NOTÍCIAS

28-FEV-2018

Fórum Comunitário Participativo possibilita diálogo direto entre governo e população

#Transparência 28 DE FEVEREIRO DE 2018

Evento foi realizado na Escola Horizonte da Cidadania, em Redonda. (Foto: Talyze Rebouças / ASCOM)

Gestão municipal e população discutindo problemas e soluções para Icapuí foi o que marcou o segundo Fórum Comunitário Participativo, realizado na manhã de hoje, 28, na Escola Horizonte da Cidadania, em Redonda. O diálogo franco deu a tônica do evento que reuniu prefeito, secretários, associações e representantes das 36 comunidades do município.

A programação foi montada para que as secretarias e autarquias municipais fizessem uma prestação de contas à população do que foi realizado no ano passado. Ao final das explanações, os populares usaram o espaço para questionamentos, elogios, sugestões, críticas e tirar dúvidas.

O prefeito Raimundo Lacerda Filho disse que o Fórum Comunitário Participativo é importante para lembrar que 2017 foi um ano de muito aprendizado, enfrentamento das dificuldades e conquistas. O chefe do poder executivo municipal está otimista com o que vem pela frente.

"Acredito que 2018 será um ano significativo. Temos um embasamento, uma equipe compromissada com um projeto público coletivo, que coloca como prioridade as demandas das comunidades, com o sentimento onde emana a vontade popular", disse o prefeito.

A titular da Secretaria de Governo, Rosário Rebouças, agradeceu a participação de todos no evento que é uma clara demonstração de cidadania e democracia.

"Acreditamos muito nesse diálogo com as comunidades. É um momento da gestão como um todo prestar contas. Gostaria de agradecer a cada um por deixar seus afazeres e vir aqui, a estar comprometido com a construção de um município melhor, um lugar melhor pra se viver", destacou.

Rogério Maia, um dos representantes da comunidade de Peixe Gordo, disse que é através do Fórum que os cidadãos expõem aos secretários, prefeito e vereadores as reivindicações e os elogios às gestões.

"Vale ressaltar que muitas pessoas desconhecem o total valor e importância do Fórum. É nele que unimos cada vez mais as forças para termos uma cidade de maior qualidade para os que nela habitam e visitam", comentou.

BALANÇO DAS AÇÕES

Em 2017, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) foi completamente reestruturado. O órgão não possuía almoxarifado, veículos, computadores, ferramentas e fardamento, por exemplo. O sistema de abastecimento de água foi modernizado, novos poços foram perfurados e a autarquia firmou parceria com agências bancárias para receber o pagamento das contas de água, dando mais segurança e transparência com o dinheiro público.

Na área da saúde, destaque para a entrega da nova Unidade Básica de Saúde (UBS) de Redonda, com um prédio inteiramente novo, moderno, climatizado, com equipe qualificada, e equipamentos para prestar um serviço de qualidade.

O Hospital Municipal Maria Idalina voltou a ter status de hospital, foi reformado e estruturado para melhorar os atendimentos. O Centro de Reabilitação de Icapuí ganhou um novo espaço de funcionamento e a construção da UBS de Peixe Gordo foi retomado e deve ser entregue em breve.

A oferta do transporte escolar, a aquisição de materiais pedagógicos, a formação continuada de professores e a melhoria do desempenho dos alunos são os destaques da educação municipal.

Quando o assunto é administração e finanças, vale enfatizar que o município deu um salto considerável no uso do Portal da Transparência. Icapuí tinha nota zero em 2016 e subiu para 9,25 em 2017, segundo pesquisa do Tribunal de Contas do Estado do Ceará. O município voltou a ter credibilidade com os fornecedores e passou a pagar os salários antes do final de cada mês.

A criação da Secretaria de Cultura e Juventude, a realização de eventos, capacitações, mobilizações, campanhas educativas, a recuperação e abertura de corredores, a melhoria da pavimentação, limpeza, coleta de lixo, estruturação dos currais de pesca, distribuição de leite, entre outras ações, foram apresentados pelas secretarias de Cultura e Juventude; Esporte e Turismo; Assistência Social; Infraestrutura e Saneamento; Secretaria de Desenvolvimento, Trabalho, Agricultura, Meio Ambiente e Pesca (SEDEMA) e Instituto Municipal de Fiscalização e Licenciamento Ambiental (IMFLA).

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#ResidênciaSaúde Há 4 dia(s)

Icapuí dá boas-vindas aos novos residentes da ESP/CE na programação da Semana do Sistema Saúde Escola

Mais uma turma do Programa de Residência Multiprofissional da Saúde (Resmulti) da Escola [...]

#Cidadania Há 5 dia(s)

Cidadania: Justiça Eleitoral disponibiliza atendimento aos cidadãos em Icapuí a partir de segunda-feira (18)

Com a aproximação do fechamento do cadastro eleitoral, em 8 de maio, para a realização d [...]

#SeleçãoPública Há 6 dia(s)

Seleção dos Gestores Escolares: confira o 12º edital de convocação

A Prefeitura Municipal de Icapuí, por meio da Secretaria da Educação, torna público 12º [...]

#Saúde Há 6 dia(s)

Saúde: iniciada campanha de vacinação contra gripe para grupos prioritários

Com objetivo de prevenir a população contra a gripe, a Prefeitura de Icapuí iniciou a ca [...]

#Mulher Há 7 dia(s)

8 de Março: icapuienses recebem homenagem pelo Dia Internacional da Mulher

O Dia Internacional da Mulher é uma data para reconhecer e celebrar as conquistas, contr [...]

#Saúde Há 7 dia(s)

Movimenta APS: 2ª Oficina de Planificação da Atenção Primária à Saúde aconteceu na quarta-feira (6)

Na última quarta-feira (6), a UAPS Catarina Evangelista de Sousa (Mutamba) recebeu a 2ª [...]

#NotaDePesar Há 8 dia(s)

Nota de Pesar: Francisco Bezerra Neto

A Prefeitura Municipal de Icapuí lamenta o falecimento, na manhã de hoje, 11 de março de [...]

#SeleçãoPública Há 8 dia(s)

Mais Paic: veja o resultado final da Chamada Pública nº 03/2024 para bolsistas formadores da educação infantil

A Prefeitura de Icapuí, por meio da Secretaria da Educação, torna público o resultado fi [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito