CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Planejamento 28/09/2021 SECRETARIA DE SAÚDE Plano Municipal de Saúde de Icapuí é elaborado coletivamente

Pensar saúde para a população não é uma tarefa tão fácil como algumas pessoas imaginam e ainda mais quando o objetivo é fazer com que um serviço que já foi premiado possa melhorar para além dos índices alcançados.

Foi com essa inquietação que a Secretaria de Saúde começou a planejar e elaborar o Plano Municipal de Saúde para os anos de 2022 a 2025 com o propósito de ampliar o acesso da população a serviços de saúde de qualidade e intervir pontualmente em vazios assistenciais. O plano funciona ainda como um instrumento básico de planejamento, cuja formulação e implementação possibilitam a qualificação da gerência e gestão do SUS.

As reuniões para elaboração do Plano já começaram desde agosto com encontros internos para construção de metodologia a ser aplicada e hoje se encontra na fase de realização das oficinas locais onde está sendo discutido e construído baseado na coleta de informações, partindo do diagnóstico de saúde do município, e no processo de escuta dos profissionais que atuam nas Unidades de Atenção Primária à Saúde - UAPS, pois são estes que vivenciam e conhecem a realidade das comunidades da maneira mais fiel possível.

Para o Secretário de Saúde, Reginaldo Alves, o processo de construção coletiva do Plano não só assegura a participação dos profissionais envolvidos, como também preza pela qualidade dos serviços de saúde que são ofertados à população, além de proporcionar uma maior representatividade na definição das metas a serem descritas no plano.

#Planejamento 08/07/2021 SECRETARIA DE GOVERNO Plenárias do PPA começam a ser realizadas em Icapuí

Começam hoje, 08, as realizações das plenárias do PlanoPlurianual - PPA 2022-2025, que tem como objetivo discutir propostas e sugestões que visam estabelecer metas comuns em prol da melhoria da população e suas comunidades para os próximos quatro anos da gestão municipal.

Neste período de pandemia, as plenárias irão acontecer de forma remota e divididas em dois momentos, um com a participação das 36 comunidades e outra, no dia 13/07, com a participação dos Conselhos Municipais existentes no município.

Outra maneira de poder participar e contribuir no processo de planejamento das ações que nortearão os investimentos públicos para os próximos quatro anos é por meio do preenchimento de formulário disponível no link abaixo, no qual você poderá propor onde o dinheiro público deverá ser investido.

Participe, esse momento é de tod@s e para tod@s!

#Planejamento 25/04/2021 SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO Cadastro das Casas de Aluguel e Segunda Residência de Icapuí

Como parte das medidas de reabertura gradual das atividades turísticas em Icapuí, a Prefeitura Municipal de Icapuí se antecipa e realiza uma importante ação junto às casas de aluguel e segunda residência no município.

A ação consiste na realização de um cadastro desses imóveis. O cadastro é online e gratuito. O proprietário do imóvel deve acessar o formulário disponível, no link ao final desta matéria, e nas redes sociais da prefeitura.

Após a realização do cadastro, o imóvel receberá uma equipe da prefeitura que fará registro fotográfico e avaliação da capacidade de hóspedes, além das condições sanitárias do imóvel, garantindo aos hóspedes e munícipes que seu imóvel segue todos os protocolos de segurança, estabelecidos pelos órgãos sanitários competentes, para o combate ao coronavírus em Icapuí.

Além disso, os imóveis cadastrados podem optar por fazer parte de um Catálogo de Casas de Aluguel, gerenciado pela gestão municipal e divulgado nos canais virtuais oficiais da Prefeitura de Icapuí, dando visibilidade e gerando novas oportunidades de negócio.

Nesse sentido, além de garantir a segurança de icapuienses e turistas, no que se refere às medidas sanitárias adotadas na pandemia da Covid-19, a ação é também uma forma de promover e incentivar o empreendedorismo local, ampliando a publicidade do serviço.

Se você é proprietário ou responsável por casa de aluguel ou segunda residência em Icapuí, acesse já formulário e realize o seu cadastro.

Esta é mais uma iniciativa da Prefeitura de Icapuí, no caminho do desenvolvimento!

Dúvidas e maiores esclarecimentos sobre o Cadastro das casas de aluguel e segunda residência de Icapuí:

Contato: (88) 99365-8304

Link para acesso ao Formulário:

#Planejamento 07/01/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Sedema convida população para Oficina de Cartografia Social O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) em parceria com a Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), estão elaborando o Zoneamento Ecológico Econômico da Zona Costeira do Estado (ZEEC). As ações envolvem as regiões da Costa Oeste, Leste, Extremo Oeste, além de Fortaleza e Região Metropolitana.

Em linhas gerais, o ZEEC tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social de sua localidade, com garantias de proteção ambiental. Visa estudar e planejar a melhoraria de vida de todos que estão vivendo ou trabalhando nas regiões litorâneas do Estado. Oficinas já ocorreram em todo litoral, sendo o município de Aracati, o ponto de encontro de diversos setores da sociedade para discutir com os municípios situados no litoral leste.

Assim, dando prosseguimento aos trabalhos, a equipe do ZEEC, em parceria com o Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), convida comunidades e todas as partes interessadas, para participar da Oficina de Cartografia Social, que acontecerá dia 11 de janeiro, de 9h às 12h, no Auditório da SEDEMA.

