. Precisamos colocar em exercício tudo que aprendemos nesse tempo para fortalecer nossas equipes e fazer, cada vez mais, um trabalho melhor para a população", ressaltou.

O consultor Arturo Jordán agradeceu a parceria e a confiança no trabalho que foi pensado para tornar o município um lugar ainda melhor para se viver. "Icapuí tem todo o potencial de ser um município modelo para o país", enfatizou.

Saiba mais sobre o planejamento estratégico:
#Administração 19/08/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Secretaria de Governo e gabinete passam a funcionar em novo endereço A Secretaria de Governo da Prefeitura Municipal de Icapuí está funcionando, desde a manhã de hoje, 19, em novo endereço: Avenida 22 de janeiro, no mesmo prédio da Secretaria de Educação (em frente ao Centro Administrativo).

É na Secretaria de Governo onde estão concentrados o gabinete do prefeito Lacerda, a Assessoria Jurídica, a Assessoria de Comunicação e a Assessoria de Relação com as Comunidades.
#Administração 19/08/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura decreta luto oficial por três dias devido ao falecimento de Maria Lindomar da Silva A Prefeitura Municipal de Icapuí decretou luto oficial por três no âmbito da administração municipal direta e indireta devido ao falecimento de Maria Lindomar da Silva que, enquanto servidora pública, muito contribuiu para o desenvolvimento do município e prestou relevantes serviços na condição de cidadã atuante e líder comunitária.
#Administração 14/08/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Ipece aponta Icapuí com um dos melhores desempenhos de gestão municipal no Estado Icapuí está entre os melhores municípios cearenses ranqueados de acordo com o Índice Comparativo de Gestão Municipal (ICGM), tendo como base o ano 2017. O município do litoral leste é exemplo de gestão pública, já que o IGCM realiza uma análise relativa dos municípios abordando cinco dimensões: Gestão fiscal, Planejamento, Transparência, Resultado e Eficiência.

Na sexta colocação, com o índice de 0,6071, Icapuí é antecedido pelos municípios de Eusébio (0,7874), Fortaleza (0,7782), São Gonçalo do Amarante (0,7092), Aquiraz (0,6374) e Jucás (0,6270).

O resultado foi apresentado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (IPECE) e publicado pelo Anuário do Ceará 2019, lançado na noite da última segunda-feira, 12, durante solenidade realizada no Lulas Plaza pelo Grupo de Comunicação O POVO, em Fortaleza.

A partir do Índice Comparativo de Gestão Municipal é possível analisar o ranking dos municípios cearenses nas cinco variadas dimensões de forma integrada, fornecendo subsídios para o aperfeiçoamento do planejamento e da gestão pública municipal.
#Município 14/08/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí lamenta falecimento de Manoel de Otávio É com profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento de Manoel Pereira da Costa, mais conhecido como Manoel de Otávio. O icapuiense de 81 anos, que em muito contribuiu com o desenvolvimento do município, deixa saudades aos familiares e amigos.
#Agenda 08/08/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Conselho de Saúde convida conselheiros e populares para reunião no dia 14 O Conselho Municipal de Saúde convida conselheiros titulares e suplentes e população em geral para reunião ordinária no dia 14, às 8h, no auditório da Secretaria de Saúde.

Apresentação do Plano Municipal de Educação Permanente, visitas nas UBS's e Hospital, Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil, estratégia de Comunicação do Conselho e formação com o Conselho Estadual de Saúde são alguns dos pontos da pauta do encontro.
#Evento 07/08/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Festival da Lagosta terá Tribo de Jah, Forró Real, gastronomia e outras atrações A 13ª edição do Festival da Lagosta vai acontecer nos dias 16, 17 e 18 de agosto em Barreiras e Redonda com shows musicais, arena gastronômica, oficinas, cursos, palestras e regata de botes. Entre as atrações, destaque para as bandas Tribo de Jah e Forró Real.

A programação do primeiro dia se inicia a partir das 19h com Kôka Mil e Art Brasil na arena gastronômica em Barreiras. Daniella Campelo (forró como antigamente) sobe ao palco às 22h e Forró Real vem em seguida.

No dia 17, a arena gastronômica recebe novamente Kôka Mil e Art Brasil. Por volta das 22h, Ricardo Maia, cover de Tim Maia, se apresenta cantando grandes sucessos de um dos principais ícones da Música Popular Brasileira. Em seguida, Tribo de Jah traz à praia de Barreiras seu tradicional balanço do reggae.

Para encerrar as atividades, no domingo, 18, haverá uma regata de botes às 11h e o show da banda Los Kakos, às 14h, em Redonda.

O evento é realizado pelo Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí e conta com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Icapuí.
#Município 07/08/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Palestra alerta para segurança dos dutos de combustíveis em Icapuí Funcionários da Transpetro realizaram uma palestra para servidores da Prefeitura Municipal de Icapuí sobre uma faixa de dutos de combustíveis que passa pelo território icapuiense, próximo à BR 304. A "Palestra técnica - processo de interferência" foi dada pelo supervisor Wendel Soares e pelo técnico em faixa de dutos, Hudson Pereira, na sala de reuniões da Secretaria de Governo.

Foram dadas explicações sobre as faixas de dutos, pontos de recebimento e entrega de material, transporte, inspeção e manutenção das estruturas, entre outras.

"Todo esse trabalho que realizamos de educação ambiental tem um só objetivo: colocar a segurança das pessoas em primeiro lugar", destacou o supervisor Wendel Soares.

Participaram da reunião representantes da Secretaria de Governo, Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), Secretaria de Infraestrutura e Saneamento e da Secretaria de Administração e Finanças.

Durante o encontro foram entregues as plantas referentes ao traçado do Gasoduto GASFOR, que atravessa alguns municípios do Ceará.

A Transpetro é uma empresa subsidiária da Petrobras para o transporte e a logística de combustível no Brasil.

CONTATO

Qualquer pessoa pode entrar em contato com a Transpetro para informar problemas, vazamentos, explosão, construções, ocupação irregular, tirar dúvidas, fazer denúncias, entre outros assuntos sobre as faixas de dutos através do telefone 168. A ligação é gratuita e pode ser feita 24 horas.
#Administração 31/07/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Atletas icapuienses são destaque no primeiro Campeonato Cearense de Karatê Shorin Interestilos Um grupo de crianças e adolescentes de Icapuí participou no último sábado, 27, da primeira Copa Shorin-Ryu de Karatê, realizada em Fortaleza. No total, foram 13 atletas icapuienses, que disputaram em diferentes categorias, voltando para casa com o segundo lugar geral na competição, 4 medalhas de ouro, 4 medalhas de prata e duas medalhas de bronze.

O professor de Karatê e supervisor da Federação Cearense de Karatê Shorin Interestilos (FCKSI) em Icapuí, sensei Eugênio Maia Rodrigues, agradeceu o apoio da gestão municipal.

"Nessa competição, tivemos alguns medalhistas. Esse foi o nosso primeiro campeonato. Tivemos pouco tempo de treino, uma semana apenas, e mesmo assim tiramos o segundo lugar geral. Pra gente foi uma alegria muito grande. Quero agradecer a ajuda que a gestão municipal está dando. Viemos mostrar os troféus e as medalhas para dizer que o trabalho que a gestão está começando a investir está dando resultado", agradeceu.

Anny Beatriz, 16 anos, medalhista da competição relata o gosto pelo esporte.

"Faz uns cinco anos [que pratico karatê]. Tirei primeiro lugar na luta e terceiro em kata. Me chama atenção o jeito que cada um deve se comportar no karatê, a disciplina, tudo no karatê me chama atenção", disse.

O grupo conta atualmente com 20 participantes, entre crianças e adolescentes, com faixa etária entre 6 a 16 anos. Os treinamentos acontecem as segundas e sextas-feiras, às 18h, e em sábados especiais para treino misto, na sede da igreja Batista, localizadas na Rua Engenheiro Francisco de Assis Filho.

Os interessados em iniciar o esporte pode procurar o professor Eugênio no local dos treinos ou através do telefone (85) 9 9940-7983.

APOIO

A Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Esporte e Juventude doou, recentemente ao grupo, quimonos (vestimentas utilizadas na prática de artes marciais) e apoio logístico para que o grupo comparecesse ao campeonato de karatê.
#Administração 27/07/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí decreta luto oficial pelo falecimento do ex-vereador Carlos José de Freitas O município de Icapuí despediu-se do ex-vereador Carlos José de Freitas, conhecido como Dudé de Enoque, falecido na noite desta sexta-feira, 26 de julho de 2019, aos 62 anos de idade, deixando saudades aos familiares e amigos.

Dudé foi um cidadão icapuiense atuante, que muito contribuiu para o desenvolvimento do município prestando relevantes serviços.

A Prefeitura Municipal de Icapuí decretou luto de três dias. O Prefeito Raimundo Lacerda Filho e os servidores públicos prestam solidariedade aos familiares e amigos.
#Turismo 02/07/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Governo, sociedade civil e organizações debatem sobre turismo sustentável em Icapuí Icapuí possui um lindo potencial turístico. Seus vários quilômetros de praias, falésias e coqueirais encantam os nativos e visitantes. Além de possuir uma rica cultura histórica, artesanal e empreendedora. Pensando nesse potencial turístico, governo, sociedade civil e organizações reuniram-se na manhã de hoje, 02, no auditório da Pousada Icapuí, para debater e reforçar a importância da sustentabilidade e do associativismo para o desenvolvimento do turismo local.

O Seminário Icapuí - Destino Turístico Sustentável contou com uma programação voltada a quatro pilares da metodologia, governança, sustentabilidade, experiências turísticas e tecnologia. O poeta e repentista Jota Gomes recitou, ao lado de sua filha Janilene, versos sobre o protagonismo da mulher e o empreendedorismo.

O evento foi realizado através da parceria entre a Prefeitura Municipal de Icapuí, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) e o Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí (GDTur), com o apoio da Fundação Brasil Cidadão e Associação Caiçara de Promoção Humana.

A articuladora do Sebrae - regional Litoral Leste, Ana Carla Luna Ramos, apresentou o objetivo da parceria. "Que possamos trazer o desenvolvimento do turismo como forma de alavancar as atividades econômicas dos municípios", disse.

Os presidentes do GDTur e da Associação Caiçara de Promoção Humana ressaltaram o grande potencial turístico da cidade.

"Icapuí possui muitas belezas naturais, mas o turismo é feito também de organização, roteiro e é por isso que estamos aqui, para construirmos tudo isso juntos e encantar nossos visitantes", disse Eliabe Crispim, presidente do GDTur.

"Tem momentos que não acreditamos que moramos em meio a tantas belezas, riquezas e potencialidades. Ficamos felizes com essa iniciativa, principalmente quem estava aqui desde o começo de Icapuí, de todas as discussões", acrescentou Antônio Lopes de Lima, presidente da Associação Caiçara de Promoção Humana.

O secretário de Cultura e Turismo do município, Freitas Filho, também enfatizou esse potencial, é "a menina dos olhos do desenvolvimento de Icapuí é o turismo. Icapuí tem essa vocação. Temos potencialidades e identidade", disse.

Maria do Rosário, secretária de Governo, destacou o desenvolvimento de um turismo sustentável para Icapuí.

"Não acredito em um turismo que não seja pautado na sustentabilidade. Queremos um turismo, como disse Jota Gomes em seu repente, que seja de um modelo associativista, com valores e inclusivo. Que gere empoderamento e protagonismo e que evidencie a nossa cultura", complementou.

TURISMO

Icapuí faz parte dos destinos turísticos integrante do Roteiro Rota das Falésias, composto por oito municípios do Litoral Leste do Ceará e cinco do Rio Grande do Norte. Icapuí possui o maior litoral de todo o roteiro.
#Administração 26/06/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Conselheiros e gestores debatem sobre indicadores do Selo Unicef Gestores e conselheiros municipais participaram na manhã de ontem, 25, de um momento de socialização e debate sobre os indicadores propostos pelo Selo Unicef Município Aprovado. A Reunião Intermediária aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e foi articulada pela Prefeitura Municipal de Icapuí e pelo Conselho Municipal dos Direitos da criança e do Adolescente (COMDCA).

Gestores das secretarias de Saúde, Educação, Assistência Social e Esporte e Juventude apresentaram os dados referentes a cada secretaria até o momento.

A articuladora municipal do Selo Unicef, Aparecida Alcântara, explicou que foi "um momento para apresentarmos como estão os dados do nosso município para os principais atores que estão ligados às políticas de crianças e adolescentes, analisar as principais dificuldades e pensar no que podemos fazer para superar, melhorar", explicou.

A secretária de Governo, Rosário Rebouças, ressaltou a importância da participação não só das secretarias envolvidas (Saúde, Educação, Assistência Social, Esporte e Juventude), mas de toda a gestão.

"Esse momento é muito importante para saber como estão os dados, que dificuldades estamos enfrentando e podemos melhorar e o que avançamos. Que possamos sair daqui com soluções para enfrentar esses pontos de dificuldades. Que essa certificação venha, principalmente, para elevar a autoestima dos icapuienses", disse.

O secretário de educação, Diumberto Freitas, reforçou o compromisso da gestão com o bem estar da população. "Vem para selar a nossa vontade de fazer uma gestão integrada. Todos os eixos estão voltados à cidadania e respeito ao cidadão", comentou.

Reginaldo Alves, secretário de Saúde, comentou que, para ele, o Selo Unicef representa a intersetorialidade. "Quando analisamos os indicadores da saúde percebemos que todos eles têm participação dos demais setores", avaliou.

A secretária de Assistência Social, Auricélia Braga, parabenizou a gestão por incluir essa meta na agenda do município com o compromisso de enfrentar e prevenir as desigualdades e garantindo os direitos das crianças e adolescentes.

O secretário de Esporte e Juventude, Maxsuel Barros, exemplificou como trabalhar o tema no cotidiano. "Na minha pasta, busco soluções para que aquelas crianças que estão fora da escola possam ser atraídas para a escola e como o esporte pode ajudar nesse processo", disse.

SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO

É uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

O Unicef promove o desenvolvimento de capacidades de diversos atores para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; monitora e avalia o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais; certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida da infância e adolescência.
#Turismo 25/06/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Seminário debaterá como fazer um turismo sustentável em Icapuí O Seminário Icapuí - Destino Turístico Sustentável vai discutir como fazer explorar o município turisticamente e, ao mesmo tempo, respeitando o meio ambiente. O evento será realizado pela Prefeitura Municipal de Icapuí e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) na próxima terça-feira, 2 de julho, no auditório da Pousada Icapuí.

Importância e experiências de associativismo, turismo com foco ecológico, sustentabilidade e marketing digital são alguns dos assuntos que serão tratados nos painéis e discussões.

Ana Paula Lima, representando a Secretaria de Governo e a Fundação Brasil Cidadão, será uma das expositoras no evento.

"O objetivo é discutir a importância do turismo de Icapuí voltado ao desenvolvimento sustentável, valorizando os empreendimentos turísticos do município, defendendo o turismo que não agride o meio ambiente e valoriza a cultura e a identidade local. O evento foca nos empreendedores do município que trabalham com o turismo, estudantes, instituições sociais", explicou.

Confira abaixo a programação completa:
#Administração 19/06/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí decreta ponto facultativo nesta sexta, 21 A Prefeitura de Icapuí decretou ponto facultativo no expediente desta sexta-feira, 21, após o feriado de Corpus Christi de amanhã, 20. Terão funcionamento normal os serviços considerados essenciais à população, a saber, os de saúde, estes prestados no Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros; bem como os de educação, quais sejam, as aulas da rede pública municipal de ensino.
#Município 13/06/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta-feira, 14 A Prefeitura de Icapuí decretou ponto facultativo no expediente desta sexta-feira, 14. O Decreto 013/2019, de 7 de junho de 2019, considera que no dia 14 de junho acontecerá uma greve geral com abrangência nacional, amplamente divulgada pela imprensa, contra a reforma da previdência.

Terão funcionamento normal os serviços considerados essenciais à população, a saber, os de saúde, estes prestados no Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros.
#Administração 13/06/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Oficina de monitoramento e avaliação discute projetos das secretarias e autarquias Para pensar uma Icapuí melhor no futuro é necessário fazer bem feito no presente. É preciso planejar, criar ações e estratégias para atingir os objetivos. E isso a gestão 'Quem ama cuida' está fazendo há dois anos e meio. Um exemplo mais recente é a oficina de monitoramento e avaliação que faz parte de um planejamento estratégico desenvolvido em parceria com o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH).

Realizado hoje, 14, ao longo do dia e também amanhã, 15, na Pousada Tremembé, em Tremembé, o evento reúne o prefeito Raimundo Lacerda Filho, secretários e técnicos de diversas pastas para debater os projetos prioritários apontados por cada secretaria para curto, médio e longo prazo.

As recentes premiações que o município recebeu (Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor, Escola Nota Dez etc) entraram na pauta das discussões iniciais. O chefe do poder executivo municipal se disse orgulhoso pelas conquistas.

"Estou apenas de carona nesses prêmios. O mérito é todo de vocês", disse se dirigindo às equipes e acrescentando que "a população só tem a ganhar porque esses bons serviços vão refletir em melhorias para a vida dos icapuienses de maneira geral".

O consultor Arturo Jordán ressaltou que Icapuí tem pressa, assim como diz o nome canoa veloz.

"Lá na frente veremos o resultado do que estamos fazendo hoje. Esse município tem todas as condições de crescer conciliando o lado econômico e o ambiental, sendo um município sustentável e diferenciado", enfatizou.

DIRECIONAMENTO ESTRATÉGICO

Foram apresentados hoje a missão, visão, diretrizes/valores e os objetivos (geral e imediados específicos) do município.

"Contribuir para o desenvolvimento local territorial sustentável, promovendo e apoiando a formação de capital humano e social, o desenvolvimento produtivo difuso e a concertação institucional para melhor qualidade de vida da população de Icapuí" é o objetivo geral.

Os objetivos específicos compreendem:

- Estabelecer a "Agenda 2024: Icapuí tem pressa" em todas as ações estratégicas do governo municipal;
- Consolidar a gestão municipal com a participação efetiva da população e a priorização de políticas de trabalho, renda, inclusão social e infraestrutura necessárias ao desenvolvimento em bases sustentáveis;
- Implantar a Política de Gestão Concertada para Resultados na Administração Pública Municipal;
- Elaborar a Agenda "Icapuí 2030 alinhado com o Planeta" e esboçar o Espaço Icapuí 2050.
#Município 12/06/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Uma Icapuí do passado pelas lentes de um repórter fotográfico paulista O repórter fotográfico José Luis da Conceição encontrou nos seus arquivos pessoais algumas fotografias que fez em Icapuí há 22 anos. O paulista esteve no Ceará e em Mirangaba (Bahia), em 1997, fotografando para um material do jornal O Globo sobre a educação que tinha dado certo e a que deu errado.

"Foi em Icapuí que fotografei o lado positivo, onde até cantei para as crianças a canção dos escoteiros", revela.

O profissional que já trabalhou também no jornal O Estado de São Paulo quer um dia voltar aos municípios para "conferir como ficaram aquelas escolas, saber do destino daquela professora que lecionava a noite iluminada pelo lampião, ou outras que sequer havia carteira escolar".

Em Icapuí, o repórter fotográfico vai encontrar duas Escolas Nota Dez e uma educação que só faz melhorar na gestão Quem ama cuida. Esperamos que em Mirangaba as coisas estejam indo tão bem como aqui.
#MeioAmbiente 10/06/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Dia Mundial do Doador de Sangue O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho
#Empreendedorismo 07/06/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Lacerda participa de cerimônia do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor O prefeito Raimundo Lacerda Filho esteve na última quarta-feira, 5, em Brasília para a solenidade nacional do prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Icapuí foi um dos finalistas por ter vencido a etapa estadual na categoria "Inclusão produtiva e apoio aos microempreendedores individuais", com o projeto "Icapuí empreendedor - plantando e colhendo inclusão produtiva".

O evento deu visibilidade ao município a nível nacional enfatizando a importância das ações desenvolvidas na área do empreendedorismo e no apoio dado aos pequenos negócios. A solenidade contou com a presença de 144 prefeitos de todo o Brasil, além de senadores, deputados e instituições como a Organização das Nações Unidas (ONU).

Acompanharam o chefe do poder executivo municipal, o titular da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), Iran Félix, a primeira dama do município, Rhaysa Medeiros, a assessora de Relações com a Comunidade, Ana Paula Lima e Rosineide Rebouças, técnica da Sedema.
#Administração 06/06/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura lamenta falecimento de servidor e decreta ponto facultativo hoje, 6 A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento do servidor Francisco Rebouças de Oliveira e decreta luto oficial por três dias e ponto facultativo nesta quinta-feira, 6. A gestão municipal se solidariza com a família e amigos do servidor que era lotado na Secretaria de Infraestrutura e Saneamento e que em muito contribuiu para o desenvolvimento do município.

Terão funcionamento normal os serviços considerados essenciais à população, a saber, os de saúde, estes prestados nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros; bem como os de educação, quais sejam, as aulas da rede pública municipal de ensino.
#Administração 05/06/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí convoca aprovado no último concurso público A Prefeitura Municipal de Icapuí publicou edital de convocação de candidato aprovado no concurso público de 2013. No documento disponível no link abaixo, é possível conferir prazos, locais, exames e documentos a serem apresentados aos órgãos municipais competentes.
#MeioAmbiente 03/06/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuienses participam de evento sobre Zoneamento Ecológico Econômico Um grupo de icapuienses participou na última quinta-feira, 30, do primeiro Seminário de atualização da proposta de Zoneamento Ecológico Econômico da Zona Costeira do Estado do Ceará (ZEEC) 2019. O evento foi realizado pelo Governo do Estado do Ceará no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) de Aracati.

Os participantes representaram as secretarias de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), Infraestrutura e Turismo, Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), associação de moradores, Sindicato de Pescadores, Comdema, ONG's, CMDS, comunidades tradicionais e assentamentos.

ZONEAMENTO

O ZEEC é um instrumento técnico e político de planejamento que estabelece diretrizes de ordenamento e de gestão do território, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas de diferentes regiões do Estado. Tem como finalidade colaborar para a construção de políticas públicas em consonância com diretrizes de desenvolvimento sustentável, bem como orientar o licenciamento de atividades produtivas de forma coerente.

Em linhas gerais, o Zoneamento tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social dos municípios localizados nas regiões litorâneas do Ceará, com garantias de proteção ambiental. O estudo irá focar no planejamento com intuito de melhorar a vida de todos que estão vivendo ou trabalhando nessas regiões.

O ZEEC colabora com a promoção de informações integradas e georreferenciadas do litoral cearense, possibilitando uma ampla disponibilização de dados para subsidiar as discussões públicas em torno das metas de regulação e apropriação do território.
#Juventude 20/05/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuí sediará mais uma edição do Congresso da Unificação dos Movimentos Juvenis Incluir a juventude em discussões sobre políticas públicas voltadas para a própria faixa etária é um dos principais objetivos do segundo Congresso da Unificação dos Movimentos Juvenis (UMJ), que será realizado nos dias 25 e 26 de maio, na Escola Horizonte da Cidadania, em Redonda. A expectativa é que mais de 200 jovens participem do evento.

Apoiado pela Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Esporte e Juventude (SEJUV), o evento contará com atividades culturais e esportivas, rodas de conversa, palestras, além de discutir políticas públicas voltadas à juventude.

No ano passado, Icapuí também foi sede do primeiro congresso da entidade, que recebeu jovens de várias cidades do Vale do Jaguaribe.
#AssistênciaSocial 08/05/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é celebrado anualmente em 18 de maio.
#Empreendedorismo 30/04/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Lacerda Filho recebe Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor Icapuí empreendedor - plantando e colhendo inclusão produtiva. Esse foi o mote que levou o município a ser agraciado com o prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Junto com uma caravana de mais de 40 empreendedores locais, o prefeito Raimundo Lacerda Filho recebeu o prêmio, em solenidade realizada ontem, 29, no Centro de Negócios do Sebrae, em Fortaleza.

Também estiveram presentes a primeira-dama Rhaysa Medeiros, a mãe do prefeito e ex-vereadora, Fátima Lacerda, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, e o titular da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), Iran Félix.

Com essa conquista na etapa estadual da 10ª edição da premiação, o prefeito Lacerda Filho se credencia para concorrer à etapa nacional. O chefe do poder executivo municipal destacou que a premiação vem reforçar o investimento da gestão no campo do empreendedorismo.

"O principal slogan de nosso governo é 'Quem ama cuida', e é com zelo a essa cidade que nesses mais de dois anos como prefeito venho buscando fazer essa missão acontecer: promover uma gestão compartilhada e participativa. Vejo o quanto Icapuí é rico em belezas, sobretudo a grandeza das mãos de gente que faz em cada canto a sua arte, o seu saber, seja no artesanato, na gastronomia, na produção da agricultura familiar, nas ações do turismo e da pesca, e em tantos outros negócios que fazem essa força empreendedora acontecer. Investir nesse potencial empreendedor, a partir da identificação de tantos talentos, vem sendo uma prioridade de nosso governo, que acredita no fortalecimento dessa economia, investindo nos pequenos negócios, promovendo a inclusão produtiva e incentivando a geração de trabalho e renda, acreditando sempre, mas sempre, que estamos no caminho certo, promovendo políticas públicas para melhorar a vida de muitas pessoas que acreditam nesse projeto 'Icapuí cidade empreendedora'", enfatizou.

A empreendedora Zenaide Pereira dos Santos sabe bem o que representa esse prêmio para o município.

"Eu acho esse prêmio Prefeito empreendedor grandioso. Esse reconhecimento mostra que a união faz a força. Quando estamos unidos, levamos o nome de Icapuí aos quatro cantos do mundo, porque temos vontade de trabalhar e de fazer a diferença. Juntos, podemos fazer muita coisa. E eu estou radiante por fazer parte dessa premiação porque Icapuí está sendo visto por seu empreendedorismo. Estamos agora em busca da vitória a nível nacional", destacou.

A técnica da Sedema, responsável pela pasta do Trabalho, e que acompanha diretamente o grupo de produtores e empreendedores locais, Rosineide Rebouças, não conteve sua emoção durante a solenidade.

"O sentimento é orgulho, é gratidão a Deus em primeiro lugar. A gente vem celebrando essa alegria há vários dias, desde que recebemos a notícia de que receberíamos esse prêmio. Icapuí está de parabéns. Agradecimento especial ao prefeito Lacerda, que tem dado todo o incentivo para que essa economia aconteça e o empreendedorismo floresça e assim mais se fomente o desenvolvimento local; à Sedema através da sala do Empreendedor, nas pessoas de Pedro e Nicácia e do apoio do Secretário Iran, e também em especial a nossa querida Paulinha, que juntas escrevemos essa história, e é claro, aos principais protagonistas, os mais de 500 Empreendedores que hoje fazem movimentar essa economia junto à rede de empreendedores e produtores locais", agradeceu.
#Juventude 29/04/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuí sediará Congresso da Unificação dos Movimentos Juvenis Incluir a juventude em discussões sobre políticas públicas ajuda a reforçar o protagonismo dessa faixa etária. Nos dias 25 e 26 de maio, Icapuí sediará o II Congresso da Unificação dos Movimentos Juvenis (UMJ). A expectativa é que 200 jovens participem do evento, que acontecerá na comunidade de Redonda, em local a ser definido.

O evento é apoiado pela Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Esporte e Juventude, e contará com atividades culturais e esportivas, rodas de conversa, palestras, e discussões de políticas públicas voltadas à juventude. No ano passado, Icapuí também foi sede do primeiro congresso da entidade, que recebeu participantes de diversas cidades do Vale do Jaguaribe.
#Educação 29/04/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Aluna icapuiense receberá prêmio do IFCE por atuação na ciência A atuação da jovem Jaciana Barbosa na área da pesquisa serve de exemplo e incentivo para outras jovens interessadas nas mais diversas áreas das ciências. A icapuiense receberá nesta terça-feira, 30, a medalha de ouro no Prêmio Mulheres na Ciência do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

A primeira edição do Prêmio contemplará 145 pesquisadoras, alunas e professoras, com medalhas de ouro e prata, por suas atuações nas atividades de pesquisa, pós-graduação e inovação. A solenidade de entrega da premiação será às 13h30, no auditório do campus de Fortaleza.

