CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#MeioAmbiente 12/01/2024 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA CONDEMA recebe inscrição para renovação de membros representantes das Instituições da Sociedade Civil

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), no uso de suas atribuições legais, consoante dispõe a Lei 298/2000 e Lei n° 634/2014, torna público que até 10 (quinze) dias da data desta Convocação, estarão abertas as inscrições para a indicação dos representantes dos seguintes segmentos compostos por entidades não governamentais representadas no Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente para o exercício do mandato referente ao período 2024/2026.

As instituições que desejem representar a referida função devem efetuar sua inscrição pelo endereço eletrônico ( comdemaicapuice@hotmail.com.br ), ou na sede da SEDEMA/Departamento de Meio Ambiente, localizada Rua dos Porfírios, 908 - Centro - Icapui/CE - de segunda a sexta das 7h30 às 13h30.

No ato da inscrição deverá ser apresentada a seguinte documentação: estatuto, ata da última eleição e CNPJ.

Caso a SEDEMA receba mais indicações do que o quantitativo de cadeiras disponível para um determinado segmento, a instituição será escolhida em reunião organizada pela SEDEMA em data e local a ser definido.

Para mais informações, contatar pelo e-mail ( comdemaicapuice@hotmail.com ) ou pessoalmente na SEDEMA.

#MeioAmbiente 09/01/2024 SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Comitê Gestor da APA da Barra Grande recebe inscrição de renovação de representantes das Instituições da Sociedade Civil

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) no uso de suas atribuições legais, consoante dispõe a Lei 298/2000 e Lei n° 634/2014, torna público que até 15 (quinze) dias da data desta convocação, estarão abertas as inscrições para a indicação dos representantes dos seguintes segmentos compostos por entidades não governamentais representadas no Conselho Gestor, para o exercício do mandato referente ao período 2024/2025.

As instituições interessadas em representar a referida função devem efetuar inscrição pelo endereço eletrônico ( sedemameioambiente@gmail.com.br ) ou na sede da SEDEMA/Departamento de Meio Ambiente, localizada Rua dos Porfirios, 908 - Centro - (segunda a sexta das 7h30 às 13h30).

Documentação necessária para inscrição: estatuto, ata da última eleição e CNPJ.

Caso a SEDEMA receba mais indicações do que o quantitativo de cadeiras disponível para um determinado segmento, a instituição será escolhida em reunião organizada pela SEDEMA em data e local a ser definido.

Mais informações no e-mail: sedemameioambiente@gmail.com ou pessoalmente na Secretaria.

#MeioAmbiente 02/10/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA VI Mostra Ambiental do peixe-boi-marinho acontece de 2 a 7 de outubro; confira a programação

Visando promover a educação ambiental e a importância do peixe-boi como ícone da conservação ambiental, por meio de atividades práticas para o fortalecimento e o engajamento nas causas ambientais locais e globais, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), Secretaria da Educação e a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS) promovem a mostra do peixe-boi-marinho.

O evento está na 6ª edição com o tema "Soluções sustentáveis: do pertencimento a preservação" em alusão ao dia municipal do peixe-boi-marinho, instituído pela Lei Municipal nº 655, de 15 de julho de 2015, que declara a espécie como patrimônio natural de Icapuí, um dos poucos locais conhecidos onde reside uma população nativa.

Um evento com apoio da Rádio educativa, ATMI, Casa de cultura Cores da vida, Associação de Moradores da Barrinha, Movimento Laudado Si, Paróquia Nossa Senhora da Soledade, Projeto Quem Ama Cuida (Educando com Esporte), Arca da Salvação, Sema por meio do Parque Botânico Estadual.

Na programão também acontece a gincana estudantil Manati, cujo regulamento consta no final da matéria. Confira a programação e participe!

PROGRAMAÇÃO

02/10/23 (segunda-feira)

08h00 - Rádio FM Educativa: Participação no Programa Bom dia Cidade, divulgação da programação, regulamento da gincana* e mobilização para a semana.

03/10/23 (terça-feira)

15h00 - Casa de Cultura Cores da Vida: Oficina de Pintura de Ecobags (bolsas)*

04/10/23 (quarta-feira)

08h00 - Praça Mais Infância: Eco Blitz Manati.

14h00 - CEI Peroba: contação de história.

05/10/23 (quinta-feira)

08h00 - CEI Peroba: contação de história.

14h00 - CEI Redonda: contação de história.

18h00 - Salão Paroquial, Igreja Matriz: Movimento Laudato Si' - Exibição de Documentário "A Carta".

06/10/23 (sexta -feira)

08h00 - CEI Redonda: contação de história.

15h00 - Barrinha: Oficina de Confecção de Pipas*

18h30 - Mercado Público: Cine Manati.

07/10/23 (sábado)

09h00 - Redonda: Oficina de Confecção de Pipas*

* Oficinas com vagas limitadas, necessária a inscrição (85) 99444-4751

#MeioAmbiente 15/09/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Petrobras realiza ações de campo de 18 a 22 de setembro em Icapuí

A Prefeitura de Icapuí informa que, entre os dias 18 e 22 de setembro, a Petrobras realizará simulado de emergência em trechos do litoral cearense. Equipes atuarão simulando limpeza nas praias, tráfego de embarcações, de veículos e lançamento de barreiras no mar.

O exercício é acompanhado por técnicos do órgão fiscalizador ambiental, IBAMA.

As atividades fazem parte de uma série de requisitos para renovação da licença ambiental de blocos exploratórios da companhia em águas profundas no litoral cearense e potiguar.

A realização do exercício não impacta atividades de pesca ou turismo na região.

Reprodução: Petrobras

#MeioAmbiente 21/08/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Petrobras realiza ações de campo em trechos do litoral cearense

A Petrobras realiza entre os dias 22 e 25 de agosto, exercícios de campo em trechos do litoral cearense, na bacia Potiguar, no qual, equipes atuarão simulando limpeza nas praias, tráfego de embarcações e lançamento de barreiras no mar.

As atividades fazem parte de uma série de requisitos para renovação da licença ambiental de blocos exploratórios da companhia em águas profundas no litoral cearense e potiguar.

O exercício acontecerá em terra e no mar, a realização não impactará as atividades de pesca ou turismo na região.

Confira as datas e locais na imagem acima.

Redação: Reprodução / Petrobras

#MeioAmbiente 11/07/2023 INSTITUTO MUNICIPAL DE FISCALIZAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL IMFLA já atendeu cerca de 1200 famílias possibilitando acesso às linhas de créditos de instituições financeiras

Dado o aumento da conscientização acerca da responsabilidade ambiental e o desenvolvimento de ações que garantam a preservação do meio ambiente, os bancos passaram a exigir o Licenciamento Ambiental dos projetos financiados.

Desse modo, com o objetivo de facilitar o acesso às linhas de crédito, estimular a geração de renda no município, fortalecer as atividades da agricultura familiar, pesca e modernização dos empreendimentos familiares, o Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA) oferta o serviço de emissão de Licenças por Adesão e Compromisso (LAC).

A licença é emitida para atividades passíveis de Licenciamento Ambiental, de baixo impacto ambiental, como agricultura familiar, pesca artesanal, bem como atividades relacionadas à pecuária, turismo, comércio, artesanato, entre outras, voltado, portanto, principalmente para pescadores, agricultores, empreendedores que desejam financiar o custeio de suas atividades.

Àqueles que são adeptos do Pronaf, podem ter acesso ao licenciamento ambiental com a isenção do pagamento das taxas.

Em Icapuí, desde quando o serviço foi implementado, já foram atendidas quase 1200 famílias.

#MeioAmbiente 05/07/2023 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Centros de Educação Infantil realizaram atividades alusivas à Semana do Meio Ambiente em junho

Durante o mês de junho, os Centro de Educação Infantil (CEI's) trabalharam com a temática do meio ambiente, alinhada a XXIII Semana Municipal do Meio Ambiente (2023).

Os pequenos participaram de diferentes atividades relacionadas ao tema, como a construção de hortas, oficinas de materiais reciclados, a produção de roupas sustentáveis, visitas a local de armazenamento e reciclagens de materiais (catadores), e outras.

Ana Priscila Costa, coordenadora da educação infantil da secretaria da educação, apontou que "é preciso educar as crianças sobre a importância da natureza e da sustentabilidade desde cedo, explorando o tema na primeira infância. Parabéns a todos os CEI's pelas vivências proporcionadas à todas as crianças".

A culminância do projeto aconteceu no fim do mês de junho e contou com a participação dos pais, responsáveis e toda a comunidade escolar. A Semana do Meio Ambiente aconteceu de forma intersetorial entre as secretarias municipais, de 5 a 13 de junho.

#MeioAmbiente 30/06/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Praia de Peroba recebeu mais um peixe-boi fêmea, Rutinha, nessa quinta-feira (29)

Na madrugada dessa quinta-feira (29), aconteceu mais uma translocação de peixe-boi para o município de Icapuí, para a Praia da Peroba, local do cativeiro de aclimatação de peixes-boi da ONG Aquasis, para a readaptação da espécie antes de ser devolvida ao seu habitat natural.

A translocação consiste em um processo de transferência dos peixes-boi do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM), para o viveiro na Praia de Peroba.

Rutinha, da espécie (Trichechus manatus) mede 2,94 metros e pesa 555 kg, tem 6 anos e foi encontrada encalhada no dia 25 de março de 2017, ainda quando filhote, na praia de Mulheres de Areia, litoral de Itarema, Ceará. O animal passou seis anos no Centro de Reabilitação de Mamíferos da AQUASIS, e na quinta-feira veio para Icapuí, para a última etapa antes da soltura.

A ação foi realizada pela Associação de Pesquisa e Proteção de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), por meio do Programa de Mamíferos Marinhos (PMM), equipe do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará, Batalhão de Polícia Montada da Polícia Militar, representante da Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) e do Ministério do Poder Popular para o Ecossocialismo (Minec) da Venezuela, além do apoio da Prefeitura Municipal, e Autarquia Municipal de Trânsito de Icapuí (ATMI).

#MeioAmbiente 05/06/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Icapuí recebeu o XV Seminário Regional de Fortalecimento do Programa Selo Município Verde

O município de Icapuí sediou na manhã da última sexta-feira (2), o XV Seminário de Fortalecimento do Programa Selo Verde, na Escola Profissional Jaime da Cunha Rebouças.

Na ocasião foi apresentada a metodologia da 15ª edição de certificação do selo, e realizada a capacitação sobre o formulário de avaliação, além de debates para a seleção do município sede do evento em 2025.

Participaram, o prefeito em exercício, Jobede Cirilo, o secretário de desenvolvimento, trabalho, agricultura, meio ambiente e pesca, Iran Félix, a secretária de cultura e turismo, Riana Rocha, a presidenta do Instituto Municipal de Fiscalização Ambiental, Lidiane Freitas, representantes da secretaria de meio ambiente e mudança do clima (SEMA), do Governo do Estado, Socorro Azevedo e Iran Pereira, além de representantes de outros municípios.

Os encontros acontecem de forma itinerante em diversas regiões do estado. No litoral leste, Icapuí foi o município escolhido para sediar o evento com a participação de outras dez cidades, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Itaiçaba, Jaguaruana, Palhano, Quixeré e Russas.

O Selo Município Verde

O Selo Município Verde (PSMV) é um Programa de Certificação Ambiental pública do Governo do Estado do Ceará, que identifica a cada dois anos, os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo a critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

A certificação é realizada por um Comitê Gestor, presidido e Coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA).

#MeioAmbiente 31/05/2023 SECRETARIA DE GOVERNO Icapuí sediará o XV Seminário Regional de Fortalecimento do Programa Selo Município Verde

O XV Seminário de Fortalecimento do Programa Selo Verde, acontecerá em Icapuí, nesta sexta-feira (2), na Escola Profissional Jaime da Cunha Rebouças, às 8h.

Os encontros acontecem de forma itinerante em diversas regiões do estado, no litoral leste, Icapuí foi o município escolhido para sediar o evento com a participação de dez cidades, Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel, Fortim, Itaiçaba, Jaguaruana, Palhano, Quixeré e Russas.

Serão apresentadas a metodologia da 15ª edição de certificação do selo, a capacitação sobre o formulário de avaliação e debates para a seleção do município sede em 2025.

O Selo Município Verde

O Selo Município Verde (PSMV) é um Programa de Certificação Ambiental pública do Governo do Estado do Ceará, que identifica a cada dois anos, os municípios cearenses que desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados na salvaguarda ambiental, atendendo a critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais.

A certificação é realizada por um Comitê Gestor, presidido e Coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA).

Confira a programação

08h - Credenciamento

08h30 - 09h30 - Apresentação da Metodologia da Certificação do Programa Selo Município Verde (PSMV) / 15ª Edição.

09h30 - 09h45 - Intervalo.

09h45 - 11h15 - Capacitação sobre o Formulário de Avaliação - período 2022/2023 - para Certificação no PSMV 15ª Edição.

11h15 - 12h - Debates /Seleção do Município Sede 2025.

12h - Encerramento.

#MeioAmbiente 31/05/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Semana do meio ambiente acontece de 5 a 13 de junho

A Semana do Meio Ambiente é um evento anual que ocorre em todo o mundo para aumentar a conscientização sobre questões ambientais e promover ações em prol da proteção e preservação do nosso planeta. Em Icapuí, não podia ser diferente, a semana será promovida pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) dos dias 05 a 13 de junho.

Essa é a 23ª edição do evento no município, esse ano com o tema "O caminho do lixo: e eu com isso?" que contará com uma programação educativa na rádio local, rodas de conversa, atividades nas comunidades, oficinas, limpeza de praias, exposições, replantio, e outras atividades.

A programação se soma ao junho ambiental com outras atividades pela preservação do meio ambiente local.

Confira a programação

SEGUNDA-FEIRA 05/06

- Horário: 08h00

Atividade: Abertura com participação no Programa Bom dia, Cidade! e lançamento da campanha educativa Combate ao lixo nos mares;

Local: FM Educativa

Público: Ouvintes da Educativa FM, 102,5 MHz, população em geral.

Responsável: Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca - SEDEMA.

- Horário: 8h00

Atividade: Roda de Conversa com a temática: Ecossistemas costeiros e mudanças climáticas no contexto local.

Local: Auditório da Secretaria de Educação Público: Estudantes da rede de ensino, lideranças e participantes de programas sociais.

Responsável: Fundação Brasil Cidadão - FBC / parceria da 2W EcoBank

- Horário: 18h00 Atividade: Exposição itinerante sobre resíduos sólidos

Local: Praia de Quitérias

Público: Moradores da comunidade/praia

Responsável: Associação de Pesquisa e Preservação dos Ecossistemas Aquáticos - AQUASIS

TERÇA-FEIRA 06/06

- Horário: 8h00 às 10h00

Atividade: Oficina de Educação Ambiental

Local: Estação Ambiental Mangue Pequeno Público: Crianças/alunos do Centro de Educação Infantil - CEI ngela Maria de Goes Responsável: Fundação Brasil Cidadão - FBC e Secretaria Municipal de Educação - SEME - parceria da 2W EcoBank

- Horário: 09h00 Atividade: Roda de Conversa sobre racismo ambiental

Local: Escola Ensino Médio Gabriel Epifânio dos Reis;

Público: Jovens/ Estudantes do ensino médio

Responsável: SEME, Empresa 2W ecobank e SEDEMA

- Horário: 14h00 às 16h00

Atividade: Oficina de Educação Ambiental Local: Estação Ambiental Público: Crianças/alunos dos Centros de Educação Infantil - CEI Raimunda Medeiros e Rosa Filomena Responsável: Fundação Brasil Cidadão - FBC e SEME - parceria da 2W EcoBank

QUARTA-FEIRA 07/06

- Horário: 08h00

Atividade: Roda de conversa sobre pesca de tresmalho

Local: Praia de Retiro Grande;

Público: Moradores da comunidade/praia Responsável: Câmara Municipal e SEDEMA

- Horário: 19h00

Atividade: Lançamento do documentário sobre água

Local: Casa de Cultura Cores da Vida Público: Estudantes do Ensino Fundamental Responsável: SEME, SEDEMA e Wendel Abreu

SEXTA-FEIRA 09/06

- Horário: 07h30

Atividade: Limpeza de Praia

Local: Praia de Requenguela

Público: Estudantes, moradores, comerciantes Responsável: Grupo Ecosoy, Empresa 2W ecobank

- Horário: 09h00

Atividade: Lançamento de Campanha específica para os pescadores: "Retorne do mar com seu pescado e o lixo gerado" e visitas a Colônia e Sindicato dos Pescadores(as);

Local: Colônia de pescadores, Sindicatos, Associações de Moradores, praias e Ancoradouro. Público: Pescadores(as), marisqueiras. Responsável: SEDEMA

SÁBADO 10/06

- Horário: 09h00 as 11h00 e 14h00 as 17h00

Atividade: Exposição sobre Resíduos sólidos

Local: Centro de Visitantes da AQUASIS em Picos Público: Moradores, turistas e estudantes Responsável: AQUASIS

DOMINGO 11/06

- Horário: 09h00 as 11h00 e 14h00 as 17h00

Atividade: Exposição sobre Resíduos sólidos

Local: Centro de Visitantes da AQUASIS em Picos

Público: Moradores, turistas e estudantes

Responsável: AQUASIS

TERÇA-FEIRA 13/06

Horário: 07h00

Atividade: Replantio no Bosque da Memória

Local: Praia de Requenguela Público: Estudantes, moradores e representantes das ONGs Responsável: FBC - parceria da 2W EcoBank

#MeioAmbiente 27/03/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Meio Ambiente: Festa Anual das Árvores acontece de 27 de março a 1º de abril

A Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) promove junto ao Governo do Estado, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima (SEMA), a Festa Anual das Árvores 2023 (FAA 2023) sob a temática "Árvores e Mudanças Climáticas".

