Notícias

Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) já está operando em Icapuí

Data: 29 de Novembro de 2017

A base do Samu está instalada na CE 261, próximo à Escola Professora Mizinha. (Foto: Bruno Soares/ASCOM)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Icapuí voltou a funcionar hoje, 29. A central de operações está atendendo as ocorrências através do número de telefone 192 (ligação gratuita). Com a reativação do serviço, que estava parado há cerca de quatro anos, o município passa a fazer parte da rede de urgência e emergência do estado do Ceará.

O termo de cooperação técnica foi assinado na manhã de terça-feira, 28, pelo prefeito Lacerda Filho, pelo diretor geral do Samu no Ceará Coronel Vasconcelos, pelo secretário municipal de saúde Reginaldo Alves e pela coordenadora regional de saúde de Aracati Gláucia Porto. A solenidade de inauguração com a presença de representantes do Governo do Estado do Ceará ainda será agendada.

É com muita alegria e satisfação que retomamos esse importante serviço na nossa cidade que estava há mais de quatro anos desativado. Reconhecemos a importância do Samu em salvar vidas e, com a reativação, vamos ofertar uma saúde de qualidade aos nossos munícipes, destacou o prefeito Lacerda Filho acrescentando que se uma vida for salva, já valerá à pena todo esse esforço e investimentos e sabemos que muitas vidas serão salvas.

A base do Samu está instalada na CE 261, próximo à Escola Professora Mizinha, e conta com dormitório masculino e feminino, sala de operações, garagem, banheiro e copa/cozinha. A contrapartida do município foi no sentido de equipar o ambiente e contratar os profissionais.

A direção estadual do Samu acompanhou de perto essa retomada que passou pelo cumprimento das exigências do Governo Federal. O Ministério da Saúde tem os pré-requisitos para o funcionamento do órgão que é ter uma base adaptada, alojamento e estadia para os funcionários, ser de fácil acesso, ter identificação visual, entre outros pontos, e tudo aqui foi cumprido, avaliou Coronel Vasconcelos.

A equipe conta com cinco técnicos de enfermagem e cinco condutores - sendo um de cada categoria à disposição nos plantões - e uma ambulância com equipamento básico de suporte à vida.

O Samu 192 vai oferecer mais eficiência nos atendimentos prestados aos cerca de 20 mil icapuienses.

A importância desse serviço é por dar uma resposta rápida para os agravos, a transferência inter-hospitalar de forma mais eficiente e a nossa entrada na rede de urgência e emergência do estado, destacou o secretário de Saúde, Reginaldo Alves.

O funcionamento do Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros passará por uma pequena modificação para agilizar a transferência regulada dos pacientes. O paciente vai pro hospital, está grave, precisa ser transferido, quem vai fazer agora esse transporte é o Samu, explicou Reginaldo Alves.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Icapuí

LOCALIZAÇÃO

 Av. 22 de Janeiro, nº 5183 Centro

 (88) 3432-1337