Jaciana Barbosa, aluna do curso de bacharelado em Ciência da Computação, campus Aracati, participou ano passado da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, onde apresentou o protótipo que criou para o ensino de Física no Ensino Médio.
#Cultura 23/04/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Vida e obra de Gilberto Calungueiro será retratada em livro Gilberto Ferreira de Araújo ou Gilberto Calungueiro, como é conhecido de uma ponta a outra de Icapuí, há mais de 60 anos vive a dicotomia de ser boneco e gente. Dentro das empanadas encarna a voz de Baltazar, Filomena, Miguilino. Fora da tolda, é ele o próprio personagem, contando causos dele mesmo que inspirariam até o João Grilo, de Ariano Suassuna.

Além de "ser" os mamulengos - ou melhor, os calungas, como chamamos em Icapuí - já foi pescador, Joca de pastoril, seresteiro, salineiro, camelô, e em 2019 ganha mais um posto. O homem virou livro.

"Gilberto Calungueiro: Se esse boneco falasse", de Jadiel Lima com fotografia de Vanucci Evaristo, conta de forma jornalística e ao mesmo tempo literária a história de vida do mestre, além de registrar algumas apresentações do artista admirado entre outros bonequeiros pelo tempo cômico preciso e um improviso afinado.

Reconhecido Mestre da Cultura do Ceará em 2006, Gilberto também recebeu em 2013 o título Mestre do Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, quando a manifestação foi registrada como patrimônio - que homenageou outros 12 mestres de calunga e Cassimiro Coco do Ceará, além de brincantes do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Distrito Federal. No entanto, é a primeira vez que um material aprofundado sobre o Calungueiro é publicado.

Escrito inicialmente como trabalho de conclusão do curso de Jornalismo, pela Universidade Federal do Ceará, com orientação do professor Ronaldo Salgado, "Gilberto Calungueiro: Se esse boneco falasse" é publicado com apoio cultural da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará por meio do Edital de Incentivo às Artes. A previsão é que o lançamento ocorra ainda em maio.

Texto: divulgação
#Administração 17/04/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Quinta-feira Santa e Sexta-feira da Paixão são feriados em Icapuí Não haverá expediente no âmbito da administração pública de Icapuí nesta Quinta-feira Santa, 18, e Sexta-feira da Paixão, 19. As duas datas são consideradas feriados no município conforme previsto no Decreto 009/2003.

Terão funcionamento normal os serviços considerados essenciais à população, como os prestados pelo Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros.
#Empreendedorismo 15/04/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuí conquista Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor A gestão municipal de Icapuí será premiada mais uma vez. O município venceu a etapa estadual do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor na categoria "Inclusão produtiva e apoio aos microempreendedores individuais". A solenidade oficial de entrega será no dia 29 deste mês, em Fortaleza.

Realizada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas - (SEBRAE) em duas etapas, estadual e nacional, a premiação é concedida aos prefeitos que desenvolvem projetos de incentivo ao Empreendedorismo.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho recebeu a notícia com muita satisfação e alegria.

"Estou radiante em saber que de todas as cidades, Icapuí ganhou em primeiro lugar essa honraria que é de extrema importância e que mexe com a autoestima dos nossos empreendedores. Prova também que estamos no caminho certo, fazendo uma Icapuí cada vez melhor para nossa população", declarou o chefe do poder executivo municipal.

O projeto "Icapuí empreendedor: plantando e colhendo inclusão produtiva", que traz um relato do perfil empreendedor do município, foi inscrito por Ana Paula Lima, assessora de Relação com a Comunidade, órgão da Secretaria de Governo, e Rosineide Rebouças, técnica do setor de Trabalho da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA).

"Os resultados acontecem quando, de fato, a gestão prioriza as políticas públicas e apoia o empreendedorismo. Estou muito feliz por mais essa conquista para o município", Ana Paula Lima, assessora de Relação com a Comunidade, órgão da Secretaria de Governo.

Para Rosineide, essa conquista não seria possível sem a junção de vários esforços "que conta com a participação efetiva da nossa rede de produtores e empreendedores nos diversos setores e uma atuação específica da gestão na área do empreendedorismo".

PREMIAÇÕES

Em apenas dois anos e três meses, a gestão Quem ama cuida já conquistou diversos prêmios, entre eles, o Selo Bronze de Qualidade das UBS’s, Escola Nota Dez com a Escola Maria Edilce e o Selo Verde do Instituto Chico Mendes.
#Administração 05/04/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí lamenta o falecimento de Marcondes Rebouças É com profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento de Marcondes Oliveira, aos 82 anos de idade, na madrugada desta sexta-feira, 5, em Fortaleza, onde residia. Marcondes foi bancário, servidor público estadual, comerciante e um dos maiores defensores da emancipação de Icapuí. O velório está acontecendo na capital cearense, na Funerária Paz Eterna, Avenida Barão de Studart e o sepultamento está previsto para às 16h, no Cemitério São João Batista.
#AssistênciaSocial 05/04/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Conselho publica edital que rege eleição de conselheiros tutelares O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) de Icapuí publica o Edital nº 001/2019 que dispõe sobre o processo de eleição dos membros do Conselho Tutelar. As inscrições poderão ser realizadas no período de 08 a 30 de abril de 2019 na sede do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na Rua dos Porfírios, 908, Centro.

A eleição será realizada em data unificada, no dia 6 de outubro de 2019. Serão abertas cinco vagas para titular e cinco para suplentes. Mais informações estão disponíveis no edital que pode ser acessado abaixo.
#Festa 01/04/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Sessão solene homenageia mulheres destaques de Icapuí Reconhecimento, alegria e muita emoção. Assim foi a sessão solene que homenageou mulheres destaques de Icapuí, na manhã do último sábado, 30, na Câmara Municipal. Ao todo, 33 guerreiras, se destacaram em seis categorias: educação, saúde, organização social, empreendedorismo, protagonismo juvenil e política.

Comendas e flores foram entregues como forma de reconhecimento pelos importantes papéis que desempenham no município. O evento se deu através de um projeto de indicação das vereadoras Marjorie Lacerda e Érika Costa, numa parceria entre a Câmara Municipal e a Prefeitura Municipal de Icapuí.

Juraci Rodrigues Braga Reis, na categoria educação, agradeceu o reconhecimento.

"Como professora, nós sabemos que aprendemos métodos, propostas para trabalhar com nossos alunos, mas se não tivermos o amor nada disso irá fluir. Hoje posso dizer que pelos métodos que aprendi, os livros que li, pelas propostas que ouvi e absorvi, mas em todo o meu trabalho se eu não colocasse o amor ele não iria fluir em nada. Se não colocarmos o amor naquilo que estamos fazendo, não vai fluir e eu acredito que no nosso município, que já tem o lema que é 'Quem ama cuida', o amor está presente, pois a gente não pode cuidar se não amar", destacou a educadora.

"O momento foi idealizado para homenagear, reconhecer e valorizar todas as conquistas empreendidas por mulheres que tanto lutaram, quebraram paradigmas, venceram obstáculos e conquistaram seu espaço na sociedade", enfatizou a vereadora Marjorie Lacerda que pediu, antes de seu discurso, um minuto de silêncio em respeito às mulheres vítimas de feminicídios no Brasil.

A parlamentar Érika Costa ressaltou o entusiasmo e a força feminina na obtenção de conquistas.

"Hoje é dia de alegria, dia de celebrar a grandeza e força de cada uma de vocês. Não é fácil enfrentar barreiras, aqui já foi colocado a história de vida das mulheres, a dificuldade de espaço, mas que nunca baixaram e sempre ergueram a cabeça diante de todas as circunstâncias, só tenho a parabenizar a todas vocês", colocou a vereadora Érika Costa.

A primeira dama do município, Rhaysa Medeiros, também parabenizou as 33 escolhidas.

"Hoje estamos aqui para homenagear vocês mulheres bravas, mulheres que despontaram em diversas áreas da nossa cidade, que são cidadãs que se destacam e fizeram e fazem grande diferença em suas comunidades. Parabéns a todas vocês que deixaram um lindo legado para nossa sociedade icapuiense, meu muito obrigada", ressaltou.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho, destacou a importância do trabalho desenvolvido por elas para o desenvolvimento do município.

"Quero falar da importância desse reconhecimento municipal da história que vocês nos proporcionaram. Essa socialização eu coloco como pilar, a democracia e o desenvolvimento da nossa cidade. Sonhar é importante, falar também é importante, mais importante é a gente escutar o que fala e colocar em prática. Pela prática que vocês têm desenvolvido nessa cidade é onde eu peço sempre a Deus essa saúde e determinação pra trabalhar em prol do nosso município", considerou.

Homenageadas:

- Mulheres Empreendedoras
Silvanete Silva
Francisca Alves da Costa
Maria de Lourdes da Silva
Zenaide da Silva Santos
Maria Helena Henrique Galdino
Ana Lucia da Silva Cruz
Maria Isma Borges dos Reis
Maria Navegantes da Silva

- Mulheres na Política
Maria de Lourdes Holanda Ferreira (1ª Vereadora do Município de Icapuí)
Maria de Fátima Felix Lacerda
Auricelia Bezerra Braga da Silva
Alzenite Gomes dos Reis

- Mulheres Educadoras
Estefânia Filgueiras Freitas
Maria das Graças Moraes Almeida
Mari Cecilia Silvestre
Rejane Rebouças da Silva
Madalena Maria da Silva
Juraci Rodrigues Braga Reis

- Mulheres na Saúde
Isabel Amorim da Silva
Maria Célia Freitas Lima
Rita Felix do Nascimento
Olga de Oliveira
Francisca das Chagas Silva
Maria de Lourdes Mello da Rocha

- Mulheres no Protagonismo Juvenil
Ianara Vitória do Nascimento
Genaria Maria dos Santos
Ana Luísa da Costa Texeira

- Mulheres na Organização Social
Maria de Fátima de Oliveira
Olga da Silva
Francisca Batista de Andrade
Maria Nasirene Lopes do Nascimento
Maria do Carmo Alencar
Maria de Lourdes Rebouças da Silva
#Administração 29/03/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí concederá reajuste salarial aos servidores A Prefeitura Municipal de Icapuí concederá 4,5% de reajuste salarial para os professores, 3,0% para os servidores da atividade meio e da saúde, aumento para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias e ainda vai aumentar o repasse da alíquota patronal em 1,0% para o Instituto de Previdência dos Servidores do Município (ICAPREV).

A proposta será encaminhada nos próximos dias para análise e votação na Câmara dos Vereadores.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho ressaltou que o município fará um esforço muito grande para arcar com o compromisso, inclusive reduzindo o valor mensal dos contratos que a prefeitura tem, fazendo o corte de gastos e tomando outras atitudes administrativas.

A situação financeira dos cofres públicos é complicada, o repasse dos royalties diminuiu e ainda há dívidas deixadas por gestões passadas.

“Vocês são merecedores de aumento até maior, mas não temos condições de oferecer. Será preciso tomar uma série de medidas radicais na administração para poder garantir esses reajustes. O dinheiro dessas dívidas, irresponsavelmente, deixadas pelos gestores passados poderia estar sendo investidos na saúde, educação, infraestrutura e melhorando nosso município”, explicou o prefeito durante a assembleia realizada na manhã de hoje, 29, na Pousada Icapuí, pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí (SINDISERPUMI).
#Administração 15/03/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura decreta ponto facultativo segunda, 18, véspera de feriado A Prefeitura de Icapuí decretou ponto facultativo no expediente da próxima segunda-feira, 18, véspera do Dia de São José, padroeiro do Ceará, comemorado na terça-feira, 19, feriado estadual.

Terão funcionamento normal os serviços considerados essenciais à população, a saber, os de saúde, estes prestados no Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros, bem como os de educação, quais sejam, as aulas da rede pública municipal de ensino.
#Saúde 28/02/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Atitudes simples ajudam na prevenção e controle do mosquito A prevenção é a melhor opção para uma vida saudável. É importante manter-se vigilante o ano inteiro para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegytpi, transmissor da dengue, zika e chinkungunya. Nesse período de pré-estação chuvosa no Ce
#Administração 11/02/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos é apresentado ao Ministério Público O comitê diretor do projeto de Gestão de Resíduos Sólidos apresentou as ações e metas do Plano Municipal de Gestão dos Resíduos Sólidos ao Ministério Público, representado pela promotora Paloma Milhomem Neiva. A apresentação foi realizada na manhã de hoje, 11, no Fórum de Icapuí.

O professor José Paulo, que coordena o projeto, apresentou as ações e metas e explicou o andamento das atividades do grupo.

"A meta mais cara e mais impactante é a recuperação da área degradada, que está quase concluída, as sete metas caminham ao mesmo tempo. Essa meta falta apenas de 10% para ser efetivada", disse.

Criação do Plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, Recuperação da área degradada por disposição de resíduos sólidos urbanos, Implantação do aterro controlado, Implantação do sistema de coleta seletiva, Constituição da cooperativa de catadores de materiais recicláveis, Implantação da usina de tratamento por compostagem e Educação ambiental, ação para as escolas municipais urbanas e rurais são as sete metas.

"O Ministério Público entende que a questão do aterro sanitário é muito importante em diversas searas, pela saúde pública, porque é uma imposição legal", acrescentou a promotora Paloma Milhomem Neiva.
#Infraestrutura 08/02/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Serra de Mutamba ganhará novo campo de futebol, Areninha e ladeira A Serra de Mutamba está ganhando novas obras neste começo de ano. Depois de uma Areninha, projeto em parceria com o Governo do Estado do Ceará, a comunidade vai ganhar um novo campo de futebol e uma ladeira totalmente reformada.

O espaço onde existia o campo Maria Manduca deu lugar a uma Areninha (que ainda será inaugurada oficialmente) com grama sintética, grades e iluminação. O novo campo de futebol será a poucos metros do antigo local, numa área ampla, de fácil acesso e isolada das residências.

Com 100 metros de comprimento por 40 de largura, o espaço esportivo será cercado com redes, terá banco de reservas, iluminação e toda estrutura necessária. A previsão é que toda a obra seja concluída antes do campeonato Peladão que acontece em março.

"Essa era uma demanda antiga dos esportistas de Icapuí e dos moradores dessa região. Será mais uma importante opção para nossas crianças e jovens praticarem esportes", destacou o prefeito Raimundo Lacerda Filho.

Além do esporte, a comunidade da Serra de Mutamba será beneficiada com um novo acesso ligando a Areninha à Avenida Enoque Carneiro (CE-261). A ladeira de Julieta está sendo alargada, ganhando um novo sistema de drenagem, será pavimentada e toda iluminada.

Confira abaixo uma galeria de fotos:
#Educação 06/02/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Grupo intersetorial faz planejamento do Programa Saúde na Escola para o ciclo 2019/2020 Os integrantes do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) se reuniram na manhã de hoje, 6, no auditório da Secretaria de Educação, para planejar as atividades do Programa Saúde na Escola (PSE) para o ciclo 2019/2020.

O grupo é composto por representantes de cada secretaria municipal, escolas e pais. Além disso, cada escola possui um grupo para coordenar as atividades em cada instituição.

Trabalhando as políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira que se unem para promover saúde e educação integral, o programa conta com 13 ações a serem desenvolvidas pelas Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS), os Centros de Educação Infantil (CEI’s), as escolas de ensino fundamental e a escola de ensino médio do município.

AÇÕES DO PROGRAMA
1 - Ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti;
2 - Promoção das práticas corporais da atividade física e do lazer nas escolas;
3 - Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas;
4 - Promoção da cultura de paz, cidadania e direitos humanos;
5 - Prevenção das violências e dos acidentes;
6 - Identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação;
7 - Promoção e avaliação de saúde bucal e aplicação tópica de flúor;
8 - Verificação da situação vacinal;
9 - Promoção da segurança alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil;
10 - Promoção da saúde auditiva e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
11 - Direito sexual e reprodutivo e prevenção de DST/AIDS;
12 - Promoção da saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração;
13 - Atividades de promoção da higiene corporal.
#Agricultura 06/02/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Programa Hora de Plantar inicia, nesta quinta, 7, entrega de sementes para agricultores cadastrados A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE) iniciará nesta quinta-feira, 7, a entrega das sementes aos agricultores cadastrados no Programa Hora de Plantar. O procedimento será de acordo com o calendário divulgado pelo órgão (confira abaixo). No período de 18 a 22 de fevereiro, será feita a entrega aos agricultores que não receberam dentro desse cronograma.

A Ematerce fica localizada na Avenida Enoque Carneiro, próximo ao supermercado Mini Box, e o funcionamento é de 8h às 12h e das 14h às 16h.

CALENDÁRIO
07/02 - INCRA, P.A Redonda, Assentamento São Francisco;
08/02 - Redonda e Peroba (atendimento somente no horário da manhã);
11/02 - Vila Nova, Barreiras, Mutamba, Serra do Mar, Serra de Mutamba;
12/02 - Olho D'Água, Morro Pintado, Ibicuitaba;
13/02 - Melancias, Manibu, Córrego do Sal;
14/02 - Gravier, Ariza, Vila União, Vila Nova;
15/02 - Icapuí Sede, Cajuais (atendimento somente no horário da manhã).
#Turismo 28/01/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuí é destaque em material publicado pelo jornal Diário do Nordeste As belezas de Icapuí foram retratadas em um material jornalístico especial publicado pelo Diário do Nordeste na semana passada. O jornalista Melquíades Júnior mergulha nas praias, história, gastronomia, natureza e características do povo icapuiense. Confira, no link abaixo, a edição do “Verso Diário” sobre Icapuí.
#Cultura 23/01/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Participação popular, atrações e programação extensa marcam a Semana Cultural 2019 A Semana Cultural 2019 mal terminou e já está deixando saudades entre os icapuienses. Foram oito dias com uma intensa programação esportiva e cultural desenvolvida para comemorar os 34 anos de emancipação política de Icapuí. "Viva a cultura viva de Icapuí" foi o tema do evento.

Modalidades esportivas, recreação, manifestações artísticas, alvoradas, corrida de jegues, maratona, roda de conversa, bolo confeitado de 34 metros de comprimento, queima de fogos, inauguração de obras e muita música. Teve atrações para todos os gostos. Taty Girl e Felipão atraíram uma multidão de forrozeiros.

Na solenidade de parabéns ao aniversário do município, na noite de ontem, 22, o prefeito Raimundo Lacerda Filho agradeceu a todos que participaram do movimento da emancipação e a todos que contribuem para tornar o município cada vez melhor.

"Eu costumo repetir sempre que eu tenho prazer e privilégio de ser o prefeito da minha cidade. É uma honra muito grande fazer parte dessa história", disse ele encerrando o discurso e convidando a população presente na Praça Central Adauto Róseo a degustar o bolo que foi desmontado em poucos segundos.

AVALIAÇÃO

O secretário de Turismo e Esportes, Segundo Paz, percebeu uma maior interação da população com o evento e um recorde na participação das atividades esportivas.

"Estou feliz com o que fizemos e esperamos manter o nível nas próximas edições e sempre melhorando e crescendo as proporções da nossa festa", avaliou.

Para Freitas Filho, secretário de Cultura e Juventude, a Semana Cultural "foi mais um momento importante de visibilidade da cultura e dos artistas locais, o potencial turístico cultural que nós temos, reforçando ainda mais a nossa identidade, as nossas raízes", considerou.
#Gestão 23/01/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura lamenta falecimento precoce da jovem Cecília Rebouças É com profundo pesar que a Prefeitura de Icapuí lamenta o falecimento precoce de Cecília Milena Rebouças do Nascimento ocorrido na tarde de hoje, 23. A gestão municipal presta solidariedade à família e amigos da jovem de Melancias de Cima, que estava residindo atualmente em Barreiras.
#Administração 16/01/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura decreta luto oficial por falecimento de servidora e ponto facultativo nesta quarta, 16 A Prefeitura Municipal de Icapuí decreta ponto facultativo nesta quarta-feira, 16, e luto oficial de três dias devido ao falecimento da servidora pública Iolanda Ana de Freitas, que prestou relevantes serviços ao município como uma cidadã icapuiense atuante. A gestão municipal demonstra pesar pela perda de um dos seus munícipes e pela família em luto.

De acordo com o Decreto Nº 004/2019, assinado pelo prefeito Raimundo Lacerda Filho, terão funcionamento normal os serviços considerados essenciais à população, a saber, os de saúde, estes prestados no Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros, bem como os de educação, quais sejam, as aulas da rede pública municipal de ensino.
#MeioAmbiente 14/01/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Comitê da gestão de resíduos sólidos conhece experiência de empresa agrícola Integrantes do comitê diretor da gestão dos resíduos sólidos de Icapuí visitaram, na última sexta-feira, 11, a unidade de reciclagem da Agrícola Famosa com o objetivo de conhecer o tratamento dos resíduos feito pela empresa e buscar parcerias.

Um funcionário da empresa, Paulo Dantas, apresentou os procedimentos que a unidade realiza e ratificou o interesse em firmar, futuramente, uma parceria com a gestão municipal para aquisição dos rejeitos da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) de Icapuí quando a mesma estiver instalada.

A vice-coordenadora do Grupo de Estudos de Organizações do Terceiro Setor atuantes na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (GETSGRU), Érica Rebouças, ressaltou a importância de conhecer o trabalho da empresa e a possibilidade de parceria.

"A visita foi importante para fortalecer nossas experiências. Em conversa que tive com o Paulo Dantas, o mesmo demonstrou interesse da parceira na aquisição dos resíduos da UTR", acrescentou.
#Evento 14/01/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí divulga programação oficial da Semana Cultural 2019 Icapuí vai completar 34 anos de emancipação política com uma programação bastante especial. Com o tema "Viva a cultura viva de Icapuí", a Semana Cultural 2019 será realizada entre os dias 16 e 22 de janeiro com diversas atividades esportivas e culturais em diferentes lugares, sob organização das Secretarias de Cultura e Juventude e de Esportes e Turismo.

A programação sofreu pequenas alterações com a mudança do dia e horário de apresentação de algumas atrações.

Confira, no link abaixo, a programação detalhada:
#Município 07/01/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí repudia atos de violência A Prefeitura Municipal de Icapuí repudia veementemente os atos criminosos que resultaram no incêndio de um ônibus escolar, em Morro Alto, no último sábado, 5, e na destruição do prédio da Estação Ambiental Mangue Pequeno, em Requenguela, na noite deste domingo, 6. A gestão municipal se solidariza com todos que trabalham, pesquisam ou estudam na instituição gerida pela Fundação Brasil Cidadão. Trata-se de uma perda irreparável de um rico patrimônio histórico e ambiental de Icapuí. O prefeito Raimundo Lacerda Filho está em Fortaleza solicitando do Governo do Estado do Ceará reforço na segurança pública do município.
#Cultura 18/12/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Árvore natalina é feita com materiais artesanais e reciclados Um dos símbolos mais famosos desta época do ano está embelezando a Praça Central Adauto Róseo. O brilho e o colorido da árvore de Natal ficam ainda mais evidentes no período noturno. A confecção é ainda mais especial, respeitando o meio ambiente e economizando dinheiro: toda a estrutura foi montada com materiais artesanais e reciclados.

Icapuí está passando por um processo de mudança e conscientização socioambiental relacionada ao tratamento correto dos resíduos sólidos e a produção dessa árvore segue essa temática.

Ao longo dos sete metros de altura, a estrutura é repleta de palhas, coités e panos e canoas de coqueiros e plásticos reaproveitados de viveiros de camarão.

O artista plástico Mauro Braga foi o responsável pela confecção e montagem, juntamente com sua equipe de oito pessoas.
#Empreendedorismo 14/12/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Produtores, empreendedores e Prefeitura vão realizar Exposição de Artes e Talentos de Icapuí A Rede de Produtores e Empreendedores e a Prefeitura de Icapuí vão realizar na próxima sexta-feira, 21, a primeira Exposição de Artes e Talentos do município. Serão várias atrações e atividades sendo realizadas no Mercado de Artesanato, Centro.

Exposição de artes e talentos, Orquestra de Sopros e o poeta Jota Gomes abrem a programação a partir das 7h30. Até às 11h, haverá exposição e comercialização de produtos da agricultura familiar e artesanato.

A partir das 19h, haverá a apresentação da Rede de Empreendedores e Produtores, fala das autoridades e o desfile "Icapuí de arte e encantos", com apresentação de peças do artesanato local (labirinto, renda, crochê, bordados e demais acessórios), sendo o evento encerrado com um show de voz e violão.
#MeioAmbiente 12/12/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Árvore natalina ecológica começa a ser montada na Praça Central Adauto Róseo O espírito natalino já toma conta dos icapuienses e a Prefeitura de Icapuí também já se prepara para a chegada das comemorações alusivas ao nascimento de Jesus. Uma árvore de natal ecológica, produzida totalmente de materiais artesanais e recicláveis, está sendo montada na Praça Central Adauto Róseo.

Palhas, panos e canoas de coqueiros e coités foram alguns dos materiais utilizados pelo artista plástico Mauro Braga na confecção da estrutura.

A equipe de oito pessoas utilizou cerca de 250 palhas de coqueiros, 240 coités (que formam as bolas decorativas) e mais de 160 arranjos de coqueiros que formam os arredores.

"Os laços que estão juntos aos arranjos são feitos com plásticos descartados de um viveiro de camarão. Esse material é muito difícil de ser degradado no meio ambiente. Todo material que utilizamos é reciclável", explica o artista local.

O município está passando por um processo de mudança e conscientização sócio-ambiental relacionada ao tratamento correto dos resíduos sólidos e a produção dessa árvore segue essa temática.

"A ideia dessa árvore já existia há alguns anos, só que por conta de serem várias equipes, várias pessoas responsáveis pela confecção da árvore, acabou não sendo executada. Conversando com Rosário Rebouças [titular da Secretaria de Governo], surgiu a ideia de uma árvore não só com pisca-pisca. A ideia era usar materiais recicláveis do coqueiro e fomos para o campo buscar os materiais. Nós reciclamos os resíduos do coqueiro, sem mata-los, usamos todos secos. Tudo é voltado à preocupação da preservação ao meio ambiente, com a consciência que tudo pode ser reaproveitado e ser usado para fazer coisas belíssimas", detalhou o idealizador da árvore ecológica.
#Município 06/12/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura lamenta o falecimento de Maria Lici Rodrigues É com profundo pesar que a Prefeitura de Icapuí lamenta o falecimento de Maria Lici Rodrigues, ocorrido na noite dessa quarta-feira, 5. A icapuiense de 79 anos deixa saudades aos filhos Iran Félix (gestor da Sedema), Ivanildo Félix, Iranildo Félix e demais familiares e amigos.

A gestão municipal, através do prefeito Lacerda Filho e de todos os servidores públicos, apresenta condolências neste momento difícil.
#MeioAmbiente 04/12/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Implantação da coleta seletiva em Icapuí será abordada em oficina A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), em parceria com a Prefeitura de Icapuí, realizará nesta quarta-feira, 5, uma oficina municipal de diagnóstico do projeto de implementação das coletas seletivas múltiplas de resíduos sólidos. Será na Estação Ambiental Mangue Pequeno, em Requenguela, das 8h30 às 12h30.

A Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) reforça a importância e convida a todos para participar de mais uma etapa de implantação do projeto da coleta seletiva no município.
#MeioAmbiente 24/11/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Amostra ambiental premia alunos por trabalhos sobre a preservação do peixe-boi marinho A criançada de Icapuí sempre aproveita as oportunidades de mostrar seus talentos. Dessa vez, a criatividade foi usada a favor da preservação de um importante animal da nossa costa que corre risco de extinção.