O evento acontece dos dias 27 de março a 1º de abril, visando a conscientização e sensibilização da população sobre a importância das árvores para o equilíbrio da vida no planeta.

As diversas ações programadas ocorrerão em parceria com escolas, movimentos ambientais e entidades privadas, escolas, NUCA, AJA's, comunidades e população.

Confira a programação completa:

27/03 - SEGUNDA-FEIRA

- Abertura com participação no Programa Bom dia, Cidade!

Local: Radio Educativa FM, 102,5 MHz - Horário: 9h

- Exposição sobre a importância dos manguezais para a biodiversidade de Icapuí

Horário: 8h às 16h - Local: Centro de Visitantes Banco dos Cajuais

28/03 - TERÇA-FEIRA

- II Encontro do GT do Plano Municipal de Arborização

Horário: 9h às 11h Local: SEDEMA

- Ciclos de Oficinas Colhendo, Plantando e Replantando Cidadania

Oficina 1: Introdução e Coleta de Sementes de Mangues

Horário: 14h40 às 16h

Local: Estação Ambiental Mangue Pequeno - EAMP, no Requenguela

29/03 - QUARTA-FEIRA

- I Formação Protagonismo Ambiental Facilitadora: Gabriela Ramires (PAM / AQUASIS)

Local: Escola Joana Marques Horário: 14h às 17h

30/03 - QUINTA-FEIRA

- Arborização no CEI Ana Rodrigues e em espaço na comunidade

Horário: 7h às 11h Local: Comunidade Vila Nova

31/03 - SEXTA-FEIRA

- Acompanhamento da implantação da horta da EEEM Profº Gabriel Epifânio dos Reis

Local: Escola Gabriel Epifânio dos Reis - Horário: 8h às 9h

- Lançamento do documentário: Água tem história - cada atitude importa!

Local: Casa de Cultura Cores da Vida - Horário: 9h

- Ciclos de Oficinas Colhendo, Plantando e Replantando Cidadania.

Oficina 2: Plantando Local: Estação Ambiental Mangue Pequeno - EAMP, no Requenguela

Horário: 8h às 10h

- Arborização no campinho de futebol Local:

Comunidade do INCRA - Horário: 16h30 às 17h

01/04 - SÁBADO

- Ciclos de Oficinas Colhendo, Plantando e Replantando Cidadania

Oficina 3: Replantando

Horário: 7h às 8h - Local: Estação Ambiental Mangue Pequeno - EAMP, no Requenguela

#MeioAmbiente 27/01/2023 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Semana do Município: curso de formação de observadores de aves foi contemplado na programação

Icapuí tem uma diversidade ambiental e um forte potencial turístico que sofre com o crescimento desonerado, então, surge a necessidade de olhar de forma cuidadosa e traçar estratégias para implementar o Turismo de Base Comunitária e transformá-lo em benefício para as comunidades.

Nessa perspectiva, foi ministrado pela ONG Aquasis, entre os dias 17 a 19, o Curso de Formação de Observadores de Aves, visando preparar e formar condutores qualificados para atuação no turismo de observação em Icapuí.

A formação contou com cerca de 60 participantes, com aulas teóricas e de campo, ministrada pela Cecília Licarião, que abordou, "a comunidade se reuniu para aprender sobre o turismo de observação de aves, uma atividade que pode fortalecer a economia local e ajudar na conservação da biodiversidade."

A ação faz parte do Projeto Conhecer para Conservar, iniciado em 2022. As primeiras ações consistiram em visitas e reuniões nas comunidades envolvidas no projeto (Barrinha, Requenguela, Redonda, Peroba, Retiro Grande e Ponta Grossa) com o intuito de construir diálogos e parcerias para aprimorar o turismo ordenado nas comunidades que possibilitou a elaboração de um Diagnóstico e um Plano Participativo de Turismo de Observação e Experiência em conjunto com as seis comunidades locais.

Em seguida, foi iniciado o ciclo de formações, com oficinas sobre Associativismo, em parceria com o Sebrae e a Prefeitura de Icapuí, além de oficinas de Turismo de Base Comunitária.

O projeto culminou com a realização do Curso de Conduta Responsável para guias de passeios de observação do peixe-boi-marinho e o Curso de Formação de Observadores de Aves, com patrocínio da Fundação Grupo Boticário.

#MeioAmbiente 21/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Icapuí recebe Certificação Praia Limpa e adere ao movimento Ceará Sem Lixo no Mar

A Prefeitura de Icapuí recebeu nesse sábado,19, na Barraca Duro Beach (Praia do Cumbuco - Cuacaia) a Certificação Praia Limpa 5ª Edição, na Categoria Três Estrelas do Mar para a praia do Requenguela, devido ao compromisso das ações no desenvolvimento de proteção da qualidade do meio ambiente e promoção da conservação do patrimônio natural.

Organizada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMA) do Governo do Estado do Ceará, a certificação foi conferida, nessa edição, a 12 municípios, totalizando 21 praias classificadas no estado. Icapuí foi representado pelo Secretário de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca, Iran Félix.

Na ocasião, aconteceu a assinatura do movimento "Ceará sem lixo no mar", um pacto entre o Governo do Estado e os 20 municípios litorâneos visando orientar e disciplinar o uso racional dos recursos naturais da zona costeira, além de combinar estratégias de limpeza do litoral cearense.

O município de Icapuí também é certificado pela 13ª Edição do Selo Município Verde (2021), um Programa de Certificação Ambiental pública, instituído pela Lei Estadual nº 13.304/03, que identifica, a cada dois anos, os municípios cearenses que desenvolvem ações de proteção ao meio ambiente.

#MeioAmbiente 04/11/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Praia de Peroba recebe Flor, peixe-boi fêmea vinda de Caucaia

Na madrugada de hoje, 4, aconteceu mais uma translocação de peixe-boi para o município de Icapuí, para a Praia da Peroba, local do cativeiro de aclimatação de peixes-boi, para a readaptação da espécie antes de serem devolvidos ao seu habitat natural.

A translocação consiste em um processo de transferência dos peixes-boi do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos (CRMM) localizado em Caucaia, para o viveiro na Praia de Peroba.

Flor, da espécie (Trichechus manatus) mede aproximadamente 2,50 metros e pesa 320 Kg, foi encontrada encalhada, ainda quando filhote, no dia 8 de março de 2019, na praia das Agulhas (Fortim). O animal passou três anos no Centro de Reabilitação de Mamíferos da AQUASIS, em Caucaia e hoje veio para Icapuí, para a última etapa antes da soltura.

A ação foi realizada pela Associação de Pesquisa e Proteção de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), por meio do Programa de Mamíferos Marinhos (PMM), com o apoio do Projeto Cetáceos da Costa Branca (PCCB-UERN), a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA), IBAMA, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Petrobrás, Prefeitura Municipal de Icapuí, Autarquia Municipal de Trânsito de Icapuí (ATMI) e voluntários.

#MeioAmbiente 27/10/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA V Mostra Ambiental do peixe-boi-marinho vai até o dia 4 de novembro

A Mostra Ambiental do Peixe-boi-marinho é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) em parceria com a Secretaria da Educação e a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS) em comemoração ao dia do peixe-boi-marinho, instituído pela Lei Municipal Nº 655/2015, que declara a espécie como Patrimônio Natural de Icapuí.

O evento acontece desde o dia 27 de setembro com uma extensa programação de conscientização nas escolas, Centros de Educação Infantil, rádio local, Câmara de Vereadores com cursos e outras ações. A culminância acontece até o dia 4 de novembro, com as apresentações das produções de poesias e paródias realizadas pelos estudantes na Feira de Ciências.

Com o tema "proteger os oceanos é defender a vida" a Mostra visa fomentar o fortalecimento, engajamento e protagonismo das crianças e jovens, a responsabilidade compartilhada entre pescadores, marisqueiras, trade turístico, poder público e população em geral como agentes de transformação social e parceiros na conservação dos oceanos e mares, garantindo a preservação do peixe-boi-marinho e seu habitat.

Icapuí é um dos poucos locais conhecidos onde reside uma população nativa de peixes-boi-marinhos no litoral do Ceará, uma espécie ameaçada de extinção, portanto, a sua conservação, e dos ambientes dos quais depende, deve constituir ação prioritária em termos de preservação ambiental na região.

Confira a programação da Feira de Ciências no link abaixo.

#MeioAmbiente 19/09/2022 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Secretaria da Educação planeja Feira de Ciências

Na tarde dessa quinta-feira, 15, aconteceu o encontro para o planejamento da Feira de Ciências desse ano, com a participação dos coordenadores dos Centros de Educação Infantil, diretores das escolas de ensino fundamental, equipe da Secretaria de Educação e membros da ONG Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), no auditório da Secretaria da Educação.

A Feira de Ciências 2022 terá como tema "Comunidade, conservação e cultura oceânica", resultado de reuniões realizadas anteriormente com representantes da Marinha do Brasil sobre cultura oceânica, com a Aquasis sobre conservação e meio ambiente e a importância de preservar a natureza.

O momento contou com o lançamento do livro "Aves Limícolas do Banco dos Cajuais" resultado do Projeto Aves Migratórias do Nordeste da ONG Aquasis, que aborda a conservação, estudo das aves e comunidades tradicionais, além da distribuição do Guia de Educação Ambiental para ser utilizado na educação infantil.

A feira acontecerá de 18 a 21 de outubro com a participação dos Centros de Educação Infantil e Escolas do Ensino Fundamental.

#MeioAmbiente 09/09/2022 INSTITUTO MUNICIPAL DE FISCALIZAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL Icapuí participa da campanha mundial do dia da limpeza

O dia mundial da limpeza ou clean up day é uma ação mundial de cuidado com o planeta, para sensibilizar, mobilizar e engajar a sociedade para a realização de práticas sustentáveis, entre elas o descarte adequado do lixo.

Icapuí, por meio de uma ação intersetorial, aderiu ao movimento e também vai realizar ações de conscientização, de limpeza ambiental, mental e solidária. Serão realizadas diversas atividades do dia 12 ao dia 17, finalizando com a limpeza das praias, no dia mundial do meio ambiente.

A Limpeza solidária tem como finalidade praticar a reutilização, uma das práticas dos 3R's da sustentabilidade, portanto está acontecendo na sede do IMFLA (rua Floriano Monteiro, Nº 1410) a coleta de roupas, calçados, brinquedos que não são mais utilizados para serem doados aos mais necessitados.

A iniciativa #EuCuidoDoMeuQuadrado organizada pelo Instituto Limpa Brasil em parceria com o movimento global Let's do It, promove ações de cuidado, preservação do meio ambiente, conscientização sobre o descarte irregular do lixo e convida a toda população icapuiense a contribuir com o planeta.

Confira a programação completa e participe.

12/09 - SEGUNDA-FEIRA

9h - Participação no Programa Bom dia Cidade, na FM Educativa, uma conversa sobre Meio Ambiente;

18h - Momento de Limpeza mental com o Grupo Mulheres em ação na Mutamba.

13/09 - TERÇA-FEIRA

9h - Participação no Programa Bom dia Cidade, na FM Educativa, com a Assistência Social falando dos programas de limpeza da Alma inclusas nas Ações do setembro amarelo e sua importância;

18h - Momento de Limpeza mental com o Grupo Mulheres em ação em Peixe Gordo.

14/09 - QUARTA-FEIRA

14h - Atividades com o grupo SCFV crianças e adolescentes sobre preservação do meio Ambiente;

16h - Vamos Dançar, com a professora Clara Lopes, no Centro Cultural de Quitérias;

17h - Momento de relaxamento com Maritza (Aula de Yoga) no Centro Cultural de Quitérias.

15/09 - QUINTA-FEIRA

9h - Participação no Programa Bom dia Cidade, na FM Educativa, uma conversa com a Vigilância Sanitária e Endemias;

15h - Momento com o grupo Intergeracional do CRAS, trazendo a importância da Limpeza mental e cuidados com o Meio Ambiente

17h - Momento de Limpeza Mental com o grupo Mulheres em Ação em Melancias;

18h - "Dança é lazer, esporte é vida" Ginásio Municipal, com Maurilio Braga.

DIA 12 A 15

Limpeza Solidária - Arrecadação de itens na sede do IMFLA

16/09 - SEXTA-FEIRA

9h - Participação no Programa Bom dia Cidade, na FM Educativa, com IMFLA;

10h - Entrega a Secretaria de Assistência Social do material recebido da campanha Limpeza Solidária;

17/09 - SÁBADO

Mutirão de limpeza nas praias

Redonda, Barra Grande/Requenguela, Barrinha, Placa, Melancias de Baixo.

Retiro Grande (Roda de conversa conexões, natureza, juventude, comunidade).

#MeioAmbiente 02/09/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Gestores discutem sobre avanço do mar na praia da Peroba

Gestores se reuniram com representantes da Defesa Civil do Governo do Estado, na quarta-feira, 31, para tratar da solicitação feita pelo município sobre o estado de emergência devido ao avanço das marés na Praia da Peroba.

A reunião teve como objetivo abordar os ajustes necessários nos relatórios da solicitação do estado de emergência da praia, discutidos juntamente aos representantes da Defesa Civil estadual, Tenente Teixeira e Tenente Bruna, que estiveram na Peroba fazendo a visita técnica (vistoria) e esclarecendo sobre as adaptações pertinentes.

A homologação do pedido, de responsabilidade estadual, possibilitará celeridade na liberação do recurso do convênio para a construção da obra de contenção, minimizando os prejuízos sofridos pelos moradores.

O avanço do mar é uma realidade do município, ocasionando o processo de erosão marinha e destruições na estrutura da localidade da Peroba, que afeta diretamente moradores e a economia local.

Participaram da reunião, o prefeito, Lacerda Filho, a Secretária de Governo, Rosário Rebouças, a Diretora do Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Lidiane Freitas, a Secretária de Cultura e Turismo, Riana Rocha, o Secretário de Infraestrutura e Saneamento, José Francisco da Costa (Deca), a Secretária de Assistência Social, Aparecida Alcântara, servidores(as), engenheiros(as) da Prefeitura, o Coordenador da Defesa Civil Municipal, Daniel de Oliveira, membros da Defesa Civil Estadual, Tenente Teixeira e Tenente Bruna, além de representantes da comunidade da Peroba, Raimundo Isael, João Batista e Eurisvan Germano.

A obra de contenção será realizada por meio de um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal com o Governo do Estado.

#MeioAmbiente 06/07/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Gestores realizam Audiência Pública sobre os perigos do Peixe-Leão aos pescadores

Representantes dos Poderes Legislativo e Executivo realizaram ontem, terça-feira, 5, na Câmara Municipal, a Audiência Pública sobre o Peixe-Leão e os perigos que eles oferecem aos pescadores locais.

Presidida pelo vereador Cláudio Roberto, a audiência teve como objetivo, alertar, debater, orientar e esclarecer aos pescadores sobre o perigo que o peixe-leão oferece a esses trabalhadores, visto que foram encontradas unidades da espécie no município, nas praias da Barrinha, Ponta Grossa, Quitérias e Barreiras.

No Brasil, o peixe é uma espécie invasora e preocupam ambientalistas e autoridades, por não possuir predadores naturais, podendo desequilibrar o ecossistema marítimo e proporcionar risco à saúde humana pela presença de espinhos venenosos capazes de provocar náuseas, dor, manchas vermelhas, inchaços e convulsões.