Na ocasião, a equipe elaboradora do ZEEC irá mostrar nos mapas sociais, todos os territórios costeiros ocupados tradicionalmente, dando visibilidade às comunidades locais.
#Planejamento 07/01/2020 SECRETARIA DE INFRAESTRUTURA E SANEAMENTO Plano Municipal de Saneamento Básico já realiza segunda Audiência Pública A Prefeitura Municipal de Icapuí e o Governo do Estado do Ceará convidam a população de Icapuí para a 2ª Audiência Pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) do município de Icapuí no dia 10 de janeiro, no Auditório da Câmara Municipal de Icapuí, situado à Avenida Joca Galdino, 125, Centro, às 09h.

O Plano é o principal instrumento da política de saneamento básico. Ele deve expressar um compromisso coletivo da sociedade em relação à forma de construir o futuro do saneamento no território. Para isso o Plano deve partir da análise da realidade e traçar os objetivos e estratégias para transformá-la positivamente e, assim, definir como cada segmento deve se comportar para atingir os objetivos e as metas traçadas.

Nesta audiência serão discutidos os produtos 04 e 05 que tratam dos Programas, Projetos e Ações, e o Estudo de Viabilidade para a Universalização do Saneamento em Icapuí estão disponíveis nos links abaixo para consulta pública.

A consulta pública terá prazo de 20 (vinte) dias corridos, subdivididos em 10 (dez) dias corridos antes e 10 (dez) dias corridos depois da realização da Audiência Pública. Comentários, dúvidas e/ou contribuições em prol do aperfeiçoamento do plano podem ser feitas através do formulário disponibilizado em pmsb-valedojaguaribe.blogspot.com.

Produtos 04 e 05 disponíveis para consulta:

#Planejamento 16/08/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Secretaria de Governo realiza fóruns para discutir Lei Orçamentária Anual de 2019 A Prefeitura de Icapuí, através da Secretaria de Governo, realizará dois fóruns para discutir e apresentar a Lei Orçamentária Anual - LOA, prioridades e as metas a serem atingidas no ano de 2019. A pauta será discutida e avaliada com os conselheiros municipais durante o sexto Fórum dos Conselhos e com os munícipes no terceiro encontro do Fórum Comunitário Participativo.

O Fórum dos Conselhos Municipais acontecerá nesta terça-feira, 21, a partir das 8h30, na Câmara de Vereadores.

Já o terceiro Fórum Comunitário Participativo, será no dia 24, às 8h30, no auditório da Secretaria de Educação.

A assessora de relações com a comunidade, Ana Paula Lima, explica a metodologia dos encontros.

"Vamos apresentar uma previsão de investimentos para o próximo ano através de ações e atividades em todos as áreas. A proposta é discutir com as comunidades, os munícipes podem dar sugestões nesse processo. Também fazer uma revisão do que as comunidades sugeriram durante o planejamento do PPA (Plano Plurianual)", disse.

OS FÓRUNS

O Fórum Comunitário Participativo conta com representantes das 36 comunidades de Icapuí, para sugerir e dialogar com o poder público problemas e anseios dos munícipes em cada localidade, fortalecendo assim, a gestão compartilhada.

O Fórum dos Conselhos Municipais, por sua vez, trabalha as políticas públicas através do diálogo com os conselheiros do município. Com participação de representantes dos diversos conselhos atuantes no município.
#Planejamento 18/07/2018 SECRETARIA DE GOVERNO Prefeitura e Sebrae realizam oficina de estudo e planejamento sobre o desenvolvimento local Icapuí possui diversas potencialidades que merecem ser divulgadas mundo afora. As riquezas do município enchem de orgulho os icapuienses e são motivos para atrair turistas e investimentos. O desenvolvimento local foi tema de uma oficina de estudo e planejamento realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Governo, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) na manhã de hoje, 18, no auditório da Secretaria de Educação.

A atividade, que contou com o envolvimento de técnicos e secretariado local, é uma das etapas de construção do diagnóstico para o plano de investimento de Icapuí, que conta com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (ADECE).

"Icapuí quer investir, atrair investidores para o município. Nessa oficina, nós vamos avaliar potencialidades. Nós temos sol o ano inteiro, um povo receptivo e acolhedor. A principal economia, a pesca, a cajucultura. Icapuí é abençoada", destacou a secretária de Governo, Rosário Rebouças, acrescentando que a ideia é construir portfólios para divulgar as potencialidades locais.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho ressaltou a grande potencialidade turística, histórica e cultural e agradeceu a importante parceria com o Sebrae.

"Precisamos criar um ambiente de visibilidade, nós temos muitas belezas naturais. Nós vamos investir tanto na potencialidade, quanto para profissionalizar, dentro da sustentabilidade, o turismo da nossa cidade, desde a visibilidade à capacitação de atendimento", acrescentou.
#Planejamento 01/11/2017 SECRETARIA DE GOVERNO Assessoria de Relação com a Comunidade avalia atividades e planeja novas ações A Assessoria de Relação com a Comunidade, vinculada à Secretaria de Governo, se reuniu na manhã de hoje, 01, para fazer uma avaliação das ações realizadas em outubro e planejar as atividades do mês de novembro.

A equipe finalizou um diagnóstico da situação dos conselhos municipais. A próxima etapa será a criação de uma plataforma dentro do site da Prefeitura Municipal de Icapuí com informações de como estão organizados os conselhos e como as políticas de controle social estão sendo desenvolvidas a partir deles.

Outra ação em curso é a realização de um diagnóstico para identificar como as associações diversas que existem no município estão funcionando, para em seguida, planejar parcerias. “Futuramente poderemos construir projetos e contribuir para melhorar e fortalecer a organização comunitária e social de Icapuí”, explicou a socióloga Ana Paula Lima.
www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 15:37:41