A primeira Amostra Ambiental do Peixe-boi Marinho reuniu, na sexta-feira, 23, os estudantes na Praça Central Adauto Róseo para premiar os primeiros colocados com as melhores produções em cada categoria.

"Meu lar é o mar" foi o slogan do evento que teve como tema o retorno de peixes-bois marinhos reabilitados à natureza.

Conheça os vencedores:

*DESENHOS
(Educação Infantil)
1º Pedro Lucas Xavier - CEI Rosa Filomena
2º Lorena - CEI Francisca Luzia de Jesus
3º Luna Francine - CEI José Antero

(Ensino Fundamental I)
1º Cletson Cesár de Gomes - Esc. Maria Edilce Barbosa
2º Christian Kalil Maia - Esc. Profª Carlota
3º Ana Cibele Queiroz - Esc. Horizonte da Cidadania

(Ensino Fundamental II)
1º Diego Rebouças Alves - Esc. Profª Mizinha
2º Mauan da Conceição Santos - Esc. Horizonte da Cidadania
3º Railson Rebouças dos Santos - Esc. Profª Carlota

(Ensino Médio - todos da Escola Gabriel Epifânio dos Reis)
1º Ezequiel Pinheiro
2º Carlos Daniel

*TEXTOS
(Ensino Fundamental I - Conto)
1º Sofia Dimikélis de Oliveira - Esc. Profª Mizinha
2º Lilian Monteiro Gomes - Esc. Profª Carlota
3º Nathanael Vitor da Silva - Esc. Maria Edilce Barbosa

(Ensino Fundamental II - Poesia)
1º Lorena Souza Cruz - Esc. Horizonte da Cidadania
2º Ellen Siqueira da Silva - Esc. Profª Mizinha
3º Elinayara Nogueira Rodrigues - Esc. Profª Carlota

(Ensino Médio - Dissertação - todos da Escola Gabriel Epifânio dos Reis)
1º Marina Pereira Costa
2º Daniel da Silva Carneiro
3º Raissa Ramone da Silva
#MeioAmbiente 20/11/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Redonda receberá uma série de atividades culturais e sobre o peixe-boi marinho A comunidade de Redonda terá essa semana toda dedicada ao peixe-boi marinho. Diversas atividades serão realizadas envolvendo os moradores e turistas na perspectiva de ressaltar a importância da preservação do animal.

As ações começam nesta quarta-feira, 21, com um Encontro de Mulheres - uma vivência encantada, às 17h, no posto de saúde da comunidade.

Na quinta-feira, 22, 18h30, no CEI Francisca Luzia de Jesus será realizada uma Oficina de fabricação de xampu e sabonete líquido à base de algas marinhas, com Aldeneide da Silva, do grupo Mulheres de Corpo e Alga.

Na sexta-feira, 23, a Praça Central Adauto Róseo, no Centro, será palco da Mostra Ambiental do Peixe-boi Marinho, a partir das 7h30. No período da tarde, às 15h30, a Brinquedoteca de Redonda sediará uma oficina de percussão com o grupo Brigada da Natureza. No final da tarde, será realizado um Cortejo Ecológico do Peixe-boi pelas ruas de Redonda. A concentração será às 17h na Brinquedoteca.

O sábado, 24, será dedicado a limpeza da praia. Às 8h, os voluntários se concentram em frente à Escola da Cidadania. Apresentações teatrais com os grupos Brigada da Natureza e Teatro Arte da Gente encerram a programação do dia, às 18h30, no pátio da instituição escolar.

O encerramento das atividades se dará com a regata de mini-botes, no domingo, 25, às 9h.

Toda a programação é desenvolvida pela ONG Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS) e Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA).
#Esporte 20/11/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Praias de Icapuí receberão etapa de campeonato mundial de kitesurf Icapuí vai receber a primeira etapa do Kite Park League nos próximos dias. O Kite Mansion Open vai acontecer nas praias de Tremembé e Requenguela entre os dias 24 de novembro e 1º de dezembro. Atletas e turistas de todos os lugares devem participar do evento que tem o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí.

A modalidade é para quem veleja de wakestyle e envolve obstáculos como corrimãos (sliders) e rampas (kickers). Esta é a primeira vez que o Brasil recebe uma competição internacional desse estilo. Entre os atletas convidados estão Aaron Hadlow, Sam Light, Ewan Jaspan e Annelous Lammerts.

O secretário de Turismo e Esporte, Segundo Paz, ressalta a importância de um evento deste porte para o município.

"Além de ser um esporte, o kitesurf é uma ferramenta para o turismo. Icapuí recebe atletas do mundo todo e com um evento como esse, entra, definitivamente, para o cenário internacional. Muitos atletas e turistas estarão no município e isso é oportunidade de emprego e renda, ocupação dos hotéis e um fluxo maior de pessoas", destaca.

O Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA) e Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) também apoiam o campeonato.

O Ceará está sediando outros dois eventos de dimensão internacional neste mês: O World Kiteboarding Championships (WKC), circuito mundial de freestyle, que acontece no Cumbuco entre os dias 20 e 25 e o Ceará Kite Pro, entre os dias 20 e 24, penúltima etapa do circuito mundial, na praia do Preá.

PROGRAMAÇÃO

Sábado, 24

9h - 11h - Limpeza do mangue e plantação de mudas

11h - 14h - Sessão de aquecimento

15h - 17h - Inscrição Kite Mansion OPEN

17h - 19h - Apresentação dos atletas



Domingo, 25

10h - 15h - Dia de campeonato Rail para direita



Segunda, 26

11h - 16h - Dia de campeonato Rail para esquerda



Terça, 27

11h - 17h - Dia de campeonato Rampa para esquerda



Quarta, 28

12h - 17h - Dia de campeonato Rampa para direita



Quinta-feira, 29

12h - 17h - Dia de campeonato Melhor linha



Sexta-feira, 30

13h - 17h - Kite Sessão Park League Manobras Aéreas

17h - DJ Nil Costa e workshops

20h30 - Cerimônia de troféus + leilão

21h30 - Banda HOTPLAY



Sábado, 1º

14h - 15h30 - Workshops + sessão autógrafo com atletas

15h30 - 17h30 - limpeza do mangue
#Saúde 19/11/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Semana do Bebê terá programação voltada para cuidados e importância da primeira infância Gestantes, puérperas e crianças ganham atenção especial durante a Semana do Bebê, que vai de hoje, 19, até o dia 26, com uma programação bastante diversificada realizada por profissionais das unidades básicas, dos Centros de Educação Infantil e da Secretaria de Assistência Social. Todas as temáticas são voltadas para os cuidados com o bebê e a importância da primeira infância.

A ação tem como objetivo destacar a importância de investir na primeira infância, mobilizando toda sociedade e profissionais a apoiar as gestantes, puérperas e crianças promovendo o vínculo mãe-bebê e estimular o desenvolvimento das capacidades motora, cognitiva e afetiva da criança.

A Semana do Bebê é uma das principais estratégias do UNICEF para assegurar a atenção adequada às crianças e também tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento infantil uma prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

Confira abaixo a programação detalhada com todas as atividades:
#Administração 26/10/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeito de Icapuí decreta ponto facultativo na próxima segunda-feira, 29 O prefeito de Icapuí Raimundo Lacerda Filho decretou ponto facultativo na próxima segunda-feira, 29, no âmbito das repartições públicas da administração municipal.

O Decreto 044/2018, de 25 de outubro de 2018, leva em consideração que o dia do servidor público, 28 de outubro, cairá num domingo, e também considera a importância da administração pública em facilitar a todos os seus servidores e empregados públicos o cumprimento do dever cívico de votar.

Terão funcionamento normal os serviços considerados essenciais à população, a saber, os de saúde, estes prestados no Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros.
#Administração 24/10/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura decreta luto oficial por três dias e ponto facultativo nesta quarta, 24 O prefeito Raimundo Lacerda Filho decretou ponto facultativo no âmbito da administração direta e indireta nesta quarta-feira, 24, e luto oficial por três dias em virtude do falecimento de Maria das Graças de Oliveira Carvalho que foi uma cidadã atuante e em muito contribuiu para o desenvolvimento de Icapuí.

Terão funcionamento normal os serviços considerados essenciais à população, a saber, os de saúde, estes prestados nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros; bem como os de educação, quais sejam, as aulas da rede pública municipal de ensino.

A senhora Maria das Graças, de 69 anos, é mãe do vereador Cláudio Roberto. O município demonstra pesar e solidariedade aos familiares e amigos.
#Agenda 24/10/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente realiza pré-conferências municipais O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDCA) está realizando, em todas as escolas do município, as pré-conferências municipais em preparação a VII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

O objetivo é selecionar os participantes e prepará-los para fazer reflexões sobre o tema e, assim, eleger melhor as prioridades. O Tema geral da Conferência é "Proteção integral, diversidade e enfrentamento às violências".

Já foram realizadas pré-conferências nas escolas Mizinha, Raimunda Lacerda, Horizonte da Cidadania, Joana Marques, Carlota Tavares e Maria Edilce Barbosa. Nas demais instituições escolares, o calendário segue até o dia 30 deste mês.
#Município 22/10/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Mais de 15 mil eleitores vão às urnas no próximo domingo em Icapuí No próximo domingo, 28, dia do segundo turno das Eleições, 15.137 eleitores de Icapuí irão às urnas escolher o novo presidente do Brasil. São 53 seções eleitorais distribuídas em 20 locais de votação. Os dados são do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE/CE) e fornecidos pelo Cartório da 8ª Zona Eleitoral.

Vale ressaltar que, em relação à eleições em anos anteriores, houve mudança no local de votação em duas seções: a de número 150, de Peixe Gordo, que funcionava na Escola Prof. Luiz Gonzaga Ferreira, está funcionando no Posto de Saúde e a de número 154, de Ponta Grossa, que funcionava na Escola Antônio Crispino, está funcionando na Igreja Assembleia de Deus.

Serão utilizadas 53 urnas eletrônicas e nove estarão como reserva caso precise haver substituição.
#Administração 22/10/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Servidores são convidados a responder questionário sobre o serviço público Os servidores têm um papel fundamental na busca pela transparência e eficiência dos serviços públicos. Eles podem contribuir apresentando situações e sugestões de melhorias do quadro de pessoal dos seus setores. Como fazer isso? É bastante simples! Basta responder o questionário (link abaixo) com algumas perguntas, sem nem precisar ser identificado.

A consulta é voluntária e aberta a todos os servidores municipais. Sua participação é importante para que a Comissão de Avaliação de Gestão de Pessoal - definida por meio das negociações entre a gestão municipal e o sindicato dos servidores - possa identificar o que precisa ser corrigido.

O formulário online estará disponível até o dia 26 de outubro. A comissão tem até o dia 30 de novembro para apresentar um relatório elencando as medidas necessárias para reverter o cenário de dificuldade das contas públicas que impede, inclusive, a concessão de um reajuste salarial aos servidores.
#MeioAmbiente 17/10/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuí receberá premiação do Selo Município Verde 2018 O Comitê Gestor da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA) classificou Icapuí para receber a premiação Selo Município Verde 2018, em reconhecimento às medidas protetivas do meio ambiente implementadas pelo município.
O Selo Município Verde é um programa de Certificação Ambiental pública, instituído pela Lei Estadual n° 13.304/03 e regulamentado pelos Decretos n° 27.073/03 e n° 27.074/03. O objetivo geral do programa é incentivar as municipalidades na implementação de políticas públicas ambientais, visando a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.
Dentre os 24 municípios classificados, sete foram classificados na Categoria B - Barreira, Brejo Santo, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Novo Oriente e Sobral - e 17 classificados na Categoria C - Acaraú, Acopiara, Bela Cruz, Crato, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Icapuí, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Nova Olinda, Nova Russas, Pacatuba, Piquet Carneiro e Várzea Alegre.

Os municípios classificados receberão a Certificação e a Premiação em solenidade que acontecerá no dia 21 de novembro, em Fortaleza.
#Educação 09/10/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Estudante de Icapuí cria protótipo e irá representar o Ceará na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Brasília A estudante Jaciana Barbosa, moradora de Icapuí, irá representar o Ceará em Brasília na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Aluna do IFCE Campus Aracati, ela irá mostrar um protótipo que desenvolveu para as aulas de Física do Ensino Médio. A ação faz parte do projeto "Meninas na Ciência", já aprovado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia acontece de 15 a 18 de outubro na capital federal.

O exemplo deve incentivar outros jovens a desenvolver suas potencialidades. "Sei que essas notícias estimulam mais ainda os estudantes de Icapuí a estudarem. Eu estou muito ansiosa com essa viagem", conta Jaciana, que estará no Distrito Federal para aperfeiçoar o protótipo e ajudar a viabilizar o registro de patente para que estudantes de todo o país possam usufruir o material em sala de aula.

"O que a minha equipe fez foi, em poucas horas, criar uma maquete automatizada que consegue demonstrar diferentes conceitos da física de forma prática", explica. "Então, lá você encontra um carro que acelera a determinada velocidade, uma roda gigante e outras coisas comuns do nosso cotidiano", detalhou.
#Administração 08/10/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí decreta luto oficial pelo falecimento do ex-vereador Oceliano Moreira de Oliveira O município de Icapuí despede-se do ex-vereador Oceliano Moreira de Oliveira, falecido na noite deste domingo, 7 de outubro de 2018, aos 73 anos de idade, deixando saudades aos familiares, amigos e aos munícipes com quem dividiu a paixão pela sua terra. Oceliano deixa esposa, cinco filhos, 14 netos e uma bisneta.

Oceliano foi vereador por quatro mandatos consecutivos (de 1985 a 2000) e um cidadão icapuiense atuante, que muito contribuiu para o desenvolvimento do município prestando relevantes serviços.

A Prefeitura Municipal de Icapuí decretou luto de três dias. O Prefeito Raimundo Lacerda Filho e os servidores públicos prestam solidariedade aos familiares e amigos.
#Administração 05/10/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí declara ponto facultativo para segunda-feira, 8, pós-eleição DECRETO Nº 039/2018, DE 05 DE OUTUBRO DE 2018

DISPÕE SOBRE O EXPEDIENTE DOS ÓRGÃOS E ENTIDADES DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL NO DIA 08 DE OUTUBRO DE 2018, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

O PREFEITO MUNICIPAL DE ICAPUÍ, no uso das atribuições legais que lhe confere o inciso IV do artigo 77 da Lei Orgânica do Município de Icapuí, os Decretos Municipais 009/2003 de 10 de março de 2003, bem como o art. 2º da Lei Federal nº 9.093/95, de 12 de setembro de 1995.
CONSIDERANDO a importância de a Administração Pública facilitar a todos os seus servidores/empregados públicos o cumprimento do dever cívico de votar nas eleições do dia 07 de outubro de 2018;
D E C R E T A:
Art. 1º - Fica decretado ponto facultativo no dia 08 de outubro de 2018 (segunda-feira) no âmbito das Repartições Públicas da Administração Municipal de Icapuí.
Art. 2º - Terão funcionamento normal os serviços considerados essenciais à população, a saber, os de saúde, estes prestados nas Unidades Básicas de Saúde e no Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros; bem como os de educação, quais sejam, as aulas da rede pública municipal de ensino.
Art. 3º - Este Decreto entra em vigor na data da sua publicação.
PAÇO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ, aos 05 de outubro de 2018.

RAIMUNDO LACERDA FILHO
PREFEITO MUNICIPAL
#MeioAmbiente 04/10/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Crianças comemoram Dia Municipal do Peixe-boi ressaltando a importância da preservação da espécie Nesta quinta-feira, 4 de outubro, é comemorado, em Icapuí, o Dia Municipal do Peixe-boi Marinho. A data foi incluída no calendário oficial em 2015, com a aprovação da Lei nº 655, que declarou a espécie como Patrimônio Natural de Icapuí. É um dos poucos lugares conhecidos onde ainda existem peixes-bois marinhos no Brasil.

Icapuí tem beleza única, com diferentes ambientes que propiciam a ocorrência de uma grande biodiversidade. Não foi por acaso que o peixe-boi marinho escolheu Icapuí como lugar fixo para morar. Para que a espécie possa continuar existindo, precisamos cuidar do meio ambiente e protegê-la.

Nada melhor do que começar a aprender esse cuidado desde cedo. Nos últimos dias, os professores da rede municipal de ensino estão desenvolvendo diversas atividades (desenho, pintura, colagem, entre outros) em sala de aula, com as crianças aprendendo e ressaltando a importância da preservação da espécie.

HISTÓRIA

A espécie também tem uma importância histórica para Icapuí. Segundo o historiador e secretário de Cultura e Juventude, Manuel de Freitas Filho, há registro de um navegador português em 1587 relatando a presença de peixe-boi, na altura da comunidade de Retiro Grande.

"O primeiro registro que temos na costa do Nordeste, da presença desses animais, foi feito pelo navegador Gabriel Soares de Souza, radicado na Bahia, mas que desbravava essa região. Em águas não profundas, ele avistou esses peixes-bois aflorando na água e registrou isso no seu diário de bordo. E ele foi além, nos deu um dado interessante: era comum os índios potiguares virem até a costa de Icapuí para arpoarem esses peixes-bois para usar como alimento, da mesma forma, outras caravelas também capturavam quando encontravam", explicou.

#Administração 04/10/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Negociação avança, encaminhamentos são aprovados e servidores encerram greve O diálogo prevaleceu e os serviços públicos em Icapuí não serão prejudicados. Em assembleia realizada na manhã de hoje, 4, os servidores municipais decidiram encerrar o movimento grevista, acatando a pauta de encaminhamentos definida mais cedo numa reunião do prefeito Raimundo Lacerda Filho e assessores com a direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí (SINDISERPUMI).

"A reunião foi importante para que a gente pudesse, através do diálogo, entrar num termo em comum e solucionar um problema de greve que não traz benefício nem para o servidor nem para a gestão, muito menos para a população", enfatizou o chefe do poder executivo municipal.

A pauta assinada pelo prefeito e pelo presidente do sindicato, Celestino Cavalcante, contempla os seguintes itens: reajuste salarial; projeto de lei dos motoristas; isonomia dos não médicos; situação do Instituto de Previdência dos Servidores do Município de Icapuí (ICAPREV); projeto de lei que faz ajustes no Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e a gratificação de campo para algumas categorias.

O que ficou definido e foi acatado pelos participantes da assembleia:

1- Sobre o reajuste salarial, será montada uma comissão composta de 7 membros e suplentes, sendo 3 representantes do governo, 3 servidores e 1 um representante da Câmara Municipal. Esse grupo será responsável por produzir e apresentar, até o dia 30 de novembro, um relatório elencando quais as medidas cabíveis para reverter a atual situação financeira da prefeitura, que hoje, impossibilita ser dado o reajuste. A primeira reunião dessa comissão será na terça-feira, 9. O prefeito também se disponibilizou a fornecer o calendário de pagamento dos servidores a partir de janeiro de 2019.

2- PL dos motoristas: reunir sindicato, motoristas e governo para discutir o projeto de lei.

3- Sobre o Icaprev, sindicato e governo vão se reunir na segunda quinzena de outubro para tratar sobre a saúde financeira do Instituto e a busca por soluções.

4- Em relação ao projeto de lei do PCCR da atividade meio, será feita uma avaliação conjunta entre as assessorias jurídica e contábil da prefeitura e sindicato para que possam ser feitas as adequações necessárias e seus impactos. Dentro da revisão, serão abordados também os pontos de pauta "Isonomia dos não médicos" e "Gratificação de campo para algumas categorias".
#Administração 02/10/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Nota de esclarecimento sobre o indicativo de greve dos servidores Nota de Esclarecimento

A dificuldade financeira que Icapuí enfrenta não é muito diferente do que a maioria dos municípios cearenses e brasileiros está passando. A matemática é simples de entender: as receitas estão caindo e as despesas aumentando. Mesmo assim, a gestão não mede esforços para ofertar serviços de qualidade à população.

De forma irresponsável, as gestões passadas deixaram dívidas que ultrapassam R$ 35 milhões. Mensalmente, a Prefeitura de Icapuí está pagando mais de R$ 252 mil de pendências com o INSS, Icaprev, Pasep, SAAE, entre outros. Essa quantia poderia estar sendo investida em benefício dos icapuienses.

Os recursos provenientes dos royalties do petróleo e de emendas parlamentares não podem, por vedação legal, ser usados no pagamento da folha salarial.

Todo servidor é digno de respeito, valorização e reconhecimento pelo trabalho que exerce em prol da coletividade. No entanto, a situação dos cofres públicos impossibilita que seja dado um aumento no salário de quem tanto faz pelo crescimento do nosso município diariamente.

A compreensão de todos nesse momento difícil é de fundamental importância para que os serviços ofertados pela municipalidade não sejam prejudicados, especialmente na área da Educação em que os alunos estão se preparando para as avaliações do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) e com o ano letivo entrando na reta final.

Vamos juntos continuar fazendo uma Icapuí cada vez melhor para as nossas famílias.

Icapuí, 2 de outubro de 2018

Raimundo Lacerda Filho
Prefeito
Rosário Rebouças
Secretária de Governo
Carmem Júlia
Secretaria de Administração e Finanças
Filipe Vasconcelos
Controlador Geral
Diumberto Freitas
Secretário de Educação
Reginaldo Alves
Secretário de Saúde
Manuel de Freitas Filho
Secretário de Cultura e Juventude
Segundo Paz
Secretário de Turismo e Esportes
Elisamaira Pereira
Presidenta do Icaprev
José Marcelo da Silva
Diretor do SAAE
José Francisco da Silva
Secretário de Infraestrutura e Saneamento
Iran Félix
Secretário da Sedema
Auricélia Bezerra
Secretária de Assistência Social
João Paulo Rebouças
Presidente do IMFLA
#Administração 02/10/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeito se reúne com servidores, apresenta contas e ressalta importância da manutenção dos serviços O prefeito Raimundo Lacerda Filho se reuniu hoje, 2, com servidores de todas as secretarias para explicar as dificuldades financeiras que o município vem enfrentando. As gestões passadas deixaram dívidas que passam dos R$ 35 milhões. Mensalmente, a Prefeitura de Icapuí paga mais de R$ 252 mil com pendências com o INSS, Icaprev, Pasep, SAAE, entre outros.

“A crise não é minha, é nossa. É fruto de um passado irresponsável e que agora chegou para que nós paguemos essa conta. A população e os servidores não devem ser penalizados pela irresponsabilidade alheia”, destacou o chefe do poder executivo municipal.

Lacerda ressaltou que todo gestor tem interesse em dar aumento. Isso, segundo ele, motiva o funcionalismo, reflete no desempenho, e, no final das contas, todos saem ganhando. O prefeito pediu a compreensão dos servidores para evitar que os serviços prestados à população sejam prejudicados.

A Educação é uma das áreas que mais podem ser penalizadas, uma vez que o ano letivo está entrando na reta final e os alunos estão se preparando para as provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE).

MATEMÁTICA

O assessor contábil, Helder Medeiros, apresentou os números das contas públicas, demonstrando a situação complicada e a impossibilidade de aumento salarial neste momento.

“Nós temos uma receita mensal na casa dos R$ 5.600.000,00 e só com a folha salarial está sendo pago R$ 3.228.217,48. Os parcelamentos de dívidas passadas são de R$ 252.848,19 todo mês e ainda é preciso fazer investimentos, outros custeios e manter a máquina funcionando”, detalhou.

Os recursos provenientes dos royalties do petróleo e de emendas parlamentares não podem, por vedação legal, serem usados no pagamento da folha salarial.

LEGALIDADE

O assessor jurídico, Daniel Freitas, enfatizou que, mesmo se houvesse condições financeiras de dar o aumento, o município estaria impedido devido ao período eleitoral e pelo fato de 55% das receitas municipais estarem comprometidas com a folha de pagamento, ou seja, acima do limite prudencial.

DESPESAS COM FOLHA E PARCELAMENTOS

Valor da Receita Mensal (média) - R$ 5.600.000,00
Valor Total da Folha (média) - R$ 3.228.217,48
Efetivos - R$ 2.298.217,48
Temporários - R$ 680.000,00
Comissionados - R$ 250.000,00

Valores Mensais dos Parcelamentos - R$ 252.848,49
INSS - R$ 50.257,49
Icaprev - R$ 162.590,70
Pasep - R$ 40.000,00
#Juventude 24/09/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Mais de 100 jovens participam de congresso sobre protagonismo juvenil Políticas públicas, cultura, esporte, diversidade sexual e esportes estiveram na pauta de discussões do Congresso da Unificação dos Movimentos Juvenis (UMJ), realizado em Icapuí no último final de semana, na Escola Horizonte da Cidadania, em Redonda, com a participação de mais de 100 jovens de diversas cidades.

As atividades tiveram início no sábado, 22, com uma palestra ministrada pelo tenente Ricardo Ponciano, com o tema “Drogas e Juventude”. Posteriormente, rodas de conversas discutiram problemas e soluções.

No domingo, 23, os participantes realizaram uma ação ambiental, fazendo a limpeza na Praia de Redonda pela manhã. Oficinas de zumba, swingueira, hip hop e jiu-jitsu integraram a programação da tarde.

O vice-presidente da UMJ e supervisor de políticas e juventude do município, Alexandre André, avaliou o evento como muito positivo.

“Foi um momento muito produtivo, com a participação da juventude. Nesses momentos podemos fortalecer o protagonismo da juventude na busca de seus direitos e no cumprimento de seus deveres”, destacou.

O segundo Congresso da Unificação dos Movimentos Juvenis (UMJ) vai acontecer em Jaguaruana no próximo ano. Além de Icapuí e Jaguaruana, o evento reuniu jovens de Fortim, Itaiçaba e Aracati.

A Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Cultura e Juventude apoiou o evento da UMJ. Os secretários de Cultura e Juventude, Manuel de Freitas Filho, e de Educação, Diumberto Freitas, também participaram das atividades.
#Município 22/09/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura lamenta falecimento da estudante Vanessa Kauanny A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento precoce de Vanessa Kauanny, na madrugada deste sábado, 22 de setembro de 2018, aos 13 anos de idade.

Vanessa era aluna da Escola de Ensino Fundamental Professora Mizinha e participante da turma de iniciação musical da Orquestra de Sopros de Icapuí.

A Prefeitura de Icapuí, através do Prefeito LACERDA FILHO e todos os servidores públicos apresentam condolências aos familiares e amigos nesta hora de profundo pesar.
#Município 13/09/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ UTILIDADE PÚBLICA: Viação São Benedito iniciará nova rota litorânea Icapuí-Fortaleza a partir de segunda, 17
A Viação São Benedito vai ampliar a rota da empresa no município de Icapuí a partir desta segunda-feira, 17. Diariamente, a empresa faz o trajeto em dois horários, no turno matutino, com direção à Fortaleza.

O primeiro ônibus sai de Grossos, Rio Grande do Norte, às 5h30, passando pelo Centro de Icapuí por volta das 6h30, seguindo a rota pela via litorânea passando pelas comunidades de Barreiras, Picos, Vila Nova e Redonda, e segue para a capital cearense.

Já no trajeto Fortaleza-Icapuí, o coletivo sairá por volta de 6h30 da capital, passando em Aracati às 9h45, continuando o percurso por Redonda, Vila Nova, Picos, Barreiras de Mutamba, com a chegada no Centro de Icapuí.

O segundo ônibus, que passa por Icapuí com destino a Fortaleza chega à Praça Central Adauto Róseo entre 7h30 e 8h, continuará fazendo o mesmo percurso de costume, direto, sem passar pela via litorânea.

HORÁRIOS

> 5h30 - Grossos-Fortaleza - passando por Icapuí por volta das 6h30 (nova rota - via litorânea)
> Grossos-Fortaleza - passando por Icapuí por volta das 7h30 (rota tradicional)
> 6h30 - Fortaleza-Icapuí - chegando em Icapuí por volta das 10:30
#Cultura 01/09/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura decreta luto oficial pela morte de professor e cineasta icapuiense O prefeito de Icapuí, Raimundo Lacerda Filho, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Jonas Luis da Silva, de Icapuí, que partiu ontem, 31 de agosto, deixando saudades aos seus familiares e amigos.