A pesca é a base da economia do município, portanto, o cuidado com os pescadores é de fundamental importância para disseminar informações verídicas à classe, sobre os cuidados que devem ser tomados no manuseio, e definir os papeis das instituições no âmbito municipal.

Participaram do momento, vereadores, representantes das secretarias, representantes de ONG's, associações, pesquisadores, entre eles, como painelista, o Doutor Tommaso Giarrizzo, e pescadores locais.

A audiência viabilizará a elaboração de um plano de trabalho com os principais pontos relacionados à temática, que será Coordenado pelo Departamento de Pesca da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) da Prefeitura de Icapuí.

Dr. Tomazzo colocou que a origem do recente aumento no aparecimento de Peixes-leão no Ceará pode estar ligada a uma migração da região do Caribe, e a soltura da espécie, que é de aquário, na natureza. Porém não existe até o momento, risco de acidentes para turistas e banhistas.

Conforme Franklin Cipriano, do Departamento de Pesca da SEDEMA, os pescadores que realizarem a captura ou encontrarem a espécie devem havendo condições visuais e possíveis, abater o animal e recolher com o máximo de cuidado e informar ao Departamento de Pesca para efetuar os procedimentos cabíveis.

#MeioAmbiente 02/06/2022 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Audiência Pública marcou a abertura da XXII Semana do Meio Ambiente

Ocorreu na manhã de ontem (01), na Câmara Municipal de Icapuí, a Audiência Pública que marcou a abertura da XXII Semana do Meio Ambiente. Com a temática "Águas subterrâneas e mudanças climáticas: cenários atuais e perspectivas futuras". O objetivo da audiência foi debater, propor e traçar metas de melhorias na vida da população que considere as mudanças climáticas e a preservação ambiental.

Presidida pelo vereador, João Paulo Rebouças, contou com a participação do Vice-Prefeito, Jobede Cirilo, dos Secretários Municipais, vereadores, presidentes de Autarquias Municipais, o Coordenador Regional do AJA, Abelardo Diógenes e representantes da sociedade civil e ONGs.

Foram abordadas temáticas sobre os cenários ambientais de Icapuí, entre elas, "as mudanças climáticas e efeitos locais" por Dr. Arimatea Silva. "As percepções da zona costeira e cenários futuros" pelo biólogo e doutorando, André Luís. Além das "Águas subterrâneas: cenários atuais e futuros" por Marcelo, diretor do SAAE.

Os painéis e pesquisas apresentadas guiaram os debates, proposições e acordos finalizados com a assinatura da Carta de Compromisso da Gestão Municipal com a Agenda Ambiental para os próximos dez anos. O evento ocorre até o dia 5 de junho com uma programação educativa, cultural e de conscientização ambiental.

#MeioAmbiente 25/02/2022 SECRETARIA DE GOVERNO Mais uma vez o Município de Icapuí é certificado com o Selo Município Verde

Na manhã de ontem (24), no Centro de Referência do Parque Estadual do Cocó, aconteceu a Solenidade de Certificação do Selo Município Verde - 13ª Edição - onde, mais uma vez o Município de Icapuí foi agraciado com o Selo Categoria C.

Estiveram presentes na solenidade o Vice-Prefeito, Jobede Cirilo, representando o Prefeito Municipal, Lacerda Filho; o Secretário de Desenvolvimento, Agricultura, Trabalho, Meio Ambiente e Pesca, Iran Félix; a a Presidenta do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Lidiane Freitas, acompanhada de técnicos do Instituto.

No Estado do Ceará somente 22 municípios conseguiram a certificação, isto é, tais cidades se destacaram por executarem relevantes prática ambientais, sendo para isso avaliados de dois em dois anos. O Comitê Gestor do Selo Município Verde deliberou, nesta 13ª Edição, a Certificação Selo Município Verde somente nas categorias B e C. A categoria B indica que o município está caminhando para a Gestão Ambiental adequada, mas com problemas a superar. Já a C indica que o município tende a melhorar para chegar à implantação de uma política ambiental que garanta o seu desenvolvimento sustentável, e que já existe um canal para isso.

Na ocasião, o Secretário de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), Artur Bruno, fez a entrega de notebooks para os 22 municípios certificados como um reconhecimento e incentivo aos municípios na condução de suas políticas ambientais.

#MeioAmbiente 16/08/2021 INSTITUTO MUNICIPAL DE FISCALIZAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL Prefeitura de Icapuí e SEMA-CE realizam primeiro encontro técnico do Projeto Agente Jovem Ambiental

Na última sexta-feira, 13, a Prefeitura Municipal de Icapuí em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), realizaram em Icapuí o primeiro encontro técnico do Projeto Agente Jovem Ambiental (AJA).

O Agente Jovem Ambiental em Icapuí conta com a participação de 75 jovens, das diversas comunidades do município e que neste momento estão passando por um processo contínuo de capacitação e que posteriormente irão atuar na efetivação de Projetos de cunho ambiental.

Os jovens foram selecionados por meio de Edital da SEMA e contava com vários requisitos como: ter idade entre 15 (quinze) e 29 (vinte e nove) anos, matriculados ou que tenham concluído o ensino médio em escola pública do Estado do Ceará e integrantes de famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico.


O objetivo do Projeto é de estimular a participação de jovens em projetos sustentáveis, através da inclusão social e ambiental, viabilizando o desenvolvimento de suas competências e habilidades, ampliando as oportunidades de geração de renda e o protagonismo juvenil, focando na melhoria da qualidade de vida e na preservação do meio ambiente.

#MeioAmbiente 23/02/2021 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Última semana para inscrição do Programa Agente Jovem Ambiental do Governo do Estado

No dia 11/02/2021, foi lançado o edital de seleção que vai beneficiar 10 mil jovens cearenses do programa Agente Jovem Ambiental.

O AJA vai estimular a participação cidadã em projetos socioambientais sustentáveis, ampliando as oportunidades de trabalho com geração de renda, melhorando a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente. E inserir esses jovens no contexto ambiental do Ceará e será um grande aprendizado para todos eles.

O edital, contendo todas as informações referentes ao certame, está disponível no site da Secretaria do Meio Ambiente (www.sema.ce.gov.br).

Os jovens selecionados receberão bolsa-auxílio e cursos de capacitação, com investimento mensal de R$ 2 milhões do Governo do Estado.

Para as inscrições se atentem as informações abaixo:

? As inscrições estão sendo feitas exclusivamente pelo site oficial da SEMA (www.sema.ce.gov.br) e irão até o dia 26/02 (sexta-feira);

? Link direto: www.sema.ce.gov.br/inscricao-aja

? Estarão habilitados os jovens que, na data da inscrição, comprovadamente:

o Tenha idade entre 15 e 29 anos e estar matriculado ou já ter concluído o ensino médio, em escola pública do Estado;

o Integre família cadastrada no Cadastro Único para Programas Sociais - CadÚnico e tenha seu próprio numero NIS;

o Resida no município de Icapuí;

o Não esteja matriculado em curso de tempo integral;

o Não possua vínculo empregatício ou qualquer bolsa remunerada;

o Não esteja participando de outro programa social com remuneração (exceto auxilio emergencial);

Estão disponíveis 75 (setenta e cinco) vagas para o município de Icapuí e aos interessados em concorrer a uma destas vagas, estes deverão realizar a sua inscrição e aguardar o resultado.

Não perca esta oportunidade!

Dúvidas durante o período de inscrição podem ligar para Luana Pinto (88) 999651066/ Carla Paz (88) 993256077

#MeioAmbiente 10/12/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Praia de Peroba recebe Tico, mais um espécime de peixe-boi

Na madrugada de hoje, 10, aconteceu mais uma translocação de peixe-boi para o município de Icapuí, mais precisamente para a Praia da Peroba, local onde foi instalado o cativeiro de aclimatação de peixes-boi, para sua readaptação antes de serem devolvidos ao seu habitat natural.

A translocação consiste em um processo de transferência dos peixes-boi do Centro de Reabilitação de Mamíferos Marinhos - CRMM, localizado em Caucaia, para o viveiro de aclimatação em Icapuí na Praia de Peroba.

A ação foi realizada pela Associação de Pesquisa e Proteção de Ecossistemas Aquáticos - AQUASIS, por meio do Projeto Manatí, financiado pelo Programa Petrobrás Socioambiental da Petrobrás, em parceria com a Prefeitura Municipal de Icapuí, Polícia Militar do Ceará, Batalhão de Polícia Militar Ambiental do Ceará, Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Meio Ambinete do Estado do Ceará - SEMA, Autarquia Municipal de Trânsito de Icapuí - ATMI, além da importante participação dos moradores da Comunidade da Peroba, que de maneira voluntária ajudam em todo o processo para que a recepção dos animais seja um sucesso.

Tico, já é o quinto peixe-boi a chegar na Praia de Peroba e se junta a Alva, Maceió, Maní e Pintada, que são os outros indivíduos da mesma espécie translocados nos meses de outubro e novembro deste ano.

Assim a AQUASIS conclui a meta proposta para a terceira fase do Projeto Manatí, que visa principalmente o repovoamento dessa espécie no litoral cearense de forma a garantir a conservação da biodiversidade marinha.

#MeioAmbiente 26/11/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Município de Icapuí é mais uma vez certificado com o Selo Município Verde

O Comitê Gestor da Secretaria do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA), divulgou o resultado a 13ª Edição do Programa Selo Município Verde e mais uma vez o município de Icapuí recebeu a certificação com a categoria C. A premiação se deu pelo reconhecimento às medidas protetivas do meio ambiente implementadas pelo município.

O Selo Município Verde é um programa de Certificação Ambiental pública, instituído pela Lei Estadual n° 13.304/03 e regulamentado pelos Decretos n° 27.073/03 e n° 27.074/03. O objetivo geral do programa é incentivar as municipalidades na implementação de políticas públicas ambientais, visando a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.

Segundo o titular da SEMA, Artur Bruno, parabeniza os municípios por colocarem a questão ambiental como pauta prioritária e espera que mais cidades possam seguir o exemplo. "Estas localidades priorizaram políticas de resíduos sólidos, de educação ambiental, de fauna e flora, de criação de unidade de conservação", disse. "A nossa expectativa é que nos próximos anos avancemos mais ainda no desenvolvimento sustentável do Ceará", conclui.

Nove municípios atingiram a classificação Categoria B e 13, a Categoria C. conforme o Índice Sócio Ambiental do PSMV. De acordo com a técnica Socorro Azevedo, da Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes/SEMA) e integrante do Comitê, os classificados na Categoria B "estão a caminho de uma gestão ambiental adequada, no entanto, precisam superar desafios, e os que estão na C precisam implantar uma política ambiental em busca de melhores resultados". A classificação foi deliberada por ocasião da 1ª Reunião Extraordinária do Comitê Gestor e 2a Reunião Extraordinária da Comissão Técnica, ocorridas dia 9 de novembro. Artur Bruno preside o Comitê Gestor.

Veja a listagem dos municípios certificados com a categoria e pontuação da certificação:

1.ACARAÚ (50,55) - C

2.ACOPIARA (53,75) - C

3.BARREIRA (51,50) - C

4.BREJO SANTO (70,00) - B

5.CAPISTRANO (79,00) - B

6.CAUCAIA (63,25) - C

7.CRATEÚS (77,00) - B

8.CRATO (61,00) - C

9.FARIAS BRITO (51,00) - C

10.FORTALEZA (85,25) - B

11.ICAPUÍ (60,25) - C

12.IGUATU (62,25) - C

13.ITAPIPOCA (51,30) - C

14. JUAZEIRO DO NORTE (56,00) - C

15. MORADA NOVA (70,50) - B

16.MULUNGU (50,80) - C

17. NOVA RUSSAS (70,50) - B

18. NOVO ORIENTE (77,25) - B

19.PACATUBA (70,00) - B

20. PIQUET CARNEIRO (61,75) - C

21. SOBRAL (73,00) - B

22. VÁRZEA ALEGRE7 (71,50) - B

#MeioAmbiente 30/06/2020 SECRETARIA DE GOVERNO Município de Icapuí acolhe Alva e Maceió

Foi na madrugada desta terça-feira, 30, que o município de Icapuí acolheu a chegada de dois peixes-bois na Praia de Peroba. Alva e Maceió, como são carinhosamente chamados, são dois indivíduos da espécie Trichechus manatus que agora poderão completar o processo de reabilitação antes da soltura em mar aberto, no cativeiro de aclimatação construído na Praia de Peroba, onde ficarão por um período para adaptação ao ambiente natural.

O processo denominado de translocação que consiste na transferência dos animais do Centro de Reabilitação, localizado no Sesc Iparana, Caucaia, até o cativeiro de aclimatação em Icapuí, era uma das metas do Projeto Manatí que é realizado pela Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos - AQUASIS, patrocinado pelo Programa Petrobrás Socioambiental e conta com o apoio do Sesc.

Como se tratava de um processo muito delicado a Instituição também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Marinha do Brasil, Regimento de Polícia Montada (PMCE), Batalhão da Polícia Militar Ambiental do Estado do Ceará e da Prefeitura Municipal de Icapuí, bem como do envolvimento de voluntários da própria comunidade que se dispuseram a participar de toda a ação.

A translocação já fora adiada várias vezes por motivos diversos inclusive por conta da pandemia do novo coronavírus que inviabilizou toda uma programação de execução do Projeto. Motivo este que para a realização de toda essa força-tarefa foram seguidas todas as recomendações dos órgãos de saúde para a não aglomeração de pessoas, bem como do uso de máscaras pelos presentes e disponibilidade de álcool gel.

Para Thaís Chaves, membro da AQUASIS: "É uma imensa alegria vivenciar o retorno dos peixes-bois reabilitados ao ambiente natural. Além de ser a culminância de um longo processo de reabilitação, é um novo começo para Alva e Maceió, que tiveram uma nova oportunidade de sobreviver quando foram resgatados ainda filhotes, há 7 anos. Que eles tenham vida longa e incentivem pessoas a cuidarem melhor do mar, da praia, da natureza. E para que seja possível isso acontecer é importante cada um fazer a sua parte."

Ela destaca ainda que: "Todos temos importância no processo de conservação, trabalhando juntos nós conseguimos chegar mais longe. Foi lindo ver pescadores ajudando a devolver os dois peixes-bois ao mar e sentir a emoção de quem esteve presente é uma esperança. Ações humanas agravaram a situação dessa espécie até ela se tornar ameaçada de extinção, correndo risco de desaparecer, e ações humanas podem ajudar a salvá-la".

#MeioAmbiente 05/02/2020 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Icapuí se articula para concorrer a mais uma edição do Selo Município Verde

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (SEMA) abriu as inscrições para a 13ª edição do Programa Selo Município Verde (PSMV). Os municípios cearenses interessados em participar do processo de certificação poderão se inscrever até o dia 28 de fevereiro. Lembrando que o mesmo prazo vale também para a entrega da documentação comprobatória. O regulamento e o formulário online podem ser acessados via o site da SEMA.

Nisso, a Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), está articulando com a Secretaria de Governo (SEGOV), Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA) e ONG’s que atuam no território icapuiense para submeter a proposta e fazer com que o município seja agraciado.

O PSMV é uma certificação ambiental pública, instituída pela Lei Estadual 13.304/03, alterada pela Lei 16.128, de 14/10/2016 e regulamentada pelos Decretos 27.073/03 e 27.074/03.

O Programa identifica municípios cearenses que "desenvolvem ações protetivas do meio ambiente com melhores resultados possíveis na salvaguarda ambiental, atendendo critérios preestabelecidos de conservação e uso sustentável dos recursos naturais, proporcionando melhor qualidade de vida para as presentes e futuras gerações, a ser entregue a cada dois anos". Sendo que nesta edição os anos a serem avaliados são 2018 e 2019.

#MeioAmbiente 26/11/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA I Festival das Aves Migratórias Banco dos Cajuais O município de Icapuí-CE, anualmente recebe a migração em massa de milhares de aves migratórias que aqui se refugiam dos rigorosos invernos polares. Ao longo da zona costeira, estas pequenas aves realizam jornadas hemisféricas de mais de 30.000km entre as áreas de reprodução e de descanso.

O Banco dos Cajuais, além de ter alta relevância ecológica e por ser essencial às aves migratórias, foi nomeado recentemente como sítio pertencente à Rede Hemisférica de Reservas para Aves Limícolas (WHSRN, na sigla em inglês).

