Notícias

#Saúde | 12 DE JANEIRO DE 2018

Prefeitura de Icapuí realizará campanha de doação de sangue no dia 31 de janeiro

As coletas vão acontecer entre as 8hs e 16hs, no Centro de Reabilitação de Icapuí (Rua Newton Ferreira, por trás do hospital).

Assianne Leite (Hemoce), Olga de Oliveira (coordenadora de enfermagem do hospital) e Karine Teixeira (coordenadora administrativa do hospital) - (Foto: Bruno Soares/ASCOM)

Doar sangue é um ato de solidariedade que pode salvar muitas vidas. Pensando nisso, a Prefeitura Municipal de Icapuí, através da Secretaria de Saúde, realizará uma campanha de doação em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE). As coletas vão acontecer no dia 31 de janeiro, das 8hs às 16hs, no Centro de Reabilitação de Icapuí (Rua Newton Ferreira, por trás do hospital).

Na manhã de hoje, 12, a assistente social do Hemoce, Assianne Leite, visitou a unidade hospitalar para verificar as condições da estrutura que serão usadas para receber a equipe do órgão e os doadores. Serão utilizadas uma sala para a pré-triagem, três para a triagem, duas para as coletas e mais outros ambientes para a recepção e distribuição de lanches aos doadores.

A visita foi conduzida por Olga de Oliveira, coordenadora de enfermagem do hospital, que garantiu atender as exigências do Hemoce para a realização da campanha.

BENEFÍCIO EM DOBRO

Além de ajudar quem precisa, o doador também cuida da própria saúde, uma vez que antes da doação é coletada uma amostra de sangue para a realização de exames.

"HTLV I e II, Hepatite B e C, Sífilis, Doença de Chagas e HIV e a tipagem sanguínea para saber qual o tipo de sangue. Quando chegar a carteirinha do doador, com dois meses, ela vai informar se o sangue dele foi direcionado para um paciente, se os exames foram negativos para essa sorologia e está tudo ok com ele", explicou Assianne Leite.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA DOAR

- Estar saudável
- Apresentar documento oficial com foto (original ou cópia autenticada)
- Pesar acima de 50kg
- Estar bem alimentado (evitar alimentos gordurosos 3h antes da doação)
- Ter entre 16 e 60 anos (pode até 69 anos caso já seja doador)

Os candidatos à doação com idade entre 16 e 17 anos devem apresentar o Termo de Consentimento formal assinado pelo responsável legal, disponível em www.hemoce.ce.gov.br.

"Eu aconselho que esses jovens imprimam esse termo, os pais ou responsáveis assinem, e aqui, no dia da doação, a gente faz o preenchimento para evitar erros - o que é bem comum de acontecer - e a pessoa acabar não podendo doar", destacou a assistente social do Hemoce.

ETAPAS

No dia, o interessado em doar faz um cadastro, passa pela pré-triagem (verificação da pressão arterial, temperatura, dosagem de homoglobina e verificação de peso), triagem (entrevista individual e sigilosa), lanche (para melhorar os níveis de glicemia e hidratação) e a coleta que recolhe 450ml de sangue em um tempo médio de 10 minutos.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

#Saúde | 19 DE DEZEMBRO DE 2017

Uma obra que estava paralisada há cinco anos foi retomada em 2017 e agora concluída para beneficiar a população de Redonda e de comunidades vizinhas. A Unidade Básica de Saúde (UBS) Estrela do Mar será inaugurada nesta sexta-feira, 22, a partir das 19 [...]

#Saúde | 29 DE NOVEMBRO DE 2017

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Icapuí voltou a funcionar hoje, 29. A central de operações está atendendo as ocorrências através do número de telefone 192 (ligação gratuita). Com a reativaç& [...]

#Saúde | 21 DE NOVEMBRO DE 2017

O Hospital Municipal Maria Idalina Rodrigues de Medeiros implantará nesta quarta-feira, 22, às 16hs, uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) que tem o objetivo de prevenir casos desse tipo, proteger o ambiente, corpo clínico e populaç&a [...]

#Saúde | 06 DE NOVEMBRO DE 2017

A Secretaria de Saúde realizará o dia “D” de vacinação contra a raiva em cães e gatos neste sábado, 11, das 7h30 ao meio dia, na praça em frente ao hospital Maria Idalina Rodrigues de Medeiros. Além da vacinação, haver [...]

#Saúde | 24 DE OUTUBRO DE 2017

A Secretaria de Saúde de Icapuí realizará na próxima quarta-feira, 25, o primeiro Workshop em Saúde da Mulher. “Climatério: perdas, desafios ou transformações?” é o tema do evento que acontece de 7h30 às 11h30 e de 13h [...]

Prefeitura Municipal de Icapuí

LOCALIZAÇÃO

 Av. 22 de Janeiro, nº 5183 Centro

 (88) 3432-1337

 prefeituradeicapui@gmail.com

REDES SOCIAIS