O professor incluiu em seu sobrenome o nome da cidade que tanto amava. Prestou relevantes serviços ao Município, na condição de cidadão icapuiense atuante.

Jonas foi um importante promotor da cultura na área educacional, televisiva e cinematográfica, que em muito contribuiu para o desenvolvimento do município.
#Turismo 31/08/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuí assina convênio com prefeitura de Trento, Itália, para desenvolver o turismo comunitário O potencial turístico de Icapuí é inegável. São dezenas de quilômetros de belas praias, sorrisos largos de um povo hospitaleiro e acolhedor. Com isso, na manhã de hoje, 31, o prefeito Raimundo Lacerda Filho firmou uma parceria com a Prefeitura de Trento, Itália, e a Associação Tremembé, Trento, através da Associação Caiçara e da Rede Tucum. O objetivo é fortalecer o turismo comunitário e familiar executando o Plano Municipal de Turismo Sustentável de Icapuí.

Durante a solenidade, foi apresentada a proposta de turismo sustentável do município que foi elaborada através da parceria entre a Prefeitura de Icapuí, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o GDTur (Grupo de Desenvolvimento do Turismo em Icapuí), a Associação Caiçara de Promoção Humana e a sociedade civil.

O Projeto nasceu no contexto das experiências vividas pela Rede Tucum (Rede Cearense de Turismo Comunitário) com o intuito de potencializar o turismo familiar que já existe na cidade.

O presidente da Associação Caiçara, Antônio Lopes, ressaltou o crescimento dessa forma de turismo pelo país inteiro mostrando o ponto de vista da cultura, mobilização, organização e lutas de um povo.

"Optamos por um turismo solidário e sustentável, o turismo comunitário. Um turismo que passe, inicialmente, pelo respeito às pessoas, à cultura, tradições, territórios e as riquezas de um povo. Assim surgiu o que chamamos de uma Rede de Turismo Comunitário", explicou.

O prefeito Lacerda Filho, ressaltou a importância do trabalho coletivo voltado para as necessidades dos munícipes.

"Queremos implantar um turismo com sustentabilidade voltado para as necessidades e crescimento do povo", disse.

O secretário de Turismo e Esporte, Segundo Paz, também ressaltou a importância da coletividade. "Estamos aqui para socializarmos as ideias, queremos ouvir as pessoas que estão à frente dos comércios, das pousadas, artesanatos".

"Esse núcleo do turismo comunitário quer envolver a municipalidade e dar uma nova perspectiva de vida e de desenvolvimento para o nosso povo. Dessa forma, alinhando as belezas naturais, o potencial que temos em termos econômicos, ambientais e, sobretudo, cultural e histórico", ressaltou o secretário de Cultura e Juventude, Manuel de Freitas Filho.

O secretário de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Iran Félix, afirmou que "esse projeto coletivo, com certeza, vai gerar bons frutos. Para que a nossa cidade se desenvolva na perspectiva da melhoria na qualidade de vida, é isso que nos importa, a qualidade de vida da sociedade".

O PROJETO

Para elaboração desse plano, o grupo seguiu algumas estratégias como a construção e desenvolvimento da interface e interação de ações e estratégias de conservação ambiental no desenvolvimento do turismo municipal; a melhoria das condições de infraestrutura básica; a promoção de governança democrática para a gestão de turismo; otimização e estruturação da comunicação interna e externa; a valorização da cultura e o apoio ao desenvolvimento do turismo comunitário e familiar.

Nesse processo, algumas atividades foram desenvolvidas como a disponibilidade de crédito, que permitiu que oito famílias pudessem ajustar suas residências para fornecer serviços turísticos; um cronograma de capacitações em parceria com a prefeitura de Icapuí e o Sebrae; mapeamento das hospedagens do município que já realizam o turismo comunitário; a elaboração de um "guia de bolso" com propostas de itinerários com empreendimentos turísticos de Icapuí; a integração dessas famílias na Rede Tucum e o monitoramento e acompanhamento dos serviços ofertados por essas famílias.
#Município 27/08/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Nota de pesar pelo falecimento de José de Arimatéa Rebouças A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento de José de Arimatéa Rebouças, neste domingo, 26 de agosto de 2018.

"Dedezão", como era carinhosamente conhecido por familiares e amigos, tinha 56 anos de idade, era trabalhador autônomo, e pai da funcionária pública Deisely Maia, que exemplarmente presta serviços a este município como Coordenadora de Recursos Humanos da Secretaria de Saúde.

A Prefeitura de Icapuí, através do Prefeito LACERDA FILHO e todos os servidores públicos apresentam condolências aos familiares e amigos nesta hora de profundo pesar.
#Agricultura 27/08/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ 204 agricultores familiares precisam atualizar DAP para participar do Programa Garantia Safra Agricultores familiares do município estão sendo convocados para atualizar a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), para que possam realizar inscrição no Programa Garantia Safra - exercício 2018/2019. Como também, os que necessitam solicitar a atualização da DAP ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA).

As pessoas listadas devem comparecer a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE), localizada na Rua Enoque Carneiro, Cajuais, próximo ao supermercado Mini Box, das 7h30 às 12h e 13h30 às 16h30.

Os interessados devem portar cópia do CPF e identidade do titular e do cônjuge, cópia do comprovante de residência atualizado, documento da terra e cópia do CPF e identidade do dono da terra em que o agricultor desenvolve suas atividades.

Confira a lista dos agricultores que precisam comparecer à EMATERCE:

Agricultor - Comunidade

1 - ABRAO ALVES DA COSTA - Manibu
2 - ADRIANA DA SILVA - Gravier
3 - AFONSO ALVES RODRIGUES - Jardim Paraiso
4 - AFONSO GABRIEL DE SOUSA -
5 - AILA MARIA PAZ REBOUCAS - Olho Dágua
7 - ALBERTINA FERNANDES MOREIRA - Incra
8 - ALCIMAR ANTONIO DE SOUZA - Manibu
11 - ALINE SOARES DA CRUZ -
12 - ALSENIRA FERREIRA DA COSTA - Jardim Paraiso
13 - ALUISIA MARIA MAIA - Berimbau
14 - ALZENIR DE OLIVEIRA LEITE - Melancias de Baixo
15 - ALZINETE NOGUEIRA DA SILVA - Praia de Redonda
16 - ANA LUCIA DA SILVA - PA São Francisco
17 - ANA PAULA DOS SANTOS LUZ - Barrinha de Manibu
18 - ANTONIA ELIZANGELA MENDES CHAVES - PA São Francisco
19 - ANTONIA LINDERLANDIA MENDES CHAVES - PA São Francisco
20 - ANTONIA RAIMUNDA MARQUES DA SILVA - Praia de Redonda
21 - ANTONIO AGOSTINHO DE LIMA - PA São Francisco
22 - ANTONIO ALVES DA CRUZ - Vila Nova II
23 - ANTONIO CICERO DE SOUSA MAIA - PA São Francisco
24 - ANTONIO FERNANDES REBOUCAS MONTEIRO - Gravier
25 - ANTONIO FERREIRA DA SILVA - Gravier
26 - ANTONIO FRANCISCO DA SILVA - Serra de Mutamba
27 - ANTONIO JOSE REBOUCAS - Manibu
28 - ANTONIO LOURENCO DE AQUINO - PA São Francisco
29 - ANTONIO RAIMUNDO BESERRA - Serra de Mutamba
30 - ARACY MARIA DA COSTA - Serra do Mar
31 - AUDIBERTO REBOUCAS DE CARVALHO - Peixe Gordo
32 - AUREA TEREZA DE SOUZA - Manibu
33 - BERNADETE NOGUEIRA DE CARVALHO REBOUCAS - Melancias de Baixo
34 - CARLOS LUCIANO DE SOUZA - Peixe Gordo
35 - CELSO LUIZ REBOUCAS DA SILVA - PA São Francisco
36 - CLARISSE OLIVEIRA VENCESLAU - PA São Francisco
37 - CLEIDE BARBOSA DA SILVA - Belém
38 - CLEODIMAR ALEXANDRE SILVA - Olho Dágua
39 - DAMIANA COSTA DA SILVA - Arisa
40 - DAMIANA DEUZA PEREIRA DA SILVA - Centro (Chico Dantas)
41 - EDILEUZA MARIA DOS SANTOS -
42 - EDILEUZA ROCHA RODRIGUES - Ibicuitaba
43 - EDIVA ROSIO DE OLIVEIRA - Ibicuitaba
44 - EDSON DA SILVA ALCANTARA - Peixe Gordo
45 - ELISANGELA DA COSTA - Praia de Redonda
46 - ELISON ALCANTARA REBOUCAS -
47 - ELIZANDRA COSTA BEZERRA -
48 - ERENICE FERREIRA DA SILVA - Nova Belem
49 - ESMERALDA DE FREITAS SILVA - Olho Dágua
50 - FABIA KATIA PEREIRA BRAGA - Praia de Redonda
51 - FRANCINILDA ALVES DA SILVA - Barrinha de Manibu
52 - FRANCISCA ANTONIA DA SILVA - PA São Francisco
53 - FRANCISCA CRISTINA DA SILVA - Praia de Redonda
54 - FRANCISCA DAS CHAGAS FERREIRA - Barrinha de Manibu
55 - FRANCISCA DE FATIMA RODRIGUES DA SILVA - PA São Francisco
56 - FRANCISCA ELIANE DA SILVA -
57 - FRANCISCA HELENA DE SOUZA - Melancias de Cima
58 - FRANCISCA IRACI PEREIRA - PV da Serra de Barreira
59 - FRANCISCA JOSELIA GOMES - Nova Belem
60 - FRANCISCA JURINEIDE DE ALMEIDA - João Aniceto
61 - FRANCISCA LUCIENE ALVES DE SOUZA -
62 - FRANCISCA NEIDE DA SILVA - Barrinha de Manibu
63 - FRANCISCA NUBIA DE LIMA - Praia de Redonda
64 - FRANCISCA REGINA DA SILVA -
65 - FRANCISCA RODRIGUES DE ALMEIDA -
66 - FRANCISCA VERENICE DA SILVA - Córrego do Sal
67 - FRANCISCO ALCIMAR LIMA PEREIRA - Olho Dágua
68 - FRANCISCO CELIO VALENTE DA SILVA - PA Redonda
69 - FRANCISCO COSME DE OLIVEIRA - Manibu
70 - FRANCISCO EDMILSON NOLASCO - Barrinha de Manibu
71 - FRANCISCO JOSE ROCHA - Ibicuitaba
72 - FRANCISCO NILTON NOLASCO - Barrinha de Manibu
73 - FRANCISCO PEREIRA DA COSTA - Vila Nova
74 - GERALDA REBOUCAS RODRIGUES - Vila Nova
75 - GERONIMO CHAVES RODRIGUES - PA São Francisco
76 - GRACA MARIA DE SOUZA - Ibicuitaba
77 - IRANI MARIA DA SCOSTA - Barreiras
78 - JACKELINE MARIA REBOUCAS - Ibicuitaba
79 - JANECLEIA ALEXANDRE REBOUCAS - Olho Dágua
80 - JERONIMO NUNES DA SILVA - PA São Francisco
81 - JOACI BARBOSA DOS REIS - Serra de Barreiras
82 - JOANA PEREIRA DA COSTA - PA Redonda
83 - JOAO JOSE REBOUCAS - Melancias de Cima
84 - JOAO RAIMUNDO DA SILVA - Vila Nova de Barreiras
85 - JOAQUIM ROSENO BRAZIL - Gravie
86 - JOELMA SILVA DOS NASCIMENTO - Retiro Grande
87 - JORDANIA MARIA ROLDAO - Praia de Redonda
88 - JOSE ANTONIO DA SILVA NETO - PA São Francisco
89 - JOSE DE ASSIS SEBASTIAO DA SILVA - PA Redonda
90 - JOSE GOMES DOS SANTOS - Ariza
91 - JOSE MANOEL PEREIRA - Olho Dágua
92 - JOSE MARCELINO JACINTO FILHO - PA Redonda
93 - JOSE TOSCANO DE OLIVEIRA - PA São Francisco
94 - JUVANEIDE PEREIRA MAIA - Berimbau
95 - LAILCO NOGUEIRA JERONIMO - Olho Dágua
96 - LETICE PEREIRA DE OLIVEIRA - Olho Dágua
97 - LUCIA MARIA SEVERO DA SILVA - PA São Francisco
98 - LUCIENE FERREIRA DA COSTA - Melancias de Baixo
99 - LUCINEIDE MARQUES DA SILVA - Morro Pintado
100 - LUIZ JERONIMO REBOUCAS - Morro Pintado
101 - LUZIA ANTONIA TAVARES ROSENO PEREIRA - Gravie
102 - MANOEL FERNANDES PEREIRA DA COSTA - PV da Serra de Barreira
103 - MANOEL TORQURTO DA SILVA - Barreiras de Cima
104 - MARCELA CRISTINA JULIANA DOS SANTOS -
105 - MARIA ALBANO DA CRUZ - Praia de Redonda
106 - MARIA ALDENI APOLINARIO BEZERRA - Barrinha de Manibu
107 - MARIA ALVES DA COSTA - Barreiras
108 - MARIA ALVINA NOGUEIRA DA SILVA - Olho Dágua
109 - MARIA ANGELA DE FREITAS - PA São Francisco
110 - MARIA APARECIDA DA CRUZ MOREIRA -
111 - MARIA ARILDA DA SILVA - Praia de Redonda
112 - MARIA AUREA DA COSTA - Barreiras de Cima
113 - MARIA AUSENAR DA SILVA - Barreiras de Cima
114 - MARIA AUXILIADORA DO NASCIMENTO - PA Redonda
115 - MARIA DA CONCEICAO BRAGA - Praia de Redonda
116 - MARIA DA CONCEICAO DA SILVA - Praia de Redonda
117 - MARIA DA PAZ DA SILVA - PA Redonda
118 - MARIA DA PIEDADE DA SILVA - Praia de Redonda
119 - MARIA DA SOLIDADE FERREIRA - Peroba
120 - MARIA DALVA BRAGA DA SILVA -
121 - MARIA DALVA DE ARAUJO DO NASCIMENTO - PA São Francisco
122 - MARIA DALVA REBOUCAS PEREIRA - Olho Dágua
123 - MARIA DAS DORES REBOUCAS - Ibicuitaba
124 - MARIA DAS GRACAS DA SILVA - Gravie
125 - MARIA DE FATIMA DA SILVA - Mutamba
126 - MARIA DE FATIMA MONTEIRO DE SOUSA - Olho Dágua
127 - MARIA DE FATIMA REBOUCAS - Ibicuitaba
128 - MARIA DE LOURDES DA COSTA - Praia de Redonda
129 - MARIA DE LOURDES DA CRUZ - Barreiras
130 - MARIA DO SACRAMENTO FREITAS - Praia de Quiterias
131 - MARIA DO SOCORRO SILVA DE OLIVEIRA - Ibicuitaba
132 - MARIA DOS NAVEGANTES DA SILVA - Praia de Redonda
133 - MARIA DOS NAVEGANTES DA SILVA -
134 - MARIA DOS NAVEGANTES DA SILVA - Praia de Redonda
135 - MARIA EDILENE NOGUEIRA ROCHA - Olho Dágua
136 - MARIA EDINEIDE MOREIRA -
137 - MARIA ELEONEIDE BRAGA - Redonda
138 - MARIA ELIANE RODRIGUES BEZERRA - Olho Dágua
139 - MARIA ELIENE DA SILVA - Gravie
140 - MARIA ENILZA COSTA - Barrinha de Manibu
141 - MARIA EUNICE ALVES BATISTA - Nova Belem
142 - MARIA FERREIRA DA SILVA - Gravie
143 - MARIA HELENA DA COSTA SILVA - Rua dos Porfilhos
144 - MARIA IRANILDA DE OLIVEIRA - Praia de Quiterias
145 - MARIA IRENILDA COELHO DA SILVA - PA Redonda
146 - MARIA JOELMA BARBOSA DA SILVA -
147 - MARIA JOSE COELHO - PA Redonda
148 - MARIA JOSE DA SILVA - Beco do Cemitério, S/N
149 - MARIA JOSE REBOUCAS DE OLIVEIRA - Morro Pintado
150 - MARIA JOSINEIDE MARQUES CARVALHO - Melancias de Baixo
151 - MARIA LEONICE DE SOUSA - Melancias de Baixo
152 - MARIA LUCIA ALVES DA SILVA - Olho Dágua
153 - MARIA LUCIA COSTA - PA São Francisco
154 - MARIA MAURIAC LOBAO DA SILVA - Vila Nova
155 - MARIA NAIANE GOMES DA SILVA - Barreiras
156 - MARIA NAZARE DA COSTA - Barreiras de Cima
157 - MARIA NICE DE SOUZA - Corrego do Sal
158 - MARIA NILDA NOLASCO COSTA - Barrinha de Manibu
159 - MARIA PEREIRA DA COSTA - Vila Nova de Barreiras
160 - MARIA ROSANA MARTINS DA SILVA - Vila Nova de Barreiras
161 - MARIA SOLANGE REBOUCAS - AV Chico Felix
162 - MARIA VALDENI DA SILVA - Barreiras
163 - MARIA VALDENIRA LIMA - Praia de Redonda
164 - MARIA VANIA BRAGA -
165 - MARIA ZENEIDE BORGES DOS SANTOS - PV da Serra de Barreira
166 - MARIA ZEUDA SILVA RODRIGUES - Serra de Mutamba
167 - MARIA ZILDENE REBOUCAS - Melancias de Baixo
168 - MARIA ZILMA REBOUCAS - Berimbau
169 - MARIANO FRANCISCO DO NASCIMENTO - PA Redonda
170 - MARINETE DE LIMA DA COSTA - Vila Nova II
171 - MARTA RODRIGUES - Praia de Peroba
172 - NEILSON REBOUCAS MAIA -
173 - NELSON MARTINS DA SILVA - PV da Serra de Barreira
174 - PATRICIA SILVA GALDINO - Belem
175 - RAILSON FELIPE DE OLIVEIRA - PA Redonda
176 - RAIMUNDA ALVES DA SILVA - Olho Dágua
177 - RAIMUNDA NONATA DOS SANTOS - PV da Serra de Barreira
178 - RAIMUNDA NONATA DOS SANTOS - PA São Francisco
179 - RAIMUNDO DE SOUZA REBOUCAS - Rua Vicente Holanda
180 - RAIMUNDO JOSE REBOUCAS DO ROSARIO - Melancias de Baixo
181 - RAIMUNDO NONATO LIMA - Vila União
182 - RAIMUNDO NONATO REBOUCAS -
183 - RAIMUNDO PEREIRA LEONCIO - Gravier
184 - RAIMUNDO ROBERIO DA SILVA -
185 - RAIMUNDO SILVESTRE DA SILVA -
186 - RAIMUNDO VARELA DA SILVA - Nova Belem
187 - RAYMUNDA BISERRA DA CRUZ - PA Redonda
188 - REJANE DA SILVA SANTOS - PV da Serra de Barreira
189 - REJANE SILVA RODRIGUES - Serra de Mutamba
190 - RIONEIDE FELIPE DE OLIVEIRA CARVALHO - Melancias de Baixo
191 - ROSA BARRETO DA SILVA - Olho Dágua
192 - ROSANGELA MARIA DA COSTA - Praia de Redonda
193 - ROSELEIDE NUNES DE OLIVEIRA - Belem
194 - SANDRA REGINA DA CRUZ DA SILVA - Praia de Redonda
195 - SEBASTIANA BRAGA DA SILVA - Praia de Redonda
196 - TARCISO BARRETO JERONIMO - Melancias de Baixo
197 - TERESA REBOUCAS MAIA -
198 - VALDI FERNANDES RODRIGUES - PA Redonda
199 - VALDILENE MEDEIROS DA SILVA SILVERIO - Olho Dágua
200 - VALNICE BEZERRA DA COSTA -
201 - WILTON DE SOUZA -
202 - ZACARIAS CRISPIM DA SILVA - PA São Francisco
203 - ZILA CRISPIM DA SILVA - Olho Dágua
204 - ZILDA JANUARIO DA SILVA - Barrinha de Manibu
#Audiência 24/08/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Poder público e sociedade civil discutem prioridades e metas do ano de 2019 "Essa é a solução para os problemas do município, [a participação do] povo", disse Francisco de Assis, representante do Assentamento São Francisco, no terceiro encontro do Fórum Comunitário Participativo realizado na manhã de hoje, 24, no auditório da Secretaria de Educação.

Diálogo e engajamento popular marcaram o momento de discussão das prioridades e metas do município para elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA). O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Icapuí através da Secretaria de Governo.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho reforçou a importância da participação popular nesse processo.

"Se não tiver a força de vocês [no processo de gestão compartilhada] a gente não consegue mudar o destino da nossa cidade. Minhas decisões levam meu coração e sentimento pautado naquilo que a gente sonha e acredita, uma cidade onde as pessoas possam participar das decisões do dia-a-dia e compartilhar o futuro com as próximas gerações. Ainda temos muito a fazer. Quem tem que dar o rumo [no projeto] são vocês. O dinheiro é de vocês", disse.

Estiveram presentes o prefeito Lacerda Filho, representantes das comunidades de Icapuí, secretários, a vereadora Marjorie Lacerda e o assessor contábil do município, Helder Araripe, que apresentou a proposta e explicou a LOA.

Após a explanação do projeto os representantes comunitários puderam expor as necessidades de cada localidade, sugerindo ações a serem incluídas no projeto. As sugestões serão analisadas.

Picos
- Construção de uma praça e área de lazer.

Centro
- Melhoria da Rua Engenheiro Francisco de Assis.

Melancias de Baixo
- Asfalto e iluminação do acesso da Praia de Melancias
- Rua de acesso ao sistema de abastecimento d’água e rua paralela à Ce 261
- Revitalização das instalações do SAAE
- Acessibilidade das calçadas
- Praça

Vila Nova
- Rua e escadaria de acesso à Praia
- Iluminação Pública

Cajuais
- Abertura de rua
- Asfalto e iluminação do acesso de Requenguela

Ibicuitaba
- Reforma da quadra poliesportiva
- Bueiros
- Pavimentação de ruas
- Iluminação Pública
- Sede da Associação de Moradores

Serra de Mutamba
- Calçamento

Serra de Cajuais
- Construção de Areninha
- Acesso (proximidades da entrada de Rael à Serra)

Olho d’Água
- Agente de Saúde na comunidade
- Implantação de uma Areninha
- Construção de uma Praça

Vila Nova 2 e Ariza
- Estrada (ligando a divisa à Ariza)
- Abastecimento d’água
- Iluminação pública
- Sede da Associação de Moradores

Peroba
- Contenção da maré
- Utilizar o prédio e espaço do antigo posto de saúde para que a comunidade possa desenvolver atividades culturais

Melancias de Cima
- Iluminação pública
- Restauração do cruzeiro
- Construção de academia de Saúde
- Pavimentação de rua (Rua de Amorim)

Incra
- Calçamento P.A Redonda
- Fábrica de Beneficiamento do caju
- Areninha
- Limpeza das áreas de cajueiros para facilitar colheita

Vila Incra
- Fábrica de beneficiamento do caju
- Ligação do poço existente na comunidade
- Atendimento médico semanalmente
Barrinha de Mutamba
- Construção de uma nova escola
- Área de lazer para a juventude
- Agente de Saúde

Ponta Grossa
- Construção do Museu
- Urbanização da parte baixa e Serra

Assentamento São Francisco
- Estrada de acesso ao Assentamento
- Área de lazer para a juventude
- Fábrica de beneficiamento de caju
#Município 14/08/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura convida armadores e pescadores para discutir a urbanização do porto da Barra Grande A Prefeitura Municipal de Icapuí convida moradores, armadores e pescadores para participar da reunião que discutirá sobre a implantação do Projeto de Urbanização do Porto da Barra Grande, será nesta segunda-feira, 20, às 8h, no auditório da Secretaria de Educação.

Na ocasião, será apresentada e discutida a proposta do projeto com a comunidade, pescadores e armadores que fazem uso do espaço.

O supervisor do departamento de Pesca e Aquicultura da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), Maurício Barbosa, enfatiza a importância da participação dos usuários da Barra Grande nesse processo.

"Já imaginou um projeto desse ser elaborado sem a participação dos pescadores, fazer um cais em um local que não vai facilitar o embarque e desembarque? Nesses momentos é fundamental a participação dos pescadores e armadores. O prefeito quer que eles façam parte na elaboração desse projeto", acrescentou.
#Pesquisa 09/08/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Grupo formado por residentes de Saúde Mental Coletiva de Icapuí analisa condições da saúde mental. A Secretaria de Saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), criou o Grupo de Pesquisa e Cuidado Integral em Saúde Mental, que reúne os residentes de Saúde Mental Coletiva para tratar sobre as condições de saúde-doença à luz da multi e intersetorialidade. O grupo é coordenado pela enfermeira e preceptora da Residência de Saúde Mental Coletiva, Sabrina Silva, idealizadora do projeto.

O grupo de pesquisa tem como público-alvo estudantes da área da saúde e afins que tenham interesse na pesquisa e na produção científica. O primeiro encontro acontece nesta sexta-feira, 10 de agosto, às 13h, no CAPS Pergentino Rebouças Maia.

"A partir da análise vamos verificar, descrever e aplicar estratégias de cuidados baseado nas evidências científicas. O grupo também intenciona a produção científica", complementa Sabrina Silva.
#Agenda 30/07/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Centenas prestigiam show gospel de Rildo Freitas no encerramento do Férias em Icapuí Muito louvor e adoração a Deus marcaram o encerramento da programação do projeto Férias em Icapuí neste domingo, 29, na Praça Central Adauto Róseo. Centenas de pessoas se reuniram para prestigiar o show do cantor gospel Rildo Freitas.

O evento ainda contou com as apresentações de Girlene Borges, Matheus Rebouças, Jeferson Mikael, pastor José Wilton Medeiros e o grupo da Assembleia de Deus Ministério Caucaia. Pastores de várias congregações conduziram as orações pelas autoridades e pelo nosso município.

PROGRAMAÇÃO

O projeto Férias em Icapuí, realizado pelas secretarias de Cultura e Juventude e de Turismo e Esportes, teve início no dia 5 de julho e contou com diversas atividades esportivas, culturais e musicais.

No sábado, 28, na penúltima noite da programação mensal, a Praça Central sediou um evento artístico cultural.

Marquinhos Calungueiro, grupo de ginástica olímpica, Mulheres em Ação do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), Maçarico da Praia, homenagem ao jovem Sabiá da Mata por Maria de Laura, Pastoril da Mutamba e os shows de João Victor, Pegue Xote e PV Oficial se apresentaram para um grande público.

"O Férias em Icapuí foi bom para a interação da juventude com as comunidades e para os turistas que estiveram em nosso município durante as férias. A tendência é que no próximo ano seja ainda maior, abrangendo mais comunidades e com mais atividades", avaliou o secretário de Turismo e Esportes,
Segundo Paz.
#Município 28/07/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura lamenta falecimento de ex-funcionário do município A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento de Francisco de Assis da Silva, morador da comunidade de Melancias de Cima, um funcionário que por mais de uma década se dedicou ao serviço público municipal. Aos 84 anos, ‘Seu Assis’, como era conhecido por todos, deixou este mundo na manhã de ontem, 27.

Seu Assis desenvolvia, com excelência, sua função de condutor de ônibus escolar. Era querido e respeitado por toda a comunidade.

O corpo está sendo velado em sua residência, em Melancias de Cima, e o sepultamento será no cemitério da comunidade, às 15h30 de h
oje.
#Educação 27/07/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Propostas e objetivos do Selo Unicef são avaliados em formação com adolescentes e comissão intersetorial Adolescentes e a comissão municipal do Selo Unicef Município Aprovado participaram ontem, 26, no auditório da Secretaria de Educação, de mais uma atividade do programa. A explanação das propostas, objetivos e o planejamento das próximas atividades foram alguns dos assuntos tratados na formação do Núcleo de Cidadania do adolescente (NUCA).