Perante a isso, com o intuito de realizar uma celebração à divulgação científica, aos saberes tradicionais e à preservação desse ecossistema costeiro, a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos - AQUASIS, por meio do Projeto Aves Migratórias e com o apoio da Prefeitura Municipal de Icapuí apresentam o I Festival das Aves Migratórias - Banco dos Cajuais, que acontece de 13 a 15 de dezembro em Icapuí.

O Festival buscará unir a sensibilização, conhecimentos e lazer numa programação de atividades práticas gratuitas, com vivências e saídas de campo, possibilitando uma compreensão do ambiente e registro de diferentes espécies de aves migratórias ameaçadas pelos participantes.

Assim, prezando-se pela sustentabilidade, é esperado que a realização do evento aumente a geração de renda no município com a contratação de serviços e compra de produtos pela organização e participantes, fato este, que incrementa a economia local.
#MeioAmbiente 19/11/2019 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Energia solar e suas aplicações é tema de seminário em Icapuí Além dos ventos, o município de Icapuí conta com grande incidência solar. Esses dois elementos, juntamente com a água, são fontes abundantes para produção de energia renovável. No caso do sol, ele vem sendo utilizado por milhares de residências, comércios e indústrias em todo o país para geração da própria energia.

Com o propósito de levar informações para a população sobre energia solar e suas possibilidades, a Aliança Energia, responsável pelo Parque Eólico Santo Inácio, está promovendo um seminário para 40 pessoas, nos dias 19 e 20 de novembro na Escola Maria Edilce, em Melancias de Baixo, em Icapuí.

Essa ação é realizada no âmbito do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, no qual a Aliança Energia e a Alsol Energias Renováveis tem desenvolvido ações.

Ao final do curso, os participantes poderão conhecer os principais componentes de um sistema de geração de energia solar fotovoltaico, as diferentes possibilidades de atuação e funções profissionais além do panorama atual e perspectivas futuras no Brasil e Nordeste para a empregabilidade nesta área. Espera-se ainda que se sintam motivados a buscar informações, novas capacitações e experiências neste setor.

As inscrições feitas diretamente na escola se esgotaram em poucas horas, tamanha foi a procura e o interesse. Ao todo serão 16h com atividades práticas e teóricas.

Está previsto mais um seminário em 2020.
#MeioAmbiente 13/11/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Atividades ambientais iniciam programação da 6ª Amostra dos Produtores e Empreendedores A 6ª Amostra dos Produtores e Empreendedores de Icapuí iniciou sua programação com algumas atividades antes mesmo da feira propriamente dita que acontece entre os dias 14 e 16 deste mês no largo que fica ao lado do CEI Ângela Maria de Góis (corredor que liga as ruas Zé Birú e Newton Ferreira), Centro.

Na segunda-feira, 11, a equipe da Fundação Brasil Cidadão, através do Projeto De Olho na Água realizou uma oficina ressaltando a importância do Ecossistema Manguezal para o território da Área de Proteção Ambiental (APA) da Barra Grande. Participaram crianças e adolescentes das comunidades do Centro, Salgadinho e Vila Jardim Paraíso.

A programação ambiental contou também com um mutirão de limpeza de praia no entorno do Rio Barra Grande na terça-feira, 12, em que participaram 25 estudantes mais voluntários juntamente com a equipe do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA).

Ainda na terça, 12, na sede provisória da Estação Ambiental Mangue Pequeno, na Praia do Requenguela, crianças e adolescentes de várias comunidades participaram de uma oficina sobre a importância da abelha nativa (jandaíra) para a polinização do meio ambiente.

Por fim, na quarta-feira, 13, de 08h às 10h30, crianças e adolescentes das comunidades do Requenguela, Salgadinho, Jardim Paraíso, Centro, as equipes da Fundação Brasil Cidadão e do Departamento Meio Ambiente da SEDEMA e voluntários, realizaram o replantio de 500 mudas de mangue para recuperação do território degradado e do seu ecossistema, no entorno da Passarela do Manguezal.

A Amostra tem a realização da Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da SEDEMA e patrocínio oficial da Caixa Econômica Federal, do Banco do Nordeste, Casa Civil do Governo do Estado do Ceará, SENAR - CE, SEBRAE - CE e Governo Federal.
#MeioAmbiente 04/11/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura convida para reunião de construção de Plano Municipal de Educação Ambiental A construção de um Plano Municipal de Educação Ambiental para Icapuí depende da participação de instituições públicas e privadas, profissionais, estudantes, sociedade como um todo. É nessa perspectiva que a Prefeitura Municipal de Icapuí realizará uma reunião ampliada na próxima sexta-feira, 8, a partir das 9h, na Sala de Reuniões da Secretaria de Governo.

"A proposta é reunir um grupo de instituições e pessoas com trabalho e experiência em Educação Ambiental em Icapuí ou em outros municípios para pensar esse momento de forma a sistematizar as ações que já fazemos, propor novas ideias e ampliar as parcerias", explicou Luana Pinto, do setor de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA).

Além da Sedema, se envolvem diretamente no processo de construção do PMEA a Secretaria de Educação e o Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA).
#MeioAmbiente 29/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Ação coleta mais de 90 quilos de embalagens plásticas de óleos lubrificantes Cerca de 90 quilos de embalagens plásticas de óleos lubrificantes foram coletados hoje, 29, numa ação conjunta da Prefeitura de Icapuí e o Instituto Jogue Limpo. O recolhimento desse material através da logística reversa evita a poluição da natureza.

Um caminhão da instituição parceira percorreu diversas regiões do município coletando os 93,3 quilos de material que foi separado previamente por donos de oficinas e comerciantes que normalmente acumulam esses plásticos.

A Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEDEMA) orienta que as pessoas não descartem o material em qualquer lugar e o acondicionem em local apropriado até uma nova etapa do recolhimento pelo veículo que deve acontecer no próximo mês.
#MeioAmbiente 25/10/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Cerca de uma tonelada de óleo foi recolhida em praias de Icapuí A retirada do óleo que atinge o litoral icapuiense continua sendo feita por voluntários, entidades e equipes da Prefeitura Municipal de Icapuí. Cerca de uma tonelada de material poluente, que será incinerado, foi recolhida em Peroba, Barreiras e Melancias, as praias mais atingidas, e em outras com menor incidência desde segunda-feira, 21.

Um comitê foi criado emergencialmente para lidar com o monitoramento no mar e em terra e para a retirada do óleo que, felizmente, não atingiu áreas de manguezais.

Uma mancha de óleo com aproximadamente 15 metros de diâmetro foi retirada no mar, cerca de cinco milhas da costa, antes mesmo de atingir a areia. Pescadores que estão sendo instruídos relataram o caso, o que permitiu uma ação rápida de coleta. Inclusive, os trabalhadores do mar atenderam aos pedidos e doaram redes de pesca que não estavam mais sendo utilizadas para ajudar nos trabalhos.

Fazem parte do grupo a Prefeitura de Icapuí, através das suas várias secretarias, o Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), a Fundação Brasil Cidadão e a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS) e a Marinha do Brasil, através da Capitania dos Portos de Aracati.

Para saber como ajudar e relatar novos casos, os cidadãos podem entrar em contato através do telefone (88) 99272-1255 (João Paulo, presidente do IMFLA).
#MeioAmbiente 24/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Mutirão coletará embalagens plásticas de óleos lubrificantes em Icapuí A Prefeitura de Icapuí e o Instituto Jogue Limpo promoverão um mutirão de coleta de embalagens plásticas de óleos lubrificantes na próxima terça-feira, 29, na Praça Central Adauto Róseo, entre 9 e 13h.

A logística reversa desse material visa destinar adequadamente as embalagens recolhidas, transformando-as em insumo industrial, evitando agressão à natureza.

Os donos de oficinas e comerciantes estão sendo convidados a juntar suas embalagens e levar até o caminhão de coleta.

"Antes do mutirão, o caminhão sairá da Praça da Liberdade, em Mutamba, para o Centro recolhendo essas embalagens nos estabelecimentos ao longo da CE-261. Pedimos que as pessoas coloquem as embalagens em sacos ou caixas pra facilitar a coleta", explicou Luana Pinto, técnica da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEDEMA).
#MeioAmbiente 22/10/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura cria comitê de crise para lidar com óleo que chega à costa icapuiense Um comitê de crise foi criado em Icapuí para recolher o óleo que está contaminando o oceano e a costa nordestina. Nos últimos dois dias, foram retirados cerca de 500 quilos de material na praia de Barreiras. O grupo continua mobilizando entidades e voluntários e analisando quantas e quais áreas foram afetadas.

Cerca de 50 homens da Marinha do Brasil devem chegar hoje, 22, ao município para ajudar nos trabalhos de limpeza e investigação.

O prefeito Lacerda e sua equipe estão acionando o Governo do Estado do Ceará e órgãos federais em busca de apoio para os trabalhos.

"Esse problema influencia no nosso ecossistema, interfere no turismo, na pesca, mexe com todos nós. A Prefeitura está agindo para sairmos desse momento difícil com o mínimo de impacto possível", declarou o chefe do poder Executivo.

As pessoas que detectarem as substâncias espalhadas pelas praias não devem tocar no material, uma vez que possa haver algum tipo de contaminação.

Fazem parte do grupo a Prefeitura de Icapuí, através das suas várias secretarias, o Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), a Fundação Brasil Cidadão e a Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), o Corpo de Bombeiros e a Capitania dos Portos de Aracati.

Para saber como ajudar e relatar novos casos, os cidadãos podem entrar em contato através do telefone (88) 99272-1255 (João Paulo, presidente do IMFLA).
#MeioAmbiente 10/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Manifestações artísticas de alunos ressaltam preservação do peixe-boi-marinho A Praça Central Adauto Róseo ficou pequena na manhã de hoje, 10, para tantas crianças e suas manifestações artísticas, científicas e culturais de proteção a um importante morador da natureza icapuiense. A segunda Mostra do Peixe-boi-marinho, com o tema "Quem ama o mar ajuda a cuidar", expôs brinquedos, esculturas e dança/teatro sobre o animal que é Patrimônio Natural do município.

Alunos, professores e pais ficaram encarregados de fazer suas produções com materiais recicláveis que buscam trazer soluções para a problemática dos resíduos sólidos. Distribuição de mudas de plantas e sementes nativas, espaço científico, cartazes, maquetes, panfletagem e apresentações no palco fizeram parte da programação.

O evento foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Meio Ambiente, Agricultura e Pesca (SEDEMA) em parceria com a Secretaria de Educação e a ONG Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS).

Vencedores em cada categoria:

- ENSINO INFANTIL: BRINQUEDOS COM RESÍDUOS SÓLIDOS
1º CEI Alfredo Teodolino e CEI Ângela Maria de Góis
2º CEI Francisca Luzia de Jesus
3º CEI Rosa Filomena

- ENSINO FUNDAMENTAL I: ESCULTURA COM RESÍDUOS SÓLIDOS
1º Escola Carlota Tavares de Holanda
2º Escola Horizonte da Cidadania
3º Escola Joana Marques e Escola Francisco Ezequiel

- ENSINO FUNDAMENTAL II: DANÇA OU TEATRO COM ROUPAS UTILIZANDO RESÍDUOS SÓLIDOS
1º Escola Carlota Tavares e Escola Francisco Ezequiel
2º Escola Maria Edilce Barbosa
3º Escola Joana Marques

- ENSINO MÉDIO: CATEGORIA IV: PROJETO CIENTÍFICO E A MATERIALIZAÇÃO DESSE PROJETO (MAQUETE, BANNER, IMAGENS 3D...)
1º Escola Gabriel Epifânio dos Reis - turmas 1º ano B, 2º ano A, 2º ano C e 3º ano B - Projeto: conhecendo e protegendo o habitat do peixe-boi.

Confira no link abaixo programação das atividades que segue até domingo, 13, em alusão ao Dia do Peixe-boi-marinho (4 de outubro):
#MeioAmbiente 08/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Confira a programação das atividades em alusão ao Peixe-boi-marinho As comemorações em alusão ao peixe-boi-marinho, Patrimônio Natural de Icapuí, segue nessa semana com várias atividades em diferentes locais do município. Na sexta-feira passada, 4, o Dia Municipal da espécie foi celebrado numa sessão solene na Câmara dos Vereadores.

A Mostra Ambiental do Peixe-boi, com o tema "Quem ama o mar ajuda a cuidar" acontecerá nesta quinta-feira, 10, na Praça Central Adauto Róseo, a partir das 7h30, com alunos das escolas e Centros de Educação Infantil e professores expondo brinquedos, esculturas, danças ou peças teatrais e projetos científicos confeccionados por eles para solucionar a problemática dos resíduos sólidos do mar.

No período noturno, às 19h, na Escola Professor Gabriel Epifânio dos Reis, acontecerá uma oficina de primeiros socorros para atendimento a encalhes de mamíferos marinhos e um jogo sobre reintrodução de peixes-bois.

Na sexta-feira, 11, será ofertada uma oficina de pintura de camisetas em Redonda, às 8h. Na parte da tarde, a mesma capacitação será voltada para pintura de placas educativas, às 14h, em Picos. No sábado, 12, será a vez de Retiro Grande receber uma oficina de pintura de camisetas, às 8h. As vagas são limitadas. Mais informações e inscrições pelo telefone (85) 99638-4702 (WhatsApp).

O sábado está reservado também para limpezas de praias às 7h, simultaneamente em Quitérias e Picos, e um Cortejo do Peixe-boi e apresentações teatrais em Redonda. O percurso vai da Escola Horizonte da Cidadania, às 16h, até a Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Estrela do Mar, na Rua da Praia.

No domingo, 13, em Peroba, a partir das 8h, a Regata de mini-botes encerra a programação oficial que é realizada pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) e a ONG Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS).
#MeioAmbiente 02/10/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Dia do Peixe-boi Marinho será comemorado com sessão solene No dia 4 de outubro é comemorado em Icapuí o Dia Municipal do Peixe-boi Marinho. A data será celebrada em uma sessão solene a partir das 9h, na Câmara dos Vereadores, como um momento alusivo à conservação do animal, seu habitat e sua importância como patrimônio natural do município.

O evento é uma realização da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA).

A data foi incluída no calendário oficial em 2015 com a aprovação da Lei Nº 655 que declarou a espécie como Patrimônio Natural de Icapuí. É um dos poucos lugares conhecidos onde ainda existem peixes-bois marinhos no Brasil.

EXPOSIÇÃO

No dia 10 de outubro, a Sedema, a Secretaria de Educação e a ONG Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS) vão realizar a segunda Mostra Ambiental do Peixe-boi Marinho na Praça Central Adauto Róseo, a partir das 7h30.

"Quem ama o mar, ajuda a cuidar!" é o tema do evento em que alunos das escolas e Centros de Educação Infantil vão expor os brinquedos, esculturas, danças ou peças teatrais e projetos científicos para solucionar a problemática dos resíduos sólidos do mar. Os melhores colocados em cada categoria serão premiados com kits escolares.
#MeioAmbiente 25/09/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Secretaria das Cidades do CE realiza consulta pública sobre saneamento básico A Prefeitura de Icapuí e a Secretaria das Cidades do Estado do Ceará convidam toda a população icapuiense a opinar sobre os serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem urbana e limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos no município. A consulta pública faz parte da Elaboração dos Planos Municipais de Saneamento Básico.

No dia 19 deste mês, foi realizada uma audiência pública na Câmara Municipal para apresentar o Diagnóstico Socioeconômico e Técnico dos Serviços de Saneamento. Outras cidades do Vale do Jaguaribe passaram pelo mesmo processo.

Agora é a vez dos cidadãos participarem da consulta pública até o próximo dia 29 dando sua contribuição pela internet. O endereço eletrônico para acessar o formulário está disponível no link abaixo.
#MeioAmbiente 03/07/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Trabalho desenvolvido na APA da Barra Grande é apresentado no II Fórum Brasil de Gestão Ambiental O trabalho desenvolvido na Área de Proteção Ambiental (APA) do Manguezal da Barra Grande foi apresentado durante o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental. O evento promovido pela Associação Nacional dos Órgãos Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) aconteceu de 26 a 28 de junho, no Centro de Exposições Expo Dom Pedro, em Campinas, São Paulo.

A assessora técnica da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura e Pesca (SEDEMA), Luana Rebouças Pinto, que representou o município de Icapuí no evento, falou sobre a experiência de participar do evento.

"Foi uma oportunidade muito gratificante. Pudemos encantar a todos com uma amostra das nossas belezas naturais e um pouco do trabalho de gestão que é feito nas Unidades de Conservação (UC's), em especial na APA do Manguezal da Barra Grande. Gestão que prioriza o processo participativo da comunidade local, a abertura ao envolvimento dos parceiros, principalmente as ONG's, FBC e AQUASIS, Universidades, associações comunitárias, grupos e cooperativas produtivas que tornam essa experiência possível. Compomos a mesa de apresentações e expomos os desafios e estratégias de superação na APA, construímos um passo a passo para uma forma de cooperação entre as cidades, os territórios e instituições", explicou.

