Notícias

Artistas icapuienses participam do Encontro Mestres do Mundo em Limoeiro do Norte

Data: 29 de Novembro de 2017

Gilberto Calungueiro (à esquerda) e Marquinhos Calungueiro (centro) são ícones da cultura local. (Foto: ASCOM)

A cultura de Icapuí estará bem representada pelos Mestres Gilberto Calungueiro e Marquinhos Calungueiro no XI Encontro Mestres do Mundo que acontece de hoje, 29, até o dia 2 de dezembro na cidade de Limoeiro do Norte. A Prefeitura Municipal de Icapuí está contribuindo na logística para os artistas participarem do evento.

O encontro deve reunir Mestres e Mestras do corpo, do Sagrado, da Oralidade, dos Sons e das Mãos, Reisados, bois, guerreiros, bandas cabaçais, caboclinhos, artesanato e teatro de bonecos, sanfonas, rabecas, violas, cirandas, entre outras manifestações culturais.

De acordo com Manuel de Freitas Filho, secretário de Cultura e Juventude de Icapuí, que também participará de algumas das atividades, a participação de Gilberto e Marquinhos trarão bons frutos para a cultura icapuiense.

Por ser um evento que reúne artistas de todos os lugares do país e do mundo, e por ter diversas atividades, a troca de experiências e vivências é muito grande e isso é importante, pois eles vão trazer pra Icapuí outras visões que vão ampliar as possibilidades de trabalhar uma cultura mais ampla em nossa cidade, destacou o secretário.

Projeto de Mestres da Cultura Popular Tradicional de Icapuí

Icapuí está em fase de elaboração do que será o primeiro projeto de Mestres da Cultura do país em âmbito municipal. A minuta do projeto está sendo concluída. A próxima etapa será a realização de uma audiência pública em janeiro de 2018 com a participação de artistas, entidades, mestres regionais e o secretário estadual de Cultura, Fabiano Piuba.

No Brasil, não existe projeto desse tipo nos municípios, apenas os estados é que têm. Estamos dando um passo importante nesse sentido. Apresentamos o projeto à Secretaria de Cultura e eles adoraram a ideia, acrescentou Freitas Filho.

Após a audiência, o projeto segue para votação na Câmara Municipal e depois para sanção do prefeito Lacerda Filho.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Icapuí

LOCALIZAÇÃO

 Av. 22 de Janeiro, nº 5183 Centro

 (88) 3432-1337