O momento contou com o apoio das secretarias de Governo, de Cultura e Juventude, de Assistência Social e de Educação.

Nessa formação, o grupo adolescente, formado por oito meninas e oito meninos, com dois representantes de cada escola de ensino fundamental de Icapuí, sugeriu a realização do Festal na programação da semana do estudante em agosto (evento com atividades esportivas, gincanas, show de talentos e etc) e o fortalecimento dos grêmios estudantis através de formações.

A próxima atividade do Programa, será o Fórum Comunitário do Selo Unicef, que está prevista para acontecer no dia 28 de agosto. A proposta do momento é avaliar as ações do município relacionadas à saúde, educação e assistência social.

SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO

É uma iniciativa baseada na mobilização social pela garantia dos direitos da infância e adolescência. Os municípios inscritos no programa comprometem-se a planejar e desenvolver ações pelo alcance de objetivos nas áreas de educação, saúde, proteção e participação social de crianças e adolescentes.

O Unicef promove o desenvolvimento de capacidades de diversos atores para incentivar e qualificar sua participação na elaboração e no fortalecimento das políticas públicas para meninas e meninos de até 17 anos; monitora e avalia o desempenho dos municípios, a partir de um conjunto de indicadores sociais; certifica e reconhece os esforços de municípios que alcançam os maiores avanços na melhoria da vida da infância e adolescência.
#Infraestrutura 25/07/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura, em parceria com associação de moradores, revitalizará mirante de Melancias de Cima Na manhã desta quarta-feira, 25, uma comissão formada pelos Secretários José Francisco (Infraestrutura e Saneamento), Segundo Paz (Turismo e Esportes) e Freitas Filho (Cultura e Juventude), se reuniu com representantes da Associação de Moradores de Melancias de Cima (AMMEC) para discutir uma parceria entre Prefeitura e a comunidade para a revitalização do mirante, um importante espaço comunitário e atrativo turístico.

Lucia Regina, moradora da comunidade e representante da associação, está empolgada com os primeiros passos dados.

"É um ponto turístico muito importante que precisa ser revitalizado, colocar iluminação, corrimão, bancos, revitalizar a cruz, pra quando os turistas vierem possam aproveitar a paisagem que é muito linda", enumera.

Até a próxima semana, a Prefeitura disponibilizará o engenheiro para ir ao local fazer uma visita de avaliação. A Prefeitura cederá o material e a contrapartida da comunidade será no serviço de mão de obra.

"A Prefeitura fará um projeto de melhoria da escadaria, e será muito importante pra comunidade, que vai se engajar no serviço", destacou o secretário José Francisco (Deca).

Na oportunidade, a associação apresentou aos secretários outras demandas coletivas, para as quais buscaram soluções conjuntas.

A presença nas comunidades e o diálogo com as associações são fortes marcas da gestão "Quem
ama cuida".
#Festa 23/07/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Show gospel encerra programação especial das férias em Icapuí no domingo, 29 Shows de Rildo Freitas e atrações locais do meio evangélico encerram programação especial das férias em Icapuí neste domingo, 29, na Praça Central Adauto Róseo. A Prefeitura Municipal de Icapuí, através das secretarias de Cultura e Juventude e Turismo e Esportes, organizou um mês repleto de atividades esportivas e culturais que agitou os icapuienses e visitantes.

Neste final de semana, dias 27 e 28, teremos ainda torneio de futsal aberto (masculino e feminino), no ginásio da Escola Professora Mizinha, as 18h. Apresentações culturais e música ao vivo também fazem parte da programação do dia 28, a partir das 18h, na Praça Adauto Róseo.
#Agricultura 17/07/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ 29 famílias assentadas serão beneficiadas com o crédito Fomento Mulher Vinte e nove projetos desenvolvidos por mulheres da agricultura familiar do Assentamento São Francisco, de Icapuí, foram assinados e conveniados para que possam ser instrumento de geração de renda. As iniciativas tiveram assinaturas do prefeito Raimundo Lacerda Filho e de técnicos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) no dia 11.

O trabalho faz parte do Fomento Mulher, uma linha de crédito para mulheres da reforma agrária. Cabe à Prefeitura de Icapuí a assessoria técnica e a elaboração de projetos nos assentamentos do município.

Cada família receberá um cartão específico para sacar o crédito no valor de R$ 3 mil para investir em atividades voltadas para a agricultura, pecuária ou outros serviços ligados à agropecuária.

O projeto tem um ano de carência que se for quitado em dias, paga-se apenas 20% do valor do crédito, sendo dispensado os 80% restantes. O pagamento é feito de uma única vez ao Banco do Brasil. O crédito não tem a possibilidade de parcelamento.

Se atrasar a data limite, a família perde o desconto de 80%, passando a pagar o crédito integral mais juros e correções monetárias.

Após o pagamento, a família está apta a buscar outras linhas de financiamento para investir na atividade que desenvolve.

Icapuí é o primeiro município do litoral leste do Ceará a ser contemplado. A novidade foi muito bem recebida pela população.

"Esse recurso, se Deus quiser, vai ser muito bom. Tem um ano de carência e ainda tem bônus de desconto. Com esse recurso, eu vou investir em criações de animais", afirmou Maria Dalva, de 43 anos.

As famílias terão acompanhamento técnico da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) para uma boa aplicação do crédito e obter um retorno para a atividade (como gerenciar o recurso) e quem tem o interesse de investir na produção animal, a secretaria também disponibilizará assistência médica veterinária.

Há uma expectativa de beneficiar outros assentamentos no município. O prefeito Lacerda espera colaborar ainda mais com o desenvolvimento dos assentamentos.

"Quero agradecer o empenho da Sedema pelo trabalho no assentamento. Agradecer a parceria do INCRA. Estou ciente que em setembro começa a colheita de vocês, do caju, e a gente vai começar a organizar a estrada a partir de agosto pra melhorar o escoamento da produção de vocês", agradeceu o prefeito Lacerda.
#Festa 13/07/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Shows musicais fazem parte da programação do Festival Interestadual de Quadrilhas Juninas de Icapuí Brasas do Sertão, Gideon do Forró, Ranata Falcão e Koka Mil são as atrações musicais que se apresentarão no Festival
#Cultura 11/07/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Doze grupos vão se apresentar no Festival Interestadual de Quadrilhas Juninas A quadra poliesportiva de Ibicuitaba será palco de um show de dança e cores nesta sexta-feira, 13, e sábado, 14, com a realização do Festival Interestadual de Quadrilhas Juninas 'Pule a fogueira e Caia no mar', categoria Adulta, a partir das 19hs. Vão se apresentar doze grupos de várias cidades.

Brilha São João (de São João do Jaguaribe), Paixão Junina (Aracati), Junina Cearense (Horizonte), Girassol do Sertão (Limoeiro do Norte), Flor do Sertão (Iracema), Expressão Junina (Itaiçaba), Pegando Fogo (Beberibe) e Junina Renascer (Tabuleiro do Norte) vão disputar troféus e premiações em dinheiro.

Os grupos locais Canoa Veloz, Compasso da Maré, Brilho Junino e a quadrilha da Associação de Moradores de Ibicuitaba também vão participar.

Serão julgados, de maneira geral, coreografia, evolução, harmonia, animação, indumentária e o desempenho do marcador, rainha e casal de noivos.

A premiação será de R$ 2 mil e troféu para o primeiro lugar; R$ 1 mil e troféu para o segundo colocado e R$ 500,00 mais troféu para o terceiro. O melhor marcador, melhor rainha e melhor casal de noivos serão premiados com troféus.

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio das secretarias de Cultura e Juventude e Turismo e Esporte, que faz parte da programação do projeto Férias em Icapuí, que iniciou no dia 5 e segue até o dia 28 de julho.
#Empreendedorismo 11/07/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Cursos sobre empreendedorismo estão com inscrições abertas Teve início ontem, 10, mais uma capacitação sobre empreendedorismo realizada pela Prefeitura Municipal de Icapuí. "Como vender mais" é um curso com duração até a próxima sexta-feira, 13, no auditório da Secretaria de Educação, no período noturno.

A realização é através de uma parceria da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Até o mês de agosto serão ofertadas outras capacitações. Os interessados devem procurar a Sedema para se inscrever gratuitamente. A secretaria está localizada na Avenida Jardim Paraíso (CE-261), em frente a casa redonda. O telefone para contato é o 3432-1145.

Capacitações para as próximas semanas:

- De 10 a 13 de julho - Curso "Como melhorar suas vendas" (tarde e noite - Auditório da Educação);

- Dia 13 de julho - Palestra "Aprendendo a empreender e vender mais" (manhã - Salão Paroquial);

- Dia 18 de julho - Curso "Gestão e Empreendedorismo" (noite - Auditório da Educação);

- Dia 19 de julho - Curso "Gestão e Associativismo" (manhã - Salão paroquial);

- De 07 a 10 de agosto - Curso "Como melhorar suas vendas" - 2ª turma (manhã - Salão paroquial);

- A partir de 14 de agosto - Curso "Fidelização do cliente" (horário e local a serem definidos);

- De 21 a 24 de agosto - Curso "Planejamento estratégico" (no Salão paroquial, em horário a ser definido)
#Administração 05/07/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Tarde desta sexta, 6, será de ponto facultativo nos órgãos e entidades do Município Nesta sexta-feira, 6, será ponto facultativo no período da tarde nos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal em virtude do jogo da Seleção Brasileira contra a Bélgica, às 15hs (horário de Brasília), em confronto válido pelas quartas de final da Copa do Mundo.

Passando pelos belgas, o Brasil enfrentará o vencedor de França e Uruguai que jogam amanhã, 6, também pelas quartas, às 11hs. A semifinal envolvendo dois desses quatro times será na terça-feira, 10, às 15hs.

A mudança no expediente municipal está prevista no Decreto 024/2018, de 15 de junho, que especificou os horários para quem trabalha de forma contínua ou em dois turnos.

Para os servidores que trabalham em expediente contínuo será da seguinte forma:
- ponto facultativo nos dias em que os jogos ocorrerem às 9hs;
- das 8hs às 14hs, quando os jogos se realizarem às 15hs;
- ponto facultativo nos dias em que os jogos ocorrerem às 11hs ou 12hs.

Para os que trabalham em dois turnos será:
- das 13hs às 17hs, quando os jogos se realizarem às 9hs;
- das 7hs às 11hs, quando os jogos se realizarem às 15hs;
- ponto facultativo nos dias em que os jogos ocorrerem às 11hs ou 12hs.

Caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades, nas respectivas áreas de competências, assegurar que os agentes públicos observem os turnos de funcionamento da Administração Pública Municipal.

Terão funcionamento normal os serviços considerados essenciais à população, a saber, os de saúde, estes prestados no Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros.
#Gestão 03/07/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ 78,3% dos icapuienses avaliam positivamente a administração municipal O Idhata - Instituto de Pesquisa e Inteligência de Marketing revelou que 78,3% dos icapuienses avaliam como positiva a gestão da Prefeitura de Icapuí. O trabalho do prefeito Raimundo Lacerda é aprovado por 74,3% dos entrevistados. A confiança no chefe do poder executivo é de 69,3%. A pesquisa foi realizada nos dias 22 e 23 de junho com 400 entrevistados.

Para 67% dos icapuienses, as mudanças promovidas pela atual gestão em relação às anteriores, são positivas. Na opinião dos entrevistados, a situação do município melhorou desde que Lacerda assumiu (68,3%). A expectativa do público é de que a administração vai melhorar (77,5%).

O prefeito Lacerda recebeu de forma bastante positiva o resultado da pesquisa que é, para ele, um termômetro de administração, pois mostra, entre outros, onde está acertando e em que é preciso melhorar.

"É sinal de que estamos no percurso certo. É esse o meu sentimento com o apoio e aprovação da população de Icapuí, vinda de diversas formas: seja numa reunião com a comunidade, num encontro casual em que alguém lhe para e agradece pela mudança positiva na cidade, ou mesmo nas pesquisas qualitativas", destacou.

A margem de erro da pesquisa é de 5%, com um nível de confiança de 95% sobre os resultados amostrais.

Confira nas imagens abaixo o resultado detalhado da pesquisa:
#Lazer 03/07/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura divulga programação especial de férias entre os dias 5 e 28 de julho De 5 a 28 de julho, moradores e turistas vão ter uma boa razão para aproveitar as férias em Icapuí. Festival Estadual de Quadrilhas, torneios esportivos, apresentações culturais e musicais fazem parte da programação do "Férias em Icapuí 2018".

A realização é da Prefeitura Municipal de Icapuí através das secretarias de Turismo e Esportes e de Cultura e Juventude.

Confira abaixo o calendário de atividades:

05/07
Torneio de futebol das Secretarias - Espaço Esportivo O Geraldão

08/07
9h - Beach Soccer e Vôlei de Praia - Matinê na Praia de Tremembé

13/07
8h - Torneio de Futsal (Sub 12 e Sub 14) - Ginásio da Escola Professora Mizinha
19h - Festival Estadual de Quadrilhas - Quadra Poliesportiva de Ibicuitaba

14/07
9h - Torneio de Futsal (Sub 17) - Ginásio da Escola Mizinha
14h - Torneio de Vôlei de Praia - Arena Mizinha
19h - Festival Estadual de Quadrilhas - Quadra Poliesportiva de Ibicuitaba

18/07
Jogos de Mesa - Espaço Esportivo da Secretaria de Turismo e Esportes

21/07
14h - Torneio Veterano (Quarentão) - Espaço Esportivo O Geraldão
14h - Basquete X3 - Masculino e Feminino - Ginásio Raimunda Lacerda

22/07
8h - Torneio de Vôlei de Quadra - Quadra Poliesportiva de Ibicuitaba

27 e 28/07
18h - Torneio de Futsal aberto - Masculino e Feminino - Ginásio da Escola Professora Mizinha

28/07
18h - Encerramento, apresentações culturais e música ao
vivo - Praça Central Adauto Róseo
#Administração 29/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Segunda-feira, 2 de junho, será ponto facultativo nos órgãos e entidades municipais Na próxima segunda-feira, 2 de julho, será ponto facultativo nos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal em virtude do jogo da Seleção Brasileira contra o México, às 11hs (horário de Brasília), pelas oitavas de final na Copa do Mundo 2018.

Caso supere os mexicanos, o Brasil enfrentará o vencedor de Bélgica e Japão em confronto válido pelas quartas-de-final, no dia 6 de julho (sexta-feira).

A mudança no expediente está prevista no Decreto 024/2018, de 15 de junho, que especificou os horários para quem trabalha de forma contínua ou em dois turnos.

Para os servidores que trabalham em expediente contínuo será da seguinte forma:
- ponto facultativo nos dias em que os jogos ocorrerem às 9hs;
- das 8hs às 14hs, quando os jogos se realizarem às 15hs;
- ponto facultativo nos dias em que os jogos ocorrerem às 11hs ou 12hs.

Para os que trabalham em dois turnos será:
- das 13hs às 17hs, quando os jogos se realizarem às 9hs;
- das 7hs às 11hs, quando os jogos se realizarem às 15hs;
- ponto facultativo nos dias em que os jogos ocorrerem às 11hs ou 12hs.

Caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades, nas respectivas áreas de competências, assegurar que os agentes públicos observem os turnos de funcionamento da Administração Pública Municipal.

Terão funcionamento normal os serviços considerados essenciais à população, a saber, os de saúde, estes prestados no Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros.
#Administração 25/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí decreta luto oficial de três dias por morte de pescador O prefeito de Icapuí, Raimundo Lacerda Filho, decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Francisco Silvério Silva. O pescador de 80 anos, morador de Redonda, foi vítima de um naufrágio em alto mar, na região de Quitérias, na madrugada do dia 21 de junho.

O corpo só foi encontrado na tarde do sábado, 23, após buscas da Marinha do Brasil e mergulhadores do Corpo de Bombeiros. Outros três pescadores que estavam na embarcação conseguiram se salvar e passam bem.

Francisco Silvério, conhecido como "Tico", foi um cidadão atuante que em muito contribuiu para o desenvolvimento do município.
#Obra 25/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeito assina ordem de serviço de pavimentação de ruas na Barrinha A comunidade de Barrinha teve um motivo a mais para comemorar nesse final de semana. O prefeito Raimundo Lacerda Filho assinou no último sábado, 23, a ordem de serviço para pavimentação do Conjunto Habitacional América Alves da Silva. Serão quatro ruas pavimentadas com recursos próprios.

Secretários municipais e vereadores participaram da solenidade que marcou o início da concretização de um antigo sonho da comunidade de ver a Travessa José da Costa Sobrinho e as Ruas Manoel Simão da Costa, Francisco Pereira da Cruz e Renato Lionel pavimentadas.

O vereador líder do governo e morador da Barrinha, Cláudio Roberto, externou a satisfação de estar vivendo esse momento.

"Faz seis anos que esperamos por esse momento, e ele chegou, por isso me emociono. Agradeço ao prefeito Lacerda, em nome da comunidade", disse.

Na oportunidade, o prefeito Lacerda anunciou que estão sendo feitas negociações para outros investimentos na comunidade.

"Mais um investimento com recursos próprios. O dinheiro dessa obra vem dos royalties. Muitas obras que estamos desenvolvendo em nossa cidade, com recursos próprios, vêm da economia do combustível. No ano passado, economizamos R$ 600 mil que investimos nas obras da comunidade de Redonda e no corredor de Barreiras. Com a economia, estamos cada vez mais alcançando [obras] nossas comunidades", destacou.
#Administração 18/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí modifica expediente em dias de jogos do Brasil na Copa do Mundo A Prefeitura de Icapuí publicou decreto que trata do funcionamento dos órgãos e entidades da Administração Pública Municipal nos dias de jogos da Seleção Brasileira de Futebol na Copa do Mundo 2018. Fica estabelecido, em caráter excepcional, que o expediente será diferenciado de acordo com a carga horária das repartições.

Para os servidores que trabalham em expediente contínuo será da seguinte forma:
- ponto facultativo nos dias em que os jogos ocorrerem às 9hs;
- das 8hs às 14hs, quando os jogos se realizarem às 15hs;
- ponto facultativo nos dias em que os jogos ocorrerem às 11hs ou 12hs.

Para os que trabalham em dois turnos será:
- das 13hs às 17hs, quando os jogos se realizarem às 9hs;
- das 7hs às 11hs, quando os jogos se realizarem às 15hs;
- ponto facultativo nos dias em que os jogos ocorrerem às 11hs ou 12hs.

Caberá aos dirigentes dos órgãos e entidades, nas respectivas áreas de competências, assegurar que os agentes públicos observem os turnos de funcionamento da Administração Pública Municipal.

Terão funcionamento normal os serviços considerados essenciais à população, a saber, os de saúde, estes prestados no Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros.

TABELA

A seleção brasileira volta a campo na próxima sexta-feira, 22, enfrentando a Costa Rica, às 9hs (horário de Brasília). A última partida da fase de grupos acontece no dia 27, contra a Sérvia, às 15hs.

Caso avance em primeiro lugar no grupo, o Brasil enfrentará o segundo colocado do grupo F, em partida válida pelas oitavas de final no dia 2 de julho, às 11hs. Se passar em segundo, enfrentará o primeiro colocado do grupo F no dia 3, também às 11hs.
#Administração 15/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeito Lacerda avalia demandas da comunidade de Melancias de Baixo Em um diálogo aberto com a comunidade, o prefeito Raimundo Lacerda Filho e secretariado se reuniram na noite de ontem, 14, com moradores de Melancias de Baixo para ouvir e dar encaminhamentos às reivindicações e demandas da mesma, como abertura de ruas e melhorias no abastecimento d'água.

O diálogo aconteceu na escola Maria Edilce Barbosa atendendo ao convite da Associação de Moradores de Melancias.

José Marcelo da Silva, diretor do Sistema de Abastecimento de Água e Esgoto (SAAE), garantiu que a vedação das caixas d'águas que abastecem a comunidade será feita na semana que vem, e revelou que em visita às instalações do SAAE da comunidade, o engenheiro descartou a possibilidade de desabamento da estrutura do suporte das caixas d'água.

O prefeito Lacerda Filho enfatizou os investimentos que estão sendo feitos em relação ao abastecimento de água no município.

"Só de poços profundos o município de Icapuí, com recursos próprios, abriu sete poços", acrescentou.

O prefeito anunciou que voltará à comunidade na semana vem juntamente com o engenheiro da prefeitura para avaliar a instalação de bueiros.

Além dessas demandas, a comunidade reivindicou a coberta da quadra de esportes, compartilhada entre a escola e comunidade, e a instalação de uma Areninha.

A comunidade elegerá uma comissão para tratar as demandas diretamente com o poder executivo.
#Município 15/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura realizará diagnóstico econômico buscando atrair investimentos A prefeitura de Icapuí realizará um estudo diagnóstico para elaborar estratégias de fomento ao desenvolvimento econômico local. Esse trabalho contará com apoio metodológico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE).

A novidade foi discutida ontem, 14, em reunião com o SEBRAE e a equipe da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE), em Fortaleza, com pauta relacionada a estratégias de políticas de investimentos com foco no desenvolvimento econômico sustentável de Icapuí.

Estiveram presentes a secretária de Governo, Rosário Rebouças, o secretário de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), Iran Félix e a assessora de Relação com as Comunidades, Ana Paula Lima.

Após a conclusão do diagnóstico serão criadas estratégias para atrair investimentos para o município.
#Município 13/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura lamenta falecimento de jovem artista icapuiense A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento do jovem Laércio Nascimento Bezerra, filho de Francisco Sebastião Bezerra e Maria Nazareth Nascimento Bezerra. Com apenas 16 anos, o artista “Sabiá da Mata”, como era conhecido, deixará uma lacuna na cultura icapuiense.

Laércio era aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Gabriel Epifânio dos Reis, amante de voleibol e um destaque no município como embolador e repentista, apesar da pouca idade.

Em decorrência do falecimento, o prefeito Raimundo Lacerda Filho decretou luto oficial de três dias no município.

ADIAMENTO

A abertura oficial do Mobiliza Educação Mais Copaic que aconteceria amanhã, 14, na quadra da Escola Professora Mizinha, foi adiada. A nova data será definida e divulgada posteriormente.

Da mesma forma, o curso de Introdução de Fundamentos da Informática e Internet, que iniciaria as aulas nesta quinta-feira, 14, no laboratório de informática da Escola Gabriel, também foi adiado.

CANCELAMENTO

A Escola Gabriel cancelou as aulas nos horários vespertino e noturno de hoje, 13, e do turno matutino de amanhã, 14. O calendário de avaliações do segundo bimestre ficou adiado para sexta-feira, 15.
#Tecnologia 12/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Início do curso de Fundamentos da Informática é adiado em virtude de falecimento de aluno Atualizado às 12h14, 13/06/2018

As aulas do curso de Fundamentos da Informática que começariam amanhã, 14, foram adiadas para o dia 21 em virtude do falecimento do jovem Laércio Nascimento Bezerra ocorrido hoje, 13. O estudante era aluno do 2º ano do ensino médio da Escola Estadual Gabriel Epifânio dos Reis.

A Coordenação de Ciência e Tecnologia da Prefeitura de Icapuí divulgou ontem, 12, a lista dos aprovados. A capacitação é fruto de uma parceria entre a gestão municipal, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE), campus de Aracati, e a Escola Gabriel Epifânio dos Reis.
As aulas vão acontecer no laboratório de informática da Escola Gabriel com duas turmas de 20 alunos cada, sendo uma de 7 às 11hs e outra de 13 às 17hs.
Confira abaixo a relação dos aprovados:

MANHÃ

Nome - Escola

ALLISON SILVA BARBOSA DO NASCIMENTO - EGRESSO
ANA ESTEFANI DE SOUSA E LIMA - CARLOTA TAVARES DE HOLANDA
CLEILSON DOS SANTOS - HORIZONTE DA CIDADANIA
CLEILSON NOGUEIRA DOS SANTOS - CARLOTA TAVARES DE HOLANDA
DANILO LIMA MAIA - GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
DOMINIQUE BRAGA DA SILVA - GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
EDUARDO SILVA DE OLIVEIRA - CARLOTA TAVARES DE HOLANDA
GETÚLIO DE SOUSA REIS - GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
ISRAEL BARBOSA NETO - EGRESSO
JESSÉ CRISPIM SILVA - HORIZONTE DA CIDADANIA
JÉSSICA NOGUEIRA LIMA - GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
MARIA CORDÉLIA MAIA PORTA - GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
MARIA LUCIANA DA SILVA GOMES - GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
MARTA LÚCIA DE LIMA SILVA - GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
PEDRO LUCAS SILVA SOUSA - CARLOTA TAVARES DE HOLANDA
SAMARA NOGUEIRA DA SILVA - CARLOTA TAVARES DE HOLANDA
THALITA BAIÊTA FERREIRA - GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
TUYANNY GOMES BQARBOSA - GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
YOHANA DA SILVA CRUZ - HORIZONTE DA CIDADANIA
ZUDIMAR REBOUÇAS DE LIMA - GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS

TARDE

ANA VICTORIA BARROSO CABRAL - RAIMUNDA LACERDA DAMIÃO
ANTÔNIA MARISA TEIXEIRA ARAÚJO - GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
CAMILE LIMA COSTA - RAIMUNDA LACERDA DAMIÃO
CAMILLE CRISTINA RODRIGUES BEZERRA - RAIMUNDA LACERDA DAMIÃO
CECILIA CAREN REBOUÇAS - MARIA EDILCE BARBOSA
DOUGLIANE RIBEIRO FERNANDES - RAIMUNDA LACERDA DAMIÃO
ERIC COSTA DE SOUZA - RAIMUNDA LACERDA DAMIÃO
FRANCISCO JUCIE BEZERRA DA CRUZ - EGRESSO
FRANCISCO SALATIEL GOMES DA ROCHA JÚNIOR - GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
HEYURICLE LEITE CARVALHO - MARIA EDILCE BARBOSA
ÍTALO LUIZ BRAGA SILVA - GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
JENNEFFER PEREIRA COSTA - RAIMUNDA LACERDA DAMIÃO
JOSÉ AIRTON DE OLIVEIRA FILHO - MARIA EDILCE BARBOSA
JOSÉ THIAGO DE OLIVEIRA VIANA -GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
JOYCE LIMA DA COSTA - GABRIEL EPIFÂNIO DOS REIS
LAIANA ALVES DA SILVA - EGRESSO
MARIANE DA SILVA REIS - EGRESSO
MARILIA DA COSTA LINO - RAIMUNDA LACERDA DAMIÃO
NÍNIVE CECÍLIA DA SILVA - RAIMUNDA LACERDA DAMIÃO
REGINA NOGUEIRA CHAVES - RAIMUNDA LACERDA DAMIÃO
#MeioAmbiente 11/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Escola Mizinha vence concurso Ecocultural Científico com dois pontos de vantagem A Escola Professora Mizinha foi a grande vencedora do concurso Ecocultural Científico realizado dentro da programação da 18ª Semana do Meio Ambiente. A Escola Raimunda Lacerda ficou em segundo lugar. As apresentações e resultado foram divulgados no evento de encerramento na Praça Adauto Róseo, na última sexta-feira, 8.

O concurso tinha três etapas: apresentação de um projeto científico, um vídeo de curta duração e um musical, todos eles com a temática dos resíduos sólidos.

O outro concurso, o "Desenha a logo da reciclagem na escola", foi vencido pelo estudante Railson Rebouças dos Santos, da Escola Carlota Tavares de Holanda. A arte criada pelo aluno obteve 31,5% dos votos numa enquete realizada na página da Prefeitura Municipal de Icapuí no Facebook. Outros seis jovens concorriam ao prêmio que é uma bicicleta.