Além disso, a técnica do município participou de uma entrevista que fará parte de uma série de vídeos que serão produzidos e usados na divulgação e replicação de boas práticas nos governos locais.

DESTAQUE

O município recebeu o convite do ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade América do Sul, organização que apoia o protagonismo dos governos locais, graças ao contexto do projeto Áreas Protegidas Locais.

Entre 30 propostas avaliadas, Icapuí foi selecionado através da experiência exitosa em gestão de Unidades de Conservação Municipal. A APA do Manguezal da Barra Grande ficou entre as três escolhidas. Isso garantiu que o município participasse da Feira de informação e intercâmbio sobre casos exitosos de gestão de Unidades de Conservação Municipais e da Oficina para a validação de fluxos de cooperação com enfoque em áreas protegidas, duas atividades promovidas durante o evento.

#MeioAmbiente 25/06/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Coleta seletiva é o foco da segunda Semana do Meio Ambiente de Icapuí Icapuí terá mais uma Semana do Meio Ambiente, dessa vez em parceria com o Governo do Estado do Ceará. O foco é na mobilização para coleta seletiva com o objetivo de sensibilizar a população icapuiense para a preservação e conservação do meio ambiente e a separação dos resíduos acumulados nas residências, comércio e demais espaços do município. A primeira Semana do Meio Ambiente foi realizada pelo município entre os dias 3 e 7 de junho.

A programação compreende uma roda de conversa e cinema ambiental amanhã, 26, na Escola Professora Mizinha; uma visita guiada à Unidade de Tratamento de Resíduos (antigo lixão), na quinta-feira, 27, a partir das 8h, com estudantes e um mutirão de limpeza, na sexta-feira, 28, na praia de Barrinha de Mutamba. A realização é da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) em parceria com o Governo do Estado do Ceará.

Icapuí iniciou, no segundo semestre de 2017, em parceria com um grupo de pesquisa da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), um processo de mobilização para a elaboração do Plano Municipal de Resíduos Sólidos, tendo como referência as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).

A Política tem como objetivo principal o maior aproveitamento dos resíduos e a minimização da quantidade de rejeitos, adotando medidas como não geração, redução, reutilização, reciclagem, tratamento dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos.
#MeioAmbiente 10/06/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Dia Mundial do Doador de Sangue O Dia Mundial do Doador de Sangue é comemorado anualmente em 14 de junho
#MeioAmbiente 07/06/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Sessão solene encerra programação da 19ª Semana do Meio Ambiente Uma sessão solene na Câmara Municipal de Vereadores na manhã desta sexta-feira, 7, encerrou as atividades da 19ª Semana do Meio Ambiente e discutiu ações e estratégias para gestão efetiva da Área de Proteção Ambiental (APA) do Manguezal da Barra Grande.

Participaram o prefeito Raimundo Lacerda Filho, estudantes, professores, vereadores, secretários, representantes da Fundação Brasil Cidadão e da Associação de Pesquisas e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS).

O prefeito ressaltou as atividades voltadas à preservação do meio ambiente que estão sendo desenvolvidas e parabenizou toda equipe gestora pelos prêmios alcançados para o município.

"Essa é uma semana de extrema importância. Icapuí possui políticas públicas voltadas ao reconhecimento do meio ambiente, preservação e fiscalização. Não podemos deixar de motivar a educação, essa é a base de tudo. A educação reflete no crescimento pessoal também. Quero parabenizar também todos os servidores que, ao longo desses pouco mais de dois anos de gestão, têm se dedicado e já recebemos vários prêmios", agradeceu.

Na sessão foi apresentado um painel sobre a gestão efetiva da APA, onde representações da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA) e Secretaria de Educação puderam explanar sobre os desafios da gestão ambiental municipal, a contextualização da gestão da APA, legislação ambiental e a educação ambiental, respectivamente.

Também foram feitas explicações dos trabalhos desenvolvidos pela Fundação Brasil Cidadão e Aquasis no município.

O tema da programação dessa semana foi "APA do Manguezal da Barra Grande - Conhecer para preservar". O titular da Sedema, Iran Félix, enfatizou a importância da temática escolhida.

"Esse tema é importantíssimo para nós. Infelizmente o tema Meio Ambiente ainda não despertou na sociedade o devido interesse que esse tema precisa ter, envolve saúde e educação. Meio Ambiente é vida, precisamos de um ambiente saudável para ter uma boa qualidade de vida", destacou o secretário.
#MeioAmbiente 05/06/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Dia D da 19ª Semana do Meio Ambiente realiza atividades em praça pública O Dia D da 19ª Semana do Meio Ambiente de Icapuí contou com uma série de atividades na manhã de hoje, 5, na Praça Central Adauto Róseo. O evento também serviu para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente. Alunos de várias escolas aproveitam o momento para aprender ainda mais a como cuidar do nosso planeta.

Foram expostas as fotos dos participantes das oficinas de fotografia realizada no final de maio, houve distribuição de mudas nativas, sorteio de brindes e apresentação de projetos da Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS) que é parceira da Prefeitura Municipal de Icapuí na realização do evento juntamente com a Fundação Brasil Cidadão.

"Área de Proteção Ambiental (APA) do Manguezal da Barra Grande: conhecer para preservar" foi o tema desta edição.

"O tema foi escolhido pela importância social, ambiental, econômica desse espaço, como também as fragilidades, para chamar a atenção, traçar estratégias e ações para preservar essa área tão importante do nosso município e para a sobrevivência da nossa Icapuí", explicou Luana Pinto, técnica da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA).

Ela ainda agradeceu o empenho das escolas e Centros de Educação Infantil (CEI's) no evento e no processo de educação ambiental e relembrou as atividades relacionadas à preservação do meio ambiente desenvolvidas nas escolas.

Jeovah Meireles, da Fundação Brasil Cidadão, abordou os projetos desenvolvidos pela instituição no município.

"Icapuí é privilegiado por ter escolas Nota 10, nossas praias, dunas e lagoas são nota 10. Maçaricos, peixes-boi marinho, tudo temos aqui em Icapuí. Praticamente não encontramos em lugar nenhum, mas aqui temos e quem serão os protetores nota 10 serão vocês (crianças)", destacou.

Para João Paulo Rebouças, presidente do Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), todos os dias é dia do meio ambiente e nós não poderíamos sobreviver sem estar em um ambiente ecologicamente equilibrado.

"Nós somos privilegiados pelas belezas do nosso meio ambiente, que é um atrativo para turistas, além de uma contemplação no sentindo de saúde pública", comentou.

Gabriela Ramires, técnica da Aquasis, interagiu com as crianças incentivando sobre os cuidados necessários para a preservação do meio ambiente.

A programação da 19ª Semana do Meio Ambiente segue com as atividades nos próximos dois dias. Amanhã, 6, haverá dois passeios guiados em torno da APA da Barra Grande (às 8h com os conselhos de Meio Ambiente e às 14h com estudantes).

O encerramento será na sexta-feira, 7, na Câmara Municipal, com a presença dos conselhos, instituições, governo, vereadores, estudantes e população no geral.
#MeioAmbiente 03/06/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuienses participam de evento sobre Zoneamento Ecológico Econômico Um grupo de icapuienses participou na última quinta-feira, 30, do primeiro Seminário de atualização da proposta de Zoneamento Ecológico Econômico da Zona Costeira do Estado do Ceará (ZEEC) 2019. O evento foi realizado pelo Governo do Estado do Ceará no campus do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFCE) de Aracati.

Os participantes representaram as secretarias de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), Infraestrutura e Turismo, Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), associação de moradores, Sindicato de Pescadores, Comdema, ONG's, CMDS, comunidades tradicionais e assentamentos.

ZONEAMENTO

O ZEEC é um instrumento técnico e político de planejamento que estabelece diretrizes de ordenamento e de gestão do território, considerando as características ambientais e as dinâmicas socioeconômicas de diferentes regiões do Estado. Tem como finalidade colaborar para a construção de políticas públicas em consonância com diretrizes de desenvolvimento sustentável, bem como orientar o licenciamento de atividades produtivas de forma coerente.

Em linhas gerais, o Zoneamento tem como objetivo o desenvolvimento econômico e social dos municípios localizados nas regiões litorâneas do Ceará, com garantias de proteção ambiental. O estudo irá focar no planejamento com intuito de melhorar a vida de todos que estão vivendo ou trabalhando nessas regiões.

O ZEEC colabora com a promoção de informações integradas e georreferenciadas do litoral cearense, possibilitando uma ampla disponibilização de dados para subsidiar as discussões públicas em torno das metas de regulação e apropriação do território.
#MeioAmbiente 22/05/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Semana do Meio Ambiente terá como tema a APA da Barra Grande A 19ª Semana do Meio Ambiente terá como tema, este ano, a "Área de Proteção Ambiental (APA) do Manguezal da Barra Grande: conhecer para preservar". A programação vai ser desenvolvida pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) entre os dias 3 e 7 de junho com diversas atividades.

Antes da programação oficial, haverá duas oficinas de fotografia nos dias 27 e 28 de maio.

No dia 3 de junho, a abertura será com uma roda de conversa na FM Educativa, ao meio-dia, com a Sedema e Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA).

Haverá uma limpeza e replantio de mudas com estudantes, professores, instituições e conselhos na terça-feira, 4. Ao meio-dia, novamente na FM Educativa, haverá uma roda de conversa com a Fundação Brasil Cidadão.

O Dia "D" contará com exposições das fotos produzidas pelos participantes das oficinas de fotografia, distribuição de mudas de plantas, sorteio de brindes e atrações culturais. Será na Praça Central Adauto Róseo, na quarta-feira, 5, a partir das 8h.

Na rádio, a roda de conversa é com a ONG Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS) ao meio-dia.

Na quinta-feira, 6, haverá dois passeios guiados em torno da APA da Barra Grande, às 8h com os conselhos de Meio Ambiente, e às 14h com os estudantes.

O encerramento será na sexta-feira, 7, na Câmara Municipal, com a presença dos conselhos, instituições, governo, vereadores, estudantes e população no geral.
#MeioAmbiente 08/05/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Sedema realizará oficina gratuita de fotografia para iniciantes A Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) está com inscrições abertas para a Oficina de Fotografia, que acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, no período da manhã, na Estação Ambiental Mangue Pequeno. Os participantes necessitam de smartphone, câmera amadora ou profissional para participar.

Os interessados em participar da oficina devem procurar a Secretaria, localizada na Rua Jardim Paraíso, próximo à gruta, das 7h30 às 13h30.

Serão formadas duas turmas, cada uma com 15 vagas. No dia 27, para alunos de 12 a 17 anos e, no dia 28, para participantes de 18 anos ou mais.

Segundo Cláudio Bezerra, técnico da Sedema, a ideia é que os trabalhos dos participantes sejam expostos dentro da programação da Semana do Meio Ambiente que acontece em junho.

"Será uma hora de conceitos teóricos e o restante da manhã com caminhada pela APA do Manguezal da Barra Grande para tomadas de fotos", adiantou.
#MeioAmbiente 21/03/2019 INSTITUTO MUNICIPAL DE FISCALIZAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL IMFLA está doando mudas de coqueiros à população O Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA) está doando mudas de coqueiros à população de Icapuí. As plantas são provenientes de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).

Os interessados devem procurar a sede do Instituto, localizado na Av. Newton Ferreira, das 8h às 13h, portando cópia do comprovante de residência, RG e CPF para a aquisição de até 15 mudas. Em caso de 16 ou mais mudas, é preciso apresentar cópia do documento da terra, RG e CPF.
#MeioAmbiente 13/02/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Icapuí sediará Oficina de Zoneamento neste sábado, 16 O Governo do Estado do Ceará está realizando a elaboração, revisão e atualização de planos de manejo, elaboração de planos de uso público e recategorização de unidades de conservação em várias regiões (PRODETUR). Para tratar desses assuntos, estão sendo realizadas Oficinas de Zoneamento em alguns municípios. Em Icapuí, o encontro será neste sábado, 16, de 8h ao meio-dia, na Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA).

A oficina da Área de Proteção Ambiental (APA) do Manguezal da Barra Grande (MBG) tem como finalidade dar esclarecimentos às comunidades e, ao mesmo tempo, coletar subsídios para o desenvolvimento dos trabalhos, produzindo assim uma ação conjunta para a construção do zoneamento local.

O momento será oportuno para o conhecimento dos anseios do Conselho Gestor, dos atores envolvidos e das comunidades locais e para contribuir com suas experiências e informações que venham subsidiar a futura gestão dessa área natural protegida.

A técnica em Meio Ambiente da Sedema e gestora da APA, Luana Rebouças, destaca que esse momento "será importante por garantir uma efetiva participação na construção de um estudo que servirá de instrumento para nortear a Elaboração do Plano de Manejo da APA do MBG".

As secretarias estaduais de Turismo e Meio Ambiente estão conduzindo essas oficinas.
#MeioAmbiente 31/01/2019 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Icapuí é selecionado em projeto de instituição sulamericana sobre conservação da biodiversidade Icapuí foi um dos três municípios selecionados (entre 36 inscritos) pelo “Projeto Áreas Protegidas Locais” que tem o objetivo de contribuir para a melhoria das condições dos governos locais do Brasil, Colômbia, Equador e Peru para conservar a biodiversidade por meio da gestão efetiva e equitativa de áreas protegidas e de outras medidas de conservação.

O projeto é uma iniciativa da ICLEI Governos Locais pela Sustentabilidade, a principal rede global de mais de 1.500 cidades e regiões comprometidas com a construção de um futuro sustentável.

A Área de Proteção Ambiental (APA) Manguezal da Barra Grande deverá receber a visita de uma equipe técnica da ICLEI no início de fevereiro.

O objetivo da visita é conhecer a unidade de conservação e fazer um estudo de caso sobre a gestão da APA para embasar publicações futuras, as quais deverão direcionar as atividades a nível nacional do projeto Áreas Protegida Locais, que deverá ser implementado até 2020.

O Parque Municipal Imperatriz Leopoldina, de São Leopoldo-RS, e a Área de Proteção Ambiental Serra do Guararú, no Guarujá-SP, foram as outras selecionadas.

Iran Félix, titular da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho agricultura, meio ambiente e pesca (SEDEMA), recebeu a notícia com grande satisfação, ainda mais por Icapuí ser o único município do Nordeste a ser escolhido pela instituição sulamericana.

"Para nós, isso é muito importante porque dá muita visibilidade e abre portas para que possamos conseguir recursos e fortalecer cada vez mais nossa política ambiental. Acredito que neste ano muitos projetos sejam instalados naquela área da Barra Grande que merece toda atenção por parte da gestão e é um berçário natural da vida marinha", destacou.

A supervisora de Meio Ambiente da Sedema e responsável por fazer a inscrição no projeto, Luana Pinto, considera que "a participação do município vai ser importante para promover ainda mais a conservação da biodiversidade através da gestão da unidade de conservação".
#MeioAmbiente 14/01/2019 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Comitê da gestão de resíduos sólidos conhece experiência de empresa agrícola Integrantes do comitê diretor da gestão dos resíduos sólidos de Icapuí visitaram, na última sexta-feira, 11, a unidade de reciclagem da Agrícola Famosa com o objetivo de conhecer o tratamento dos resíduos feito pela empresa e buscar parcerias.

Um funcionário da empresa, Paulo Dantas, apresentou os procedimentos que a unidade realiza e ratificou o interesse em firmar, futuramente, uma parceria com a gestão municipal para aquisição dos rejeitos da Unidade de Tratamento de Resíduos (UTR) de Icapuí quando a mesma estiver instalada.

A vice-coordenadora do Grupo de Estudos de Organizações do Terceiro Setor atuantes na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (GETSGRU), Érica Rebouças, ressaltou a importância de conhecer o trabalho da empresa e a possibilidade de parceria.

"A visita foi importante para fortalecer nossas experiências. Em conversa que tive com o Paulo Dantas, o mesmo demonstrou interesse da parceira na aquisição dos resíduos da UTR", acrescentou.
#MeioAmbiente 12/12/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Árvore natalina ecológica começa a ser montada na Praça Central Adauto Róseo O espírito natalino já toma conta dos icapuienses e a Prefeitura de Icapuí também já se prepara para a chegada das comemorações alusivas ao nascimento de Jesus. Uma árvore de natal ecológica, produzida totalmente de materiais artesanais e recicláveis, está sendo montada na Praça Central Adauto Róseo.