Confira o resultado de cada etapa e a pontuação final:

PROJETO CIENTÍFICO:
Escola Professora Mizinha - 273 pontos
Escola Raimunda Lacerda - 269,5 pontos

VÍDEO DE CURTA DURAÇÃO:
Escola Professora Mizinha - 230 pontos
Escola Raimunda Lacerda - 230 pontos

MUSICAL
Escola Professora Mizinha - 288 pontos
Escola Raimunda Lacerda - 289,5 pontos

PONTUAÇÃO GERAL
Escola Professora Mizinha - 791 pontos
Escola Raimunda Lacerda - 789 pontos
#MeioAmbiente 06/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Enquete para escolha de logomarca da coleta seletiva será encerrada nesta quinta, 7 Encerra-se nesta quinta-feira, 7, a enquete na página da Prefeitura Municipal de Icapuí no Facebook que vai escolher o desenho que melhor simbolize a coleta seletiva de resíduos sólidos em Icapuí. São sete artes feitas por alunos da rede municipal de ensino que estão concorrendo. O vencedor ganhará uma bicicleta Caloi Twister.

O concurso "Desenhe a logo da reciclagem na escola" é uma das atividades da programação da 18ª edição Semana do Meio Ambiente que segue até o fim da semana. O resultado oficial com o nome do vencedor será divulgado na sexta-feira, 8, no evento de encerramento na Praça Central Adauto Róseo, a partir das 18hs.

Para votar é fácil. Basta procurar a enquete fixada na fanpage da Prefeitura (link abaixo) e votar na arte que melhor se encaixe como uma logomarca para representar a coleta seletiva que será implantada em nosso município.
#MeioAmbiente 06/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Escolas participam da primeira fase do Concurso Ecocultural Científico Estudantes da rede municipal participaram na tarde de ontem, 5, da primeira fase do concurso Ecocultural Científico, que consiste na apresentação de um trabalho de pesquisa com a temática dos resíduos sólidos. A etapa foi realizada no auditório da Secretaria de Educação.

O concurso é uma realização da Prefeitura de Icapuí, em parceria com Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) e a Secretaria de Educação.

As escolas Professora Mizinha e Raimunda Lacerda Damião se inscreveram e estão concorrendo ao prêmio de R$ 5 mil, sendo R$ 3 mil para a escola e R$ 2 mil divididos entre os alunos da equipe vencedora. Cada escola teve um período de dez minutos para realizar suas apresentações aos jurados.

O presidente do Imfla e idealizador do concurso, João Paulo Rebouças, acredita que esse concurso pode trazer bons frutos.

"A apresentação das escolas superou as expectativas que eu tinha no que diz respeito ao empenho e a alegria dos alunos que participaram desse momento, e a certeza que a pesquisa é um dos caminhos pedagógicos de aquisição de conhecimento", acrescentou.

O resultado dessa etapa será divulgado durante o encerramento das atividades da Semana do Meio Ambiente, na sexta-feira, 8, a partir das 18hs, na Praça Central Adauto Róseo. Na oportunidade, também haverá as outras duas fases do concurso: uma apresentação cultural musical e a exibição de vídeos produzidos pelos estudantes com a temática dos resíduos sólidos.

Segundo Luana Pinto, técnica da Sedema e apoiadora do concurso, cada escola terá acesso aos resultados dos jurados.

"Na ficha dos jurados tem um espaço para a justificativa, e posteriormente enviaremos às escolas, para eles terem ciência do que foi votado e porque eles tiraram aquela nota", disse.
#MeioAmbiente 05/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Seminário marca abertura da 18ª edição da Semana do Meio Ambiente em Icapuí A gestão compartilhada dos resíduos sólidos de Icapuí foi a temática do seminário de abertura da 18ª Semana do Meio Ambiente iniciada ontem, 4, no auditório da Secretaria de Educação. “Lixo zero em Icapuí: o tempo é agora, o lugar é aqui” é o tema geral da programação que segue até sexta-feira, 8.

As atividades são desenvolvidas com o foco no processo de implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos no município em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

A secretária de Governo, Rosário Rebouças, destaca a importância da parceria entre prefeitura e Ufersa para a consolidação da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos.

“Nós temos investido em muitos programas em Icapuí, mas a gestão vê nesse aterro controlado o maior desafio e uma das coisas mais importantes que estamos fazendo. Temos sonhado, feito parceria com as universidades, mobilizado os catadores, ajudado no Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos.

A Ufersa tem sido uma parceira forte nesse processo de mudança de atitudes e mentalidade.

“Nós apostamos nessa parceria na perspectiva de trazer essa temática ambiental à tona em Icapuí. Quem não sonha com a coleta seletiva em sua cidade, né? Icapuí tem esse diferencial de outros municípios, que é exatamente essa identidade ambiental, esse sentimento de pertencimento muito forte. Eu não acredito em mudança de atitude se a gente não investir em educação ambiental. Ela é a base de toda mudança de atitude”.

Confira abaixo o calendário de atividades:
#Obra 04/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Governador Camilo Santana acompanha andamento de obras em Icapuí O governador Camilo Santana esteve em Icapuí na última sexta-feira, 1º de junho, visitando três importantes obras no município que são de responsabilidade do Governo do Estado. Representando o prefeito Raimundo Lacerda Filho, a secretária de Governo Rosário Rebouças e o secretário de Educação Diumberto acompanharam o chefe do poder executivo estadual nas vistorias.

Camilo prometeu dar agilidade às obras da Escola de Educação Profissionalizante que deve atender cerca de 540 alunos em tempo integral. A estrutura está localizada na CE-261, saída para Aracati. O governador acompanhou o andamento das obras do Ginásio Poliesportivo José do Carmo Rebouças e da estrada CE-534 que liga Redonda à Mutamba.

Também acompanharam as visitas os vereadores Jobede Cirilo, Ronaldo Lucas, Almir Alcântara e Cláudio Roberto.
#MeioAmbiente 04/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Minicurso trata da geração à destinação correta dos resíduos sólidos Continuam abertas as inscrições para o minicurso "Da geração à destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos" que faz parte da programação da 18ª edição da Semana do Meio Ambiente de Icapuí. A capacitação é aberta a toda população e vai acontecer nesta quarta-feira, 6, no auditório da Secretaria de Educação, às 13hs.

O minicurso vai abordar a separação correta dos resíduos sólidos, a responsabilidade compartilhada, a política nacional de resíduos sólidos, os sete R's (repensar, recursar, reduzir, reparar, reutilizar, reciclar e reintegrar) e o processo de implantação da gestão sustentável dos resíduos sólidos em Icapuí.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente na Secretaria de Governo, Secretaria de Infraestrutura e Saneamento, Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA).

Confira no link abaixo a programação completa da 18ª Semana do Meio Ambiente.
#MeioAmbiente 30/05/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Semana do Meio Ambiente terá atividades entre os dias 4 e 8 de junho A 18ª edição da Semana do Meio Ambiente do município será realizada entre os dias 4 e 8 de junho e terá como tema "Lixo zero em Icapuí". Diversas atividades fazem parte da programação, como por exemplo, seminário, concurso ecocultural científico, blitz e minicurso.

O tema do evento foi escolhido por representar o processo de implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos em Icapuí, que terá, inclusive, a realização da coleta seletiva no município.

Confira abaixo a programação detalhada com as atividades e seus locais e horários:

04/06 (SEGUNDA-FEIRA) - SEMINÁRIO DE ABERTURA, transmitido pela Rádio FM Educativa.
(8hs - Auditório da Sec. de Educação)
"Seminário de Gestão Compartilhada dos Resíduos Sólidos de Icapuí" e Lançamento do Programa: "Minha composteira doméstica gera frutos!"

05/06 (TERÇA-FEIRA) - CONCURSO ECOCULTURAL CIENTÍFICO
(13hs - Auditório da Sec. de Educação)
Apresentação e escolha do melhor "Projeto de Pesquisa Científica" das escolas (IMFLA)

06/06 (QUARTA-FEIRA) - REUNIÃO ORDINÁRIA DOS CONSELHOS COMDEMA E APA DO MBG
(8hs - Câmara de Vereadores)
Visita guiada a UTR - Unidade de Tratamento de Resíduos. (GETSGRU)
Apresentação do relatório das atividades executadas no PMGIRS
Apresentação das logomarcas da coleta seletiva municipal (IMFLA)
(13hs - Auditório da Secretaria de Educação)
Minicurso da Geração a destinação final ambientalmente adequada dos Resíduos Sólidos. (Ministrado pelo GETSGRU)

07/06 (QUINTA-FEIRA) - BLITZ EDUCATIVA
(7hs - Icapel)
Campanha educativa coleta seletiva com a distribuição de sacolas veicular, sacolas de supermercado retornáveis, recipientes para resíduos orgânicos e secos e Folder com calendário da coleta seletiva e pontos de coletas.
(9hs - Câmara Municipal)
Apresentação do escopo do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos durante a sessão da Câmara (GETSGRU).
(15hs - Escolas e CEI's)
Cine Ambiental (mostra de vídeos educativos sobre Coleta Seletiva)

08/06 (SEXTA-FEIRA) - ENCERRAMENTO
(8hs - Escola Mizinha)
Oficina de compostagem para o público do Programa "Minha composteira doméstica gera frutos!" (SEDEMA)
(18hs - Praça Central)
Concursos de vídeo e musical e entrega de premiação da escola ganhadora.
Show Cultural (banda local)
#Administração 30/05/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura decreta ponto facultativo nesta sexta, 1º de junho A Prefeitura Municipal de Icapuí decretou ponto facultativo nesta sexta-feira, 1º de junho, após o feriado de Corpus Christi amanhã, 30. Os serviços considerados essenciais à população, como as Unidades Básicas de Saúde e o Hospital Maria Idalina, não sofrem alteração no funcionamento.

As aulas na rede pública de ensino, tanto nas escolas como nos Centros de Educação Infantil (CEI's) terão aula normalmente caso chegue combustível nos postos de Icapuí e os ônibus sejam abastecidos.
#Administração 29/05/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura anuncia melhorias aos moradores de Quitérias e Serra de Mutamba Na tarde do último sábado, 26, o prefeito Raimundo Lacerda Filho se reuniu com moradores da Serra de Mutamba para discutir a construção de uma areninha na comunidade. O momento foi uma articulação da Associação de Moradores. O projeto é resultado de uma parceria com o Governo do Estado do Ceará.

O secretário de Infraestrutura, Francisco José, acompanhou os técnicos do Estado durante visita à comunidade para estudo do melhor local para implantação do projeto, elegendo o local do atual campo de futebol como sendo o espaço mais viável.

O chefe do poder executivo explicou que é preciso a comunidade estar de acordo para poder dar início às obras.

A comunidade aprovou a construção da areninha no espaço indicado. Em contrapartida, sugeriu que outro campo fosse implantado na região para que os desportistas continuem praticando atividades durante o período de construção da areninha.

Além da implantação do espaço esportivo, também foram discutidos assuntos relacionados ao abastecimento de água, infraestrutura e cultura.

PREFEITO APRESENTA PROJETO DE ESPAÇO CULTURAL À COMUNIDADE DE QUITÉRIAS

No período da manhã, o prefeito apresentou uma proposta de projeto cultural à comunidade de Quitérias. A iniciativa agrega biblioteca, espaço de teatro, uma área aberta para academia pública e uma área verde.

Na oportunidade, a comunidade pôde opinar e dar sugestões sobre o tema. Foi um momento de discussão coletiva e democrática.

Estiveram presentes a arquiteta Kety Miller, a primeira dama e secretária de Assistência Social Rhaysa Medeiros, o secretário de Cultura e Juventude, Manuel de Freitas Filho, e as técnicas da Secretaria de Governo, Ana Paula Lima e Aparecida Alcântara.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho reforçou que o local a ser utilizado será onde funcionava a quadra. E acrescentou que até o final deste ano, o projeto se iniciará. Ele ainda parabenizou a comunidade pelo engajamento, participação e persistência.

A moradora da comunidade, Luana Oliveira, parabenizou a gestão por esta abertura e que, pela primeira vez, vê um prefeito fazer reunião com a juventude, crianças e adolescentes da sua comunidade. Ela disse estar feliz por tantas conquistas.
#Administração 29/05/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura participa de audiência sobre gestão de pessoal no serviço público A Prefeitura de Icapuí participou na manhã de hoje, 29, de uma audiência pública sobre o gasto de pessoal no serviço público municipal. O momento foi realizado pela Câmara dos Vereadores e Sindicato dos Servidores Públicos do município (SINDISERPUMI). Ao final, foram tomados alguns encaminhamentos com o objetivo de melhorar a administração pública.

Representando o prefeito Raimundo Lacerda Filho que não esteve presente por questões de saúde, a secretária de Governo, Rosário Rebouças, parabenizou a iniciativa da discussão pública.

"Tivemos excelentes audiências públicas na Educação e a gente quer que essa experiência vá também para as outras secretarias, que a gente chegue pra conversar com os funcionários. Essa é uma audiência muito importante pra gente buscar caminhos viáveis", ressaltou.

Uma empresa de consultoria contratada pelo sindicato expôs um levantamento técnico que aponta alguns números e algumas sugestões de como melhorar e diminuir os gastos com folha de pagamento.

O diretor da empresa, Ambrósio Ferreira, elogiou a postura da gestão municipal por participar de momentos como esse e estar dialogando sempre com a entidade sindical. "É uma coisa muito bonita e rara de se ver. Em muitos municípios, as prefeituras querem distância dos sindicatos", destacou.

O assessor contábil do município, Helder Medeiros, informou que o município está com 57,48% dos gastos com a folha de pessoal. O número foi fornecido essa semana pelo Tribunal de Contas do Estado do Ceara (TCE/CE).

Caso as receitas melhorem, o município deve voltar ao índice de 54% até o final do ano. Vale ressaltar que várias medidas de contenção de gastos com pessoal foram tomadas pela gestão municipal do ano passado pra cá.

O problema é que as receitas estaduais e federais diminuem e as despesas só crescem (aumento do salário mínimo e o efeito dominó que gera, por exemplo).

ENCAMINHAMENTOS

O município deve apresentar um cronograma de ações para tentar baixar o índice para 54%. Deve também avaliar a possibilidade de implantação do expediente em dois turnos.

Outros pontos decididos na audiência foram: criação de uma comissão paritária para acompanhar os quadros de pessoal nas secretarias, aprovação de projetos de lei que ajustem erros legislativos e realização de um estudo de como regulamentar os servidores readaptados de função.
#MeioAmbiente 21/05/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Votação aberta: alunos confeccionam artes para logomarca da coleta seletiva Sete alunos de todas as escolas da rede municipal de ensino confeccionaram logomarcas para concorrer ao concurso "Desenhe a logo da reciclagem na escola". A escolha da arte mais representativa será através de voto popular em uma enquete na página da Prefeitura Municipal de Icapuí no Facebook (link no final dessa matéria).

O concurso consiste na seleção e premiação da melhor logo que simbolize o início do processo e a marca da coleta seletiva de resíduos sólidos. As próprias escolas realizaram um concurso interno para escolher a arte para representar a instituição.

O(a) vencedor(a) ganhará uma bicicleta Caloi Twister.

Para votar é fácil. Basta procurar a enquete fixada na fanpage da Prefeitura e votar na arte que melhor se encaixe como uma logomarca para representar a coleta seletiva que será implantada em nosso município.

Estão concorrendo os estudantes das respectivas escolas:

Francisco Anderson da Silva - Escola Maria Edilce Barbosa
Railson Rebouças dos Santos - Escola Carlota Tavares de Holanda
Gercim Dantas Maia Junior - Escola Professora Mizinha
Israel Ítalo da Silva - Raimunda Lacerda Damião
Victor Ariel Braga da Costa - Escola Joana Marques
Valdeson Coelho Rodrigues - Escola Horizonte da Cidadania
Ryan Félix de Oliveira - Escola Francisco Ezequiel

VOTE CLICANDO NO LINK ABAIXO:
#Esporte 17/05/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeito Lacerda assina ordem de serviço para reforma de ginásio em Redonda Dentro de três meses, a comunidade de Redonda vai ganhar um ginásio totalmente renovado. Na presença dos estudantes, populares e autoridades, o prefeito Raimundo Lacerda Filho assinou, na tarde de ontem, 16, a ordem de serviço da reforma do equipamento esportivo que está dentro da Escola Horizonte da Cidadania.

A obra que vai custar R$ 153.138,08 aos cofres municipais compreende um novo piso, alambrado, arquibancada, acessos, entre outros serviços. O ginásio estava com a reforma suspensa há vários anos e agora será retomada para beneficiar o esporte e o lazer dos alunos e da comunidade.

O prazo de execução é de 90 dias e os serviços estão sob a responsabilidade da P.S. Gomes Construtora ME.

Em seu discurso, o chefe do poder executivo municipal destacou que Redonda é prioridade na sua gestão por concentrar diversas outras comunidades. A expectativa é de fazer mais investimentos na região.

"Até o final do ano queremos fazer um campo de futebol com grama sintética; iremos fazer uma mini-areninha, faltando só definir o melhor lugar; estamos buscando recursos estaduais e federais para realizar obras de contenção da maré, construção de escadarias e o asfaltamento de vias", enumerou Raimundo Lacerda Filho.

O secretário de Educação, Diumberto Freitas, disse que era uma satisfação imensa da gestão em realizar esse investimento na escola.

"Sabemos que a aprendizagem também está no esporte e esse empreendimento vai ajudar significativamente a vida dos nossos alunos e jovens da comunidade", acrescentou.

A herança negativa das gestões passadas teve consequências desanimadoras em várias áreas e no esporte não foi diferente.

"Em menos de um ano e meio, esse governo tem alcançado muitas conquistas. Agradeço a realização dessa reforma não só como secretário, mas como desportistas", enfatizou o secretário de Esporte e Turismo, Segundo Paz.

A solenidade de assinatura da ordem de serviço contou ainda com a apresentação da Orquestra de Sopros de Icapuí, do grupo Dançart e a presença de estudantes de várias escolas e Centros de Educação Infantil da região.
#Obra 15/05/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Ordem de serviço de reforma do ginásio de Redonda será assinada nesta quarta, 16 A reforma do ginásio de Redonda será retomada nos próximos dias. Nesta quarta-feira, 16, o prefeito Raimundo Lacerda Filho e outras autoridades farão a assinatura da ordem de serviço da obra que vai custar R$ 153.138,08 aos cofres do município. A solenidade será às 15hs.

Toda a estrutura ganhará uma nova cara: piso, alambrado, arquibancada, iluminação, acessos. O ambiente esportivo estava com a reforma suspensa há vários anos.

A região da Redonda e comunidades vizinhas estava há muito tempo descoberta de espaço esportivos como esse.

"Isso a longo prazo teve reflexo negativo para a juventude. Agora é correr atrás do prejuízo e assim que aquele espaço estiver pronto, iremos fazer o máximo de atividades possíveis naquela região e trabalhar com aqueles jovens", declarou o secretário de Esporte e Turismo, Segundo Paz.

O prazo de execução é de 90 dias e os serviços estão sob a responsabilidade da P.S. Gomes Construtora ME.
#Administração 11/05/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Audiências públicas explicam porque receitas da Educação são menores que despesas A Prefeitura Municipal de Icapuí realizou três audiências públicas para discutir diretamente com os professores as contas da Educação. A assessoria contábil do município demonstrou que os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB) são insuficientes para pagar a folha do magistério.

No ano passado, o município recebeu R$ 13.045.721,63 (ainda teve um saldo de R$ 116.997,59 provenientes de 2016) do Fundeb. No entanto, teve uma despesa reconhecida de R$ 14.147.953,07. Ou seja, o que entrou não foi suficiente para cumprir as obrigações.

Vale ressaltar que o município faz uma complementação com recursos próprios, para atingir o investimento mínimo de 25% na educação, que é uma obrigação constitucional.

"A gestão atual fez ainda mais, chegando a destinar 38% do orçamento para a área”, informou o assessor contábil Helder Medeiros apresentando, inclusive, os extratos bancários que comprovam a diminuição do repasse do Fundo. "Mais transparente que isso eu desconheço", acrescentou.

As audiências públicas foram realizadas na Escola Carlota Tavares de Holanda, em Ibicuitaba, (quarta-feira, 9, pela manhã), no auditório da Secretaria de Educação (no mesmo dia, à tarde) e na manhã de quinta-feira, 10, na Escola Francisco Ezequiel (Belém-CVTP).

O prefeito Raimundo Lacerda Filho disse que as audiências são importantes para estreitar laços e discutir com base nos números a delicada situação financeira que vive o município.

"Estamos abertos para fazer um debate franco, sincero, com maturidade, sempre na perspectiva de querer o melhor para nossa cidade. Não é interesse de nenhum prefeito atrasar salário de ninguém. Vamos apresentar a realidade, as dificuldades enormes que estamos passando e ouvir de vocês alternativas para sairmos dessa situação", disse o chefe do executivo na abertura de uma das audiências.

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí (SINDISERPUMI) participou dos três encontros.

CALENDÁRIO

A intenção do prefeito Lacerda Filho é voltar a realizar os pagamentos dos salários até o dia 30 de cada mês, o que ocorreu durante todo o ano de 2017. Para isso, é preciso que melhorem as receitas vindas do Governo do Estado do Ceará e do Governo Federal. Elas chegam nos dias 10, 20 e 30 de cada mês. Como houve queda no Fundeb, o salário dos professores do mês passado foi pago apenas no dia 17, após a chegada desses outros recursos.

O pagamento dos salários de abril foi efetuado hoje, 10, e amanhã, 11, o dinheiro estará nas contas bancárias dos servidores. A transferência para os educadores pôde ser feita nesta data em virtude de um recurso extra que entrou nos cofres municipais.

EXTRAPOLANDO

Icapuí está acima do limite legal de gastos com pessoal, que é de 54%. O município está com 57% das receitas comprometidas com a folha de pagamento. Além do Fundeb, outras receitas estaduais e federais tiveram queda nos últimos anos e isso impacta não só a folha, mas também os investimentos.

Recentemente, o Tribunal de Contas do Estado do Ceará disse, erroneamente, que o índice em Icapuí era de 48%. De forma equivocada, não foi levado em conta o estorno que a Governo Federal fez em dezembro do ano passado.

O erro foi reconhecido posteriormente pelo Tribunal, mas ainda não foi disponibilizado qual o verdadeiro índice. A assessoria contábil está cobrando esse resultado.

FUNDEB

A lei determina que 60% dos recursos oriundos do Fundo sejam aplicados para o pagamento de salários (além de 13º salário, férias e benefícios ou gratificações, por exemplo). Os outros 40% podem ser direcionados para despesas diversas consideradas como de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE), realizadas na educação básica, tais como cursos de aperfeiçoamento ou material didático, por exemplo.
#Esporte 04/05/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Autoridades assinam ordem de serviço para a construção de novo ginásio em Icapuí A ordem de serviço para a reconstrução do novo ginásio poliesportivo José do Carmo Rebouças em Icapuí foi assinada ontem pelo chefe da casa civil do Governo do Estado, Nelson Martins, o prefeito Raimundo Lacerda Filho e outras autoridades. A solenidade foi realizada em frente ao antigo ginásio José do Carmo Rebouças, no Centro.

Vestiários masculino e feminino, depósito para material esportivo, banheiros, salão de jogos, sala para reuniões, palco e bilheteria são alguns dos espaços que terá na grande estrutura localizada na Avenida 22 de Janeiro.

O projeto está orçado em R$ 2.317.140,56 com recursos do tesouro do estado e a previsão de entrega é de 180 dias. A construtora vencedora da licitação já começou a trabalhar no local.

"A classe esportista ganha com esse grande ginásio, ela será a mais beneficiada", destacou o prefeito Raimundo Lacerda Filho acrescentando que mais um equipamento de esporte e lazer será construído em parceria com o Governo do Estado que é uma praça do Programa Mais Infância em frente a Escola Professora Mizinha.

Representando o governador Camilo Santana que estava viajando, o chefe da casa civil, Nelson Martins, disse que o projeto do ginásio é único no estado.

O superintendente do Departamento de Arquitetura e Engenharia (DAE), Silvio Gentil, detalhou apresentou o projeto.

"É multifuncional, servirá para outros eventos, são 2.500 metros quadrados, com uma frente especial, sala vip para reuniões, um equipamento de primeiro mundo que outras cidades do Ceará vão querer um igual ao de Icapuí", detalhou.
#Esporte 02/05/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Ordem de serviço do ginásio poliesportivo será assinada nesta quinta, 3 Um antigo sonho dos desportistas icapuienses está cada vez mais próximo de se tornar realidade. A assinatura da ordem de serviço para reforma do ginásio poliesportivo José do Carmo Rebouças, do centro, será assinada hoje, 3, em frente o próprio ginásio, às 18h.

A solenidade vai contar com a presença do prefeito Raimundo Lacerda Filho e o Secretário da Casa Civil, Nelson Martins.

Para o chefe do poder executivo municipal, o esporte é uma importante ferramenta de inclusão social e cidadania. "Tê-lo como prioridade é uma responsabilidade da nossa administração. Por isso estamos tão contentes e ansiosos para o início de uma grande conquista", destacou Lacerda.

O atleta de basquete, Rodrigo Silva, representante e treinador da Associação de Basquete de Icapuí, acredita que a reforma do ginásio poderá trazer muitas possibilidades à juventude icapuiense.

"Isso irá ser um ponto essencial na vida de muitos jovens, ocupando-os em atividades esportivas, no basquete, vôlei, ou qualquer outra [modalidade]. Isso vem a combater às drogas, tem a questão da saúde, isso é muito importante e gostaria de agradecer em nome de todos os atletas praticantes de Icapuí", agradeceu Rodrigo.
#Cultura 23/04/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Artistas, produtores e secretarias discutem estratégias de fomento à cultura em Icapuí Artistas e produtores culturais de Icapuí se reuniram na última sexta-feira, 20, com a Secretaria de Cultura e Juventude e a Secretaria de Turismo e Esportes, no Centro de Juventude e Cidadania (CJC), para dialogar estratégias de fomento à cultura local.

A assembleia discutiu o fortalecimento das ações culturais no município, através da elaboração coletiva de um banco de projetos em diversos setores da arte e cultura, além da construção de um calendário local de atividades para o ano de 2018, com possibilidade de um circuito itinerante de apresentações das manifestações e expressões culturais, em todas as comunidades do município.

O secretário de Turismo e Esportes Segundo Paz destacou que o desejo de realizar o projeto cultural é antigo.

"Desde o início da nossa gestão que tínhamos o desejo de colocar pra frente. Porém, tivemos antes que colocar para funcionar algumas coisas que não estavam funcionando corretamente. Finalmente, chegou a hora de pôr em prática o projeto que já tínhamos posto na mesa com o prefeito Lacerda".

Destacando a importância do trabalho conjunto entre a gestão municipal, artistas e produtores locais para desenvolver um trabalho cultural mais exitoso, o secretário de Cultura e Juventude Manuel de Freitas Filho destacou que o espaço está aberto a todos.

"Não queremos pensar esse projeto somente dentro das secretarias, o que não faz sentido, temos que escutar os artistas e produtores culturais para fechar a proposta", enfatizou.

O artista plástico Edyberto Reis sugeriu a implantação de escolinhas de artes nas escolas que contemplem, por exemplo, atividades de capoeira, artesanato, dança e teatro. "Através da capacitação dos jovens teremos mais propriedade nas apresentações", considerou.

ENCAMINHAMENTOS

Uma nova assembleia está marcada para o dia 4 de maio, no CJC, às 8h30 para apresentação dos diversos projetos e iniciativas dos próprios artistas e produtores locais.

Será criada uma comissão com a representação de diversos setores da cultura, com a proposta de, juntamente com a Secretaria de Cultura e Juventude, apresentar um banco de projetos ao governo municipal que discutirá a viabilidade de execução.
#Infraestrutura 18/04/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Chuva da semana passada em Icapuí foi a quarta maior da história do Ceará A maior chuva da história registrada em Icapuí aconteceu entre a quinta-feira passada, 12, e a sexta-feira, 13. A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (FUNCEME) registrou 255 mm no posto sede do município. Foi também a quarta maior da história do Ceará.