Palhas, panos e canoas de coqueiros e coités foram alguns dos materiais utilizados pelo artista plástico Mauro Braga na confecção da estrutura.

A equipe de oito pessoas utilizou cerca de 250 palhas de coqueiros, 240 coités (que formam as bolas decorativas) e mais de 160 arranjos de coqueiros que formam os arredores.

"Os laços que estão juntos aos arranjos são feitos com plásticos descartados de um viveiro de camarão. Esse material é muito difícil de ser degradado no meio ambiente. Todo material que utilizamos é reciclável", explica o artista local.

O município está passando por um processo de mudança e conscientização sócio-ambiental relacionada ao tratamento correto dos resíduos sólidos e a produção dessa árvore segue essa temática.

"A ideia dessa árvore já existia há alguns anos, só que por conta de serem várias equipes, várias pessoas responsáveis pela confecção da árvore, acabou não sendo executada. Conversando com Rosário Rebouças [titular da Secretaria de Governo], surgiu a ideia de uma árvore não só com pisca-pisca. A ideia era usar materiais recicláveis do coqueiro e fomos para o campo buscar os materiais. Nós reciclamos os resíduos do coqueiro, sem mata-los, usamos todos secos. Tudo é voltado à preocupação da preservação ao meio ambiente, com a consciência que tudo pode ser reaproveitado e ser usado para fazer coisas belíssimas", detalhou o idealizador da árvore ecológica.
#MeioAmbiente 04/12/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Implantação da coleta seletiva em Icapuí será abordada em oficina A Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), em parceria com a Prefeitura de Icapuí, realizará nesta quarta-feira, 5, uma oficina municipal de diagnóstico do projeto de implementação das coletas seletivas múltiplas de resíduos sólidos. Será na Estação Ambiental Mangue Pequeno, em Requenguela, das 8h30 às 12h30.

A Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) reforça a importância e convida a todos para participar de mais uma etapa de implantação do projeto da coleta seletiva no município.
#MeioAmbiente 24/11/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Amostra ambiental premia alunos por trabalhos sobre a preservação do peixe-boi marinho A criançada de Icapuí sempre aproveita as oportunidades de mostrar seus talentos. Dessa vez, a criatividade foi usada a favor da preservação de um importante animal da nossa costa que corre risco de extinção.

A primeira Amostra Ambiental do Peixe-boi Marinho reuniu, na sexta-feira, 23, os estudantes na Praça Central Adauto Róseo para premiar os primeiros colocados com as melhores produções em cada categoria.

"Meu lar é o mar" foi o slogan do evento que teve como tema o retorno de peixes-bois marinhos reabilitados à natureza.

Conheça os vencedores:

*DESENHOS
(Educação Infantil)
1º Pedro Lucas Xavier - CEI Rosa Filomena
2º Lorena - CEI Francisca Luzia de Jesus
3º Luna Francine - CEI José Antero

(Ensino Fundamental I)
1º Cletson Cesár de Gomes - Esc. Maria Edilce Barbosa
2º Christian Kalil Maia - Esc. Profª Carlota
3º Ana Cibele Queiroz - Esc. Horizonte da Cidadania

(Ensino Fundamental II)
1º Diego Rebouças Alves - Esc. Profª Mizinha
2º Mauan da Conceição Santos - Esc. Horizonte da Cidadania
3º Railson Rebouças dos Santos - Esc. Profª Carlota

(Ensino Médio - todos da Escola Gabriel Epifânio dos Reis)
1º Ezequiel Pinheiro
2º Carlos Daniel

*TEXTOS
(Ensino Fundamental I - Conto)
1º Sofia Dimikélis de Oliveira - Esc. Profª Mizinha
2º Lilian Monteiro Gomes - Esc. Profª Carlota
3º Nathanael Vitor da Silva - Esc. Maria Edilce Barbosa

(Ensino Fundamental II - Poesia)
1º Lorena Souza Cruz - Esc. Horizonte da Cidadania
2º Ellen Siqueira da Silva - Esc. Profª Mizinha
3º Elinayara Nogueira Rodrigues - Esc. Profª Carlota

(Ensino Médio - Dissertação - todos da Escola Gabriel Epifânio dos Reis)
1º Marina Pereira Costa
2º Daniel da Silva Carneiro
3º Raissa Ramone da Silva
#MeioAmbiente 20/11/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Redonda receberá uma série de atividades culturais e sobre o peixe-boi marinho A comunidade de Redonda terá essa semana toda dedicada ao peixe-boi marinho. Diversas atividades serão realizadas envolvendo os moradores e turistas na perspectiva de ressaltar a importância da preservação do animal.

As ações começam nesta quarta-feira, 21, com um Encontro de Mulheres - uma vivência encantada, às 17h, no posto de saúde da comunidade.

Na quinta-feira, 22, 18h30, no CEI Francisca Luzia de Jesus será realizada uma Oficina de fabricação de xampu e sabonete líquido à base de algas marinhas, com Aldeneide da Silva, do grupo Mulheres de Corpo e Alga.

Na sexta-feira, 23, a Praça Central Adauto Róseo, no Centro, será palco da Mostra Ambiental do Peixe-boi Marinho, a partir das 7h30. No período da tarde, às 15h30, a Brinquedoteca de Redonda sediará uma oficina de percussão com o grupo Brigada da Natureza. No final da tarde, será realizado um Cortejo Ecológico do Peixe-boi pelas ruas de Redonda. A concentração será às 17h na Brinquedoteca.

O sábado, 24, será dedicado a limpeza da praia. Às 8h, os voluntários se concentram em frente à Escola da Cidadania. Apresentações teatrais com os grupos Brigada da Natureza e Teatro Arte da Gente encerram a programação do dia, às 18h30, no pátio da instituição escolar.

O encerramento das atividades se dará com a regata de mini-botes, no domingo, 25, às 9h.

Toda a programação é desenvolvida pela ONG Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS) e Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA).
#MeioAmbiente 17/10/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuí receberá premiação do Selo Município Verde 2018 O Comitê Gestor da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (SEMA) classificou Icapuí para receber a premiação Selo Município Verde 2018, em reconhecimento às medidas protetivas do meio ambiente implementadas pelo município.
O Selo Município Verde é um programa de Certificação Ambiental pública, instituído pela Lei Estadual n° 13.304/03 e regulamentado pelos Decretos n° 27.073/03 e n° 27.074/03. O objetivo geral do programa é incentivar as municipalidades na implementação de políticas públicas ambientais, visando a sustentabilidade e a qualidade de vida da população.
Dentre os 24 municípios classificados, sete foram classificados na Categoria B - Barreira, Brejo Santo, Crateús, Fortaleza, Iguatu, Novo Oriente e Sobral - e 17 classificados na Categoria C - Acaraú, Acopiara, Bela Cruz, Crato, Cascavel, Caucaia, Eusébio, Icapuí, Jijoca de Jericoacoara, Juazeiro do Norte, Maracanaú, Nova Olinda, Nova Russas, Pacatuba, Piquet Carneiro e Várzea Alegre.

Os municípios classificados receberão a Certificação e a Premiação em solenidade que acontecerá no dia 21 de novembro, em Fortaleza.
#MeioAmbiente 05/10/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Icapuí realizará primeira Mostra Ambiental do Peixe-boi Marinho em novembro O peixe-boi é um Patrimônio Natural do Município de Icapuí. Com o objetivo de destacar a importância da espécie e sua preservação, será a realizada a I Mostra Ambiental do Peixe-boi Marinho, no dia 23 de novembro. Alunos da rede pública de ensino terão um papel fundamental neste evento produzindo desenhos e textos e concorrendo a prêmios.

"Meu lar é o mar" é o slogan da Mostra que tem como tema o retorno de peixes-bois marinhos reabilitados à natureza. A espécie é ameaçada de extinção. Icapuí é um dos únicos locais conhecidos onde reside uma população nativa no litoral cearense.

Podem participar os estudantes de todos os Centros de Educação Infantil (CEI's) e das escolas municipais, além dos alunos da Escola de Ensino Médio Professor Gabriel Epifânio dos Reis, nas seguintes opções:

1- Ensino Infantil: desenho
2- Ensino Fundamental I: desenho ou texto literário do gênero Conto
3- Ensino Fundamental II: desenho ou texto literário do gênero Poesia
4- Ensino Médio: desenho ou texto do gênero Dissertação

A premiação será com kits escolares e jogos educativos para os três primeiros colocados em cada nível de ensino.

A Mostra é uma ação da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) em parceria com a Secretaria de Educação e a ONG Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos (AQUASIS), em comemoração ao Dia Municipal do Peixe-boi Marinho, instituído pela Lei Municipal nº 655, de 15 de julho de 2015.

Confira, no link abaixo, o edital contendo todas as regras e demais informações que regem o concurso.
#MeioAmbiente 04/10/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Crianças comemoram Dia Municipal do Peixe-boi ressaltando a importância da preservação da espécie Nesta quinta-feira, 4 de outubro, é comemorado, em Icapuí, o Dia Municipal do Peixe-boi Marinho. A data foi incluída no calendário oficial em 2015, com a aprovação da Lei nº 655, que declarou a espécie como Patrimônio Natural de Icapuí. É um dos poucos lugares conhecidos onde ainda existem peixes-bois marinhos no Brasil.

Icapuí tem beleza única, com diferentes ambientes que propiciam a ocorrência de uma grande biodiversidade. Não foi por acaso que o peixe-boi marinho escolheu Icapuí como lugar fixo para morar. Para que a espécie possa continuar existindo, precisamos cuidar do meio ambiente e protegê-la.

Nada melhor do que começar a aprender esse cuidado desde cedo. Nos últimos dias, os professores da rede municipal de ensino estão desenvolvendo diversas atividades (desenho, pintura, colagem, entre outros) em sala de aula, com as crianças aprendendo e ressaltando a importância da preservação da espécie.

HISTÓRIA

A espécie também tem uma importância histórica para Icapuí. Segundo o historiador e secretário de Cultura e Juventude, Manuel de Freitas Filho, há registro de um navegador português em 1587 relatando a presença de peixe-boi, na altura da comunidade de Retiro Grande.

"O primeiro registro que temos na costa do Nordeste, da presença desses animais, foi feito pelo navegador Gabriel Soares de Souza, radicado na Bahia, mas que desbravava essa região. Em águas não profundas, ele avistou esses peixes-bois aflorando na água e registrou isso no seu diário de bordo. E ele foi além, nos deu um dado interessante: era comum os índios potiguares virem até a costa de Icapuí para arpoarem esses peixes-bois para usar como alimento, da mesma forma, outras caravelas também capturavam quando encontravam", explicou.

#MeioAmbiente 26/07/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura orienta sobre a mudança no descarte de resíduos no lixão O lixão de Icapuí está com os dias contados. A área está sendo recuperada para virar um aterro controlado para o descarte correto do lixo produzido no município. Uma parceria entre a Prefeitura de Icapuí e a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) está ajudando nessa mudança de realidade e que vai beneficiar toda a população.

O local está contando com um funcionário, nos turnos manhã e tarde, para receber e orientar as pessoas que vão descartar os resíduos do comércio e indústria locais. Esse material (restos de peixe, camarão, lagosta etc) será acondicionado em uma vala específica, coberta com areia, para evitar que se espalhem e o mau cheiro se prolifere.

Os representantes do comércio e indústria participaram na manhã de hoje, 26, de mais uma reunião de orientação sobre o local e horário para os descartes. O encontro foi realizado pela Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) e o Grupo de Estudos de Organizações do Terceiro Setor atuantes na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (GETSGRU).

"Isso é uma ação para não comprometer as obras que lá estão sendo feitas, principalmente, na área degradada", explicou Luana Pinto, técnica da Sedema.
#MeioAmbiente 18/07/2018 INSTITUTO MUNICIPAL DE FISCALIZAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL IMFLA alerta para a retirada de materiais descartados na beira da praia em Quitérias Os moradores de Quitérias que estão acondicionando ferros velhos, como carros, geladeira e outros utensílios na beira da praia devem retirar esse material o mais rápido possível. O descarte desses materiais é considerado crime ambiental. O Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA) está investigando o caso.

Em caso de descumprimento, o(s) proprietário(s) dos resíduos pode(m) receber notificação e multa. O material será recolhido para ser destinado a um local adequado.

No dia 25, uma equipe do Imfla vai até o local averiguar se o material já foi acondicionado corretamente. Caso contrário, haverá punição de acordo com a legislação vigente.
#MeioAmbiente 11/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Escola Mizinha vence concurso Ecocultural Científico com dois pontos de vantagem A Escola Professora Mizinha foi a grande vencedora do concurso Ecocultural Científico realizado dentro da programação da 18ª Semana do Meio Ambiente. A Escola Raimunda Lacerda ficou em segundo lugar. As apresentações e resultado foram divulgados no evento de encerramento na Praça Adauto Róseo, na última sexta-feira, 8.

O concurso tinha três etapas: apresentação de um projeto científico, um vídeo de curta duração e um musical, todos eles com a temática dos resíduos sólidos.

O outro concurso, o "Desenha a logo da reciclagem na escola", foi vencido pelo estudante Railson Rebouças dos Santos, da Escola Carlota Tavares de Holanda. A arte criada pelo aluno obteve 31,5% dos votos numa enquete realizada na página da Prefeitura Municipal de Icapuí no Facebook. Outros seis jovens concorriam ao prêmio que é uma bicicleta.

Confira o resultado de cada etapa e a pontuação final:

PROJETO CIENTÍFICO:
Escola Professora Mizinha - 273 pontos
Escola Raimunda Lacerda - 269,5 pontos

VÍDEO DE CURTA DURAÇÃO:
Escola Professora Mizinha - 230 pontos
Escola Raimunda Lacerda - 230 pontos

MUSICAL
Escola Professora Mizinha - 288 pontos
Escola Raimunda Lacerda - 289,5 pontos

PONTUAÇÃO GERAL
Escola Professora Mizinha - 791 pontos
Escola Raimunda Lacerda - 789 pontos
#MeioAmbiente 08/06/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Programação da Semana do Meio Ambiente será encerrada hoje, 8 A votação para a escolha do desenho que vai inspirar a logomarca da coleta seletiva em Icapuí foi encerrada às 23h59 de ontem, 7. O resultado será divulgado logo mais às 18hs na Praça Central Adauto Róseo durante o encerramento da 18ª edição da Semana do Meio Ambiente.

Sete alunos de todas as escolas de ensino fundamental estão concorrendo a uma bicicleta Caloi Twister dentro do concurso "Desenhe a logo da reciclagem na escola".

Na programação de hoje, haverá ainda apresentações artísticas e de vídeos produzidos pelos estudantes com a temática dos resíduos sólidos. Essas são as duas últimas etapas do Concurso Ecocultural Científico. A primeira foi a elaboração de um projeto científico.

A escola com a maior pontuação somando as três fases será premiada com R$ 5 mil, sendo R$ 3 mil para a escola e R$ 2 mil divididos entre os alunos. A quantia é proveniente da arrecadação própria do Instituto de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA).

Na manhã de hoje, 8, foi realizada uma oficina de compostagem para o público do Programa "Minha composteira doméstica gera frutos!" na Escola Professora Mizinha e uma distribuição de mudas nativas ornamentais nas escolas sob a responsabilidade da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA).
#MeioAmbiente 07/06/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Blitz educativa alerta sobre a destinação correta dos resíduos sólidos A programação da 18ª edição da Semana do Meio Ambiente segue nesta quinta-feira, 7, com várias atividades. Uma blitz educativa foi a primeira ação alertando pedestres e motoristas sobre a importância de destinar corretamente os resíduos sólidos, popularmente conhecidos como lixo. Foram distribuídos materiais educativos, adesivos e mudas nativas ornamentais.

Em seguida, durante a sessão da Câmara dos Vereadores, o Grupo de Estudos de Organizações do Terceiro Setor atuantes na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (GETSGRU) fez uma apresentação do escopo do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos.

O Cine Ambiental, uma mostra de vídeos educativos sobre coleta seletiva, será desenvolvido na parte da tarde nas sete escolas de ensino fundamental e Centros de Educação Infantil (CEI's).

SEXTA-FEIRA

Uma oficina de compostagem "Minha composteira doméstica gera frutos" será realizada amanhã, 8, na Escola Mizinha. À noite, haverá a apresentação de vídeos e espetáculos culturais produzidos por estudantes participantes do concurso Ecocultural Científico. Será às 18hs, na Praça Central Adauto Róseo.
#MeioAmbiente 06/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Escolas participam da primeira fase do Concurso Ecocultural Científico Estudantes da rede municipal participaram na tarde de ontem, 5, da primeira fase do concurso Ecocultural Científico, que consiste na apresentação de um trabalho de pesquisa com a temática dos resíduos sólidos. A etapa foi realizada no auditório da Secretaria de Educação.