A precipitação de 255 mm foi a quarta maior no estado desde que a Funceme iniciou o acompanhamento diário das chuvas em 1973. Acima dela, em apenas três ocasiões choveu mais que em Icapuí: Crato, em 2004 (290 mm) e Caucaia, duas vezes em 2015 (280 mm e 270 mm).

No outro posto da Funceme em Icapuí, na comunidade de Retiro Grande, foi registrado 179 mm na grande chuva da semana passada.

PREVISÃO

De acordo com a Funceme, até a sexta-feira, 20, as madrugadas devem estar parcialmente nubladas; as manhãs com predomínio de céu nublado; as tardes com chuvas fracas ou moderadas e as noites com chuvas fracas.

A temperatura mínima deve ficar entre 23,4°C e 24,1°C e a máxima deve ficar na média de 28°C.
#Município 17/04/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Pescadores devem receber primeira parcela do seguro-defeso em até 20 dias Os pescadores de Icapuí tiveram uma ótima notícia ontem, 16, com o anúncio da liberação do tão esperado seguro-defeso. Os trabalhadores do mar estão há cinco meses sem receber o seguro, no valor de R$ 954,00. A expectativa é de que a primeira das cinco parcelas seja liberada em até 20 dias.

Na Colônia de Pescadores Z-17, são 1.246 trabalhadores cadastrados. Ainda há outros profissionais filiados ao Sindicato dos Pescadores e Pescadoras Artesanais, Marisqueiras e Trabalhadores e Trabalhadoras na Pesca Artesanal de Icapuí (SINDIPAMI).

A Prefeitura de Icapuí acompanhou o processo e apoiou a ida dos pescadores a uma reunião ontem em Fortaleza, fornecendo o transporte e recursos para outros custos.

Na sexta-feira passada, 13, foi realizada uma audiência pública na Câmara de Vereadores de Icapuí para debater e procurar soluções para o problema.

Para Rivânia Borges, presidente da Colônia, os esforços de todos foram fundamentais para a conquista.

"O pescador estava sofrendo, gritando pelo seu seguro-desemprego. Graças a luta de todos deu tudo certo. O ministério da pesca vai emitir uma relação de embarcações ao INSS para que seja providenciada essa licença o mais rápido possível", destacou Rivânia Borges.

A licença não estava sendo emitida pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) porque a Secretaria Especial de Agricultura e Pesca não estava repassando a documentação dos pescadores ao INSS.

DIREITO

De acordo com o INSS, o seguro-desemprego do pescador artesanal é uma assistência financeira temporária concedida aos pescadores profissionais artesanais que, durante o período de "defeso", são obrigados a paralisar a sua atividade para preservação da espécie.

Para ter direito, o pescador deve comprovar que exerce a pesca de maneira ininterrupta, seja sozinho ou em regime de economia familiar. No caso do Ceará, o defeso da lagosta vai de 1° de dezembro e mantido até 31 de maio.
#MeioAmbiente 09/04/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuí recebe primeira visita do Instituto Chico Mendes Representantes do Instituto Chico Mendes fizeram uma primeira visita a Icapuí depois de o município ter conquistado o Selo Verde da entidade nacional, na categoria Gestão Socioambiental Responsável. A superintendência apresentou na última sexta-feira, 6, a tecnologia social que será usada na implementação da educação ambiental de maneira formal nas escolas e comunidades icapuienses.

"Nós temos um sistema que trabalha exatamente a escola como uma ferramenta de capilaridade para as ações de implementação de educação ambiental nas comunidades. Viemos apresentar o projeto e conhecer todas as potencialidades, o que já vem sendo feito no município. A cidade tem todo um DNA, várias ações e projetos ligados a área ambiental e agora vamos unir esforços, o município de Icapuí e o Instituto Chico Mendes, pra que essas tecnologias sejam implementadas na prática, com mais facilidade, com mais participação das comunidades", explicou Andrea Monteiro, superintendente Norte Nordeste do Instituto Chico Mendes.

TECNOLOGIA

O Sistema de Sensibilização e Práticas Em Educação Ambiental (SISPEA) possui metodologia teórica e prática e aplicação da educação socioambiental em conformidade com Lei 9.795/99, seguindo a aplicação da Agenda XXI e os parâmetros curriculares nacionais (PCNs).

O Programa promove a sensibilização e desenvolve práticas de responsabilidade socioambiental nas escolas e suas comunidades, utilizando recursos e metodologias que observam as características e costumes de cada região. É composto de capacitação de multiplicadores, material didático para alunos e professores, acompanhamento pedagógico, avaliação e emissão de relatórios.

Em sua metodologia, aplica a educação socioambiental na transversalidade sendo desenvolvida em forma de sistema onde o primeiro ano é aplicado educação ambiental nas disciplinas de português, matemática, ciências, história, geografia com desenvolvimento de interpretação de textos, atividades laboratoriais e dinâmicas interativas.

No segundo ano são desenvolvidos projetos de educação ambiental com aplicação de práticas na escola envolvendo vários segmentos que compõem a sociedade, estimulando as políticas públicas.

Veja mais:
#MeioAmbiente 04/04/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos tem novo calendário de oficinas nas comunidades A Prefeitura de Icapuí e o Grupo de Estudos de Organizações do Terceiro Setor atuantes na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (GETSGRU) divulgaram o calendário das próximas oficinas de mobilização e conscientização nas comunidades sobre a importância de tratar corretamente o lixo.

O plano está sendo desenvolvido desde o ano passado e algumas comunidades já foram contempladas com momentos de educação ambiental.

CALENDÁRIO

4 DE ABRIL
17h - Vila Esperança - Redonda

7 DE ABRIL
15h - Associação de Moradores - Barreiras da Sereia
18h - Salão Paroquial - Melancias de Cima

13 DE ABRIL
8h - CRAS - Mutamba

14 DE ABRIL
15h - Escola Maria Edilce Barbosa - Melancias de Baixo

20 DE ABRIL
8h - Barraca Macura - Ponta Grossa
18h30 - Escola Carlota Tavares de Holanda Comunidade - Ibicuitaba

27 DE ABRIL
16h - Antiga Escola - Berimbau

28 DE ABRIL
14h30 - Antiga Escola - Gravier
19h - Pastoral Igreja Católica - Centro

6 DE MAIO
8h - Fábrica de castanha - Incra

11 DE MAIO
19h - Igreja Católica - Cajuais

19 DE MAIO
18h - Centro de Educação Infantil José Antero - Morro Pintado

26 DE MAIO
16h - Salão Paroquial - Vila Jardim Paraíso

1 DE JUNHO
14h - Sede da Associação - Olho D'água

12 DE JUNHO
15h - Na sombra do pé de juazeiro - Ariza
#Cultura 02/04/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Encenação da Paixão de Cristo em Icapuí emociona público em duas noites de apresentações O espetáculo "A Paixão de Cristo" está de volta à Icapuí. Nos dias 30 e 31 de março, população local e turistas se emocionaram com a representação dos últimos dias de Jesus Cristo na terra. A iniciativa foi da Associação Renascer em Cristo e contou com o apoio e patrocínio da Prefeitura Municipal de Icapuí.

Uma grande estrutura foi montada no campo de futebol o Teixeirão, por trás da gruta, para encenar os diversos momentos da vida e morte de Cristo. Cenários, figurino e a atuação dos atores e figurantes chamaram atenção do grande público.

A apresentação foi dividida em duas partes: na primeira noite, foram encenadas a história de vida e Paixão de Cristo, e no segundo dia, morte e ressurreição.

A encenação contou com 180 artistas (atores e figurantes) e mais 60 pessoas fazendo parte da produção e dos trabalhos nos bastidores, todos do município.

"Toda a comunidade se engajou, tudo com a produção local, e isso é muito importante. A Paixão de Cristo volta ao calendário cultural do município. A Prefeitura assumiu o seu papel, patrocinando este momento para a comunidade e os visitantes, e acreditamos que no ano que vem será ainda melhor", destacou o prefeito Raimundo Lacerda Filho.

Para Manuel de Freitas Filho, secretário de Cultura e Juventude, o espetáculo mostra a identidade dos moradores para as manifestações culturais. "É um sentimento que volta a crescer", disse.
#MeioAmbiente 16/03/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuí realiza mais uma oficina sobre Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos O Grupo de Sustentação, criado para apoiar a implantação das metas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e composto por representantes do governo, sociedade civil e comércio, se reuniu na manhã de hoje, 16, na Câmara Municipal de Icapuí, para elaborar o cronograma de continuidade das oficinas realizadas nas comunidades.

O plano já está sendo desenvolvido desde o ano passado e algumas comunidades e escolas já foram contempladas com as oficinas de educação ambiental.

O evento de hoje serviu para mobilizar a população, conscientizar sobre a importância de tratar corretamente os resíduos sólidos e definir as novas datas e locais das próximas oficinas. Essa agenda será divulgada em breve.

Na oportunidade, os representantes da sociedade civil puderam expor ideias para massificar a informação sobre o plano de resíduos sólidos e como ele será desenvolvido na cidade.

EDUCAÇÃO

O Grupo de Sustentação entende que a comunidade escolar é uma ferramenta massificadora e, por isso, será feito um planejamento especial com os educadores para realizar as oficinas nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEI's).

Para Luana Rebouças, supervisora de departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), o encontro como o de hoje é fundamental para a divulgação, o entendimento, a sensibilização dos atores envolvidos no processo da gestão compartilhada dos resíduos sólidos no nosso município.

"Todas as sete metas que compõem o plano são sistêmicas e importantes, mas destaco a meta ‘7 - Educação Ambiental’ nas escolas e comunidades, como sendo a base para sustentar as demais. Hoje conseguimos construir o cronograma das demais oficinas de EA, com foco na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Coleta Seletiva, para contemplar todas as comunidades, escolas e centros de educação infantil", destaca.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Wilson Agostinho, representante da comunidade de Morro Pintado, agradeceu a oportunidade de diálogo e interação popular.

"Esse é um momento muito rico, onde as pessoas podem expor suas ideias sobre a questão da reciclagem do lixo, que é um fator que afeta o meio ambiente. Hoje, com essas oficinas, ficamos informados de que forma devemos tratar o lixo para mantermos a comunidade limpa. A comunidade limpa é o município limpo.", considera.
#Festa 15/02/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Alegria, segurança e programação diversificada marcam carnaval de Icapuí O carnaval mal terminou e já está deixando saudades entre os icapuienses. Foram seis dias de festa com uma programação para agradar todos os tipos de folião. Desfile de blocos, encontro de paredões de som, mela-mela, matinês nas praias e shows em praça pública não deixaram ninguém parado.

As comemorações de momo começaram na sexta-feira, 9, com uma blitz educativa promovida pela Secretaria de Assistência Social em diversos pontos do município alertando a população sobre como brincar um carnaval com segurança. À tarde, um desfile de blocos infantis e de idosos levou às ruas um alerta contra a exploração e inclusão social.

Os blocos tradicionais caíram na avenida no sábado, 10, saindo do largo da Escola Mizinha em direção à Praça Central Adauto Róseo para os shows das bandas Sunsamba, da Bahia, Forró de Ouro e a dupla Aline e Dayvid.

No domingo, 11, a folia começou cedo na praia de Tremembé com uma matinê de praia embalada pelo som de La Máquina e The Clepton. Na parte da tarde, o tradicional mela-mela de Ibicuitada reuniu uma multidão para brincar com espumas, farinha e muita alegria. Bakulejo, Renata Falcão e Tiago Mix comandaram a festa na praça no período noturno. Em Redonda, o Bloco do Boi desfilou ao som do Frevão do Severino.

A segunda-feira, 12, teve matinê em Redonda com as bandas Maresia e Malucos da Folia, mela-mela em Cajuais e shows com Kalídia Santos, João Neto Pegadão e Forró de Rico.

Na terça-feira, 13, a matinê foi em Barreiras com Brasas do Sertão Elétrico, seguida pelo mela-mela em Mutamba no período da tarde e encerrando com Forró de Rico, Brasas do Sertão e The Clapton na praça central. Ainda no mesmo dia, se apresentaram o Bloco do Caranguejo em Requenguela e o Bloco do Boi novamente em Redonda.

Dando adeus ao carnaval 2018, Forró de Rico, PV Oficial, Gil Forrozeiro, Cabidões e o Bloco do Jumento Elétrico animaram o público na comunidade de Redonda.
#Cultura 09/02/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí divulga programação oficial do Carnaval 2018 Seis dias de festa e muita alegria para a população local e turistas é o que promete o Carnaval 2018 de Icapuí. A programação tem início nesta sexta-feira, 9, e segue até o dia 14, na Quarta-Feira de Cinzas, com bandas em praça pública, nas praias e desfiles de blocos pelas ruas da cidade.

"O intuito da programação não é concorrer com grandes carnavais milionários, mas sim de fazer um para agradar o turista que já vem pra Icapuí e para os próprios icapuienses", destacou Segundo Paz, secretário de Esporte e Turismo.

A programação começa hoje, 9, com o Carnaval das Crianças, na Praça Central Adauto Róseo, com PV Oficial e Gil Forrozeiro, a partir das 16hs.

CARNAVAL CULTURAL

Uma das diferenças do evento carnavalesco deste ano é o foco cultural, fomentando a participação de diversos blocos e agremiações.

No sábado, 10, o encontro dos blocos será no Largo do Mizinha, com concentração às 17hs, ao som do Frevão do Severino, com o cortejo, em seguida, saindo pelas principais ruas até à Praça Central Adauto Róseo. Na praça, haverá desfile e apresentação da história de cada bloco.

No domingo, 11, a partir das 15hs, em Redonda, o Bloco do Boi sai pelas ruas da comunidade ao som do Frevão do Severino.

Na terça-feira, 13, o Bloco do Caranguejo desfila por Requenguela a partir das 17hs. Também no mesmo dia, o Bloco do Boi desfila novamente em Redonda, 15hs.

Na quarta-feira, 14, o Bloco do Jumento Elétrico anima a tarde de quem for brincar em Redonda.

PROGRAMAÇÃO GERAL

SEXTA-FEIRA (9)
16hs - Carnaval das crianças - PV Oficial e Gil Forrozeiro - Praça Central
20hs - Encontro de Paredões - Largo da Escola Mizinha

SÁBADO (10)
14hs - Encontro de Paredões - Quitérias
17hs - Carnaval cultural - Encontro de blocos - No Largo do Mizinha e cortejo até à Praça Central
21h30 - Sunsamba (BA)
23h30 - Forró de Ouro
01h30 - Aline e Dayvid

DOMINGO (11)
11hs - La Máquina - Matinê de praia - Tremembé
13hs - The Clapton
16hs - Mela-mela e Paredões - Ibicuitaba
21h30 - Bakulejo
23h30 - Renata Falcão
01h30 - Tiago Mix

SEGUNDA (12)
11hs - Maresia - Matinê de praia - Redonda
13hs - Malucos da Folia
16hs - Mela-mela e Paredões - Cajuais
21h30 - Kalídia Santos
23h30 - João Neto Pegadão
01h30 - Forró de Rico

TERÇA-FEIRA (13)
11hs - Brasas do Sertão Elétrico - Matinê de praia - Barreiras
16hs - Mela-mela e Paredões - Mutamba
21h30 - Forró de Rico
23h30 - Brasas do Sertão
01h30 - The Clapton

QUARTA-FEIRA (14)
14hs - Forró de Rico
PV Oficial e Gil Forrozeiro
Cabidões
Bloco Jumento Elétrico - Redonda
#Segurança 07/02/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Carnaval: Prefeitura adota providências na segurança e espera aval do Ministério Público
#MeioAmbiente 06/02/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura e grupo de estudos apresentam projeto de resíduos sólidos ao Ministério Público e secretariado A Prefeitura de Icapuí e o Grupo de Estudos de Organizações do Terceiro Setor atuantes na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (GETSGRU) apresentaram ao Ministério Público, na manhã de ontem, 5, o projeto de Gestão Integrada e Sustentável de Resíduos Sólidos para o município.

Participaram da reunião a promotora de justiça da comarca de Icapuí, representante do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Paloma Milhomem Neiva, o prefeito Raimundo Lacerda Filho, o professor José Paulo, coordenador do GETSGRU e secretários.

No período da tarde, na Estação Ambiental Mangue Pequeno, o prefeito, secretários e representantes das secretarias de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), Saúde, Educação, Infraestrutura e Obras e do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA) se encontraram para discutir o andamento do processo no âmbito institucional.

"O objetivo deste momento é ouvir do Grupo de Estudos como está a implantação da política de resíduos sólidos em Icapuí, quais são as responsabilidades de cada secretaria e o que podemos fazer para integrar as ações", destacou Ana Paula Lima, assessora de relações com a comunidade.

O trabalho de implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos está sendo feito a partir de metas:

META 01 - Criação do Plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos
META 02 - Recuperação da área degradada por disposição de resíduos sólidos urbanos
META 03 - Implantação do aterro controlado
META 04 - Implantação do sistema de coleta seletiva
META 05 - Constituição da cooperativa de catadores de materiais recicláveis
META 06 - Implantação da usina de tratamento por compostagem
META 07 - Educação ambiental, ação para as escolas municipais urbanas e rurais
#Município 06/02/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí recebe nova frota de veículos para uso das secretarias A Prefeitura Municipal de Icapuí está com uma nova frota de veículos. São 15 carros e cinco motos a serviço da gestão municipal. Os automóveis são na cor branca e identificados com o símbolo do município e os nomes das secretarias.
#Administração 06/02/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ NOTA OFICIAL - Prefeitura de Icapuí atende recomendação do Ministério Público e cancela carnaval Em atendimento à recomendação do Ministério Público do Estado, representado na Promotora de Justiça Paloma Milhomem Neiva, a Prefeitura Municipal de Icapuí cancela a programação oficial do Carnaval.

O Ministério Público recomendou a não-realização do evento alegando a violência de facções criminosas nos estados de Rio Grande do Norte e Ceará. Icapuí é um município que faz divisa com os dois estados.

Tanto o MP quanto a Justiça recomendaram a mudança porque, neste momento, o município ficaria vulnerável diante de um evento de grande porte. Sabemos da importância do Carnaval para lazer e economia na nossa cidade. Entendemos a segurança como um bem comum a todos.

Confiamos na alegria do nosso povo e nos manteremos firmes e fortes.

Prefeitura Municipal de Icapuí

*Atualização às 21h12 do dia 07/02/2018:

A Prefeitura de Icapuí apresentou hoje à tarde, 7, ao Ministério Público do Ceará as providências que estão sendo tomadas na segurança pública para a realização do carnaval. Foi garantido que o município contará com o reforço de 41 policiais militares e viaturas, presença do BPRAIO de Aracati, do Corpo de Bombeiros e Detran. A promotora de Justiça Paloma Milhomem Neiva recomendou ontem, 6, que o município não realizasse a festa carnavalesca, alegando a deficiência da segurança, o aumento da violência e a atuação de facções criminosas no Estado. A decisão pode sair a qualquer momento.

Mais informações sobre as providências no link abaixo:
#Administração 01/02/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Balanço das contas do município em 2017 é apresentado aos vereadores O prefeito Raimundo Lacerda Filho se reuniu na tarde de hoje, 1, com os vereadores do município para apresentar um balanço das contas municipais do ano de 2017. O relatório foi apresentado pela assessoria contábil, com a participação da Controladoria do Município, Secretaria de Administração e a Assessoria Jurídica.

Icapuí, assim como várias outras cidades do país, está sofrendo com a queda de receitas. Em 2017, o município esperava arrecadar cerca de R$ 82 milhões, mas acabou recebendo aproximadamente R$ 76 milhões. Esse montante seria para cobrir uma despesa de R$ 82 milhões. Ou seja, um déficit de mais de R$ 6 milhões.

A gestão está fazendo todos os esforços possíveis para diminuir os gastos com a folha de pagamento e continuar fazendo os investimentos necessários.

Entre as medidas, destaca-se a economia de mais de R$ 400 mil com combustíveis, corte de diárias, diminuição de os salários dos comissionados em 50%, do prefeito, vice e secretários em 25%, entre outras medidas.

Mesmo com todas as dificuldades financeiras, a Prefeitura de Icapuí investe 37% dos recursos em educação (quando o mínimo, por lei, é 25%) e 27,90% em saúde (sendo o mínimo 15%).

Todos os 11 vereadores foram convidados. Compareceram os edis da base aliada Almir Alcântara, Normando Silva, Kleiton Pereira, Ronaldo Lucas, Jobede Cirilo e Cláudio Roberto.
#Administração 01/02/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí e sindicato dos servidores discutem pauta de reivindicações A Prefeitura Municipal de Icapuí e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí (SINDSERPUMI) se reuniram na manhã de hoje, 1, para discutir a pauta de reivindicações apresentada pela entidade sindical. O encontro aconteceu no auditório da Secretaria de Educação e contou com a presença do prefeito Raimundo Lacerda Filho, assessoria jurídica do município e secretários.

O pagamento dos retroativos de 2017 (atividade meio e saúde), os retroativos da progressão horizontal do magistério, a avaliação de um estudo sobre insalubridade e a campanha salarial 2018 foram alguns dos pontos discutidos.

O prefeito garantiu que até abril o município fará o pagamento dos retroativos do ano passado, podendo o valor de R$ 140 mil serem pagos de uma só vez ou dividido, mas que a quitação não passe do quarto mês do ano.

Sobre o reajuste salarial, a gestão municipal analisará a proposta do sindicato que é de 2,07% de aumento para as atividades meio e 6,81% para o magistério.

Em relação aos retroativos da progressão horizontal do magistério, a assessoria jurídica entregou um parecer jurídico para que o sindicato analise.

A avaliação sobre a insalubridade dos locais de trabalho está sendo concluída por uma empresa contratada juntamente com a assessoria jurídica. Na próxima semana, os resultados serão apresentados à entidade sindical e, posteriormente, aos servidores.

ESFORÇOS

A situação financeira de Icapuí não é muito diferente da maioria das cidades do país que vêm sofrendo com a queda das receitas. Em 2017, o município esperava arrecadar cerca de R$ 82 milhões, mas acabou recebendo aproximadamente R$ 76 milhões. Esse montante seria para cobrir uma despesa de R$ 82 milhões. Ou seja, um déficit de mais de R$ 6 milhões.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho disse que a gestão está fazendo todos os esforços possíveis para diminuir os gastos com a folha de pagamento e continuar fazendo os investimentos necessários.

"Nós já economizamos mais de R$ 400 mil com combustíveis, houve corte de diárias, diminuímos de 1.800 da gestão passada para 1.100 o número de pessoas na folha, foram diminuídos os salários dos comissionados em 50%, do prefeito, vice e secretários em 25%, entre outras medidas", explicou o chefe do poder executivo municipal.

Mesmo com todas as dificuldades financeiras, a Prefeitura de Icapuí investe 37% dos recursos em educação (quando o mínimo, por lei, é 25%) e 27,90% em saúde (sendo o mínimo 15%).

"Nós estamos usando recursos próprios para fazer investimentos, coisa que nenhuma prefeitura do Ceará faz", destacou Helder Medeiros de Alencar Araripe Neto, assessor contábil.
#Segurança 29/01/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Conselho Comunitário de Defesa Social convoca população para discutir segurança pública O Conselho Comunitário de Defesa Social do Município, em parceria com a Prefeitura Municipal de Icapuí, está convocando a população icapuiense para uma reunião sobre segurança pública, com o objetivo de tornar a cidade mais tranquila.

A discussão vai acontecer nesta sexta-feira, 2 de fevereiro, às 10h da manhã, na Escola Mizinha. O evento deve contar com a participação de representantes de associações, conselhos e demais autoridades do município.
#Saúde 25/01/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Campanha de doação de sangue será realizada no dia 31 de janeiro em Icapuí Depois de muitos anos, Icapuí volta a receber uma campanha de doação de sangue. O evento será realizado em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE) no dia 31 de janeiro, das 8hs às 16hs, no Centro de Reabilitação de Icapuí, por trás do Hospital Maria Idalina.

A expectativa da organização é arrecadar cerca de 150 bolsas de sangue. Cada uma delas pode salvar até quatro vidas. Todas as arrecadações serão levadas para Fortaleza e de lá distribuídas para todo o estado do Ceará.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR:

- Estar saudável
- Apresentar documento oficial com foto (original ou cópia autenticada)
- Pesar acima de 50kg
- Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos 3h antes da doação)
- Ter entre 16 e 60 anos (pode até 69 anos caso já seja doador)

Os candidatos à doação com idade entre 16 e 17 anos devem apresentar o Termo de Consentimento formal assinado pelo responsável legal, disponível em www.hemoce.ce.gov.br.

No dia da campanha, o interessado em doar faz um cadastro, passa pela pré-triagem (verificação da pressão arterial, temperatura, dosagem de hemoglobina e verificação de peso), triagem (entrevista individual e sigilosa), lanche (para melhorar os níveis de glicemia e hidratação) e a coleta que recolhe 450ml de sangue em um tempo médio de 10 minutos.
#Cultura 24/01/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Semana Cultural evidencia valores, potencialidades e cultura dos icapuienses Foram oito dias intensos, de 15 a 22 de janeiro, com jogos, teatro, show musicais, reinauguração da FM Educativa, entre outras atividades.
#Esporte 19/01/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Torneio Municipal de Poker bate recorde no número de participantes Concentração, habilidade e solidariedade. O 3° Torneio Municipal de Poker bateu recorde no número de participantes e ainda arrecadou mais de 200 quilos de alimentos não-perecíveis para serem doados a famílias carentes. Os jogos foram realizados na noite de ontem, 18, no Play Bar, e integram a programação da Semana Cultural.

O grande campeão foi Mário Olímpio, morador do Centro, que jogou como profissional e de forma bastante agressiva para crescer na mesa final e levar o título. Compondo o pódio, dois jogadores do team Barreiras: Arthur Sousa em segundo e Marcílio Bezerra em terceiro. Os dois vêm treinando bastante e aparecem como grandes promessas para o CIP2018.

VENCEDORES:

1° Mario Olímpio
2° Arthur Sousa
3° Marcílio Bezerra
4° Otávio Neto
5° Artur Lima
6° Rafaela Costa
7° Bruno Paz
8° Ramon Borges
9° Liduína Ribeiro
#Cultura 15/01/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí divulga programação oficial da Semana Cultural 2018 Diversas atividades culturais e esportivas vão acontecer entre os dias 15 e 22 de janeiro em diferentes locais do município.
#Cultura 09/01/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ NOTA DE ESCLARECIMENTO: programação da Semana Cultural ainda passa por ajustes A Prefeitura Municipal de Icapuí informa que a programação da Semana Cultural 2018 está em fase de finalização e será divulgada em breve.
Logo, qualquer compartilhamento corrente nas redes sociais é extraoficial. A divulgação oficial partirá da fanpage da prefeitura, bem como do site do município.
#Festa 08/01/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Confira algumas imagens da chegada de 2018 em Icapuí A chegada de 2018 em Icapuí foi de muita alegria, confraternização, música e queima de fogos na praia de Barreiras. A trilha sonora ficou por conta das bandas Forró Real, La Máquina e Brasas do Sertão animando icapuienses e turistas.

Confira abaixo algumas imagens que marcaram o réveillon de Icapuí.
#Administração 21/12/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí entra em recesso do dia 22 de dezembro a 5 de janeiro Apesar da paralisação, atividades essenciais terão funcionamento normal. A folga é tradicionalmente concedida nesta época do ano aos servidores.
#Festa 20/12/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ 'Eu acredito em Papai Noel' animará o Natal das crianças de Icapuí Festa natalina para os pequenos, com brincadeiras e a presença do bom velhinho, será realizada nesta sexta-feira, 22, na Praça Adauto Róseo, a partir das 16hs.
#Município 20/12/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ NOTA OFICIAL: SAAE suspende edital do processo seletivo simplificado O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) vem a público informar que o edital n° 01/2017 do processo seletivo simplificado, publicado na manhã de hoje, 20, está suspenso por tempo indeterminado até passar por uma reavaliação.

Agradecemos a compreensão.

Diretoria do SAAE.
#Cultura 19/12/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Espetáculo natalino será apresentado pela primeira vez em Icapuí A Árvore de Cristo - Cantata de Natal que unirá teatro, música e dança para contar a história do nascimento de Jesus Cristo conta com o apoio da Prefeitura
#Educação 19/12/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Mari Cecília conquista mais um troféu no Prêmio Professores do Brasil A professora Mari Cecília Silvestre, já vencedora da etapa cearense e da etapa regional do Prêmio Professores do Brasil, recebeu nesta segunda feira, 18, em São Paulo, mais um prêmio, dessa vez na categoria “temáticas especiais”.

Foram 15 finalistas premiados neste quesito. A produção de reportagens em vídeo “ Água, fonte de vida em Redonda” da professora Mari Cecília com alunos da Escola Horizonte da Cidadania foi uma das ganhadoras da temática “uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de inovação educacional”.

Os vencedores dessa etapa receberam o valor de R$ 5 mil e um troféu de reconhecimento, oferecidos pelo Centro de Inovação para a Educação Brasileira.

A categoria temática especial é dividida em quatro temáticas: o esporte como estratégia de aprendizagem; conservação e uso consciente da água; estímulo ao conhecimento científico por meio da inovação e uso de tecnologias de informação e comunicação no processo de inovação educacional.

Além disso, os premiados são convidados a participar do programa Sala de Professor e Salto para o Futuro da TV Escola, além de terem seus trabalhos publicados e divulgados pelo Ministério da Educação e instituições parceiras.
#Obra 15/12/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí inicia intervenções e obras em áreas de risco A Prefeitura de Icapuí iniciou esta semana intervenções e obras nas áreas de risco visando as consequências do período chuvoso que se aproxima. Dos 21 locais mapeados pela Defesa Civil e uma comissão interinstitucional, foram escolhidos sete para receber serviços em caráter imediato.

Um desses locais com obras já iniciadas fica ao lado da cadeia pública, em Salgadinho I, que teve a fossa vedada e inutilizada - uma nova foi construída. A equipe está fazendo a limpeza do terreno e do canal, construindo bueiros e fazendo a instalação da drenagem adequada. A previsão é que os serviços sejam concluídos até o final da próxima semana.

Pavimentações e drenagens em vias (próximo à gruta na Serra de Icapuí/Chico Dantas; Rua do Alfredo; Vila Nova e Ibicuitaba), aterro e adequação de meios-fios (Serra de Mutamba) e outros reparos evitarão riscos de enxurradas, deslizamento e desabamento de residências. Esses pontos foram definidos como prioritários.
#Administração 15/12/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuí salta de zero para 9,25 no Índice de Transparência do TCE/CE O portal da transparência da Prefeitura Municipal de Icapuí saltou da nota zero em 2016 para 9,25 em 2017, segundo pesquisa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. Todos os anos, o órgão estabelece o Índice de Transparência Municipal numa escala de notas baseada no nível de conformidade à Lei da Transparência e à Lei de Acesso à Informação.

A nota de cada portal é obtida pela soma dos requisitos para cumprimento da transparência pública, determinados nos Ofícios Circulares nº 043/2015 e nº 044/2015, de 26/10/2015. Os requisitos estão organizados em: Endereço Eletrônico, Transparência da Gestão Fiscal (instrumentos, despesas e receitas) e Acesso às Demais Informações.

O salto de zero para 9,25 reflete a preocupação da atual gestão com a lisura, seriedade e transparência das informações públicas.

LEGISLATIVO

O mesmo estudo também analisa os portais da transparência das câmaras municipais. A Câmara Municipal de Icapuí obteve a nota 9,50.
#Desenvolvimento 11/12/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Governador e prefeito Lacerda Filho assinam ordem de serviço da estrada de Redonda Documento foi assinado no último sábado, 9, por Camilo Santana, o prefeito Lacerda Filho e autoridades
#Esporte 11/12/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Regata de Jangadas movimenta pescadores e moradores da Barrinha em sua 10ª edição A 10ª edição da tradicional Regata de Jangadas da Barrinha movimentou pescadores e moradores da comunidade neste final de semana. O evento foi realizado pela Associação de Moradores da Barrinha (AMBA) e patrocinado pela Prefeitura Municipal de Icapuí.

A competição contou com 25 jangadas e foi dividida em duas categorias, oca e isopor, com cinco vencedores em cada uma delas, com as seguintes premiações: R$1.200,00 (1º lugar); R$ 600,00 (2º lugar); R$300,00 (3º lugar); R$250,00 (4º lugar) e R$200,00 (5º lugar).

Na programação de sábado, 9, e domingo, 10, teve alvorada com a Orquestra de Sopros de Icapuí, jogos esportivos, mutirão de limpeza, palestra em prevenção ao consumo de drogas ministrado pelo tenente Ricardo Ponciano e festa dançante.

VENCEDORES:

Categoria
isopor
1º lugar: jangada Shekna
2º lugar: jangada Rihana
3º lugar: jangada Thaisa
4º lugar: jangada Matias
5º lugar: jangada Marfim

Categoria oca
1º lugar: jangada Samuel Martins
2º lugar: jangada Martins
3º lugar: jangada Ela
4º lugar: jangada Melissa
5º lugar: jangada Melody
#Administração 04/12/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí inicia preparativos para enfrentar consequências do período chuvoso A Prefeitura de Icapuí está se preparando com antecedência para o período chuvoso do início do próximo ano. Uma comissão interinstitucional se reuniu na manhã de hoje, 4, para debater as áreas de risco mapeadas pela Defesa Civil e encaminhar às secretarias e autoridades um relatório sobre a realidade encontrada e as ações necessárias para diminuir as consequências das chuvas.

O monitoramento foi feito, inicialmente, em 21 pontos do município e detectou que há riscos de deslizamento de terras, desabamento de residências e estruturas e alagamentos em ruas e avenidas em diversas comunidades do município, seja no Centro, nas serras de Mutamba e Cajuais, praias e outras localidades.

A solução dos problemas passa pela pavimentação, construção ou reforma de sistemas de drenagem, limpeza de calhas, esgotos, bocas de lobo e similares, escolha de locais para abrigar famílias em casos de urgência, bem como a realização de campanhas educativas sobre o descarte de lixo.

Na próxima reunião agendada para a semana que vem, já será possível saber que atitudes mais prioritárias serão tomadas.

“As previsões meteorológicas indicam que as chuvas do próximo ano serão bem acima da média e isso é um fator preocupante. Começamos esses trabalhos de prevenção para diminuir o máximo possível os possíveis problemas”, destaca Reudson de Souza, coordenador de políticas públicas do município.

Daniel Oliveira, da Defesa Civil, lembra que todo ano há chuvas em Icapuí que atingem a marca de 250 milímetros, o que é suficiente para causar muitos estragos.

Participaram das discussões, representantes das secretarias de Governo; Infraestrutura; Assistência Social; de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA); Finanças; Cultura e Juventude; Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA); limpeza pública, além da Defesa Civil.
#AssistênciaSocial 01/12/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Pacientes do CAPS aprendem a utilizar a banana em receitas menos tradicionais Usar a banana para fazer doces, sorvete, pizza, bolo, brigadeiro, farofas, chips e outras comidas saborosas. A utilização da fruta em receitas menos tradicionais foi tema de um curso voltado a pacientes e acompanhantes do Centro de Apoio Psicossocial (CAPS) Pergentino Rebouças Maia, entre os dias 28 e 30 de novembro, na Escola Gabriel Epifânio dos Reis. Além de encher os olhos e saborear as produções, as 18 mulheres participantes se alimentaram de autoestima.

A assistente social do Caps, Leilane Moreira da Costa, ressaltou a importância do momento para as usuárias.

“O curso teve como objetivo principal de melhorar a autoestima, incentivar que elas usem como fonte de renda e mostrar que, apesar de limitações de saúde, elas são capazes de desenvolver esse trabalho. Dessa forma, buscamos reduzir o estigma em relação às pessoas com transtornos mentais”, avaliou.

A intenção é que as participantes possam multiplicar o aprendizado e desenvolver o projeto nas unidades básicas de saúde do município e nas suas residências.

“Agradeço a oportunidade de poder trabalhar com as meninas ensinando-as a aproveitar a banana para uma melhor qualidade de vida e adquirir uma nova fonte de renda”, coloca a ministrante do curso, Yruama Guerra.

A capacitação foi ofertada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) e desenvolvida através de uma parceria do Caps com a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) e a Secretaria de Assistência Social.

Veja fotos das comidas na galeria abaixo.
#MeioAmbiente 29/11/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Criada agenda das 10 primeiras oficinas de educação ambiental nas comunidades de Icapuí O grupo de sustentação que trabalha na implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) definiu a agenda das 10 primeiras oficinas de educação ambiental que serão realizadas nas comunidades de Icapuí. As atividades acontecerão entre 9 de dezembro e 26 de janeiro de 2018, em diferentes locais.

O calendário contemplando outras localidades ainda está sendo elaborado. Para definir as próximas datas, os integrantes do grupo de sustentação farão a sensibilização e mobilização com os demais líderes comunitários que não puderam participar do primeiro encontro de discussão realizado no dia 23 de novembro.

As oficinas serão de 4hs/aula distribuídas em dois momentos: parte teórica sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidas (PNRS) e parte prática envolvendo as temáticas pertinentes ou demandadas pela própria comunidade como compostagem, coleta seletiva, reciclagem, logística reversa, etc.

As oficinas fazem parte da Meta 7 (de um total de sete) para a consolidação da gestão sustentável dos resíduos no município.

CALENDÁRIO

Dia 09/12 - 9hs - Barrinha (Coleta na praia, ação comunitária)

Dia 13/12 - 8hs - Morro Alto (Escola Mizinha)

Dia 16/12 - 8hs - Serra de Mutamba (CEI Rosa Filomena)

Dia 17/12 - 15hs - Barreiras (Galpão da Associação de Barreiras da Sereia)

Dia 05/01 - 15hs - Retiro Grande (Escola Única)

Dia 06/01 - 8hs - Redonda (Escola Horizonte da Cidadania)

Dia 12/01 - 14hs - Morro Pintado (Escola de CEI José Antério Rebouças)

Dia 17/01 - 8hs - Icapuí (Auditório da Secretaria de Educação)

Dia 25/01 - 15hs - Requenguela (Estação Ambiental)

Dia 26/01 - 15hs - Córrego do Sal (Igreja Católica)
#Município 29/11/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Revisão biométrica do TRE-CE para eleitores de 29 municípios se encerra amanhã, 30 De acordo com o órgão eleitoral, Icapuí e o município de Moraújo atingiram, até agora o maior índice, com 87% dos eleitores recadastrados.
#MeioAmbiente 23/11/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Plano municipal de gestão de resíduos sólidos cria agenda de oficinas de educação ambiental O grupo de sustentação que trabalha na implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) se reuniu na manhã de hoje, 23, no auditório da Secretaria de Educação, para discutir a criação de oficinas de educação ambiental destinadas à população de Icapuí. Essas futuras atividades fazem parte da Meta 7 para a consolidação da gestão sustentável dos resíduos no município.

O encontro teve uma significativa participação de representantes das comunidades e das Secretarias de Educação e Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA).

“Saímos com a agenda pronta para 10 comunidades, onde teremos as datas e locais divulgados em breve. Ainda como encaminhamento, vamos entrar em contato com as lideranças das demais comunidades para que também possam sugerir as datas de suas oficinas e concluirmos a agenda geral com 100% das comunidades atendidas”, explicou Luana Rebouças Pinto, supervisora de departamento de Meio Ambiente da Sedema.

As oficinas serão de 4hs/aula distribuídas em dois momentos: parte teórica sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidas (PNRS) e parte prática envolvendo as temáticas pertinentes ou demandadas pela própria comunidade como compostagem, coleta seletiva, reciclagem, logística reversa, etc.

O coordenador do Grupo de Estudos de Organizações do Terceiro Setor atuantes na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (GETSGRU) e professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), José Paulo, destacou um dos objetivos das próximas ações.

“Quando iniciarmos a Meta 7, vamos começar a riscar do nosso cotidiano a palavra ‘lixo’, porque, a nosso ver, o lixo quase não existe. Praticamente, tudo que é descartado pode ser reciclado e reutilizado de alguma forma. O nosso foco será nesse sentido quando falarmos de educação ambiental”, destacou o professor.

O trabalho de implantação da gestão sustentável dos resíduos sólidos se dará a partir de metas:

META 01 - Criação do Plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos
META 02 - Recuperação da área degradada por disposição de resíduos sólidos urbanos
META 03 - Implantação do aterro controlado
META 04 - Implantação do sistema de coleta seletiva
META 05 - Constituição da cooperativa de catadores de materiais recicláveis
META 06 - Implantação da usina de tratamento por compostagem
META 07 - Educação ambiental, ação para as escolas municipais urbanas e rurais de Icapuí/CE.
#Administração 23/11/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Em dias com Lei Complementar n° 131 de acordo com a fiscalização do TCE\CE Mês Referência Outubro/2017
#Desenvolvimento 10/11/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Projeto de revitalização do Cais da Barra Grande é debatido em Icapuí A Prefeitura Municipal de Icapuí reuniu instituições, secretários, vereadores, moradores e pescadores das regiões da Barra Grande e Requenguela para discutir a revitalização da área que compreende o cais da Barra Grande com a construção de equipamentos destinados ao turismo, gastronomia, entretenimento e, principalmente à atividade pesqueira.
Os primeiros esboços do projeto foram apresentados pelo arquiteto Temístocles Anastácio e pela arquiteta Liliana Uchoa. Além do prefeito Raimundo Lacerda Filho, os profissionais da arquitetura ouviram críticas e sugestões dos presentes do que deve ou não ser executado e o que passará por modificações, sobretudo no que diz respeito à preservação ambiental.
“Esse será um projeto sustentável, que respeitará todas as questões ambientais, que vai revitalizar uma importante área. A maior parte da geração de emprego e renda no nosso município vem da pesca, então não se trata só de uma questão de beleza, mas sim de valorizar esse setor da nossa economia”, destacou o chefe do poder executivo.
O projeto que conta com urbanização, terraplanagem, paisagismo, sinalização, iluminação e construção de estradas está orçado em aproximadamente R$ 6 milhões. Quando concluído, ele será apresentado ao Governo do Estado do Ceará para que destine verbas para a sua realização.
O arquiteto Temístocles Anastácio destacou a importância do encontro para a construção das ideias. “Estamos num estudo preliminar apresentando, de uma forma geral, o que foi demandado pelo município e esse espaço aberto é importante para ouvirmos as opiniões das pessoas e instituições envolvidas”, disse.
Enquanto o financiamento não é concretizado e o projeto completo é executado, a Prefeitura Municipal de Icapuí destinará entre R$ 300 e R$ 400 mil de recursos próprios, somado aos R$ 200 mil já disponibilizados por uma emenda parlamentar, para construir uma estrada que ligará a avenida de Mutamba à Barra Grande.
#Administração 10/11/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Agência do Banco do Brasil de Icapuí é reaberta ao público A agência do Banco do Brasil de Icapuí foi reaberta ao público na manhã desta sexta-feira, 10, com uma solenidade que teve a participação de representantes da superintendência da sociedade de economia mista, Prefeitura Municipal de Icapuí, vereadores, instituições e populares. O prédio localizado em frente à Praça Central Adauto Róseo funcionará de 9 às 14hs.

O superintendente regional do Banco de Brasil, Carlos Mohabe Guedes de Carvalho, informou que os serviços bancários já estão sendo ofertados normalmente.

“A partir de hoje vamos ter um mutirão para cadastrar e habilitar os celulares dos nossos clientes e ensiná-los a usar para fazer as transações eletrônicas. Isso representa comodidade, agilidade e segurança pra todos usando o celular ou o computador de onde estiver”, exemplificou.

Na agência, será possível realizar diversos serviços como entrega de cartões, alteração de senhas, impressão de cheques, empréstimos para pessoas físicas e jurídicas, transferências e pagamentos, entre outros. Por enquanto, não haverá serviços que envolvem dinheiro físico.

A reabertura da agência era uma das maiores preocupações do prefeito Lacerda Filho que procurou vereadores, deputados e os gestores do banco, por diversas vezes, solicitando a volta dos serviços.

“O Banco do Brasil é parte da população de Icapuí, é parte da cidade, ficamos felizes com esse momento. A facilidade de transação financeira é muito importante”, destacou o chefe do poder executivo municipal.

A gerente da agência de Icapuí, Anicácia Matias, disse que o interesse e empenho do município foram fundamentais para a reabertura. “No sentido da parceria, por buscar os entes políticos, buscar a superintendência para mostrar a importância do banco para a cidade e também por ofertar o Centro Administrativo até a reforma desse prédio ser concluída”, ressaltou.

“Gostaria de fazer um agradecimento especial ao prefeito Lacerda pela postura e pela parceira que demonstrou a todo instante com o Banco do Brasil. Pode ter certeza que a gente não encontra em todos os lugares essa parceria”, acrescentou o superintendente regional.
#Cultura 30/10/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Dia do Servidor é comemorado com festa na Praça Central de Icapuí A Praça Central Adauto Róseo ficou lotada na noite do último sábado, 28, durante a realização da Festa do Servidor. Humoristas, show musical e sorteio de prêmios foram as atrações do evento que celebrou a data de quem faz o serviço público acontecer em Icapuí.

A programação teve início com a apresentação de Marquinhos Calungueiro e seu pai, o Mestre Gilberto Calungueiro. Os bonecos que ganham vida nas mãos dos dois icapuienses arrancaram boas risadas, especialmente das crianças. Em seguida, foi a vez dos humoristas Milton Martins (com o show Fuá do Bat Cat) e Fei que Dói se apresentarem.

Durante seu discurso, o prefeito Raimundo Lacerda Filho exaltou a importância que os servidores públicos têm para que a máquina pública funcione da melhor maneira possível e como eles contribuem para o desenvolvimento de Icapuí.

O encerramento ficou por conta da cantora Renata Falcão. Com um repertório bastante variado incluindo sucessos de forró e sertanejo, a artista mossoroense não deixou ninguém parado madrugada adentro.

Pela primeira vez, a festa que comemora o Dia do Servidor foi realizada a partir de uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Icapuí e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí (SINDSERPUMI).
#Cultura 24/10/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Festa do Servidor contará com show musical de Renata Falcão e atrações humorísticas A Prefeitura Municipal de Icapuí e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Icapuí (SINDSERPUMI) realizam neste sábado, 28, uma festa em comemoração ao Dia do Servidor. O evento será realizado na Praça Central, das 20hs à meia noite.

Haverá show musical com Renata Falcão e atrações humorísticas com Milton Martins (Fuá Bat Cat) e os artistas da terra Gilberto Calungueiro e Marquinhos Calungueiro, além de sorteio de prêmios para os servidores.
#Segurança 23/10/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Conselho Comunitário de Defesa Social de Icapuí é empossado em evento estadual O município de Icapuí agora conta com um Conselho Comunitário de Defesa Social. Os 20 conselheiros locais foram empossados durante o Seminário dos Conselhos Comunitários de Defesa Social do Ceará realizado no sábado, 21, no Centro de Eventos, em Fortaleza.

Autoridades, representantes de associações, líderes comunitários, estudantes e demais cidadãos se unem para colaborar com a solução dos problemas de segurança pública, apoiando e auxiliando a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social.

Os conselheiros, todos voluntários, trabalham em prol da segurança da população, ajudando a polícia na manutenção da ordem pública, realizam reuniões para discutir os interesses, demandas e problemas das comunidades junto aos poderes públicos.

As primeiras atividades do grupo local têm início essa semana, segundo o Tenente Ricardo Ponciano, presidente do conselho em âmbito municipal. “Estamos articulando ações de apresentação do conselho à comunidade e às autoridades, pensando em estruturar uma sede e convocando grêmios estudantis, associações, governo municipal e demais representantes da sociedade civil para trabalharmos juntos”, explicou.

Posteriormente, serão realizadas reuniões com o Governo do Estado do Ceará com representantes de áreas geográficas sobre temas específicos. Nesses encontros, os conselheiros vão apresentar as demandas, as dificuldades e o que tem sido feito nos municípios.

O conselho comunitário de Icapuí é formado por:

MEMBRO - REPRESENTAÇÃO -
ENTIDADE
01. Ricardo José Ponciano Virginio - Delegacia de Polícia - Polícia Militar

02. Maria José da Costa - Poder Executivo - Secretaria de Saúde

03. Maria Aparecida de Alcântara - COMDICA - Presidente do COMDICA

04. Maria Antônia Rebouças - Conselho de Combate as Drogas - Membro do Combate as Drogas
05. Diumberto de Freitas Cruz - Poder Executivo - Secretaria de Educação
06. Madalena Maria da Silva - Igrejas - Igreja Católica
07. Anderson Rodrigues de Oliveira - Poder Público - Coordenador de Segurança e Patrimônio
08. Carlos Alberto Evangelista - Delegacia de Polícia Civil - Escrivão da Polícia Civil
09. Francisco Kleiton Pereira - Poder Legislativo -Vereador
10. Tarcísio Rebouças Braga Filho - Poder Executivo - Secretaria de Infraestrutura
11. Hilda de Alencar Oliveira - Poder Executivo - Secretaria de Governo
12. Geisa Maria da Cruz - Poder Executivo - Secretaria de Assistência Social
13. Francisco Gilberto da Silva Santiago - Associação dos Taxistas de Icapuí - Presidente da Associação
14. Edilson Félix - Comerciante - Comerciante
15. Ana Cecília Maia Ferreira - GREMIOS - Representante do Grêmio Escolar da Escola Gabriel
16. Lindoberto do Nascimento Sousa - Igrejas - Igreja Evangélica
17. Antônio Lúcio Félix Braga - Rotary - Rotary Icapuí
18. Chistiane Alcântara de Miranda - Conselheira - Conselho Tutelar
19. Bruna Narciso Fonseca - Associação - Sociedade Esportiva Salgadinho
20. Cristian Patric Almeida da Silva - Presidente do Conselho - Conselho de Assistência Social
#Turismo 16/10/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí e Sebrae apresentam ações de projeto na área do Turismo A Prefeitura Municipal de Icapuí e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) realizarão nesta quarta-feira, 18, uma apresentação das ações do Projeto para Estruturação do Destino Icapuí com Oferta Turística Qualificada.

O evento vai acontecer no auditório da Secretaria de Educação, Centro, entre as 10hs e 11h30. São convidados a participar proprietários de pousadas, hotéis, restaurantes, barraqueiros, comerciantes, taxistas e demais profissionais que façam parte direta ou indiretamente ao segmento.

A participação deve ser confirmada pelos telefones (88) 3421-2869, 99496-0339 ou pelo email lucieuda.silva@ce.sebrae.com.br.
#Segurança 11/10/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí cobra segurança pública às autoridades A Prefeitura de Icapuí está preocupada com a segurança pública do município. Nos últimos dias, o prefeito Lacerda Filho vem cobrando das autoridades ações mais efetivas para combater o problema.

O chefe do poder executivo municipal já se reuniu com o secretário da Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, Nelson Martins, e com o Delegado Geral da Polícia Civil do Ceará, Everardo Lima Silva.

“Sabemos que é uma questão de segurança pública, e segurança pública é uma responsabilidade do Estado. O município vem dando sua contribuição com relação à alimentação e apoio de carros na parte de logística para os nossos policiais militares, que têm dado corpo e alma para melhorar a segurança do nosso mnicípio”, destacou Lacerda Filho.

A gestão municipal também está buscando parcerias com vereadores, deputados estaduais e federais.
#Administração 10/10/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura de Icapuí demite servidora por cometer diversas infrações A Prefeitura Municipal de Icapuí determinou a demissão de uma servidora da Secretaria de Administração e Finanças por conduta incompatível com a Administração Pública. A demissão, publicada no Diário Oficial do município no dia 5 de setembro último, ocorreu após a conclusão de processo administrativo disciplinar. Uma cópia dos autos foi enviada ao Ministério Público para apuração e demais providências cabíveis.

A servidora foi demitida por ter cometido infrações contra a administração pública, improbidade administrativa, aplicação irregular de dinheiro público e lesão aos cofres públicos, abandono de cargo, previstas no artigo 131, incisos I, II, IV, VIII e X, da Lei Municipal n° 094/92.

O processo administrativo disciplinar detectou que a servidora efetivou alterações indevidas em sua própria folha de pagamento, como o recebimento de 1/3 de férias antes do prazo, inclusão de diferenças salariais sem amparo legal, alterou o seu enquadramento para classe superior, incluiu gratificação de titulação sem ter a devida formação e aumentou substancialmente o valor do 13° salário recebido no mês do seu aniversário.

Ela também incluiu, na folha de pagamento, um familiar seu que recebeu, de janeiro a julho de 2016, cerca de R$ 35 mil de remuneração sem o mesmo ter vínculo algum com o quadro de pessoal do município.

As irregularidades foram cometidas enquanto servidora (ainda em estágio probatório) e depois como gerente de pessoal. Todo o processo garantiu à acusada o devido processo legal, o direito ao contraditório e à ampla defesa.
#Festa 10/10/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ ‘Brincando na Praça’ comemora o Dia das Crianças em Icapuí
#Administração 04/10/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuí está entre os Municípios Notáveis do Brasil Icapuí está entre os Municípios Notáveis do Brasil pela excelência no acompanhamento de benefícios de programas sociais. A Secretaria Nacional de Renda de Cidadania (SENARC), do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) selecionou Icapuí e outros 11 municípios do Ceará (e 340 do Brasil) que se destacaram positivamente no acompanhamento do Bolsa Família.
Foram quatro indicadores analisados: taxa de execução do Índice de Gestão Descentralizada Municipal (IGD-M), Média da Taxa de Acompanhamento da Saúde (TAA), Média da Taxa de Frequência Escolar (TAFE) e da Taxa de Atualização Cadastral (TAC).
Na prática, significa que o município está entre os melhores do país e os 12 do Ceará no acompanhamento e execução do Cadastro Único.
A notabilidade do Município foi legitimada pelo Núcleo de Benefícios e Transferência de Renda (NBTR) e da Coordenação Estadual do Cadastro Único e Programa Bolsa Família.
“É com grande satisfação que recebemos essa notícia de que o nosso trabalho tem alcance nacional. À primeira vista parece algo simples, mas o simples que poucos fazem, que é o melhor zelo possível com o recurso público, bem como o acompanhamento correto de como esse benefício chega até a ponta. São 184 cidades cearenses, e nós estamos entre os 12 ‘notáveis’, e isso me dá muito orgulho”, comemora Lacerda Filho, prefeito de Icapuí.
#Empreendedorismo 04/10/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Mulheres de Icapuí são destaque em reportagem do Diário do Nordeste O Diário do Nordeste divulgou no sábado, 30 de setembro, uma reportagem especial: "Mulheres à beira-mar: trabalho, educação e cultura" destacando três mulheres que fazem a diferença em Icapuí.

A dona Ana Lúcia, que com amor, sorriso e trabalho recebe os clientes em seu restaurante-barraca na Praia de Barreiras de Cima; dona Raimunda da Silva, querida e talentosa artesã da Praia de Melancias; e Ana Paula Lima, socióloga, servidora pública e mulher de fibra que faz de sua missão de vida ser uma ponte para as comunidades.

Confira:

#Cultura 09/08/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ ICAPUÍ é matéria no Diário do Nordeste! Raiou o dia e o que a gente vê?? Nossa Icapuí em uma bela matéria no maior jornal do Ceará sobre fazer parte de um seleto grupo de 15 cidades do País no projeto "Revelando os Brasis". Dá-lhe, Josué Crispim! A matéria ainda fala do empenho da Prefeitura na valorização da cultura.
Dá ou não dá orgulho tudo isso?
Então, BOM DIAAA!!!

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/regional/pescador-tera-vida-retratada-1.1801591
www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 29/04/2024 às 06:35:06