O concurso é uma realização da Prefeitura de Icapuí, em parceria com Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) e a Secretaria de Educação.

As escolas Professora Mizinha e Raimunda Lacerda Damião se inscreveram e estão concorrendo ao prêmio de R$ 5 mil, sendo R$ 3 mil para a escola e R$ 2 mil divididos entre os alunos da equipe vencedora. Cada escola teve um período de dez minutos para realizar suas apresentações aos jurados.

O presidente do Imfla e idealizador do concurso, João Paulo Rebouças, acredita que esse concurso pode trazer bons frutos.

"A apresentação das escolas superou as expectativas que eu tinha no que diz respeito ao empenho e a alegria dos alunos que participaram desse momento, e a certeza que a pesquisa é um dos caminhos pedagógicos de aquisição de conhecimento", acrescentou.

O resultado dessa etapa será divulgado durante o encerramento das atividades da Semana do Meio Ambiente, na sexta-feira, 8, a partir das 18hs, na Praça Central Adauto Róseo. Na oportunidade, também haverá as outras duas fases do concurso: uma apresentação cultural musical e a exibição de vídeos produzidos pelos estudantes com a temática dos resíduos sólidos.

Segundo Luana Pinto, técnica da Sedema e apoiadora do concurso, cada escola terá acesso aos resultados dos jurados.

"Na ficha dos jurados tem um espaço para a justificativa, e posteriormente enviaremos às escolas, para eles terem ciência do que foi votado e porque eles tiraram aquela nota", disse.
#MeioAmbiente 06/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Enquete para escolha de logomarca da coleta seletiva será encerrada nesta quinta, 7 Encerra-se nesta quinta-feira, 7, a enquete na página da Prefeitura Municipal de Icapuí no Facebook que vai escolher o desenho que melhor simbolize a coleta seletiva de resíduos sólidos em Icapuí. São sete artes feitas por alunos da rede municipal de ensino que estão concorrendo. O vencedor ganhará uma bicicleta Caloi Twister.

O concurso "Desenhe a logo da reciclagem na escola" é uma das atividades da programação da 18ª edição Semana do Meio Ambiente que segue até o fim da semana. O resultado oficial com o nome do vencedor será divulgado na sexta-feira, 8, no evento de encerramento na Praça Central Adauto Róseo, a partir das 18hs.

Para votar é fácil. Basta procurar a enquete fixada na fanpage da Prefeitura (link abaixo) e votar na arte que melhor se encaixe como uma logomarca para representar a coleta seletiva que será implantada em nosso município.
#MeioAmbiente 05/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Seminário marca abertura da 18ª edição da Semana do Meio Ambiente em Icapuí A gestão compartilhada dos resíduos sólidos de Icapuí foi a temática do seminário de abertura da 18ª Semana do Meio Ambiente iniciada ontem, 4, no auditório da Secretaria de Educação. “Lixo zero em Icapuí: o tempo é agora, o lugar é aqui” é o tema geral da programação que segue até sexta-feira, 8.

As atividades são desenvolvidas com o foco no processo de implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos no município em parceria com a Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA).

A secretária de Governo, Rosário Rebouças, destaca a importância da parceria entre prefeitura e Ufersa para a consolidação da Gestão Municipal de Resíduos Sólidos.

“Nós temos investido em muitos programas em Icapuí, mas a gestão vê nesse aterro controlado o maior desafio e uma das coisas mais importantes que estamos fazendo. Temos sonhado, feito parceria com as universidades, mobilizado os catadores, ajudado no Plano de Gestão dos Resíduos Sólidos.

A Ufersa tem sido uma parceira forte nesse processo de mudança de atitudes e mentalidade.

“Nós apostamos nessa parceria na perspectiva de trazer essa temática ambiental à tona em Icapuí. Quem não sonha com a coleta seletiva em sua cidade, né? Icapuí tem esse diferencial de outros municípios, que é exatamente essa identidade ambiental, esse sentimento de pertencimento muito forte. Eu não acredito em mudança de atitude se a gente não investir em educação ambiental. Ela é a base de toda mudança de atitude”.

Confira abaixo o calendário de atividades:
#MeioAmbiente 04/06/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Minicurso trata da geração à destinação correta dos resíduos sólidos Continuam abertas as inscrições para o minicurso "Da geração à destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos" que faz parte da programação da 18ª edição da Semana do Meio Ambiente de Icapuí. A capacitação é aberta a toda população e vai acontecer nesta quarta-feira, 6, no auditório da Secretaria de Educação, às 13hs.

O minicurso vai abordar a separação correta dos resíduos sólidos, a responsabilidade compartilhada, a política nacional de resíduos sólidos, os sete R's (repensar, recursar, reduzir, reparar, reutilizar, reciclar e reintegrar) e o processo de implantação da gestão sustentável dos resíduos sólidos em Icapuí.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente na Secretaria de Governo, Secretaria de Infraestrutura e Saneamento, Secretaria de Educação e Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA).

Confira no link abaixo a programação completa da 18ª Semana do Meio Ambiente.
#MeioAmbiente 30/05/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Semana do Meio Ambiente terá atividades entre os dias 4 e 8 de junho A 18ª edição da Semana do Meio Ambiente do município será realizada entre os dias 4 e 8 de junho e terá como tema "Lixo zero em Icapuí". Diversas atividades fazem parte da programação, como por exemplo, seminário, concurso ecocultural científico, blitz e minicurso.

O tema do evento foi escolhido por representar o processo de implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos em Icapuí, que terá, inclusive, a realização da coleta seletiva no município.

Confira abaixo a programação detalhada com as atividades e seus locais e horários:

04/06 (SEGUNDA-FEIRA) - SEMINÁRIO DE ABERTURA, transmitido pela Rádio FM Educativa.
(8hs - Auditório da Sec. de Educação)
"Seminário de Gestão Compartilhada dos Resíduos Sólidos de Icapuí" e Lançamento do Programa: "Minha composteira doméstica gera frutos!"

05/06 (TERÇA-FEIRA) - CONCURSO ECOCULTURAL CIENTÍFICO
(13hs - Auditório da Sec. de Educação)
Apresentação e escolha do melhor "Projeto de Pesquisa Científica" das escolas (IMFLA)

06/06 (QUARTA-FEIRA) - REUNIÃO ORDINÁRIA DOS CONSELHOS COMDEMA E APA DO MBG
(8hs - Câmara de Vereadores)
Visita guiada a UTR - Unidade de Tratamento de Resíduos. (GETSGRU)
Apresentação do relatório das atividades executadas no PMGIRS
Apresentação das logomarcas da coleta seletiva municipal (IMFLA)
(13hs - Auditório da Secretaria de Educação)
Minicurso da Geração a destinação final ambientalmente adequada dos Resíduos Sólidos. (Ministrado pelo GETSGRU)

07/06 (QUINTA-FEIRA) - BLITZ EDUCATIVA
(7hs - Icapel)
Campanha educativa coleta seletiva com a distribuição de sacolas veicular, sacolas de supermercado retornáveis, recipientes para resíduos orgânicos e secos e Folder com calendário da coleta seletiva e pontos de coletas.
(9hs - Câmara Municipal)
Apresentação do escopo do Plano Municipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos durante a sessão da Câmara (GETSGRU).
(15hs - Escolas e CEI's)
Cine Ambiental (mostra de vídeos educativos sobre Coleta Seletiva)

08/06 (SEXTA-FEIRA) - ENCERRAMENTO
(8hs - Escola Mizinha)
Oficina de compostagem para o público do Programa "Minha composteira doméstica gera frutos!" (SEDEMA)
(18hs - Praça Central)
Concursos de vídeo e musical e entrega de premiação da escola ganhadora.
Show Cultural (banda local)
#MeioAmbiente 21/05/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Votação aberta: alunos confeccionam artes para logomarca da coleta seletiva Sete alunos de todas as escolas da rede municipal de ensino confeccionaram logomarcas para concorrer ao concurso "Desenhe a logo da reciclagem na escola". A escolha da arte mais representativa será através de voto popular em uma enquete na página da Prefeitura Municipal de Icapuí no Facebook (link no final dessa matéria).

O concurso consiste na seleção e premiação da melhor logo que simbolize o início do processo e a marca da coleta seletiva de resíduos sólidos. As próprias escolas realizaram um concurso interno para escolher a arte para representar a instituição.

O(a) vencedor(a) ganhará uma bicicleta Caloi Twister.

Para votar é fácil. Basta procurar a enquete fixada na fanpage da Prefeitura e votar na arte que melhor se encaixe como uma logomarca para representar a coleta seletiva que será implantada em nosso município.

Estão concorrendo os estudantes das respectivas escolas:

Francisco Anderson da Silva - Escola Maria Edilce Barbosa
Railson Rebouças dos Santos - Escola Carlota Tavares de Holanda
Gercim Dantas Maia Junior - Escola Professora Mizinha
Israel Ítalo da Silva - Raimunda Lacerda Damião
Victor Ariel Braga da Costa - Escola Joana Marques
Valdeson Coelho Rodrigues - Escola Horizonte da Cidadania
Ryan Félix de Oliveira - Escola Francisco Ezequiel

VOTE CLICANDO NO LINK ABAIXO:
#MeioAmbiente 26/04/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Escolas de Icapuí realizam etapa da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente Alunos e professores das escolas municipais de Icapuí se reuniram na manhã de hoje, 26, na Escola Professora Mizinha, para realizar a etapa municipal da V Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). O projeto da escola Raimunda Lacerda Damião, foi o escolhido para representar o município na etapa regional, que será na próxima quinta-feira, 3 de maio, na cidade de Russas.

A Conferência é promovida pelo Ministério da Educação em parceria com o Ministério do Meio Ambiente. Este ano aborda o tema "Vamos cuidar do Brasil cuidando das águas".

"Agora passamos para a categoria posterior, a regional, buscando a etapa estadual e a partir daí galgar um espaço na seletiva nacional", enfatiza o coordenador municipal V CNIJMA, Carlos Alberto Pereira da Silva.

No evento de hoje, as escolas socializaram como foram desenvolvidos seus projetos, as temáticas e os problemas encontrados em relação à água.

O desperdício do líquido no bebedouro escolar foi a problemática escolhida pela escola vencedora da etapa municipal, no projeto "Água - Fonte de Vida", representada pela aluna do 8º ano, Livia Gabrielly da Silva Costa.

"A importância do nosso projeto é sensibilizar a comunidade escolar sobre como a água é uma importante fonte de vida pra gente e fazendo repensar as atitudes sobre o desperdício da mesma. E que é possível reutilizar, como iremos fazer na nossa escola, reutilizando a água desperdiçada no bebedouro e ar condicionados para criação de uma horta e um jardim", explicou.

A professora de ciências da escola, Juliana Kenia Silveira, explicou que a temática foi discutida em todas as turmas por seus respectivos professores, conscientizando os alunos que a água pode ser reutilizada.

"E desde o início detectamos que o principal problema da nossa escola é o nosso bebedouro. Há um desperdício enorme de água, e além de ter esse desperdício, deixa o ambiente muito sujo. Nós decidimos reaproveitar essa água que é desperdiçada para fazer o nosso jardim, deixando a escola mais arborizada e utilizar as hortaliças na merenda escolar", considerou.

ETAPAS

Na primeira fase, cada escola é convidada a realizar a sua conferência discutindo a problemática, elaborando projetos e atividades para que os alunos e a comunidade como um todo possa encontrar soluções a partir do que a temática sugere.

Após esse momento, é realizada Conferência Municipal, que é opcional. Mas, que o município fez questão de realizar.

"Achamos importante que ela [a etapa municipal] seja realizada, pois os projetos dos alunos escolhidos para uma seletiva posterior a etapa da escola, seria feita internamente [na secretaria de Educação]. Nós da secretaria de Educação não achamos legal que a seletiva seja feita internamente. Então trouxemos essas escolas para esse momento", destacou Carlos Alberto.
#MeioAmbiente 09/04/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuí recebe primeira visita do Instituto Chico Mendes Representantes do Instituto Chico Mendes fizeram uma primeira visita a Icapuí depois de o município ter conquistado o Selo Verde da entidade nacional, na categoria Gestão Socioambiental Responsável. A superintendência apresentou na última sexta-feira, 6, a tecnologia social que será usada na implementação da educação ambiental de maneira formal nas escolas e comunidades icapuienses.

"Nós temos um sistema que trabalha exatamente a escola como uma ferramenta de capilaridade para as ações de implementação de educação ambiental nas comunidades. Viemos apresentar o projeto e conhecer todas as potencialidades, o que já vem sendo feito no município. A cidade tem todo um DNA, várias ações e projetos ligados a área ambiental e agora vamos unir esforços, o município de Icapuí e o Instituto Chico Mendes, pra que essas tecnologias sejam implementadas na prática, com mais facilidade, com mais participação das comunidades", explicou Andrea Monteiro, superintendente Norte Nordeste do Instituto Chico Mendes.

TECNOLOGIA

O Sistema de Sensibilização e Práticas Em Educação Ambiental (SISPEA) possui metodologia teórica e prática e aplicação da educação socioambiental em conformidade com Lei 9.795/99, seguindo a aplicação da Agenda XXI e os parâmetros curriculares nacionais (PCNs).

O Programa promove a sensibilização e desenvolve práticas de responsabilidade socioambiental nas escolas e suas comunidades, utilizando recursos e metodologias que observam as características e costumes de cada região. É composto de capacitação de multiplicadores, material didático para alunos e professores, acompanhamento pedagógico, avaliação e emissão de relatórios.

Em sua metodologia, aplica a educação socioambiental na transversalidade sendo desenvolvida em forma de sistema onde o primeiro ano é aplicado educação ambiental nas disciplinas de português, matemática, ciências, história, geografia com desenvolvimento de interpretação de textos, atividades laboratoriais e dinâmicas interativas.

No segundo ano são desenvolvidos projetos de educação ambiental com aplicação de práticas na escola envolvendo vários segmentos que compõem a sociedade, estimulando as políticas públicas.

Veja mais:
#MeioAmbiente 04/04/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos tem novo calendário de oficinas nas comunidades A Prefeitura de Icapuí e o Grupo de Estudos de Organizações do Terceiro Setor atuantes na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (GETSGRU) divulgaram o calendário das próximas oficinas de mobilização e conscientização nas comunidades sobre a importância de tratar corretamente o lixo.

O plano está sendo desenvolvido desde o ano passado e algumas comunidades já foram contempladas com momentos de educação ambiental.

CALENDÁRIO

4 DE ABRIL
17h - Vila Esperança - Redonda

7 DE ABRIL
15h - Associação de Moradores - Barreiras da Sereia
18h - Salão Paroquial - Melancias de Cima

13 DE ABRIL
8h - CRAS - Mutamba

14 DE ABRIL
15h - Escola Maria Edilce Barbosa - Melancias de Baixo

20 DE ABRIL
8h - Barraca Macura - Ponta Grossa
18h30 - Escola Carlota Tavares de Holanda Comunidade - Ibicuitaba

27 DE ABRIL
16h - Antiga Escola - Berimbau

28 DE ABRIL
14h30 - Antiga Escola - Gravier
19h - Pastoral Igreja Católica - Centro

6 DE MAIO
8h - Fábrica de castanha - Incra

11 DE MAIO
19h - Igreja Católica - Cajuais

19 DE MAIO
18h - Centro de Educação Infantil José Antero - Morro Pintado

26 DE MAIO
16h - Salão Paroquial - Vila Jardim Paraíso

1 DE JUNHO
14h - Sede da Associação - Olho D'água

12 DE JUNHO
15h - Na sombra do pé de juazeiro - Ariza
#MeioAmbiente 20/03/2018 SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Icapuí inicia hoje Festa Anual das Árvores O município de Icapuí, pela primeira vez, adere a Festa Anual das Árvores, uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema), em parceria com a secretaria de desenvolvimento, trabalho, agricultura, meio ambiente e pesca (SEDEMA) e a secretaria de educação, que insere no município, uma agenda de atividades realizadas nas escolas, contemplando as turmas de 1º anos da rede municipal de ensino. O evento se inicia hoje e segue até sexta-feira, 23.

Em 2018, a Festa Anual das Árvores homenageia a Carnaúba, visto sua importância ambiental, social e econômica, além de ser considerada a árvore-símbolo do estado do Ceará, de acordo com o Decreto Estadual no 27.413/2004. O tema “Adote uma árvore”, é usado de forma a estimular as pessoas a criarem o hábito de plantar e cultivar espécies, reforçando a prática do florestamento.

Os professores foram orientados a inserir atividades dentro da rotina escolar dos alunos, contextualizando a importância das árvores para vida, desenvolvendo práticas educacionais sobre a importância do reflorestamento e suas espécies nativas.

Cada escola recebeu um DVD de apoio, contendo vídeos, cartilhas, e outros materiais relacionados ao tema, além de folders explicativos e a doação de 200 mudas nativas que serão distribuídas entre os alunos envolvidos no evento.

Segundo Luana Rebouças, supervisora de departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), a secretaria de Meio Ambiente do Estado, sugeriu modelos de planos de trabalho, onde o município, por sua vez, adaptou à sua realidade.

"Geralmente só fazíamos ações em setembro, alusivo ao dia 21, que comemoramos o dia da árvore. Vimos que seria legal aderir a Festa Anual das Árvores, via Secretaria de Meio Ambiente do Estado e propor ao município uma programação nossa", considera.

P
rogramação

Terça-feira, 20/03
- Criação de local agradável para leitura.
- Distribuição de mudas de árvores nativas.

Quarta-feira, 21/03
- Registro do plantio de mudas com a família;

Quinta-feira, 23/03
- Cinema Ambiental
#MeioAmbiente 20/03/2018 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Icapuí conquista, pela primeira vez, o selo verde do Instituto Chico Mendes no Norte e Nordeste O município de Icapuí conquistou, pela primeira vez, o selo verde do Instituto Chico Mendes na categoria Gestão Socioambiental Responsável. A cidade é a única contemplada no Norte e Nordeste. A solenidade de honraria acontece na noite de hoje, em São Paulo.

A entidade é uma organização não governamental que tem como objetivo a promoção do desenvolvimento sustentável, por meio de programas, projetos e ações que contribuem com a conservação ambiental e o desenvolvimento humano.

O instituto avalia o município em vários critérios relativos a sua gestão, como implementação da legislação ambiental, gestão de resíduos, gestão de recursos hídricos, políticas públicas voltadas ao meio socioambiental, implementação de educação ambiental, gestão de áreas de preservação ambiental.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho, considera essa conquista uma resposta ao empenho socioambiental que o município vem desenvolvendo.

"Essa premiação nacional é o nosso compromisso socioambiental já colhendo frutos. É só o começo", disse.
#MeioAmbiente 16/03/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Icapuí realiza mais uma oficina sobre Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos O Grupo de Sustentação, criado para apoiar a implantação das metas do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) e composto por representantes do governo, sociedade civil e comércio, se reuniu na manhã de hoje, 16, na Câmara Municipal de Icapuí, para elaborar o cronograma de continuidade das oficinas realizadas nas comunidades.

O plano já está sendo desenvolvido desde o ano passado e algumas comunidades e escolas já foram contempladas com as oficinas de educação ambiental.

O evento de hoje serviu para mobilizar a população, conscientizar sobre a importância de tratar corretamente os resíduos sólidos e definir as novas datas e locais das próximas oficinas. Essa agenda será divulgada em breve.

Na oportunidade, os representantes da sociedade civil puderam expor ideias para massificar a informação sobre o plano de resíduos sólidos e como ele será desenvolvido na cidade.

EDUCAÇÃO

O Grupo de Sustentação entende que a comunidade escolar é uma ferramenta massificadora e, por isso, será feito um planejamento especial com os educadores para realizar as oficinas nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEI's).

Para Luana Rebouças, supervisora de departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), o encontro como o de hoje é fundamental para a divulgação, o entendimento, a sensibilização dos atores envolvidos no processo da gestão compartilhada dos resíduos sólidos no nosso município.

"Todas as sete metas que compõem o plano são sistêmicas e importantes, mas destaco a meta ‘7 - Educação Ambiental’ nas escolas e comunidades, como sendo a base para sustentar as demais. Hoje conseguimos construir o cronograma das demais oficinas de EA, com foco na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e a Coleta Seletiva, para contemplar todas as comunidades, escolas e centros de educação infantil", destaca.

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Wilson Agostinho, representante da comunidade de Morro Pintado, agradeceu a oportunidade de diálogo e interação popular.

"Esse é um momento muito rico, onde as pessoas podem expor suas ideias sobre a questão da reciclagem do lixo, que é um fator que afeta o meio ambiente. Hoje, com essas oficinas, ficamos informados de que forma devemos tratar o lixo para mantermos a comunidade limpa. A comunidade limpa é o município limpo.", considera.
#MeioAmbiente 13/03/2018 INSTITUTO MUNICIPAL DE FISCALIZAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL Prefeitura lança concursos para estudantes com a temática dos resíduos sólidos Os estudantes e as escolas de Icapuí terão um envolvimento ainda maior na Semana do Meio Ambiente, que acontece em junho deste ano. Foram lançados dois concursos: o primeiro é para a escolha da logo da coleta seletiva que será implantada em breve no município e o outro, o Ecocultural Científico, trata dos resíduos sólidos, compreendendo um trabalho de pesquisa, uma apresentação cultural musical e a criação de um vídeo.

O Ecocultural Científico é uma ação da Prefeitura de Icapuí, em parceria com Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA), Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) e a Secretaria de Educação.

A iniciativa propõe que todas as escolas desempenhem projetos científicos e artístico-culturais tendo como tema os resíduos sólidos e que sejam apresentados durante a Semana de Meio Ambiente 2018 como momento de celebração e de socialização das produções de conhecimento e manifestações culturais nas diversas áreas do saber.

O concurso contará com três fases: elaboração e apresentação de um trabalho de pesquisa sobre resíduos sólidos; apresentação cultural musical relativo ao tema resíduo sólido; e criação e apresentação de um vídeo.

A escola campeã será premiada com R$ 5 mil, sendo R$ 3 mil para a escola e R$ 2 mil divididos entre os alunos da equipe vencedora representante da escola. A quantia é proveniente da arrecadação própria do Imfla.

De acordo com João Paulo de Sousa Rebouças, presidente do IMFLA, além da inspiração na Feira de Ciências da Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação da região que contempla Icapuí (CREDE 10), o concurso teve outra motivação.

"Não se pensa em educação sem pesquisa. As escolas precisam incentivar os alunos a pesquisar, descobrir coisas novas. A questão dos resíduos sólidos e a própria coleta seletiva precisam estar no cotidiano escolar", destacou.

CRIATIVIDADE

"Desenhe a logo da reciclagem na escola" consiste na seleção e premiação da melhor logo que simbolize o início do processo e a marca da coleta seletiva de resíduos sólidos produzidos pelos alunos das escolas de ensino fundamental de Icapuí.

Os trabalhos inscritos devem abordar o tema da coleta seletiva do lixo, podendo destacar um ou mais de seus aspectos, como causas, consequências, formas, cenários, políticas públicas, programas, projetos e ações de prevenção. O(a) vencedor(a) ganhará uma bicicleta Caloi Twister.

Podem participar dos dois concursos os alunos das seguintes escolas:

EEF Profª Maria Edilce Barbosa (Melancias de Baixo)
EEF Profª Carlota Tavares (Ibicuitaba)
EEF Profª Mizinha (Morro Alto)
EEF Profª Raimunda Lacerda (Mutamba)
EEF Profª Joana Marques Bezerra (Barreiras)
EEF Horizonte da Cidadania (Redonda)
EEF Profº Francisco Ezequiel da Costa (Nova Belém-CVTP)

Mais informações podem ser obtidas nos editais que seguem nos links abaixo:
#MeioAmbiente 06/02/2018 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Prefeitura e grupo de estudos apresentam projeto de resíduos sólidos ao Ministério Público e secretariado A Prefeitura de Icapuí e o Grupo de Estudos de Organizações do Terceiro Setor atuantes na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (GETSGRU) apresentaram ao Ministério Público, na manhã de ontem, 5, o projeto de Gestão Integrada e Sustentável de Resíduos Sólidos para o município.

Participaram da reunião a promotora de justiça da comarca de Icapuí, representante do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), Paloma Milhomem Neiva, o prefeito Raimundo Lacerda Filho, o professor José Paulo, coordenador do GETSGRU e secretários.

No período da tarde, na Estação Ambiental Mangue Pequeno, o prefeito, secretários e representantes das secretarias de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), Saúde, Educação, Infraestrutura e Obras e do Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA) se encontraram para discutir o andamento do processo no âmbito institucional.

"O objetivo deste momento é ouvir do Grupo de Estudos como está a implantação da política de resíduos sólidos em Icapuí, quais são as responsabilidades de cada secretaria e o que podemos fazer para integrar as ações", destacou Ana Paula Lima, assessora de relações com a comunidade.

O trabalho de implantação da gestão integrada dos resíduos sólidos está sendo feito a partir de metas:

META 01 - Criação do Plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos
META 02 - Recuperação da área degradada por disposição de resíduos sólidos urbanos
META 03 - Implantação do aterro controlado
META 04 - Implantação do sistema de coleta seletiva
META 05 - Constituição da cooperativa de catadores de materiais recicláveis
META 06 - Implantação da usina de tratamento por compostagem
META 07 - Educação ambiental, ação para as escolas municipais urbanas e rurais
#MeioAmbiente 29/11/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Criada agenda das 10 primeiras oficinas de educação ambiental nas comunidades de Icapuí O grupo de sustentação que trabalha na implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) definiu a agenda das 10 primeiras oficinas de educação ambiental que serão realizadas nas comunidades de Icapuí. As atividades acontecerão entre 9 de dezembro e 26 de janeiro de 2018, em diferentes locais.

O calendário contemplando outras localidades ainda está sendo elaborado. Para definir as próximas datas, os integrantes do grupo de sustentação farão a sensibilização e mobilização com os demais líderes comunitários que não puderam participar do primeiro encontro de discussão realizado no dia 23 de novembro.

As oficinas serão de 4hs/aula distribuídas em dois momentos: parte teórica sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidas (PNRS) e parte prática envolvendo as temáticas pertinentes ou demandadas pela própria comunidade como compostagem, coleta seletiva, reciclagem, logística reversa, etc.

As oficinas fazem parte da Meta 7 (de um total de sete) para a consolidação da gestão sustentável dos resíduos no município.

CALENDÁRIO

Dia 09/12 - 9hs - Barrinha (Coleta na praia, ação comunitária)

Dia 13/12 - 8hs - Morro Alto (Escola Mizinha)

Dia 16/12 - 8hs - Serra de Mutamba (CEI Rosa Filomena)

Dia 17/12 - 15hs - Barreiras (Galpão da Associação de Barreiras da Sereia)

Dia 05/01 - 15hs - Retiro Grande (Escola Única)

Dia 06/01 - 8hs - Redonda (Escola Horizonte da Cidadania)

Dia 12/01 - 14hs - Morro Pintado (Escola de CEI José Antério Rebouças)

Dia 17/01 - 8hs - Icapuí (Auditório da Secretaria de Educação)

Dia 25/01 - 15hs - Requenguela (Estação Ambiental)

Dia 26/01 - 15hs - Córrego do Sal (Igreja Católica)
#MeioAmbiente 23/11/2017 PREFEITURA MUNICIPAL DE ICAPUÍ Plano municipal de gestão de resíduos sólidos cria agenda de oficinas de educação ambiental O grupo de sustentação que trabalha na implantação do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS) se reuniu na manhã de hoje, 23, no auditório da Secretaria de Educação, para discutir a criação de oficinas de educação ambiental destinadas à população de Icapuí. Essas futuras atividades fazem parte da Meta 7 para a consolidação da gestão sustentável dos resíduos no município.

O encontro teve uma significativa participação de representantes das comunidades e das Secretarias de Educação e Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA).

“Saímos com a agenda pronta para 10 comunidades, onde teremos as datas e locais divulgados em breve. Ainda como encaminhamento, vamos entrar em contato com as lideranças das demais comunidades para que também possam sugerir as datas de suas oficinas e concluirmos a agenda geral com 100% das comunidades atendidas”, explicou Luana Rebouças Pinto, supervisora de departamento de Meio Ambiente da Sedema.

As oficinas serão de 4hs/aula distribuídas em dois momentos: parte teórica sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidas (PNRS) e parte prática envolvendo as temáticas pertinentes ou demandadas pela própria comunidade como compostagem, coleta seletiva, reciclagem, logística reversa, etc.

O coordenador do Grupo de Estudos de Organizações do Terceiro Setor atuantes na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (GETSGRU) e professor da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), José Paulo, destacou um dos objetivos das próximas ações.

“Quando iniciarmos a Meta 7, vamos começar a riscar do nosso cotidiano a palavra ‘lixo’, porque, a nosso ver, o lixo quase não existe. Praticamente, tudo que é descartado pode ser reciclado e reutilizado de alguma forma. O nosso foco será nesse sentido quando falarmos de educação ambiental”, destacou o professor.

O trabalho de implantação da gestão sustentável dos resíduos sólidos se dará a partir de metas:

META 01 - Criação do Plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos
META 02 - Recuperação da área degradada por disposição de resíduos sólidos urbanos
META 03 - Implantação do aterro controlado
META 04 - Implantação do sistema de coleta seletiva
META 05 - Constituição da cooperativa de catadores de materiais recicláveis
META 06 - Implantação da usina de tratamento por compostagem
META 07 - Educação ambiental, ação para as escolas municipais urbanas e rurais de Icapuí/CE.
#MeioAmbiente 20/11/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Evento planeja oficinas para a consolidação do plano municipal de resíduos sólidos A consolidação do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS) em Icapuí cumprirá mais uma etapa com a realização de um evento para a construção de agenda de oficinas nas comunidades para divulgar, informar, mobilizar e formar os munícipes nas suas tarefas atribuídas pelo princípio da responsabilidade compartilhada imposta pela Lei 12.305/10 que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Será nesta quinta-feira, 23, no auditório da Secretaria de Educação, às 9hs.
Os detalhes dessas oficinas serão apresentados pelo Grupo de Estudos de Organizações do Terceiro Setor atuantes na Gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (GETSGRU).
“O grupo de sustentação já possui essas representações, mas precisamos incluir mais setores a esse grupo como empresas, postos de combustíveis, colônia de pescadores, agentes de saúde e endemias”, explicou Luana Rebouças Pinto, supervisora de departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA).
Uma equipe da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) está ajudando na elaboração do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos.
#MeioAmbiente 24/10/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA Sedema recebe inscrições para cursos de EaD com temáticas socioambientais A Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA), através da Sala Verde, espaço interativo de informação e formação socioambiental, está recebendo inscrições para cursos de Educação à Distância (EaD)com temáticas socioambientais. As capacitações são voltadas para gestores e servidores públicos, juventude e sociedade em geral.

Os cursos são oferecidos no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Ministério do Meio Ambiente.

As inscrições podem ser feitas até a próxima sexta-feira, 27. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (88) 3432-1145.

CURSOS DISPONÍVEIS:

1. Apoio à implementação do Programa de Educação Ambiental e Agricultura Familiar (PEAAF)
Carga horária: 120h

2. Conflitos em Unidades de Conservação, estratégias de enfrentamento e mediação
Carga horária: 25h

3. Introdução ao Geoprocessamento
Carga horária: 60h

4. Participação Social e Cidadania Ambiental: fortalecer a democracia para promover a sustentabilidade
Carga horária: 95h

5. Educares - Educação Ambiental na Gestão de Resíduos sólidos
Carga horária: 60h
#MeioAmbiente 23/10/2017 INSTITUTO MUNICIPAL DE FISCALIZAÇÃO E LICENCIAMENTO AMBIENTAL Profissionais devem fazer registro no Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental Biologia, Geografia, Engenharia Ambiental, Gestão Ambiental, Engenharia de Pesca, Ecologia, Geologia, Medicina Veterinária, Engenharia Agrícola e Ambiental, Agronomia, Química, Oceanografia e Tecnólogos em Gestão Ambiental e Saneamento
#MeioAmbiente 04/10/2017 SECRETARIA DE DESENVOLVIMENTO, TRABALHO, AGRICULTURA, MEIO AMBIENTE E PESCA 4 de outubro - Dia Municipal do Peixe-boi Marinho Há dois anos, a Câmara de Vereadores decretou o Dia Municipal do Peixe-Boi Marinho. A espécie, com risco de extinção, é uma das nossas maiores riquezas naturais. A Prefeitura de Icapuí abraça esta causa. Hoje é um dia de conscientização em escolas, repartições públicas e nas rodas de conversas dos cuidadores do que é seu.
www.icapui.ce.gov.br
Emitido dia 02/05/2024 às 14:06:17